Eu amo receitas práticas de bolo, por isso que a maioria das receitas de bolo aqui do blog são feitas no liquidificador. Adoro fazer bolo de banana porque aqui em casa é a fruta que nunca falta, mas pra variar o sabor resolvi testar uma receita que a minha amiga Maísa do Vix Saudável fez e me disse que tinha ficado o melhor bolo de maçã que ela já comeu.
Como eu dificilmente consigo seguir uma receita sem mudar nada, eu acabei mudando um pouco os ingredientes e as proporções, mas mesmo com as trocas o resultado foi o mesmo: este é o bolo de maçã mais delicioso que eu já fiz!
Ele fica molhadinho, docinho e com um sabor delicioso de maçã com canela. Além do sabor ser maravilhoso ele faz bem pra sua saúde e ainda pode ser servido geladinho, o que é perfeito para os dias mais quentes ou se preferir você pode comê-lo quentinho para confortar o estômago nos dias mais frios.
INGREDIENTES:
- 3 ovos
- 1/3 xícara de óleo da sua preferência (usei óleo de girassol)
- 2 maçãs fuji grandes sem casca picadas
- 1/2 xícara de açúcar mascavo ou demerara
- 1 colher de chá de canela (opcional, troque por pimenta síria, baunilha ou pitada de noz moscada)
- Pitada de sal
- 1 xícara de aveia em flocos sem glúten (use a aveia tradicional caso não seja alérgico ou substitua por quinoa em flocos)
- 1/2 xícara de amaranto em flocos (substitua por aveia em flocos ou quinoa em flocos)
- 1/4 xícara de pepitas de girassol (opcional, substitua por castanhas, amendoim, macadâmia, etc)
- 1/4 xícara de passas polvilhadas com 1 colher de chá de farinha de arroz (opcional)
- 1 colher de sobremesa de fermento em pó
MODO DE PREPARO:
Esta é uma receita muito rápida e fácil, feita inteiramente no liquidificador, então antes de mais nada preaqueça o forno à 180º C e unte uma forma com um pouco de óleo e polvilhe um pouco de farinha.
Para facilitar seu entendimento eu dividi a receita em três etapas:
Primeiro:
- Bata os ovos, o óleo, as maçãs, o açúcar mascavo e aromatize com canela e uma pitada de sal.
Segundo:
- Adicione a aveia e o amaranto e bata até que se misturem à massa.
Terceiro:
- Finalize misturando com uma espátula as pepitas de girassol, as passas e o fermento em pó.
Leve para assar por aproximadamente 30 minutos em forno preaquecido à 180º C ou até que você espete o palito e ele saia limpo. Como esta é uma receita mais úmida pode ser que o palito não sai completamente sequinho, mas se o bolo estiver douradinho e sua casa estiver cheirando a bolo está pronto.
É muito importante esperar o bolo esfriar por completo para retirá-lo da forma, enquanto ele esfria ele ainda termina de cozinhar no calor residual.
DICAS:
- Para esta receita eu usei duas maçãs fuji bem graúdas, eu gosto da maçã fuji porque ela é mais suculenta, mas você pode usar a maçã que tiver em casa. Se a maçã que você tiver em casa não for muito grande use até 3 unidades médias.
- A textura da massa deste bolo de maçã é um pouco mais grossa por causa da grande quantidade de fibras na receita, mas não se preocupe que mesmo assim esta receita fica extremamente macia.
- Este bolo é bem úmido, portanto ele dura no máximo 3 dias fora da geladeira. Mantenha sob refrigeração em um pote hermético por até 5 dias.
- Se quiser comer este bolo quentinho basta colocar alguns segundos no micro-ondas.
- A aveia é naturalmente sem glúten, mas como é manuseada em fábricas que trabalham com outros produtos com glúten ela acaba sendo contaminada. Se você não tiver nenhum problema com o glúten use a aveia tradicional que é mais facilmente encontrada nos mercados ou vendida à granel pois é mais barata. Se você for celíaco compre a aveia no setor de alimentos sem glúten em bons supermercados ou online em lojas de produtos naturais.
- Você pode fazer esta receita apenas com aveia, para isso troque 1/2 xícara de amaranto por 1/2 xícara de aveia, totalizando 1 1/2 xícara de aveia na receita. Mas o amaranto é muito benéfico para sua saúde, ele é um alimento funcional naturalmente sem glúten, que ajuda a reduzir a pressão arterial, colesterol e a resistência à insulina. Além disso é rico em proteína (14%) e aminoácidos, assim apresenta uma combinação de benefícios semelhante como a do tradicional arroz com feijão.
- Se quiser testar a receita da minha amiga Maísa do blog Vix Saudável clique aqui!
Espero que você tenha gostado desta receita e se tiver dúvidas ou sugestões é só deixar um comentário abaixo. Não esqueça de quando fizer esta receita em casa bater uma foto e postar nas redes sociais com a #amorpelacomida, eu vou adorar ver e curtir a sua criação.
Ah, e se você ainda não é inscrito no Amor Pela Comida no YouTube inscreva-se e fique sempre por dentro das novidades ?