BATATA RÚSTICA CROCANTE POR FORA E MACIA POR DENTRO

9 meses atrás escrito por

Eu amo batata de todas as formas e de uns tempos pra cá a batata rústica ganhou destaque em restaurantes e redes de fast food. Claro que quando a batata é frita naquele óleo saturado onde é frito mais um monte de coisa a preparação vira uma péssima opção pra saúde.

Como eu sei que comer batata frita não é a melhor opção na reeducação alimentar eu gosto de trocar pela batata rústica assada no forno. E eu juro, fica tão boa quanto ou até melhor que a versão frita por imersão na gordura.

Receita da melhor batata rústica de todos os tempos! Super crocante por fora e macia por dentro :)

MEU AMOR PELA BATATA RÚSTICA

Eu já faço essa receita de batata rústica assada no forno a muito tempo, acho que foi em 2014 ou 2015 quando assisti a Bela Gil dando a dica de usar fubá nas batatas para dar uma crocância extra.

Mas toda vez que eu uso fubá nas receitas tem sempre alguém pra dizer que o fubá é transgênico e tudo mais. Eu realmente concordo que a plantação de milho leva muito agrotóxico, mas continuo comendo esporadicamente, e claro, não faço do milho a base da minha alimentação.

Essa semana recebi da Teff Brasil (@teffbrasil no Instagram ou confira o site deles aqui!) os flocos de Teff, e pra mim foi uma super novidade, nunca tinha visto flocos de Teff pra vender. Quando abri a embalagem logo percebi que os flocos de Teff seriam uma ótima opção para substituir a farinha de milho na receita da batata rústica.

Decidi testar a receita e compartilhei lá pelo Stories do Instagram e todo mundo ficou doido pra saber como eu tinha feito a batata rústica, então logo pensei que seria uma boa dica pra compartilhar por aqui. Se você ainda não me segue no Instagram lá eu sou @amorpelacomida 😉

Receita de batata rústica com casquinha crocante por fora e macia por dentro, é assada no forno com flocos de Teff

MAS O QUE É TEFF AFINAL?

Se você está se perguntando até agora o que é esse bendito Teff saiba que você não é o único. Muitas amigas que costumam cozinhar não conhecem e nem nunca ouviram falar sobre o Teff.

O Teff é originário da Etiópia e é parte da cultura gastronômica local. A receita mais tradicional com farinha de Teff é um pão achatado conhecido como Injera.

O Teff é tão importante na Etiópia que o governo baniu a exportação a fim de que ele continue acessível aos habitantes do país, por isso a maioria do Teff é plantado nos EUA, Holanda, Austrália e Índia.

O Teff é considerado um supergrão por trazer inúmeros benefícios à saúde. Ele é rico em proteínas, cálcio, ferro, cobre, bário, fósforo e tiamina. Além disso ele não contém glúten e pode ser consumido por celíacos.

O corredor e medalhista de ouro Haile Gebrselassie disse que o Teff é o grande segredo dos corredores de longa distância da Etiópia e realmente os corredores Etíopes sempre despontam nas maratonas.

Eu recebi da Teff Brasil os flocos de Teff e também a farinha de Teff, eles importam os flocos de Teff da Itália e a farinha de Teff da África do Sul.  Aqui no Sul a Linea Verde é a empresa que importa e distribuiu o Teff com a marca Sabor Verde, você pode comprar em lojas de produtos naturais ou também online.

Como esta é uma farinha nova no mercado talvez você ainda não encontre ela pra vender na sua cidade, mas vale a pena pedir por Teff nas lojas e assim estimular os comerciantes a comprar a farinha.

Flocos de Teff da Teff Brasil

Eu mesma só conhecia a farinha de Teff, nem sabia que existiam flocos de Teff pra vender, então eu também vou começar a pedir nas lojas de produtos naturais que mais frequento pra eles comprarem.

Os flocos de Teff são bem diferentes dos flocos de Quinoa, Amaranto e Aveia, destes três flocos acho que ele se assemelha mais aos flocos de Amaranto, mas o Teff possui um floco ainda menor.

Você sabia que o Teff é o menor cereal do mundo? Por isso os flocos são tão pequenos! O flocos de Teff são feitos por meio dos grãos de teff inteiros, que depois de prensados adquirem um formato achatado.

Em termos de absorção de água ele absorve aproximadamente 1,5 vezes seu volume em água. Saber como as farinhas absorvem a água e como se comportam nas receitas é fundamental para que você acerte sempre as preparações.

Se você quer se tornar um especialista em farinhas sem glúten fica aqui a sugestão para você conferir o meu curso online “Dominando as Farinhas Sem Glúten“, neste curso eu explico tudo sobre 23 tipos de farinhas sem glúten e como substituir a farinha de trigo das receitas tradicionais. Para conferir mais informações clique aqui!

Flocos de Teff

COMO DEIXAR A BATATA RÚSTICA CROCANTE POR FORA E MACIA POR DENTRO?

Todas as batatas rústicas deveriam ser assim né, casquinha crocante e meio macio, mas eu já comi algumas bem sem graça e meio molengas.

Pra começar posso afirmar que a escolha do tipo da batata faz bastante diferença nesta receita. Eu usei a batata rosa, também conhecida como batata rosada ou asterix, que contém mais amido em sua composição e menos água, ou seja, permite uma crocância extra para a batata rústica.

Eu tive o privilégio de usar a batata rosa que minha mãe plantou na horta dela, ou seja, perfeita! Eu apenas lavei a casca com uma escovinha e piquei em fatias não tão finas e nem tão perfeitas, afinal é batata rústica 😉

Receita de batata rústica caseira feita no forno

A batata rosa costuma ser um pouquinho mais cara que a batata inglesa (batata ágata) e você pode identificar ela pela cor da casca (rosada). A casca dela é mais grossa que a batata inglesa, e a espessura da casca também ajuda no croc-croc final da receita.

Se você não encontrar a batata rosa saiba que você também pode fazer batata rústica com a batata inglesa, batata-doce, mandioquinha, batata baraka (marrozinha, normalmente bem suja de terra), enfim, use o tubérculo da sua preferência, mas lembre-se que cada ingrediente proporcionará uma variação no resultado final da receita.

Fora a batata rosa que usei nesta receita também costumo fazer batata rústica com a batata-doce, mas eu ainda prefiro a batata rosa porque ela lembra mais aquela batata rústica que você encontra nos restaurantes.

Receita da melhor batata rústica de todos os tempos! Super crocante por fora e macia por dentro :)

MAS QUAL É O GRANDE SEGREDO PARA DEIXAR A BATATA RÚSTICA CROCANTE?

Os Flocos de Teff! São os flocos de Teff que vão ajudar a batata rústica a ganhar uma crocância extra que é simplesmente perfeita! Eu amo alimentos crocantes porque eles remetem aos alimentos da infância e por isso trazem uma carga extra de felicidade 🙂

Mas e a farinha de milho não faz a mesma coisa? Não exatamente, porque com Teff fica mais crocante e claro, infinitamente mais saudável. Você sabia que o Teff tem mais cálcio que o leite de vaca? Além disso é low carb (baixo carboidrato).

Além dos flocos de Teff é muito importante não lotar a forma de batatas, use a maior forma que tiver em casa, eu usei uma de 30 x 40 cm forrada com um tapete de silicone. Se não tiver um tapete de silicone use forre a forma com papel manteiga e unte com óleo.

Se você não forrar com papel manteiga untado a casquinha da batata rústica vai ficar agarrada na forma, ou seja, mais trabalho pra limpar e a melhor parte da batata vai ficar grudada na forma.

Você não deve sobrepor as batatas porque se não elas não tem espaço pra “respirar”, respirar é modo de dizer né, mas o que acontece quando as batatas estão assando é que a água da batata evapora.

Se você lotar a forma de batatas esse vapor liberado na cocção vai atrapalhar o processo de deixar a batata rústica crocante, ou seja, vai demorar bem mais para que você consiga acerta o ponto ideal (crocante por fora e macia por dentro).

Receita de batata rústica crocante por fora emacia por dentro assada no forno com flocos de Teff

Imprimir
Receita de batata rústica assada no forno com flocos de teff. É crocante por fora e macia por dentro!

BATATA RÚSTICA CROCANTE


  • Autora: Chef Susan Martha
  • Tempo de preparo: 15 minutos
  • Tempo de cozimento: 50 minutos
  • Tempo Total: -51342632.6 minute
  • Rendimento: 6 porções

Descrição

Melhor que muita batata frita que você já comeu por aí, casquinha super crocante por fora, macia por dentro e com um sabor delicioso!


Ingredientes

  • Entre 4 e 6 batatas rosa/rosada/asterix médias cortadas no formato “canoa”
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 3 colheres de sopa de Flocos de Teff da Sabor Verde
  • Sal a gosto
  • 1/2 colher de chá de páprica picante (opcional)
  • 1/2 colher de chá de cúrcuma (opcional)
  • Alecrim a gosto (opcional)

Modo de Preparo

  1. Preaqueça o forno a 230º C, separe a forma de 30 x 40 cm forrada com um tapete de silicone ou papel manteiga untado. Atenção, se você estiver usando o tapete de silicone confira se ele aguenta esta temperatura, o que eu tenho em casa 230º C é o máximo que posso utilizá-lo.
  2. Lave bem as batatas com uma escovinha e mantenha a casca, você pode descascar as batatas se preferir, mas aí perde um pouco da rusticidade.
  3. Corte a batata ao meio e depois corte a metade em mais 3 ou 4 parte, vai depender muito do tamanho da batata que você estiver usando, mas deixe os pedaços mais ou menos do tamanho de 1 dedo de grossura.
  4. Coloque as batatas em uma bacia e adicione o azeite de oliva. Mexa bem para cobrir as batatas com o azeite.
  5. Depois é só temperar com sal, páprica, cúrcuma, alecrim e polvilhar os flocos de Teff por cima.
  6. Mexa tudo novamente e se você achar que as batatas ainda não estão bem cobertas de Teff é só salpicar mais um pouco. Quanto mais os flocos de Teff grudarem na batata mais crocantes elas ficarão.
  7. Depois é só colocar as batatas na forma cuidando para não sobrepor as fatias e não encher demais a forma.
  8. Leve para assar em forno aquecido 230º C por 30 minutos.
  9. Após 30 minutos retire do forno e mexa as batatas com o auxílio de uma espátula.
  10. Volte ao forno por mais 20 ou 30 minutos ou até que fiquem crocantes.
  11. Sirva imediatamente, assim como qualquer batata depois de frias elas não tem a mesma graça.

Notas

  • Confira o vídeo para aprender a cortar as batatas no formato “canoa”.
  • O azeite de oliva pode ser substituído por qualquer óleo.
  • Não exagere na quantidade de alecrim porque em excesso pode amargar a batata.

Receita de batata rústica crocante por fora e macia por dentro feita no forno

Quanto mais os flocos de Teff grudarem na batata mais crocantes elas ficarão.

Receita de batata rústica com flocos de teff assada no forno, crocante por fora e macia por dentro!

Sirva imediatamente, assim como qualquer batata depois de frias elas não tem a mesma graça.

Receita de Batata frita assada no forno

OBSERVAÇÕES FINAIS SOBRE A BATATA RÚSTICA

  • É normal que as batatas encolham no forno, como mencionei antes enquanto assam elas liberam vapor e com isso diminuem de tamanho.
  • Se você estiver usando outro tipo de tubérculo o tempo de forno pode variar, quanto mais umidade o vegetal possuir, mais tempo vai demorar pra ficar crocante.
  • Se você cortar as fatias mais finas o tempo de forno diminui, mas eu acho que muito finas não são tão gostosas, porque pra mim a parte macia de dentro também é essencial na batata rústica.
  • Se você quiser usar manteiga derretida no lugar do azeite também fica muito saboroso.
  • Se o seu forno for mais fraco ou não tão bem regulado o tempo de forno pode aumentar. É importante manter as batatas no forno até ficarem crocantes.
  • Você pode servir como acompanhamento da sua refeição ou como petisco acompanhado de um bom drink 😉

Receita da melhor batata rústica de todos os tempos! Super crocante por fora e macia por dentro :)

CONFIRA OUTRAS OPÇÕES DE PETISCOS SAUDÁVEIS

Receita de Petisco Low Carb fácil e saboroso

Receita de Chips de Coco caseiro super crocante e simples de preparar!

Espero que você tenha gostado desta receita de Batata Rústica e se tiver dúvidas ou sugestões é só deixar um comentário abaixo. Quando você fizer esta receita em casa você pode bater uma foto e me enviar pelo Facebook ou pelo Instragram no @amorpelacomida pra que a gente possa conversar sobre a sua criação!

Para aprender a dominar as Farinhas Sem Glúten e aprender como substituir a farinha de trigo das receitas clique aqui!

Ah, e se você ainda não é inscrito no Amor Pela Comida no YouTube inscreva-se e fique sempre por dentro das novidades!

 

Gostou da receita? Comente usando o Facebook

comentários

Receitas por categorias:
Dia a Dia · Receitas Veganas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Menu Principal