MANTEIGA DE COCO CASEIRA E ECONÔMICA

11 meses atrás escrito por

Quando encontrei a manteiga de coco aqui na minha cidade fiquei muito curiosa para experimentar, mas eu simplesmente não consegui pagar quase R$30,00 em um potinho de 200 gramas. Pesquisei pra descobrir como era feita e percebi que na verdade era muito fácil de fazer em casa e também muito mais barata, (eu gastei menos de R$8,00 pra fazer).

Talvez você esteja se perguntando se manteiga de coco e óleo de coco é a mesma coisa, mas não é. A manteiga de coco é feita com a polpa do coco, a “carne” branca que descola da casca e o óleo de coco é somente a gordura extraída desta mesma polpa.

A manteiga e o óleo de coco são brancos em sua forma sólida, mas o óleo de coco fica translúcido quando derretido, coisa que não acontece com a manteiga que fica sempre branquinha independente do estado que se encontra.

manteiga-de-coco-caseira-economica-saudavel-e-nutritiva-amor-pela-comida

Outra diferença considerável é que a manteiga de coco não serve para fritar ou refogar alimentos, para isso use o óleo de coco. Consuma a manteiga de coco sobre frutas, na panqueca ou use para elaborar receitas de bolos, tortas e biscoitos.

Se você ama coco tanto quanto eu vai adorar pegar uma colherada da manteiga de coco pura mesmo, o sabor é delicioso! Aprenda também como fazer leite de coco e farinha de coco clicando aqui ou abaixo no coco!

coco seco fresco

Vale lembrar que assim como o óleo de coco a manteiga fica sólida em temperatura ambiente (exceto em lugares muito quentes ou no verão) e para derretê-la basta colocar alguns segundos no micro-ondas, mas cuidado para não queimar, se a potência do seu micro-ondas for alta com 30 segundos de aquecimento a manteiga já pode começar a queimar, sugiro que você comece com 15 segundos, verifique a textura e se necessário coloque mais 15 segundos até que ela comece a derreter.

Para evitar que ela queime você pode derreter em banho-maria ou colocar ela em forno preaquecido a 180ºC por alguns minutos. Se você estiver usando o forno para derreter, assim que você colocar a manteiga dentro desligue-o e deixe derreter apenas no calor residual.

O que você vai precisar mesmo é paciência, apesar de muito simples de preparar a manteiga de coco leva em torno de 20 minutos processando para ficar na consistência ideal, mas eu juro que vale a pena o esforço e a economia 😉

INGREDIENTES:

  • 300 gramas de coco ralado seco ou desidratado integral – Atenção! Não pode ser úmido, adoçado, desengordurado ou parcialmente desengordurado
  • 2 colheres de sopa de óleo de coco ou gordura de coco (opcional)

coco-ralado-sem-acucar-amor-pela-comida

MODO DE PREPARO:

  • Em um liquidificador adicione o coco ralado e ligue em velocidade baixa, sempre mexendo com a espátula, empurrando o coco que fica nas laterais para o centro da lâmina.

manteiga-de-coco-caseira-amor-pela-comida

  • No começo parece que não vai dar certo, porque ele demora mesmo pra mudar a aparência, mas depois de uns 10 minutos batendo você vai perceber que o óleo já está se soltando e a textura fica mais úmida.

manteiga-de-coco-feita-em-casa-amor-pela-comida

  • Continue batendo e empurrando as laterais com uma espátula para que a lâmina consiga processar o coco.

manteiga-de-coco-caseira-e-economica-amor-pela-comida

  • Depois de aproximadamente 20 minutos processando o coco vai começar a virar uma pasta grossa e mais gordurosa. Você vai ver o brilho natural com facilidade.

manteiga-de-coco-deliciosa-feita-em-casa-amor-pela-comida

  • Nesta etapa você pode continuar batendo até que a manteiga se torne quase líquida, mais uns 10-15 minutos, ou você pode agilizar o processo e adicionar 2 colheres de sopa de óleo de coco derretido.

manteiga-de-coco-caseira-com-oleo-de-coco-amor-pela-comida

  • Bata a manteiga mais uns 2 minutos até que o óleo de coco ajude a deixar na consistência esperada.

manteiga-de-coco-caseira-muito-facil-e-economica-amor-pela-comida

  • Agora é só transferir para um vidro ou recipiente que preferir e aproveitar para se deliciar.

manteiga-de-coco-caseira-deliciosa-e-economica-amor-pela-comida

  • A manteiga de coco fica cremosa, quase líquida assim que você acaba de fazer, mas conforme ela for esfriando (ela esquenta um pouco por causa da lâmina do liquidificador) ela vai ficar completamente sólida.

manteiga-de-coco-caseira-muito-deliciosa-e-economica-amor-pela-comida

  • Perceba que quando a manteiga de coco esta solidificada ela lembra bastante o óleo de coco.

manteiga-de-coco-caseira-solidificada-amor-pela-comida

  • Você pode espalhá-la no pão, na panqueca ou no waffle neste no estado sólido, mas ela não é cremosa como a manteiga tradicional.

manteiga-de-coco-caseira-saudavel-e-nutritiva-amor-pela-comida

DICAS:

  • Você pode fazer manteiga de coco aromatizada, adicione um pouco de mel, melado, agave ou especiarias e deixe-a com um toque adocicado. Você também pode adicionar uma pitada de sal para realçar mais o sabor.
  • Para transformar em recheios de bombons, trufas ou biscoitos você pode adicionar frutas secas ou castanhas e processar no final quando sua manteiga já estiver na consistência desejada. Confira uma deliciosa receita de Biscoito com Manteiga de Coco:

biscoito-com-manteiga-de-coco-sem-gluten-e-sem-lactose-amor-pela-comida

  • Use no mínimo 200 gramas de coco ralado seco, se usar menor quantidade o liquidificador não vai conseguir processar a manteiga.
  • Pode parecer uma quantidade grande de coco, mas quando você transforma-o em manteiga ele fica mais compacto. Cada 100 gramas de coco rende 1/2 xícara de manteiga, portanto esta receita rende 1 xícara no total.
  • Não use o coco fresco pois a umidade natural do coco vai interferir na qualidade e na textura da manteiga.
  • Verifique sempre os ingredientes atrás da embalagem do coco e procure uma que diga apenas coco e no máximo um conservante. Algumas possuem mais de um conservante e mais alguns ingredientes estranhos para que o coco dure mais na prateleira. Para aprender a ler o rótulo dos produtos clique aqui!
  • Você não precisa guardar a manteiga de coco na geladeira, guarde apenas em um recipiente bem fechado (um vidro de preferência). Ela pode durar alguns meses na despensa, mas duvido que dure tanto tempo assim, pois ela é tão deliciosa que você vai querer consumir antes de ela querer começar a estragar.

Espero que você tenha gostado desta receita e se tiver dúvidas ou sugestões é só deixar um comentário abaixo. Não esqueça de quando fizer esta receita em casa bater uma foto e postar nas redes sociais com a #amorpelacomida, eu vou adorar ver e curtir a sua criação.

Ah, e se você ainda não é inscrito no Amor Pela Comida no YouTube inscreva-se e fique sempre por dentro das novidades ?

 

10-Receitas-para-Reeducação-Alimentar---grátis---chef-susan-martha

Baixe agora é grátis!

Comente usando o Facebook

comentários

Receitas por categorias:
Dicas · featured · Sem Glúten e Sem Lactose

Comentário para MANTEIGA DE COCO CASEIRA E ECONÔMICA

  • Parabéns, o quanto precisamos de opções que você passa em sua página.
    Aqui eu e meu filho autista deixamos a quase 2 anos de consumir alimentos que tenham lactose e glúten

    Liê Ribeiro 23/10/2016 19:56 Responder
    • Oi Liê, que bom que posso ajudar você e a sua família. Já me falaram dos benefícios de uma alimentação sem glúten e sem lactose pra quem tem autismo, fico feliz que gostou das receitas 🙂
      Fica minha sugestão para você conferir o Bolo de Aniversário, feito especialmente para o Yashi, um menino de 10 anos que mora lá no Japão: http://www.amorpelacomida.com.br/bolo-de-aniversario-sem-farinha-sem-lacteos-sem-soja-e-sem-processados/

      Se tiver dúvidas ou sugestões estou à disposição e não se esqueça de se inscrever no meu canal do YouTube, é por lá que chegam primeiro todas as novidades 🙂
      Beijos

      Chef Susan Martha 23/10/2016 23:54 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Menu Principal