LISTA DE COMPRAS REEDUCAÇÃO ALIMENTAR SEM GLÚTEN

11 meses atrás escrito por

Eu recebi um pedido no YouTube do Marcos Ferreira, ele sempre acompanha meu canal, está mudando os hábitos alimentares e testando receitas alternativas. O problema é que ele não sabe quais são os principais ingredientes que uma lista de compras saudável precisa ter, e ele não quer ficar correndo toda hora em casa de produtos naturais.

E com esta sugestão decidi montar uma pequena lista de compras de farinhas sem glúten e ingredientes essenciais para conseguir preparar receitas de pães, bolos e biscoitos sem glúten.

Como meu trabalho é criar novas receitas toda semana para você se inspirar eu gosto de variar os ingredientes e assim sempre reveso as farinhas que uso nas preparações.

Outro motivo de revesar as farinhas é para que você também revese os nutrientes, na reeducação alimentar é importante que o rodízio alimentar seja algo incorporado ao nosso estilo de vida.

Quanto mais variada é nossa alimentação mais nutrientes estamos absorvendo e assim obtendo variados benefícios para a saúde.

Lista de compras reeducação alimentar, farinhas sem glúten

 

LISTA DE COMPRAS PARA RECEITAS DE PÃES, BOLOS E BISCOITOS SEM GLÚTEN

Eu cozinho diariamente aqui em casa, sempre faço comida no almoço e calculo uma quantidade extra para que sobre para a janta. Se você quiser saber um pouco mais sobre como é minha alimentação seguindo a reeducação alimentar você pode conferir clicando aqui!

E eu realmente acredito que você pode melhorar muito a sua saúde e conseguir emagrecer naturalmente se você mudar seus hábitos alimentares.

Claro que tudo tem seu tempo, mude cada dia um pouco, não precisa ser radical, pra mim o radicalismo não funciona a longo prazo e acaba gerando compulsão alimentar.

Se você sofre com compulsão alimentar saiba que eu me identifico com esta realidade, mas é possível superar esta dificuldade comendo comida de verdade, cozinhando seu próprio alimento e aumentando a cada dia a consciência alimentar.

Se você quiser conferir dicas para vencer a compulsão alimentar clique aqui!

Mas a parte desta comida do dia a dia estão as receitas de pães, bolos e biscoitos que facilitam nossa vida na hora do café da manhã, entre as refeições ou nos ajudam a satisfazer o desejo de algum doce industrializado.

E aí é que vem a parte que complica, pois a maioria destes ingredientes para fazer pães, bolos e biscoitos sem glúten você não encontra no mercado e sim em casas de produtos naturais.

Mas não se preocupe, esta lista de compras básica vai ajudar você a evitar tantas idas a casas especializadas.

Lista de compras reeducação alimentar sem glúten e sem lactose

LISTA DE COMPRAS CASA DE PRODUTOS NATURAIS PARA ATÉ 3 MESES

  • 1 kg de farinha de arroz
  • 1/2 kg de aveia sem glúten (se não for intolerante ao glúten compre a aveia tradicional que é mais barata)
  • 30 gramas de Goma Xantana (se não encontrar a Goma Xantana pode ser Goma Guar ou CMC, você encontra a CMC em lojas de produtos para confeitaria e panificação)
  • 200 gramas de quinoa em flocos ou amaranto em flocos
  • 200 gramas de farinha de trigo sarraceno
  • 200 gramas de oleaginosas (castanhas, amêndoas, amendoim, sementes de girassol, etc)
  • 100 gramas de sementes variadas (chia, linhaça, abóbora crua)
  • 500 ml óleo de coco

LISTA DE COMPRAS SUPERMERCADO PARA ATÉ 3 MESES

  • 1 kg de açúcar demerara ou mascavo
  • 1 litro de óleo de girassol
  • 1/2 kg de amido (amido de milho, fécula de batata, polvilho doce ou araruta)
  • 100 gramas fermento químico (para bolo) e 100 gramas de fermento biológico instantâneo (para pães e pizzas – guarde na geladeira em um vidro hermético)
  • 50 gramas de bicarbonato de sódio (você encontra próximo aos temperos secos)
  • 1 kg de grãos crus (lentilha, grão-de-bico ou feijão)
  • 500 gramas de fubá fino
  • 1 litro vinagre de maçã

Lista de Compras para Reeducação Alimentar sem glúten

ADAPTE A LISTA DE COMPRAR PARA AS SUAS NECESSIDADES

Os ingredientes acima são uma sugestão para você comprar e não precisar ir no mercado ou em casas de produtos naturais com tanta frequência.

Lembre-se que não adianta comprar todos os itens da lista de compras que eu sugeri se você não vai investir o tempo cozinhando as receitas.

Se você está iniciando a cozinhar sem glúten você pode começar comprando apenas os ingredientes de uma receita específica, assim mesmo que você faça mais viagens a lojas especializadas pelo menos os ingredientes não vão estragar.

DURABILIDADE DOS PRODUTOS NATURAIS

Como eu estou sempre criando novas receitas sempre tenho uma variedade grande de ingredientes em casa. No começo eu comprava farinhas sem glúten em excesso e sempre acabavam estragando. Mas depois percebi que podia diminuir as quantidade e não perder ingredientes.

Minha sugestão é que você armazene as farinhas sem glúten por uns 3 meses. O importante é comprar os produtos naturais em lojas de confiança e de preferência com um bom sistema de refrigeração.

O ideal mesmo é que você assim que chegar em casa retire as farinhas dos pacotes e armazene em vidro ou potes herméticos. Eu sempre reciclo vidros de conservas e de café solúvel.

Lembre-se de observar atentamento como os funcionários manipulam os ingredientes e fique atento à higiene do local. Os produtos naturais são mais perecíveis e variam a durabilidade, mas se você consumir dentro do prazo de 3 meses dificilmente você vai ter problemas.

Outro ponto importante é guardar o cupom fiscal da loja, já me aconteceu de comprar farinhas rançosas e de eu precisar devolver o ingrediente comprado. Não tenha vergonha de reclamar, você tem o direito de receber um produto íntegro.

Sempre que chegar em casa verifique atentamente a aparência as das farinhas sem glúten, cheire, procure por pontos de bolor e sempre experimente uma porção pequena pra ver se o sabor está adequado.

No caso da goma xantana eu sempre indico que você guarde em um vidro na geladeira, assim você garante a durabilidade do produto por mais tempo. Como você sempre compra pouco você pode reciclar um vidro de geleia e manter sempre a goma xantana na porta da geladeira.

Além da goma xantana eu sempre guardo o fermento biológico em um vidro na geladeira. Você até pode comprar aqueles sachês pequenos de 10 gramas, mas custa mais barato comprar o pacote grande e armazenar o excedente na geladeira. Refrigerado você garante que o fermento não estrague com oscilações de temperatura e umidade.

 

Se você tem interesse em aprender mais sobre as farinhas sem glúten eu convido você a conferir meu Curso Online – Dominando as Farinhas Sem Glúten: curso-farinhas-sem-glúten-CURSO-FARINHAS-SEM-GLUTEN

 

LISTA DE COMPRAS INGREDIENTES COMPRADOS NO SUPERMERCADO

Os ingredientes que compramos no mercado possuem uma vida mais longa na prateleira. Fique sempre atento ao prazo de validade das embalagens.

Eu gosto de retirar os amidos das embalagens e guardar em vidros, acho que toda vez que deixo eles nos pacotes originais eu acabo fazendo sujeira quando manipulo os ingredientes. Como costumo comprar pacotes de 500 gramas eu comprei um vidro de tamanho médio para caber toda a quantidade dentro.

Este vidro que cabe direitinho o pacote de amido é o mesmo que comprei pra guardar o fubá. Verifique no supermercado que você frequenta as prateleiras com itens para casa, estes vidro médios comprei em uma promoção e eles custaram uns R$6,00 cada um.

Outra dica é não comprar todos recipientes de uma vez pra não pesar a conta, compre em um mês um, depois compre no próximo mês outro.

Eu tenho um vidro alto que cabe direitinho 1 kg de açúcar mascavo, já tenho a tantos anos que nem sei o que veio originalmente dentro dele. Sim, eu sou dessas que guarda todos vidros e potes por anos a fio e todos são de estimação 😉

A farinha de arroz que costumo comprar um quilo reciclei um vidro de palmito daqueles bem grandes com a boca mais larga. Eu amo esses vidros grandões mas nem sempre encontramos esses de boca larga.

Mantenho o óleo, o vinagre, o fermento químico e os grãos crus na embalagem original.

Costumo cozinhar os grãos em uma maior quantidade, meço em porções de 1 xícara e congelo em sacos plásticos adequados para o freezer por até uns 3 meses. Para descongelar é só colocar a porção em água fervida que eles voltam a parecer grãos cozidos na hora.

O bicarbonato de sódio coloco sempre em um vidro de geleia reciclado, mantenho sempre próximo ao fermento químico.

Lista de compras reeducação alimentar

ETIQUETE OS RECIPIENTES

Se você não tem muita experiência com as farinhas sem glúten certamente vai ter mais dificuldade para identificar os ingredientes da lista de compras.

Muitas lojas de produtos naturais imprimem o nome do ingrediente e a validade já na hora que você compra o produto. Eu gosto de guardar esta etiqueta dentro do vidro para garantir a procedência do ingrediente e também saber o dia que comprei o produto.

Mas se você não comprar produtos etiquetados você pode escrever com uma caneta esferográfica na superfície do vidro, para limpar o escrito é só lavar com detergente ou então passar um pano com álcool.

Lembre-se de colocar a data de compra do ingrediente junto ao nome do produto.

Você também pode comprar etiquetas em branco e depois colar no recipiente. Mas eu acho mais difícil ficar esfregando a cola da etiqueta que sobrou no vidro, do que limpar o escrito com a caneta esferográfica.

Espero que tenha gostado desta lista de compras que selecionei para você e se tiver dúvidas ou sugestões é só deixar um comentário abaixo. Você também pode falar comigo pelo  Facebook ou pelo Instragram no @amorpelacomida 😉

Ah! E se você ainda não é inscrito no Amor Pela Comida no YouTube inscreva-se e fique sempre por dentro das novidades!

Gostou da receita? Comente usando o Facebook

comentários

Receitas por categorias:
Reeducação Alimentar

Comentário para LISTA DE COMPRAS REEDUCAÇÃO ALIMENTAR SEM GLÚTEN

  • EXCELENTE CONTEÚDO!

    ANEB RODRIGUES 07/03/2018 13:45
  • Fico feliz que gostou das dicas 🙂
    Beijos

    Chef Susan Martha 07/03/2018 20:37
  • Fiz o Bolo de Fubá Fofinho. Toda família adorou. Suas receitas além de serem fáceis de fazer ficam deliciosas. Agora vou preparar uma receita de pão. Tb vou adquirir o guia de temperos

    Marcia Ramos 13/06/2018 16:30
  • Oi Marcia, fico muito feliz que o bolo de fubá fez sucesso com a família, ele também é um dos meus preferidos da vida!
    Muito obrigada por confiar no meu trabalho, se tiver alguma dúvida é só mandar uma mensagem.
    Beijos

    Chef Susan Martha 13/06/2018 21:27

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Menu Principal