Avatar

CEIA DE NATAL SEM GLÚTEN

9 meses atrás escrito por
montagem de fotos peru, molho de manga e farofa de ovo

Preparar a comida de Natal é sempre um desafio e se você estiver fazendo a ceia de natal sem glúten o desafio é ainda maior.

Mas para facilitar a sua vida eu separei algumas receitas clássicas que vão ajudar você a superar esta dificuldade e fazer com que você receba muitos elogios da sua família e dos seus convidados.

Para facilitar o entendimento dividi este post em quatro partes:

  • Carnes
  • Acompanhamentos
  • Sobremesas
  • Bebidas

CARNES PARA CEIA DE NATAL SEM GLÚTEN

Aqui em casa a estrela da ceia de natal sem glúten é o Peru, é só nesta época do ano que comemos e todos já ficam esperando para aproveitar uma carne suculenta e aromática.

Sim, é possível fazer um Peru suculento e cheio de sabor, para isso você precisa aplicar algumas técnicas gastronômicas, mas não se preocupe que você vai aprender tudo direitinho, basta clicar aqui!

Na receita uso manteiga para deixar o peru mais suculento, mas se você não puder consumir leite e derivados minha sugestão é que você substitua a manteiga por óleo de coco sem sabor.

Peru de natal sobre bandeja de prata decorado com farofa, cerejas e flores laranjas

Mais uma carne que faz muito sucesso aqui em casa na ceia de natal sem glúten é o Lombo de Porco recheado com bacon, damasco e ameixa.

O sabor fica levemente agridoce e o sabor e a gordura do bacon permitem uma carne macia e muito apetitosa.

A suculência do recheio também ajuda a deixar a carne mais molhadinha e com o método certo você vai perceber que o lombo de porco apesar de ser uma carne magra, pode ser muito saborosa e suculenta.

Lombo de Porco recheado com bacon, damasco e ameixa sobre prato branco decorado com farofa e frutas

Para acompanhar as carnes da ceia de natal sem glúten eu gosto de fazer um chutney de manga, se você é do time que adora misturar doce com salgado vai amar esta receita!

Eu sei que o nome pode ser estranho, mas o chutney é como se fosse uma geleia agridoce, muito aromática e que combina perfeitamente com carnes brancas.

Pote azul com chutney de manga em uma colher de metal

ACOMPANHAMENTOS CEIA DE NATAL SEM GLÚTEN

Eu amo comer arroz para acompanhar a ceia de natal sem glúten, acho que combina com todos os pratos e é um ótimo acompanhamento.

Para deixar o arroz mais saboroso e com um toque especial minha versão preferida é com manteiga e um mix de castanhas.

Você vai dourar as castanhas na manteiga com alho e depois misturar no arroz já cozido, o sabor é simplesmente divino, dá vontade de comer ele puro de tão gostoso que fica!

Se você não puder consumir leite e derivados você pode substituir a manteiga por azeite de oliva que o sabor também será surpreendente.

Arroz com castanhas dentro de prato creme

FAROFAS PARA CEIA DE NATAL SEM GLÚTEN

A eu confesso que sou farofeira mesmo, amoooo comer farofa e ela não pode faltar na minha ceia de natal sem glúten!

Como eu amo farofa não consegui escolher apenas uma, por isso seguem abaixo minhas duas versões preferidas:

Esta versão de farofa de ovo leva sementes, temperos e é feita com óleo de coco sem sabor, se você preferir o sabor da manteiga é só substituir o óleo de coco por ela que fica ótima.

Farofa de Ovo com sementes

Esta receita de farofa de banana leva poucos ingredientes mas você vai perceber como o sabor é especial. Ela fica levemente adocicada e combina perfeitamente com diversos pratos da ceia de natal sem glúten.

Mais uma vez usei manteiga como gordura na receita, mas se você não puder consumir é só utilizar azeite que vai ficar igualmente gostoso.

Farofa de banana dentro travessa branca

Aqui em casa a única época do ano que comemos salpicão é no Natal, e este acompanhamento pra ceia de natal sem glúten é ótimo porque pode ser feito com até 2 dias de antecedência, o que evita correria no dia da festa.

Se você não puder consumir leite e derivados você pode excluir o creme de leite da receita e substituir por mais maionese. Mas eu gosto de adicionar o creme de leite porque na minha opinião ele deixa a receita mais leve.

Salpicão de frango dentro de uma taça de vidro

SOBREMESAS CEIA DE NATAL SEM GLÚTEN

Difícil mesmo é escolher apenas uma receita de natal sem glúten para finalizar a refeição. Tem gente que prefere sobremesas mais tradicionais, outras aquelas bem chocolatudas ou até mesmo as sobremesas mais cítricas.

Eu fiz uma seleção das minhas sobremesas preferidas que eu acredito que vão fechar com chave de ouro a sua ceia de natal sem glúten.

Este pudim não perde em nada para o pudim tradicional feito a base de leite condensado. Nesta versão o pudim fica super cremoso e aveludado, se você não contar que a receita é sem glúten e sem lactose ninguém vai perceber!

Pudim com calda de caramelo sobre prato branco

Este musse de chocolate leva um ingrediente secreto que ninguém consegue adivinhar! Muitas pessoas já testaram a receita e me confirmaram que na casa delas ninguém adivinhou qual era o ingrediente e que todos amaram o musse!

Musse de chocolate vegano sem abacate muito nutritivo e saboroso. É perfeito para quem ama chocolate e está de dieta, você nunca vai adivinhar qual é o ingrediente secreto

Eu amo cheesecake e esta versão sem glúten e sem lactose fica deliciosa. Tem um toque azedinho que deixa a sobremesa bem refrescante.

Além disso ela é congelada e pode ser feita em uma travessa grande para servir de colheradas. Fica parecendo um sorvete cremoso!

Cheesecake vegana sobre prato azul com calda de morango

Este brigadeirão é sem leite condensado e mesmo assim não perde em nada para a versão tradicional, e sinceramente acho que esta versão é mais cremosa e aveludada do que a versão tradicional.

Receita de brigadeirão fácil e cremoso sem leite condensado com apenas 4 ingredientes, é sem glúten, sem lactose e fica muito gostoso!

Esta receita de natal sem glúten é perfeita para presentear os amigos e familiares. Aqui em casa fiz a receita triplicada e dividi as porções dentro de saquinhos decorados com o tema natalino, todos amaram o presente!

Biscoito natalino de melado com gengibre super crocante. É sem glúten, sem lactose, sem ovo e vegano. Perfeito para dar de presente de natal!

CONFIRA MAIS DICAS PARA FAZER A CEIA DE NATAL SEM GLÚTEN PERFEITA NA SUA CASA

Eu sempre sou a responsável por fazer toda a comida para a ceita de natal sem glúten, já fiz inúmeras festas e já peguei a “manha” para não esquecer nenhum ingrediente, adiantar as receitas e diminuir o trabalho no dia da festa.

Para conferir como preparar uma ceia de natal sem glúten para 15 pessoas clique aqui!

Foto de família reunida para festa

Espero que você tenha gostado de todas estas receitas para ceia de natal sem glúten e que você possa receber muitos elogios na sua casa!

Quando você fizer alguma destas receitas em casa você pode bater uma foto e me enviar pelo Facebook ou pelo Instagram no @amorpelacomida pra que a gente possa conversar sobre a sua criação!

Para aprender a dominar as Farinhas Sem Glúten e aprender como substituir a farinha de trigo das receitas clique aqui!

Para conferir 10 receitas de pães modeláveis que funcionam exclusivas confira meu Curso de Pães Artesanais Sem glúten clicando aqui!

Ah, e se você ainda não é inscrito no Amor Pela Comida no YouTube inscreva-se e fique sempre por dentro das novidades!

Gostou da receita? Comente usando o Facebook

comentários

Receitas por categorias:
Receitas Natalinas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Menu Principal