Avatar

BENEFÍCIOS DA REEDUCAÇÃO ALIMENTAR COMBINADA COM EXERCÍCIOS

3 anos atrás escrito por

A reeducação alimentar realmente mudou a minha vida para melhor e eu já contei aqui sobre essa transformação (clique aqui para ler o post), mas hoje eu venho falar para você sobre os benefícios de combinar uma boa alimentação com exercícios físicos.

INVERNO 2015 MEU ÚLTIMO PERÍODO DE ENGORDA

No inverno de 2015 foi a última vez que engordei alguns quilos extra na balança. Eu tinha acabado de me casar, estava feliz e claro, cozinhando muito para agradar meu marido, queria mostrar meus dotes culinários e assim estava preparando receitas mais gordinhas e que eu tinha certeza que ele ia amar experimentar.

Foto tirada no dia do meu casamento em Junho de 2015

Eu comecei a reeducação alimentar no início de 2014, então desde esta época eu comecei aprender sobre os benefícios de uma alimentação mais equilibrada, mas quem disse que a gente não ignora toda essa informação? Pois é, por mais que eu não enfiasse sempre o pé na jaca estava comendo mais “gordices”, bebendo mais pra comemorar e assim começa o ciclo vicioso com a comida.

Minha cara redonda e inchada em Agosto de 2015

Minha cara redonda e inchada em Agosto de 2015

Não sei se você sabe mas eu era uma comedora compulsiva (clique aqui para conferir 5 dicas para vencer a compulsão alimentar).  Desde criança minha mãe precisava me controlar pra eu não devorar tudo que tinha em casa e muitas vezes comi até vomitar. Eu não tinha limites mesmo e quando entrei novamente neste ciclo de comer cada vez mais o resultado não podia ser outro, as roupas ficaram mais justas, os quilos na balança aumentaram e a gente acaba ficando mais indisposto pra tudo, principalmente para começar uma atividade física.

Eu não estava praticando nenhuma atividade física, mas isso não quer dizer que eu não estava matriculada na academia, pois estava, talvez você já fez o mesmo que eu, se matricular na academia, pagar 6 meses, ir nos dois primeiros e depois ir cada vez menos, até não ir nunca mais e mesmo assim continuar pagando! Pois é, isso já aconteceu comigo mais de uma vez, mas agora que peguei realmente o gosto pela atividade física, posso dizer que não consigo mais viver sem.

 

INCENTIVO PARA COMEÇAR A ME EXERCITAR

Meu marido sempre frequentou a academia e isso acabou influenciando a voltar para a academia e desta vez não desistir na metade do caminho. No começo de agosto de 2015 me matriculei em uma academia. No começo não ia todos os dias, ainda ficava um pouco desmotivada, achava que 3 vezes na semana eram suficientes e ficava com preguiça quando estava chovendo, ou se estava muito frio, a gente sempre encontra desculpas pra não ir, não é mesmo?

Mas conforme os meses foram passando eu fui pegando mais fôlego e resistência. Percebi que estava me sentindo mais disposta, cheia de energia para continuar, comecei a perceber que aos poucos as roupas não estavam mais tão justas e que minha saúde de modo geral tinha melhorado.

Foi então que construí o hábito de ir sempre, 5 vezes por semana.

Hoje pratico 3 vezes por semana Body Pump, que é uma aula de musculação com barra e anilhas do programa de treinamento da LesMills e 2 vezes por semana faço treino aeróbico intenso de Body Combat e Body Attack, também da LesMills.

academia-reeducação-alimentar

 

POR ONDE COMEÇAR 

A dica que eu posso dar para você que quer começar uma atividade física é testar novas modalidades, talvez você ainda não encontrou uma atividade que realmente lhe proporcione prazer. Eu não vou dizer pra você que não é sofrido ou que não cansa, no começo você vai ficar muito dolorido e sentir dores onde você nem sabia que era possível sentir.

Mas o ditado popular já diz tudo: “sem dor, sem resultados”. Saiba que o começo é sempre a pior parte, mas depois que você vencer esta etapa você vai começar sentir os benefícios dos exercícios no seu corpo e vai sentir o prazer e a sensação de dever cumprido!

Não quer se matricular na academia? Não tem problema! Comece com caminhadas perto de casa mesmo, convide uma amiga para caminhar com você ou então assista vídeos no YouTube de treinamentos aeróbicos, localizados, funcionais, tem de tudo é só procurar. Melhor ainda se você colocar os vídeos de exercícios do YouTube na tv, assim você consegue visualizar com mais clareza os movimentos.

Vale lembrar que é sempre bom consultar um médico antes de começar qualquer atividade física, mas de maneira geral começar com uma simples caminhada é um bom começo 😉

 

OBJETIVO DO AMOR PELA COMIDA

Quando criei o Amor Pela Comida eu senti a necessidade de ensinar receitas mais saudáveis para as pessoas, ficava pensando, se eu ensinar algo muito delicioso que vai prejudicar a saúde da pessoa a “culpa” vai ser minha! Claro que não é bem assim né, cada um come o que quer e sofre as consequências, mas mesmo assim decidi focar em receitas sem glúten, sem lactose para reeducação alimentar.

Os alimentos trazem muitos benefícios para a nossa saúde, devemos revesar os ingredientes, comer colorido, priorizar alimentos funcionais e evitar o máximo possível os alimentos processados e ultra processados.

Eu costumo dizer que a máquina que produziu aquele biscoito recheado ou aquela barra de chocolates não tem sentimento, ou seja não tem Amor Pela Comida. Você pode pensar o que quiser, mas eu acho que o amor faz toda a diferença na comida. São as boas energias que você emana enquanto cozinha que vão deixar sua receita mais gostosa 😉

 

ANTES E DEPOIS – REEDUCAÇÃO ALIMENTAR + EXERCÍCIOS FÍSICOS

Se você mudar os hábitos alimentares e focar na reeducação alimentar com certeza você vai emagrecer aos poucos e naturalmente. Confira aqui 10 dicas para melhorar sua alimentação! Mas se você combinar bons hábitos alimentares com exercícios físicos regulares os resultados são mais rápidos e isso acaba dando um gás para você não desistir da reeducação alimentar.

Sem falar que mexer o corpo é fundamental para manter uma boa saúde, a gente deve suar as toxinas, fortalecer os músculos, elevar os batimentos cardíacos e tudo isso vai deixar você muito mais disposto e cheio de energia para continuar.

Eu nunca fui de bater fotos de biquíni para comparar os resultados, porque na verdade eu sempre permanecia naquele tradicional efeito sanfona de engorda e emagrece conforme a época do ano ou o estado emocional que estava passando. Mas tinha decido fazer um detox e resolvi bater as fotos para ver se dava algum resultado imediato. Claro que milagre não existe né, e esse detox não serviu de muita coisa, mas pelo menos bati as fotos.

Em novembro de 2015 e já com 4 meses de treino na academia ainda estava com quilos a mais e em busca do equilíbrio. Hoje um ano depois e vendo as fotos lado a lado percebo como meu corpo mudou. Em novembro de 2015 estava pesando aproximadamente 68 kg e hoje um ano depois estou pesando 61,5 kg.

Na verdade agora eu nem penso mais em quantos quilos estou pesando e sim se estou saudável. Nas fotos abaixo você pode ver a transformação que a reeducação alimentar combinada com exercícios físicos proporcionaram ao meu corpo. Sei que ainda dá pra melhorar, mas acredito em um processo de emagrecimento saudável, sem radicalismo e sem neura.

Antes e depois Reeducação Alimentar

Em novembro de 2015 não dava pra ver nenhum ossinho da minha costela e minhas coxas estavam bem roliças. Eu sempre engordei mais na parte de baixo (coxas, bumbum e culote) e meu manequim de calça era tamanho 40. Hoje estou usando 38, dependendo da marca até 36, mas nem quando tinha 12 anos eu usava esse número de manequim, então estou muito feliz 🙂

Hoje percebo mais definição nas costas e que meu culote diminuiu. Nunca fiz nenhum tratamento estético e a celulite sempre esteve presente na minha vida, mas qual mulher que não tem celulite, não é mesmo?

Antes e depois Reeducação Alimentar

Nesta foto de lado da pra perceber que meu bumbum diminuiu e que ganhei mais definição nas coxas. Ah, outra coisa que sumiu foi meu peito, precisei comprar biquíni novo pra esse verão. Também dá pra ver que diminuiu a papada do queixo, agora tenho mais pescoço 😉

E antes que você diga que eu estou de Havaianas branca no pé a marquinha é porque eu adoro tomar sol enquanto limpo a piscina, e sempre uso chinelo, mas todo mundo que viu essas fotos veio me falar da marca, então pode rir de mim! Vou começar a ficar descalça enquanto limpo a piscina pra eliminar essa marca.

Chef-Susan-Martha-Amor-Pela-Comida-Reeducação-Alimentar-perfil

Foto recente tirada em Janeiro de 2017

Se você também segue a reeducação alimentar e tem uma história de sucesso comente aqui abaixo nos comentários, eu vou adorar poder me inspirar na sua transformação!

Se você tem dúvidas ou sugestões de receitas que gostaria de incluir na sua reeducação alimentar é só deixar nos comentários abaixo, eu vou fazer o possível pra te ajudar 😉

Ah, e não se esqueça de se inscrever no Amor Pela Comida no YouTube, é por lá que as novidades chegam primeiro!

Um beijo e até a próxima!

 

Gostou da receita? Comente usando o Facebook

comentários

Receitas por categorias:
Dicas da Chef · Reeducação Alimentar

Comentário para BENEFÍCIOS DA REEDUCAÇÃO ALIMENTAR COMBINADA COM EXERCÍCIOS

  • Estou gostando muito de todas as suas postagens.
    A lista de compras foi uma ótima ideia é uma grande ajuda
    Vou continuar acompanhando,aprendendo pondo em pratica.Obrigada

    Avatar Wilma Rabello 13/01/2018 17:57
  • Oi Wilma, obrigada por acompanhar minhas receitas e dicas, fico feliz em poder ajudar 🙂
    Se tiver alguma dúvida é só mandar uma mensagem, beijos!

    Avatar Chef Susan Martha 13/01/2018 21:22

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Menu Principal