Avatar

BOLO DE ANIVERSÁRIO SAUDÁVEL COM MUSSE DE CHOCOLATE

2 anos atrás escrito por

O mês de junho é o mês de aniversário do Amor Pela Comida e é com muita alegria que desenvolvi esta receita de bolo de aniversário saudável para comemorar os 2 anos do blog.

Eu fico muito feliz sempre que posso ajudar você a se alimentar de uma forma mais equilibrada, sem ficar com peso na consciência depois de comer e também quando você pode satisfazer seu desejo de comer um delicioso bolo de aniversário saudável que é sem glúten e sem lactose.

Bolo de aniversário saudável e nutritivo feito com massa de tangerina e com recheio e cobertura de musse de chocolate

MASSA DO BOLO DE ANIVERSÁRIO SAUDÁVEL

Eu amo a combinação de laranja com chocolate e a primeira vez que testei a receita da massa deste bolo eu usei raspas e suco de laranja Bahia.

A laranja Bahia é a minha preferida por ser muito aromática e bem docinha, mas quando fui na verdureira aqui perto de casa para comprar pra gravar a receita quase caí pra trás, ela costuma ser mais cara que a laranja comum, mas estava quase R$10,00 o quilo e me recusei a comprar.

Foi quando percebi que a tangerina Ponkan estava na safra e custando menos de R$2,00 o quilo, ou seja, perfeito!

Talvez na sua cidade a tangerina Ponkan tenha outro nome, mas se você não quiser usar tangerina e sim usar a laranja que tiver em casa não tem problema.

E se você não gostar de tangerina nem de laranja ou tiver alergia à frutas cítricas você também pode usar no lugar do suco de tangerina o leite vegetal da sua preferência.

Esta massa de bolo de aniversário saudável é muito simples de preparar, é só bater tudo no liquidificador, começando pelos ingredientes líquidos para misturar bem e depois adicionando os secos e batendo rapidamente até virar uma massa homogênea.

Se você não tiver nenhuma festa especial e quiser apenas fazer o bolo sem rechear e nem confeitar, saiba que este bolo sem nenhum adicional já fica delicioso e com um sabor levemente cítrico e aromático que é fantástico.

É perfeito para acompanhar o chá da tarde ou servir no café da manhã.

Eu assei o bolo em uma forma redonda de 20 cm com fundo removível,  mas se você não for rechear o bolo você pode assar em uma forma média daquelas com furo no meio, ou em uma forma retangular de 20 x 30 centímetros.

Quando você muda a forma o tempo de cocção pode variar, conheça seu forno e quando você começar a sentir cheiro de bolo fresco faça o teste do palito, algumas vezes pode demorar mais ou menos tempo que o indicado na receita.

Bolo de aniversário saudável e nutritivo feito com massa de tangerina e com recheio e cobertura de musse de chocolate

RECHEIO E COBERTURA DO BOLO  DE ANIVERSÁRIO SAUDÁVEL

Eu simplesmente amei o musse de chocolate vegano (clique aqui para conferir a receita) que já ensinei aqui no blog, a textura e o sabor ficam maravilhosos e quase não da pra acreditar que é saudável.

Muito menos descobrir o ingrediente secreto que serve de base para o musse, a abóbora! Se você torceu o nariz porque não gosta de abóbora não se preocupe, este bolo de aniversário saudável foi aprovado até por quem não gosta de abóbora.

Eu sempre gosto que outras pessoas experimentem as minhas receitas pra ver se estou agradando não só o meu paladar.

Nesta semana tinham duas pessoas trabalhando aqui em casa fazendo uma manutenção e eles não estão acostumados com receitas saudáveis.

Mandei um pedaço pra eles comerem em casa no final de semana e fiquei ansiosa aguardando a resposta na segunda feira. E realmente foi aprovado! 

Eu disse que tinha um ingrediente secreto no recheio e que era pra eles adivinharem qual era, ninguém adivinhou.

Quando disse que era abóbora um deles que não comia abóbora não acreditou, ou seja, foi um sucesso! Se até quem não come abóbora aprovou é porque realmente você pode testar em casa sem medo de ser feliz 😉

Bolo de aniversário saudável e nutritivo feito com massa de tangerina e com recheio e cobertura de musse de chocolate

HABILIDADES PARA RECHEAR E CONFEITAR O BOLO DE ANIVERSÁRIO SAUDÁVEL

Você pode estar olhando para este bolo e pensando que ele é muito difícil, que você nunca fez um bolo confeitado e não vai conseguir fazer, mas acredite, é muito mais simples que parece e você não precisa de nenhum utensílio especial pra conseguir executar a receita.

Como falei antes a massa deste bolo de aniversário saudável não tem mistério nenhum, é só bater tudo no liquidificador e assar como você assaria um bolo comum.

Não tem truque, espere o tempo indicado, asse na temperatura correta, faça o teste do palito e se o palito saiu limpo, o bolo está pronto. Lembre-se que é fundamental esperar esfriar por completo antes de retirá-lo da forma.

Para cortar o bolo eu gosto de retirar aquela parte abaulada que sempre fica na parte superior do bolo, assim ele fica mais reto e dá um acabamento final mais bonito. E não se preocupe, não precisa ficar super reto e perfeito porque depois você vai cobrir tudo com musse de chocolate e ninguém vai perceber as imperfeições.

Depois de cortar esse topinho do bolo eu analiso a altura do bolo e faço uma marcação com a faca dividindo o bolo em três camadas, ou seja, marcando onde serão os dois cortes.

Para cortar o bolo coloque uma mão sobre o bolo e com a outra mão você segura a faca, fica mais fácil cortar com uma faca de pão ou de serra.

Tenha paciência e vá cortando o bolo aos poucos, virando o prato conforme for necessário.

Fica um pouco difícil explicar assim descrevendo os processos, mas é só conferir o vídeo que você vai entender e perceber que não é tão difícil, vá com calma que vai dar certo.

Pode não parecer, mas eu não sou muito habilidosa na confeitaria e também não tenho muita paciência pra decorar bolos delicados, por isso que gosto deste tipo de bolo que é decorado de uma forma mais “rústica”, usando apenas um garfo.

Bolo de aniversário saudável e nutritivo feito com massa de tangerina e com recheio e cobertura de musse de chocolate

Imprimir
Bolo de aniversário saudável e nutritivo feito com massa de tangerina e com recheio e cobertura de musse de chocolate

BOLO DE ANIVERSÁRIO SAUDÁVEL


  • Autora: Chef Susan Martha
  • Tempo de preparo: 50 minutos
  • Tempo de cozimento: 45 minutos
  • Tempo Total: 95 minutos
  • Rendimento: 20 fatias 1x

Descrição

Este bolo fez maior sucesso na minha festa de aniversário, todos os convidados adoraram o aroma de tangerina combinado com o musse de chocolate.


Scale

Ingredientes

  • 3 ovos
  • 1/3 xícara de óleo de girassol
  • 1/2 xícara de suco de tangerina
  • 1/3 xícara de banana amassada
  • 1/2 xícara de açúcar demerara
  • Pitada de sal
  • 1 colher de chá de raspas de tangerina ou laranja (opcional)
  • 1/2 xícara de farinha de trigo sarraceno
  • 1/2 xícara de aveia em flocos sem glúten
  • 3/4 xícara de fécula de batata
  • 1 colher de sopa de fermento em pó

RECHEIO:


Modo de Preparo

  1. No liquidificador adicione os ovos, o óleo, o suco de tangerina, a banana amassada, o açúcar, o sal e as raspas de tangerina. Bata bem até formar uma massa homogênea.
  2. Depois adicione ao liquidificador a farinha de trigo sarraceno, a aveia sem glúten e a fécula de batata. Depois de processar a massa você vai perceber que depois de alguns instantes ela dá uma engrossada, o que é normal.
  3. Finalize com o fermento em pó e mexa rapidamente com uma espátula.
  4. Asse em forno preaquecido a 180ºC por aproximadamente 45 minutos, faça o teste do palito, quando sair limpo está pronto.
  5. Deixe o bolo esfriar por completo dentro da forma.
  6. Depois que o bolo esfriar por completo retire-o da forma e vire com o topo abaulado para cima.
  7. Corte o topo para nivelar o bolo de aniversário saudável.
  8. Divida a massa para formar 3 camadas, faça 2 marcações com a faca para servir de guia na hora do corte.
  9. Coloque a mão sobre o bolo e com uma faca de pão ou de serra corte 1 camada virando o prato sempre que necessário. Repita o processo cortando a segunda camada.
  10. Coloque a primeira camada (aquela que você cortou o topo do bolo) com a parte de dentro virada pra cima.
  11. Divida o recheio em 2 partes, reserve metade do musse de chocolate para usar na cobertura do bolo e a outra metade divida em duas partes para usar como recheio para o bolo de aniversário saudável.
  12. Adicione uma parte do recheio sobre a camada de bolo e depois coloque a segunda camada de bolo sobre o recheio. Pressione com a mão para ajustar a camada de bolo sobre o recheio.
  13. Coloque a outra parte que sobrou do recheio sobre o bolo, espalhe e depois coloque a última parte do bolo com o lado que estava em contato com o fundo da forma virado pra cima.
  14. Cubra o bolo com a metade do musse que estava reservada, espalhe na parte superior e também nas laterais utilizando uma espátula ou as costas da colher.
  15. Depois de espalhar o musse de chocolate sobre o bolo pegue um garfo e decore fazendo semi círculos. Não existe uma regra exata, tente deixar o mais bonito que você conseguir 🙂
  16. Leve para a geladeira de um dia para o outro, os sabores se intensificam e a textura fica perfeita.

Notas

  • Os ovos não são substituíveis nesta receita.
  • Use o óleo da sua preferência, mas evite o óleo de coco que deixa a massa do bolo dura na geladeira.
  • Substitua o suco de tangerina por suco laranja ou leite vegetal. Lembre-se de raspar a casca da tangerina sem a parte branca antes de espremer o suco, separe aproximadamente 1 colher de chá de raspas antes para colocar na massa.
  • Quanto mais madura estiver a banana, melhor o resultado e o sabor da massa.
  • Substitua o açúcar demerara pelo açúcar ou adoçante da sua preferência.
  • Substitua a farinha de trigo sarraceno por farinha de arroz integral.
  • Substitua a aveia em flocos por quinoa em flocos ou amaranto em flocos, para estas substituições você vai precisar usar mais 3 colheres de sopa de suco de tangerina para corrigir a textura.
  • Substitua a fécula de batata por polvilho doce.
  • Categoria: Bolos Recheados
  • Métodos: Liquidificador
  • Cozinha: Sem Glúten

Informações Nutricionais

  • Rendimento em Porções: 16
  • Calorias: 251
  • Açúcares: 19,1 gramas
  • Sódio: 2%
  • Gorduras Totais: 17%
  • Gorduras Saturadas: 7,8 gramas
  • Gorduras Insaturadas: 1,3 gramas
  • Gorduras Trans: 0%
  • Carboidratos: 12%
  • Fibras: 15%
  • Proteínas: 9%
  • Colesterol: 12%

Keywords: bolo de aniversário saudável, bolo sem glúten de aniversário

Bolo de aniversário saudável e nutritivo feito com massa de tangerina e com recheio e cobertura de musse de chocolate

COMO ASSAR O BOLO DE ANIVERSÁRIO SAUDÁVEL:

Antes de começar o bolo unte uma forma de 20 centímetros de diâmetro com um pouco de óleo e farinha de arroz. Eu usei uma forma de fundo removível, mas você pode forrar o fundo da forma com papel arroz untado.

É muito importante que o bolo entre no forno preaquecido à 180º C e como este é um bolo rápido de preparar assim que você untar a forma ligue o forno pra preaquece e só depois separe os ingredientes necessários para fazer o bolo de aniversário saudável.

Despeje a massa do bolo pronta na forma untada e polvilhada e leve para assar em forno preaquecido por aproximadamente 45 minutos.

Faça o teste do palito para garantir que ele está assado, se você espetar o palito e ele sair limpo está pronto, se não sair faça o teste novamente depois de 5 minutos.

Deixe esfriar por completo antes de retirar o bolo da forma. Este tempo que o bolo fica esfriando na forma ele ainda continua cozinhando no calor residual e isso garante a textura ideal.

Bolo de aniversário saudável e nutritivo feito com massa de tangerina e com recheio e cobertura de musse de chocolate

COMO CORTAR E RECHEAR O BOLO DE ANIVERSÁRIO SAUDÁVEL:

Para conseguir visualizar o processo de cortar e rechear o bolo minha sugestão é que você assista ao vídeo onde explico em detalhes o passo a passo, fica mais fácil ver do que ler 😉

Mas de qualquer maneira seguem os procedimentos:

  • Depois que o bolo esfriar por completo retire-o da forma e vire com o topo abaulado para cima.
  • Corte o topo para nivelar o bolo de aniversário saudável.
  • Divida a massa para formar 3 camadas, faça 2 marcações com a faca para servir de guia na hora do corte.
  • Coloque a mão sobre o bolo e com uma faca de pão ou de serra corte 1 camada virando o prato sempre que necessário. Repita o processo cortando a segunda camada.
  • Coloque a primeira camada (aquela que você cortou o topo do bolo) com a parte de dentro virada pra cima.
  • Divida o recheio em 2 partes, reserve metade do musse de chocolate para usar na cobertura do bolo e a outra metade divida em duas partes para usar como recheio para o bolo de aniversário saudável.
  • Adicione uma parte do recheio sobre a camada de bolo e depois coloque a segunda camada de bolo sobre o recheio. Pressione com a mão para ajustar a camada de bolo sobre o recheio.
  • Coloque a outra parte que sobrou do recheio sobre o bolo, espalhe e depois coloque a última parte do bolo com o lado que estava em contato com o fundo da forma virado pra cima.
  • Cubra o bolo com a metade do musse que estava reservada, espalhe na parte superior e também nas laterais utilizando uma espátula ou as costas da colher.
  • Depois de espalhar o musse de chocolate sobre o bolo pegue um garfo e decore fazendo semi círculos. Não existe uma regra exata, tente deixar o mais bonito que você conseguir 🙂

Receita de bolo de aniversário saudável, simples, nutritivo e com um delicioso musse de chocolate vegano no recheio e na cobertura!

PRECISA MOLHAR O BOLO DE ANIVERSÁRIO SAUDÁVEL?

Eu sei que muitas pessoas gostam de bolo bem molhadinho, eu particularmente não gosto quando tem umidade em excesso.

Este bolo de aniversário saudável já é úmido na medida certa, pois o musse de chocolate dá cremosidade e também umidade para a receita e por isso você não vai achar que este bolo é seco.

Porém, se você gostar de deixar o bolo bem úmido minha sugestão é que você faça uma calda de tangerina ou laranja.

Eu já ensinei uma receita deliciosa de calda de laranja aqui no blog, usei ela para regar uma receita de Panetone Trufado no Pote, mas ela serve muito bem pra molhar bolos e também sobremesas de travessa.

Calda de laranja para molhar bolos e sobremesas

OUTRAS DICAS PARA PERSONALIZAR SEU BOLO DE ANIVERSÁRIO SAUDÁVEL:

  • Você pode adicionar 1 colher de sopa de sementes de chia na massa do bolo no final junto com o fermento em pó, assim você adiciona mais nutrientes para a receita.
  • Você pode adicionar 1 colher de chá de raspas de tangerina ou laranja no musse de chocolate, assim o sabor cítrico fica mais intenso.
  • Você pode substituir o suco de tangerina por qualquer leite vegetal e adicionar ao musse 1 colher de sopa de café solúvel junto com 1/2 colher de sopa de canela em pó, assim você terá um bolo de aniversário saudável sabor Capuccino.
  • Quando você dividir a receita de musse de chocolate ao meio, você pode adicionar na metade que servirá como recheio 1/2 xícara de castanhas, nozes, amendoim ou qualquer oleaginosa da sua preferência. Assim você terá um bolo com mais contrastes de textura.

CONFIRA MAIS UMA SUGESTÃO DE BOLO DE ANIVERSÁRIO SAUDÁVEL:

Bolo de aniversário saudável com amendoim e castanha de caju sem glúten e sem lactose

Espero que você tenha gostado desta receita de aniversário saudável e se tiver dúvidas ou sugestões é só deixar um comentário abaixo.

Não esqueça de quando fizer esta receita em casa bater uma foto e postar nas redes sociais com a #amorpelacomida, eu vou adorar ver e curtir a sua criação.

Ah, e se você ainda não é inscrito no Amor Pela Comida no YouTube inscreva-se e fique sempre por dentro das novidades!

 

Gostou da receita? Comente usando o Facebook

comentários

Receitas por categorias:
Bolos,Tortas e Panquecas

Comentário para BOLO DE ANIVERSÁRIO SAUDÁVEL COM MUSSE DE CHOCOLATE

  • Olá, gostaria de saber se, ao invés de abóbora, essa pescoçuda, poderia ser feito o musse de chocolate vegano com moranga (aquela redonda da casca verde escura)?
    Obrigada!

    Avatar Débora 09/08/2017 15:14
  • Pode sim, eu conheço essa abóbora com a casca verde escura por Cabotiá, eu amo o sabor dela e ela é um pouco mais firme que essa abóbora de pescoço.
    Como ela é menos aguada a única diferença é que provavelmente você vai precisar cozinhar menos tempo no fogão para que ela fique no ponto ideal.
    Mas funciona muito bem 😉
    Beijos

    Avatar Chef Susan Martha 09/08/2017 19:20
  • Fiz o bolo e a mousse….e ficou maravilhoso, vou fazer pro aniversário da minha filha de 2 anos!!! Gostaria de saber se posso congelar a massa. Obrigada por compartilhar receitas tão saborosas e saudáveis, virei fã do seu trabalho!!! Deus abençoe!!

    Avatar Regiane Ferreira 08/06/2018 10:19
  • Oi Regiane, fico muito feliz que você aprovou a receita do bolo e da musse 🙂
    Você pode sim congelar a massa, acho que fica mais fácil até se você já fatiar, intercalar com plástico as fatias e depois enrolar bem no plástico filme. Eu ainda colocaria mais um saco plástico por fora para garantir que o bolo não vai ficar com “gosto de freezer”.
    Congele por no máximo 1 mês e para descongelar mantenha na geladeira até completo descongelamento.
    Beijos e obrigada pelo seu comentário!

    Avatar Chef Susan Martha 08/06/2018 12:48
  • Olá. Desculpe mas não entendi como fazer o suco da tangerina. Obrigada

    Avatar Vera Leite 20/11/2018 23:33
  • Basta espremer a tangerina com as mãos sobre uma peneira para evitar que os grãos caiam no suco 😉

    Avatar Chef Susan Martha 21/11/2018 15:53

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Menu Principal