Avatar

CONHEÇA A DIFERENÇA ENTRE COMIDA DE VERDADE E COMIDA DE MENTIRA

3 anos atrás escrito por

Quando iniciamos em reeducação alimentar somos orientados a comer comida de verdade. No Instagram a #comidadeverdade já tem mais de 1 milhão publicações, mas afinal, existe comida de mentira?

Comida de verdade é a comida caseira que você faz com muito amor na sua cozinha, sem ingredientes estranhos, sem aromatizantes, corantes, conservantes e estabilizantes. Você usa apenas alimentos de que vem da natureza proveniente de plantas ou animais, que você encontra in natura no supermercado ou que foram minimamente processados.

exemplo comida de verdade

Imagem retirada do Google

Mas como eu sei se é alimentos de verdade ou “alimento de mentira”? A primeira coisa é ler o rótulo, já falei mais sobre isto e você pode conferir clicando aqui! Procure por alimentos que foram apenas empacotados, refrigerados, moídos, fermentados, pasteurizados, sem adição de nenhum aditivo químico.

EXEMPLOS COMIDA DE VERDADE:

  • Grãos empacotados (arroz, feijão, grão de bico, lentilha, amendoim, ervilha)
  • Sementes (linhaça, chia, girassol, quinoa, gergelim, abóbora)
  • Carnes in natura ou congelada (filé de frango, filé de peixe, carne moída, bisteca de porco)
  • Frutas (mamão, abacate, coco, abacaxi, maçã, banana, kiwi, laranja)
  • Tubérculos (batata-doce, cenoura, beterraba, aipim, batata)
  • Verduras (alface, agrião, couve, almeirão, rúcula)
  • Farinhas (arroz, trigo, fécula de batata, polvilho doce, trigo sarraceno, amido milho)
  • Temperos (vinagre, azeite, sal, especiarias, óleo, açúcar)
  • Conservas (azeitona, pepino, milho, frutas em calda) Observe sempre o rótulo!

Ao contrário da comida de verdade temos os alimentos ultraprocessados ou a “comida de mentira”. Estes alimentos passam por diversos processos industriais até que possam ser embalados e vendidos aos consumidor final.

alimentos ultraprocessados

Imagem retirada do Google

Estes alimentos são elaborados a partir de substâncias extraídas ou derivadas de alimentos (açúcar, óleo, amido modificado, gordura hidrogenada) ou desenvolvidas em laboratório com base em matérias orgânicas (realçadores de sabor, aditivos, conservantes, corantes, adoçantes).

O ultraprocessamento tem como principal objetivo tornar os alimentos mais atraentes e saborosos ao consumidor e fazer com que durem muito tempo na prateleira. Estes alimentos são extremamente saborosos e quanto melhor for a formulação química mais viciantes eles ficam.

EXEMPLOS DE COMIDA DE MENTIRA:

  • Doces (bolachas, bombons, barrinhas de cereal, sucrilhos, sorvete, refrigerantes, bolos, balas)
  • Congelados (lasanha, pizza, massas, nuggets, pão de queijo, hambúrguer)
  • Embutidos (salame, mortadela, peito de peru, presunto, linguiça, salsicha)
  • Refrigerados (margarina, iogurte grego, requeijão, queijo fundido/processado)
  • Empacotados (pão, sopa desidratada, macarrão instantâneo, salgadinhos)
  • Temperos prontos (caldo em pó, molhos pra salada, tempero completo, molhos prontos)

O que você deve saber é que a comida caseira que cozinhamos em casa nunca vai atingir determinados sabores que a indústria oferece. Você deve aprender a apreciar o sabor natural dos alimentos e muitas vezes quando consumimos muitos alimentos industraalizados nossas papilas gustativas (responsáveis por identificar os sabores quando comemos) ficam saturadas e não conseguimos saborear os alimentos do jeito que deveríamos. Por sorte é possível reverter este quadro e regenerar as papilas gustativas comendo comida de verdade.

Os alimentos ultraprocessados além de causar vícios alimentares produzem diversos impactos negativos na sociedade. Através do marketing e campanhas publicitárias as grandes marcas influenciam e criam o desejo de consumo de vários produtos, e por estarem tão presentes na mídia tornam-se objetos de desejo. Os mais afetados são os jovens que acreditam que consumindo estes alimentos estão fazendo parte da cultura moderna.

vício alimentar

Imagem retirada do Google

Como os alimentos estão prontos para o consumo as pessoas já não precisam mais cozinhar e podem comer estes alimentos em qualquer lugar. Você já não precisa mais estar à mesa e socializar com as pessoas enquanto degusta a refeição, você pode comer na frente da tv, no sofá, enquanto dirige ou na frente do computador. Você acaba não prestando mais atenção no que está comendo, come mais do que deveria (afinal os alimentos são muito saborosos) e acaba gerando um certo isolamento social.

isolamento social comida

Imagem retirada do Google

Além disso o consumo de alimentos ultraprocessados causam grandes impactos no meio ambiente, pois precisam ser embalados, transportados, comercializados e por fim descartamos as embalagens no meio ambiente. Sem falar que a demanda intensa de determinados produtos alimentícios estimulam a monocultura agrícola dependentes de diversos agrotóxicos e fertilizantes químicos, reduzindo a biodiversidade, poluindo o meio ambiente e comprometendo muitos recursos naturais.

RESUMINDO:

  • A comida caseira sempre vai ser a melhor opção para consumirmos regularmente.
  • Os alimentos ultraprocessados são formulados para serem mais palatáveis, durarem mais na prateleira e se tornarem objetos de desejo.
  • A comida de mentira causa vícios alimentares, satura as papilas gustativas, você come mais do que deveria, causam impactos sociais e ambientais.

Espero que você tenha gostado destas informações para lhe ajudar com a Reeducação Alimentar e se tiver dúvidas ou sugestões é só deixar um comentário abaixo.

Ah, e se você ainda não é inscrito no Amor Pela Comida no YouTube inscreva-se e fique sempre por dentro das novidades 😉

 

Gostou da receita? Comente usando o Facebook

comentários

Receitas por categorias:
Reeducação Alimentar

Comentário para CONHEÇA A DIFERENÇA ENTRE COMIDA DE VERDADE E COMIDA DE MENTIRA

  • Amei a matéria! Apesar de eu saber de tudo que foi abordado. Pq eu tive que mudar minha alimentação por intolerâncias e foi muito difícil para mim… tive que pesquisar muito… e a sua matéria está bem clara para todos que irão precisar… queria eu ter lido esta matéria no começo que apresentei a intolerância. Obrigada!

    Avatar Viviane 12/02/2017 02:13
  • Oi Viviane, realmente quando mudamos a alimentação são muitas coisas novas pra aprender e acaba sendo difícil decorar tudo.
    Que bom que você concorda com meu ponto de vista, se você tiver dúvidas ou sugestões estou à disposição 😉
    Beijinhos e até a próxima!

    Avatar Chef Susan Martha 12/02/2017 16:34
  • Pingback: Um mês sem açúcar, glútem e comida industrializada – Feito em Família

  • Pingback: Documentário sobre carboidrato (legendado) – Feito em Família

  • Pingback: O que é “comida de mentira”? – Feito em Família

  • Pingback: - SQUAD Magazine

  • Sou esposa e mãe de uma menina e um menino, e estou sempre buscando informações sobre alimentação e saúde. E agora estou ciente de que a reeducação alimentar é o melhor caminho. Estou muito satisfeita com suas dicas e receitas, e estou sempre acompanhando suas informações, e novas receitas.

    Avatar Geni Sauthier 28/09/2017 16:16
  • Oi Geni, que bom que você está se informando para conseguir ter um melhor discernimento do que é mais adequado para a alimentação da sua família.
    A reeducação alimentar é um processo, são muitas coisas novas para aprender, mas com o tempo vai ficando automático e você fica cada dia com menos dúvida sobre o que comer.
    Muito obrigada pelo seu comentário, fico feliz que está acompanhando o conteúdo aqui do blog.
    Beijinhos e até a próxima!

    Avatar Chef Susan Martha 28/09/2017 16:55
  • A pedido da minha endocrinologista fui obrigada mudar o meu cardápio.daí passei a pesquisar tudo que possa imaginar,Pois tinha que diminuir minha diabete.Conheci a chef Susan e comecei a assistir os videos (dominando as farinhas sem glúten) e seguir no you tube. O que tem me ajudado muito, e estou bem melhor. Mês que vem irei fazer exames e tenho certeza estarão excelentes, agradeço muito a chef por Esta oportunidade. Cris

    Avatar Maria cristina 04/04/2018 21:29
  • Oi Cris! Que honra participar da sua reeducação alimentar com minhas receitas. Fico muito feliz em pode ajudar você com receitas mais adequadas para seu novo estilo de vida. Muito obrigada por confiar no meu trabalho e adquirir meu curso, é um prazer ter você por aqui 😉
    Depois me conta como estão seus exames, tenho certeza que estarão bem melhores 🙂
    Beijinhos e até a próxima

    Avatar Chef Susan Martha 05/04/2018 20:16
  • Gostei muito do artigo do seu site, estarei acompanhando sempre. Abraços

    Avatar Vera Silva 11/02/2019 23:00
  • 😉

    Avatar Chef Susan Martha 11/02/2019 23:05

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Menu Principal