PUDIM SEM LEITE CONDENSADO COM 3 INGREDIENTES

2 semanas atrás escrito por

Acho que pudim é uma das sobremesas mais tradicionais de toda família, minha vó fazia um que levava 12 ovos e 1 kg de açúcar (sim, muitos ovos, muito açúcar, mas ficava divino! hehehe), minha mãe faz um no micro-ondas e eu pra não ficar fora da tradição desenvolvi uma receita muito simples de pudim sem leite condensado que leva apenas 3 ingredientes.

Eu sei que pra quem tem intolerância à lactose sente falta de comer receitas tradicionais, eu inclusive fiz esta receita de pudim sem leite condensando no último Natal pra poder agradar o sogro do meu irmão que é intolerante. Eu sempre penso que quando uma receita merece estar na Ceia de Natal é porque ela é realmente boa, então fique tranquilo que esse pudim sem leite condensado vai surpreender seu paladar!

Pudim sem leite condensado, sem lácteos, com apenas 3 ingredientes muito cremoso!

O que eu mais gosto neste pudim sem leite condensado é a textura, ele é muito cremoso, tipo a textura daqueles flans industrializados quem vem no potinho com uma caldinha. E essa textura é possível porque ele é assado em fogo baixo e em banho-maria. O banho-maria é uma técnica muito simples, você vai fazer uma espécie de “banheira” com água quente e colocar a forma do pudim sem leite condensado dentro coberto com papel alumínio.

É muito importante você seguir a risca a técnica de assar o pudim em banho-maria e em fogo baixo, 150º C pra ser mais precisa. Se a temperatura mínima do seu forno for 180º C, minha dica é usar uma colher de pau para deixar a porta do forno entreaberta, ou então assar por menos tempo.

Com o forno à 150º C ou usando a colher de pau na porta você vai assar por 1 hora e depois esquecer ele dentro do forno por mais 1 hora. Caso você asse à 180º  C com a porta fechada deixe 40 minutos e depois esqueça dentro por mais 1 hora com o forno desligado.

Pudim sem leite condensado, sem lácteos, com apenas 3 ingredientes muito cremoso!

Provavelmente você já tem em casa todos os 3 ingredientes necessário pra essa receita, ovos, açúcar e leite. Neste caso estou usando leite de coco, mas pode ser qualquer tipo de leite vegetal ou se você não for intolerante à lactose você pode usar o leite de vaca. Eu já testei com leite de arroz e funcionou super bem, mas tenha em mente que quanto mais gordura tiver o leite mais cremoso e aveludado fica o pudim sem leite condensado.

INGREDIENTES:

  • 6 ovos (com ovos caipiras fica ainda melhor)
  • 400 ml de leite de coco (ou qualquer outro leite)
  • 1 xícara de açúcar demerara (substitua por qualquer tipo de açúcar ou adoçante)
  • 5 colheres de sopa de açúcar demerara + 2 colheres de sopa de água para fazer o caramelo (substitua por açúcar cristal ou açúcar refinado)
  • 1 colher de sopa de extrato ou essência de baunilha (opcional, aromatize com raspas de laranja, limão, canela, etc)

MODO DE PREPARO:

  • Preaqueça o forno à 150º C e coloque 1,5 litro de água para ferver.
  • Em uma panela pequena adicione 5 colheres de açúcar demerara com 2 colheres de sopa de água, ligue o fogo e espere o açúcar caramelizar até ficar em uma cor âmbar. Fique ao lado da panela, o caramelo queima muito rápido!
  • Quando o caramelo atingir a cor ideal derrame-o no fundo da forma e espalhe rapidamente.
  • Bata os ovos, o açúcar, o leite de coco e a baunilha no liquidificador.
  • Derrame o creme batido na forma já caramelizada e cubra a forma com papel alumínio com o lado brilhante virado pra dentro.
  • Para o banho-maria é necessário que você use uma forma maior que a forma do pudim para fazer a “banheira”. Coloque esta forma maior no forno preaquecido, coloque a forma de pudim dentro e depois derrame com cuidado a água quente (observe o passo a passo no vídeo caso você não conheça a técnica).
  • Deixe assar por 1 hora, desligue o forno e depois deixe mais 1 hora descansando dentro do forno.
  • Depois é só levar o pudim sem leite condensado para a geladeira de um dia para o outro.
  • Para desenformar a dica é fazer novamente uma “banheira” de água quente dentro da forma maior e colocar o pudim gelado por alguns segundos dentro. Assim o caramelo derrete e fica bem fácil de soltar da forma. Lembre-se de passar a faca nas laterais e o meio para soltar com ainda mais facilidade.

Pudim sem leite condensado, sem lácteos, com apenas 3 ingredientes muito cremoso!

Eu estou usando uma forma redonda com furo no meio de 22 cm de diâmetro e 8 cm de altura, se você tiver uma forma daquelas bem grande de pudim/bolo dobre a receita. Caso não tenha uma forma com furo no meio não se preocupe, você pode assar o pudim sem leite condensado em qualquer forma que dá certo. Se não quiser desenformar também não precisa, é só servir o pudim sem leite condensado de colheradas.

Pudim sem leite condensado, sem lácteos, com apenas 3 ingredientes muito cremoso!

Espero que você tenha gostado desta receita de pudim sem leite condensado e se tiver dúvidas ou sugestões é só deixar um comentário abaixo. Não esqueça de quando fizer esta receita em casa bater uma foto e postar nas redes sociais com a #amorpelacomida, eu vou adorar ver e curtir a sua criação.

Ah, e se você ainda não é inscrito no Amor Pela Comida no YouTube inscreva-se e fique sempre por dentro das novidades ?

Comente usando o Facebook

comentários

Receitas por categorias:
Sem Glúten e Sem Lactose · Sobremesa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Menu Principal