Avatar

COMO FAZER FEIJÃO DE MANEIRA SAUDÁVEL E NUTRITIVA

3 anos atrás escrito por

Muitas pessoas tem medo de fazer feijão em casa pois acham que existe muito mistério envolvendo esta preparação. Na verdade existe um passo a passo a ser seguido, mas ele não é difícil.

Esta versão é feita com feijão vermelho, mas você pode usar o feijão que preferir. Esta opção também é sem carnes defumadas e enriquecida com aveia e óleo de coco, deixando ainda mais saudável e nutritiva.

feijão vermelho - amorpelacomida

 

INGREDIENTES:

  • 1 kg de feijão vermelho ou o feijão da sua preferência
  • 3 colheres de sopa de óleo de coco ou a gordura da sua preferência
  • 1/2 cabeça de alho picadinho
  • 2 cebolas médias picadas
  • Pimenta, cominho em pó, sal, chimichurri e tempero verde a gosto
  • 1 xícara de aveia em flocos médios ou a aveia que você tiver em casa (use sem glúten caso seja intolerante)

MODO DE PREPARO

DEMOLHAGEM:

  • Para cozinhar o feijão é importante você deixar ele de molho de um dia pro outro coberto com água em uma bacia grande, com aproximadamente 2 colheres de sopa de vinagre de maçã ou qualquer outro elemento ácido como o limão.
  • Este processo elimina as substâncias indesejadas da semente (fitatos/anti-nutricionais) que causam má digestão, gases e outros desconfortos na hora da digestão. Portanto não pule esta etapa.
  • Deixe de 8-6 horas tampado e refrigerado. Lembre que o feijão vai hidratar e aumentar de volume, então cubra com pelo menos o dobro de água do volume da semente.
  • O ideal é trocar a água pelo menos 1 vez na demolhagem.  Dispense a primeira água e cubra com água fresca, mais um pouco de vinagre e volte para geladeira até a hora de cozinhar. Calcule 1 colher de chá de ácido pra cada litro de água.

feijão vermelho - amor pela comida

 

PRÉ-COZIMENTO:

  • Dispense a água da demolhagem e lave bem as sementes sob água corrente.
  • Coloque em uma panela de pressão e cubra com água fresca.
  • Deixe cozinhar até começar a ferver. Cubra apenas com a tampa, não precisa pegar pressão agora.

 

  • Você vai perceber uma espuma se formando sobre a água, todos estes gases e substâncias indesejadas poderiam estar atrapalhando a sua digestão e absorção dos nutrientes, mas desta maneira você evita que o façam mal.
  • Quando formar uma espuma densa desligue o fogo e escorra o feijão, lavando-o sob água corrente.

COZIMENTO:

  • Depois de retirar a primeira água do cozimento cubra com aproximadamente 3 dedos de água fresca além do volume do feijão.
  • Tempere com um pouco de sal, pimenta e cominho em pó. Eu costumo colocar pouco sal no feijão para evitar a hipertensão e capricho nos demais temperos, mas lembre que você pode temperar como mais gostar.
  • Tampe a panela e deixe cozinhar até que atinja a pressão. Depois que atingir conte de 10-15 minutos e desligue. Caso o feijão seja de grão menor você pode cozinhar apenas 5 minutos e verificar. Tudo vai depender se você gosta dele mais mole ou mais firme e também quanto tempo ele ficou de molho, quanto mais tempo de molho mais rápido ele cozinha.
  • Para acelerar o processo de retirar a pressão da panela eu uso um garfo apoiado sobre a panela. Cuidado para não se queimar, o vapor é muito quente! Quando não houver mais vapor saindo e a panela já estiver sem pressão abra e verifique a integridade dos grãos.

panela pressão

 

TEMPERANDO O FEIJÃO:

  • Em uma panela derreta o óleo de coco e adicione o alho. Quando o alho começar a ficar amarelinho como na foto abaixo adicione a cebola.

alho amor pela comida

 

  • Adicione a cebola e deixe-a murchar mexendo esporadicamente para não queimar.

alho e cebola amor pela comida

 

  • Para ativar os temperos e fazer com que eles exalem ainda mais sabor é importante ativá-los fritando-os juntamente com a cebola e o alho.
  • Use os temperos secos que preferir.

como temperar feijão de maneira saudável e deliciosa - amor pela comida

 

  • Mexa esporadicamente até que a cebola e o alho já estejam bem murchos, depois adicione a aveia e mexa bem.

Engrosse feijão com aveia - amor pela comida

 

  • Deixe a aveia incorporar à cebola e o alho e absorver os temperos. Coloque um pouco de sal nesta etapa e mexa bem por aproximadamente 3 minutos ou até que fique como na foto abaixo.

tempero feijão - amor pela comuda

 

  • Agora é só adicionar este tempero com aveia dentro do caldo do feijão, mexer, ligar o fogo e esperar o caldo engrossar. Isto vai demorar em média uns 10 ou 15 minutos.

feijão vermelho cozido - amor pela comida

 

  • Corrija o sal, temperos e verifique a textura do feijão.
  • Sirva acompanhado de arroz integral e salada verde.

Aprenda a cozinhar feijao de maneira saudável e muito nutritiva

 

DICAS:

  • Faça sempre uma quantidade maior de feijão para sobrar e congelar, é muito prático preparar uma refeição quando você já tem o feijão pronto.
  • Se você não quiser usar aveia para engrossar você pode pegar de 2-3 conchas de grãos e bater no liquidificador até formar um creme. Depois é só voltar pra panela e seu feijão ficará com o caldo mais encorpado.
  • Chimichurri é um tempero que encontramos facilmente nos supermercados, é uma combinação de diversas ervas secas com cebola, alho e pimenta. Escolha uma marca que não contenha sal e nem glutamato monossódico nos ingredientes.
  • Para fazer uma salada com feijões ou até mesmo um chilli con carne faça o pré-cozimento e depois cozinhe por apenas 5 minutos na pressão. Verifique sempre a textura, é importante que não fique muito mole pra não se desmanchar.
  • A dica de retirar a primeira água do cozimento foi uma dica da minha oma Esther, que mesmo sem conhecimento literário aprendeu que desta maneira o feijão ficava mais digesto. A primeira vez que vi a espuma levantando não acreditei que podia sair tanto, agora faço sempre assim e não tenho mais gases.

Espero que você tenha gostado desta receita e se tiver dúvidas ou sugestões é só deixar um comentário abaixo. Não esqueça de quando fizer esta receita em casa bater uma foto e postar nas redes sociais com a #amorpelacomida, eu vou adorar ver e curtir a sua criação.

Ah, e se você ainda não é inscrito no Amor Pela Comida no YouTube inscreva-se e fique sempre por dentro das novidades 😉

Gostou da receita? Comente usando o Facebook

comentários

Receitas por categorias:
Dia a Dia · Receitas Veganas · Vegano · Vegetariano

Comentário para COMO FAZER FEIJÃO DE MANEIRA SAUDÁVEL E NUTRITIVA

  • Olá…trocando a água do molho e a primeira água da fervura o feijão não perde nutrientes??

    Avatar Ondina 15/04/2016 23:11
  • Olá Ondina, para entender melhor sobre o processo de demolhagem você pode clicar aqui! Segundo minha amiga Rafaela, nutricionista (confira o blog dela aqui) quando descartamos a primeira água da cocção não perdemos nutrientes. Quando acrescentamos a aveia ele é enriquecido com os nutrientes da aveia e para deixar ainda mais nutritivo você pode adicionar vegetais como abóbora, batata doce ou batata baroa. Lembre-se que é muito importante deixar ele de molho pra você conseguir absorver de fato os nutrientes 😉 Espero que eu possa ter ajudado 🙂

    Avatar Chef Susan Martha 18/04/2016 13:02
  • Hummmm, gostei da ideia de adicionar aveia! Deve aumentar a cremosidade!

    Avatar Bruna 28/04/2016 12:33
  • Fica mais cremoso o caldo, mais nutritivo e o sabor não muda em nada! 🙂
    Fico feliz que tenha gostado da dica 😉
    Beijos

    Avatar Chef Susan Martha 29/04/2016 22:58
  • Hummmmm deve ficar delicioso!

    Avatar VanildA Marques Motta 16/05/2016 14:35
  • Fica mesmo delicioso Vanilda 😉
    Faça em casa e depois me conte o que achou :*

    Avatar Chef Susan Martha 16/05/2016 14:55
  • Uaauuu!! Salivei com esses temperinhos. Mandou bem demais, Susan!
    Uma dúvida: posso congelar o feijão já temperado ou é melhor sem os temperos?

    Grata

    Avatar Priscilla 18/03/2017 03:00
  • Oi Priscilla, você pode congelar o feijão depois de pronto e temperado. Espere ele esfriar e armazene em potes adequados para congelar. Se você quiser você pode congelar os grãos sem o caldo e sem tempero pra fazer alguma receita com eles depois, aqui no blog eu já ensinei um Brownie e um Biscoito que levam feijão na massa.

    Estes são os links:

    https://www.amorpelacomida.com.br/brownie-fit-sem-farinha-sem-gluten-e-sem-lactose/

    https://www.amorpelacomida.com.br/biscoito-doce-facil/

    Nas receitas usei feijão branco, mas qualquer variedade de feijão funciona 😉

    Beijinhos e até a próxima!

    Avatar Chef Susan Martha 19/03/2017 13:31

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Menu Principal