BOLO DE CENOURA DA VOVÓ

1 mês atrás escrito por

Hoje é o Dia das Crianças e para comemorar esta data especial convidei minha sobrinha Sophie para fazer um vídeo comigo. Quando estávamos combinando a gravação do vídeo perguntei pra ela qual receita ela queria fazer e a resposta foi rápida: Bolo de Cenoura da Vovó!

A dona Isabel vó da Sophie (mãe da minha cunhada Ana) sempre faz o bolo de cenoura da vovó quando a Sophie fica lá na casa dela e por isso esta é uma receita com um apego emocional muito grande.

Esta é uma receita clássica, eu mesma tenho boas lembranças da minha Oma Ester fazendo esta receita pra mim. Como esta é uma receita tradicional fiz ela conforme a receita original usando farinha de trigo, mas não se preocupe que se você não pode comer glúten ou lactose eu já fiz a versão dela sem estes ingredientes.

Para ver a receita do Bolo de Cenoura da Vóvó na versão Sem Glúten e Sem Lactose clique aqui!

Bolo de Cenoura da Vovó feito no liquidificador com cobertura de chocolate cremosa

Como você pode ver pela foto quem confeitou este bolo de cenoura da Vovó foi a Sophie e por isso ficou um pouquinho lambuzado, mas isso não deixou ele menos gostoso 😉

Esta é uma receita simples, basta misturar os secos em uma bacia, bater os ingredientes molhados no liquidificador, misturar as duas partes e levar o bolo pra assar.

Como você pode ver na foto abaixo esta é uma receita que foi bastante consultada e por isso a folha do livro está bem suja. A receita original do bolo de cenoura da vovó leva uma outra cobertura, mas como queria que a Sophie decorasse com calma o bolo escolhi cobri-lo com ganache (chocolate derretido com creme de leite).

O SEGREDO PRO BOLO DE CENOURA DA VOVÓ NÃO FICAR ABATUMADO

Como você pode ver a receita original pede por 4 cenouras médias, mas na época que esta receita foi escrita as cenouras eram as da horta, menores e não tão graúdas quanto essas que encontramos hoje no mercado.

Talvez você já tenha passado pela mesma experiência que eu, testou a receita de bolo de cenoura da vovó e ele ficou parecendo um pudim.

Pois é, toda vez que você usa cenoura demais na massa ela adiciona muito umidade e acaba deixando o bolo abatumado.

Uma cenoura média do mercado mede aproximadamente 10 centímetros e não é muito grossa. Mas como nem sempre encontramos cenouras pequenas no mercado minha sugestão é para que você use sempre uma menor quantidade.

Se a cenoura que você encontrar no mercado tiver uns 15 centímetros use apenas 2 unidades, aproximadamente 2 xícaras de cenoura picada. No vídeo você consegue ver a diferenças dos tamanhos das cenouras e minha indicação de uso 😉

Bolo de Cenoura de liquidificador fácil com cobertura de chocolate cremosa. Receita clássica de Bolo de Chocolate da Vovó!

INGREDIENTES BOLO DE CENOURA DA VOVÓ

Ingredientes secos:

  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 2 xícaras de açúcar
  • 1 pitada de sal
  • 1  colher de sopa de fermento em pó

Ingredientes molhados:

  • 2 cenouras médias (aproximadamente 2 xícaras de cenouras picadas)
  • 3 ovos
  • 1/2 xícara de óleo

Cobertura cremosa:

  • 100 gramas de chocolate meio amargo
  • 100 gramas de creme de leite
  • Confeitos coloridos de açúcar (opcional)

Bolo de Cenoura da Vovó feito no liquidificador com cobertura de chocolate cremosa!

MODO DE PREPARO DO BOLO DE CENOURA DA VOVÓ

  • Em uma bacia misture todos os ingredientes secos.
  • No liquidificador processe os ingredientes molhados.
  • Adicione os ingredientes molhados processados sobre os ingredientes secos.
  • Misture até formar uma massa homogênea.
  • Transfira a massa para uma forma redonda com furo no meio, usei uma de 22 centímetros de diâmetro e 8 cm de altura, mas você também pode assar esse bolo de cenoura da vovó em uma forma média de 20 x 30 centímetros.
  • Leve para assar em forno preaquecido a 180º C por aproximadamente 45 minutos, se você assar em uma forma retangular ele assa mais rápido, aproximadamente 35 minutos.
  • Faça o teste do palito, quando ele sair limpo está pronto.
  • Deixe o bolo de cenoura da vovó esfriar para depois desenformar.
  • Para preparar a cobertura basta derreter o chocolate picado de 30 em 30 segundos no micro-ondas mexendo sempre para não queimar.
  • Depois que o chocolate derreter acrescente o creme de leite e mexa bem.
  • Desenforme o bolo passando a faca nas laterais e também no centro.
  • Vire o bolo de cenoura da vovó em um prato e decore com a cobertura de chocolate. Se quiser deixar mais atraente para as crianças salpique um pouco de confeitos de açúcar coloridos por cima.

Bolo de cenoura da vovó com cobertura de chocolate cremosa. Bolo de cenoura fofinho de liquidificador

Este bolo de cenoura da vovó é realmente um clássica da infância, não sei se na sua casa a receita é igual a esta, mas acredito que seja bem semelhante.

Tenho certeza que cada vovó tem o seu toque de amor especial para deixar tudo mais saboroso e que com certeza a receita da sua vó é a melhor de todas, mas sempre vale testar uma nova receita para construir novas memórias 😉

Este bolo fica fofinho e é perfeito para o café da tarde. Se quiser você nem precisa fazer a cobertura, o bolo puro já fica muito gostoso.

Bolo de cenoura de liquidificador fácil com cobertura de chocolate cremoso. Bolo de Cenoura da Vovó!

Como eu amo bolo de cenoura aqui no blog você encontra várias receitas, espero que alguma delas conquiste seu coração 🙂

CONFIRA RECEITAS DE BOLO DE CENOURA SEM GLÚTEN E SEM LACTOSE

Receita Bolo de Cenoura com cobertura de Chocolate fofinho sem glúten e sem lactose da vovó | www.amorpelacomida.com.br

Receita de Bolo de Cenoura Americano, sem glúen, sem lactose e com muitos benefícios para sua saúde!

 

Espero que você tenha gostado desta receita de bolo de cenoura da vovó e se tiver dúvidas ou sugestões é só deixar um comentário abaixo. Não esqueça de quando fizer esta receita em casa bater uma foto e postar nas redes sociais com a #amorpelacomida, eu vou adorar ver e curtir a sua criação.

Ah, e se você ainda não é inscrito no Amor Pela Comida no YouTube inscreva-se e fique sempre por dentro das novidades!

Gostou da receita? Comente usando o Facebook

comentários

Receitas por categorias:
Bolos,Tortas e Panquecas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Menu Principal