COLOMBA PASCAL RECEITA FÁCIL SEM GLÚTEN E SEM LACTOSE

9 meses atrás escrito por

Assim que passa o carnaval e começamos a ver os ovos de Páscoa no mercado, logo percebemos que está aberta a temporada de doces festivos e a Colomba Pascal é uma dessas receitas clássicas que nunca sai de moda.

Assim como o panetone a colomba pascal é originária da Itália, e o que difere principalmente do panetone é que o sabor de laranja está mais presente na massa e também leva um glacê na cobertura.

Colomba Pascal receita fácil com gotas de chocolate sem glúten e sem lactose

RECEITA DE COLOMBA PASCAL SEM GLÚTEN E SEM LEITE

A textura da colomba pascal sem glúten não é igual aquela industrializada cheia de açúcar, gorduras, estabilizantes e emulsificantes. Ela tem uma textura que fica entre um pão e um bolo, é macia mas não a ponto de se desmanchar ao toque.

Nesta receita usei gotas de chocolate belga 70% que não contém leite em sua composição, se você for alérgico ou intolerante ao leite saiba que bons chocolates com mais de 70% de cacau normalmente não tem leite, mas lembre-se de ler atentamente os ingredientes no rótulo. Aprenda como ler rótulos clicando aqui!

Receita de Colomba Pascal fácil sem glúten, sem lactose muito simples de preparar

COBERTURA COLOMBA PASCAL

Eu confesso que nunca nem tinha pensando em fazer uma receita de colomba pascal em casa, mas achei que muitas pessoas com restrições alimentares iam gostar de encontrar uma receita que se adequasse à dieta.

Mas como nunca tinha feito esta receita em casa precisei pesquisar como era feito aquela cobertura branquinha que vai por cima e achei várias receitas que eram mais ou menos parecidas, porém levavam muuuuito açúcar confeiteiro.

Por mais que acho lindo e que fica sim uma textura mais crocante e gostosa por cima, achei que era excesso de açúcar branco e que mesmo sem tanto açúcar a receita continuaria gostosa.

Por isso, a cobertura desta colomba pascal não é igual à tradicional, mas eu sinceramente acho que ela fica bem equilibrada e que você vai gostar do resultado final.

ADICIONAIS DA COLOMBA PASCAL

Nesta receita de colomba pascal usei um mix de castanhas com gotas de chocolate 70% e uvas passas, mas se você quiser pode escolher usar só chocolate, só castanhas ou só frutas secas que independente da sua escolha tenho certeza que vai gostar da textura da massa.

Além disso aromatizei com essência de laranja, raspas de limão e noz moscada ralada na hora. E mais uma vez você pode escolher como aromatizar e dar seu toque de chef para a receita.

No lugar da essência de laranja você pode usar a essência de panetone, mas na minha opinião a colomba pascal tradicional tem mais sabor de laranja do que aroma de panetone.

Colomba Pascal receita fácil de preparar com gotas de chocolate e mix de castanhas

ONDE ASSAR A COLOMBA PASCAL?

Aqui onde moro eu consegui encontrar em lojas que vendem artigos para festas a forminha oval para assar a colomba pascal. Não encontrei aquela forma tradicional que é tipo um “x”, e que na verdade tenta imitar o formato de uma pomba.

Você sabia que colomba em italiano quer dizer pomba? A pomba simboliza a paz, é um símbolo cristão e a colomba pascal simboliza a vinda do Espírito Santo.

A forma oval que usei mede 22 cm na sua maior largura longitudinal e 16 cm na maior dimensão horizontal, ou seja, não é tão grande assim. Se não encontrar essa forma oval você pode assar em uma assadeira de 20 x 20 cm ou até mesmo em uma forma média de pão.

Se você encontrar aquela forma no formato de pomba você provavelmente vai precisar dobrar a receita, se não ela vai ficar muito baixa.

Esta colomba pascal com gostas de chocolate é fácil de preparar e você nem precisa sovar a massa, é só misturar tudo com uma colher de pau.

TEMPO DE CRESCIMENTO DA COLOMBA PASCAL

Esta receita é feita com fermento biológico, ou seja, aquele fermento de pão e por isso você precisa esperar a massa fermentar antes de levar para assar.

Como esta é uma receita com ovos e açúcar ela sempre vai demorar mais para crescer do que uma receita de pão que não leva estes ingredientes, por isso tenha paciência!

Você precisa esperar a massa crescer bem até chegar no topo da forma para só então levar para assar. Quando você usa fermento biológico ele cresce somente antes de entrar no forno, quando você coloca no forno aquecido você interrompe imediatamente a fermentação/crescimento.

Eu gosto de colocar a massa em um cantinho abafado da cozinha ou então dentro do forno micro-ondas desligado junto com uma xícara de água fervida. Desta maneira cria uma espécie de estufa e a colomba pascal cresce mais rápido.

Mas prepare-se para esperar cerca de 1 hora e meia de fermentação, ou seja, não adianta fazer esta receita em um dia que você está sem tempo.

Imprimir

COLOMBA PASCAL RECEITA FÁCIL


  • Autora: Chef Susan Martha

Descrição

Esta receita de Colomba Pascal é sem glúten, sem lactose e com um aroma delicioso de laranja e especiarias. Um mix de castanhas com gotas de chocolate deixam esta receita ainda mais especial.


Ingredientes

  • 2 ovos + 1 gema
  • 2 colheres de sopa de óleo de girassol
  • 1/4 xícara de açúcar demerara
  • 1/2 xícara de leite de coco
  • Raspas de 1 limão (opcional)
  • 1/2 colher de sopa de essência de laranja (opcional)
  • 1/4 de colher de chá de noz moscada ralada (opcional)
  • 1 pitada de sal
  • 1/2 xícara farinha de arroz
  • 1/2 xícara aveia sem glúten em flocos finos
  • 1/2 xícara de polvilho doce
  • 1/2 colher de sopa de fermento biológico seco instantâneo
  • 1/2 colher de chá rasa de goma xantana
  • 1 xícara de mix de castanhas/frutas/chocolate

INGREDIENTES COBERTURA:

  • 1 clara
  • 1 pitada de sal
  • 1/4 xícara de açúcar confeiteiro
  • 1/4 xícara de farinha de amendoim
  • 2 colheres de sopa de gotas de chocolate (opcional)
  • 2 colheres de sopa de nozes (opcional)
  • 1 colher de sopa de granulado de chocolate (opcional)

Modo de Preparo

  1. Comece misturando em uma travessa pequena todos os ingredientes da cobertura, a clara, o sal, o açúcar confeiteiro e a farinha de amendoim. Mexa bem com um garfo e reserve.
  2. Em uma bacia adicione os ovos, a gema, o óleo, o açúcar, o leite de coco, as raspas de limão, a essência de laranja, a noz moscada, uma pitada de sal e mexa bem com um fuet (batedor de arame).
  3. Adicione a farinha de arroz, a aveia, o polvilho doce, o fermento biológico, a goma xantana e mexa bem até formar uma massa grossa e homogênea.
  4. Adicione o mix de castanhas, chocolate e frutas e misture na massa.
  5. Transfira a massa para uma forma de colomba pascal oval e cubra com a cobertura.
  6. Deixe crescer por aproximadamente 1:30 h, a massa precisa chegar no topo da forma.
  7. Quando a massa estiver quase no topo da forma ligue o forno para preaquecer a 180º C.
  8. Assim que o forno atingir a temperatura e a massa alcançar o topo da forma leve para assar por aproximadamente 20-25 minutos. Faça o teste do palito, quando sair limpo está pronto.
  9. Deixe esfriar por completo antes de cortar.

Notas

  • Não é possível substituir os ovos nesta receita.
  • Você pode usar qualquer óleo da sua preferência.
  • Você pode substituir o açúcar demerara por qualquer outro açúcar ou adoçante.
  • O leite de coco pode ser caseiro ou industrializado, e você pode substituir por qualquer outro leite vegetal. Aprenda como fazer leite de coco caseiro clicando aqui!
  • As raspas de limão podem ser substituídas por raspas de laranja.
  • A essência de laranja pode ser substituída por essência de panetone.
  • A noz moscada pode ser substituída por canela ou cravo em pó.
  • A farinha de arroz pode ser substituída por farinha de sorgo ou painço.
  • Se você não for intolerante ao glúten pode usar a aveia comum que é mas barata e confere o mesmo resultado para a massa.
  • O polvilho doce pode ser substituído por araruta.
  • A goma xantana pode ser substituída por goma guar ou CMC na mesma proporção. Você encontra pra vender em lojas de produtos naturais vendida à granel.
  • Meça com precisão a goma xantana, em excesso ela não vai permitir que a massa cresça e vai deixar a colomba pascal dura.
  • Eu usei um mix com 1/4 xícara de gotas de chocolate, 1/4 xícara nozes, 1/4 xícara castanha do Brasil e 1/4 xícara de passas pretas.
  • A farinha de amendoim da cobertura pode ser substituída por qualquer farinha de oleaginosas ou de sementes de girassol.
  • Se o forno que você estiver usando em casa tiver aquele dourador na parte de cima, deixe-o desligado para evitar de queimar a cobertura.
Textura massa colomba pascal feita à mão

Observe a textura da massa antes de assar, é grossa, homogênea e elástica

DURABILIDADE DA COLOMBA PASCAL

A melhor textura desta receita é no primeiro e no segundo dia. Como é uma massa com pouca gordura ela fica firme com mais rapidez.

Esta colomba pascal dura uns 3 dias fora da geladeira e uns 5 ou 6 dias refrigerada. Na geladeira ela fica com uma textura firme, mas você pode colocar por alguns segundos no micro-ondas e ela volta a ficar macia.

Você pode congelar inteira dentro da forma de papel dentro de um saco bem fechado por até 3 meses, ou pode cortar em pedaços e congelar também em sacos plásticos adequados para o freezer sem sobrepor as fatias.

Para descongelar você pode deixar de um dia para o outro na geladeira e depois voltar para a temperatura ambiente, ou descongelar um pedaço da colomba pascal sobre papel toalha por uns 30 segundos no micro-ondas.

Se você quiser servir no dia da Páscoa você pode congelar ela inteira, no sábado colocar na geladeira, domingo de manhã retirar da geladeira e no domingo à tarde servir pro café da tarde. Se quiser deixar mais macia pode aquecer o forno em temperatura baixa (uns 100º C) e deixar por uns 10 minutos.

Receita de Colomba Pascal com gotas de chocolate muito simples de preparar, você nem precisa sovar a massa. É sem glúten, sem lactose e com delicioso aroma de laranja e especiarias!

SE VOCÊ GOSTOU DA COLOMBA PASCAL TALVEZ GOSTE DESTAS OUTRAS RECEITAS

Receita de Panetone sem glúten, sem lactose muito simples de preparar, é só misturar tudo e esperar crescer. Fica úmido e macio!

Receita natalina panetone trufado no pote

Espero que você tenha gostado desta receita de Colomba Pascal e se tiver dúvidas ou sugestões é só deixar um comentário abaixo. Quando você fizer esta receita em casa você pode bater uma foto e me enviar pelo Facebook ou pelo Instragram no @amorpelacomida pra que a gente possa conversar sobre a sua criação!

Para aprender a dominar as Farinhas Sem Glúten e aprender como substituir a farinha de trigo das receitas clique aqui!

Ah, e se você ainda não é inscrito no Amor Pela Comida no YouTube inscreva-se e fique sempre por dentro das novidades!

Gostou da receita? Comente usando o Facebook

comentários

Receitas por categorias:
Bolos,Tortas e Panquecas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Menu Principal