CHIPS DE COCO SUPER CROCANTE

1 ano atrás escrito por

Eu amo a versatilidade do Coco e aqui no blog você pode conferir receitas de como fazer leite, farinha, manteiga, usar ralado em bolos, fazer biscoitos e muito mais. Mas hoje eu vim aqui pra compartilhar com você minha nova paixão: Chips de Coco!

Desde que eu provei o chips de coco industrializado eu me apaixonei. Mas para baratear o custo decidi testar fazer em casa pra ver se ficava tão bom quanto o comprado. O resultado não podia ser melhor, por ser mais fininho eu achei que ficou ainda mais gostoso que a versão comprada.

Receita de Chips de Coco caseiro super crocante e simples de preparar!

COMO FAZER CHIPS DE COCO

Eu não vou te enganar dizendo que não dá trabalho, pois dá, você precisa abrir o coco, fatiar os pedaços, levar ao forno e ficar cuidando para que o chips de coco asse com perfeição. Apesar de um pouco trabalhoso eu juro que vale muito a pena!

Se você não sabe como abrir o coco eu já ensinei aqui no blog um método infalível pra que seja o mais fácil possível soltar a polpa da casca, para conferir o passo a passo detalhado é só clicar aqui! Foi usando este método que abri o coco para esta receita.

Depois que você já tem a polpa do coco é só utilizar um descascador de legumes para fatiar o coco. Usando o descascador você consegue pedaços bem fininhos, que desidratam mais rápido no forno e ficam crocantes na medida certa.

Como fazer chips de coco caseiro

Se você tiver um mandolim que corte bem fininho também funciona, mas como o coco é mais duro e você não consegue usar a proteção para os dedos, eu acho mais seguro com o descascador de legumes.

Não aconselho usar a faca para cortar as fatias do chips de coco, pois você vai demorar muito mais e provavelmente as as fatias vão ficar irregulares. Fatias mais grossas demoram mais tempo para desidratar no forno e quanto mais finas as fatias a sensação de mastigá-las é mais gostosa.

Receita Paleo Lowcarb de Chips de Coco muito crocante e nutritivo. Aprenda como preparar a versão doce e a versão salgada!

DICAS PARA QUE O CHIPS DE COCO FIQUE CROCANTE POR IGUAL

Bom como eu falei anteriormente a espessura da fatia do chips de coco interfere na crocância e na sensação de mastigar os pedaços. Mas outros fatores determinantes para que os chips de coco fiquem crocantes são o tempo que você deixou as fatias no forno e quanto você encheu a forma.

Para esta receita usei as lâminas provenientes da polpa de 1 coco seco e dividi as fatias em duas formas de 30 x 40 centímetros. Se você não tiver formas grandes como as minhas você deve usar uma menor quantidade de coco.

Se você lotar demais a forma com as fatias de chips de coco você vai demorar mais tempo até conseguir que todas fiquem crocantes e a chance de algumas queimarem e outras não ficarem crocantes é grande.

Quando a forma está muito cheia o vapor que é liberado pelas fatias durante o processo de desidratação acaba interferindo no processo de deixar o chips de coco crocante por igual. Provavelmente você vai conseguir algumas fatias mais crocantes, mas algumas vão ficar moles.

As fatias que não secaram de forma adequada dentro do forno ainda possuem umidade em sua composição e é essa umidade que faz com que o coco estrague muito rápido, principalmente se você morar em uma cidade muito quente. Pra mim não existe nada mais desagradável que morder um pedaço de coco rançoso.

Como fazer chips de coco caseiro dieta paleo lowcarb

TEMPO E TEMPERATURA PARA ASSAR O CHIPS DE COCO

Quando testei o chip de coco a primeira vez usei o forno elétrico, prefiro usar o forno elétrico porque ele mantém a temperatura sem oscilações. Regulei para uma temperatura baixa (130º) e deixei por aproximadamente 1 hora e 15 minutos mexendo esporadicamente. Ficou ótimo, super crocante!

Contei sobre a experiência pra minha amiga Áurea e ela me disse que tinha feito no forno à gás e o mínimo do forno dela era 160º C. Aí resolvi testar na temperatura de 150º C do meu forno elétrico pra ver se ficava mais rápido, e ficou, em aproximadamente 1 hora já estava pronto. O chips de coco ficou crocante, mas não achei tão bom o resultado quanto o da primeira vez em uma temperatura mais baixa.

Foi então que percebi que no meu forno à gás a temperatura mínima era de 180º C e fiquei imaginando que muitas pessoas teriam problemas para executar a receita e deixar o chips de coco bem crocante.

Mas pra quase tudo na cozinha existe solução, nada como um bom truque para resolver este problema. Foi então que testei a receita no forno à gás e pra isso segui as seguintes etapas:

  1. Preaqueci o forno por 20 minutos a 180º C antes de colocar o coco dentro.
  2. Coloquei as duas formas e deixei o forno com a chama ligada por 15 minutos.
  3. Depois de 15 minutos desliguei o forno e deixei o chips de coco  dentro por 15 minutos sem abrir a porta do forno.
  4. Passados 30 minutos desde que coloquei o chips de coco para assar, abri a porta do forno para mexer as fatias, é importante misturar as fatias para elas assarem por igual.
  5. Fechei o forno e liguei a chama por mais 15 minutos.
  6. Depois de 15 minutos com o fogo ligado desliguei a chama e deixei as fatias por mais 15 minutos dentro do forno desligado.
  7. Com 1 hora de forno as fatias já estavam crocantes, dei mais uma mexida e deixei que esfriassem dentro do forno por mais algum tempo.

Receita Chips de Coco doce e salgado muito crocante e simples de preparar

COMO ARMAZENAR O CHIPS DE COCO

Quando o chips de coco estiver completamente frio, guarde em um vidro hermético, eu costumo reciclar vidros de conserva para guardar outros alimentos, eles fecham bem e não permitem que o ar entre e amoleça o chips de coco.

Se você não tiver um vidro que feche bem você pode colocar um pedaço de plástico na tampa pra evitar que o ar entre no recipiente.

Quanto mais fechado e protegido do ar e da umidade, mais tempo o chips de coco vai manter a integridade e permanecer crocante.

Ah, mantenha sempre fora da geladeira, em temperatura ambiente.

Chips de coco salgado super crocante, é uma receita fácil e com poucos ingredientes

Imprimir

CHIPS DE COCO SUPER CROCANTE


  • Autora: Chef Susan Martha
  • Tempo de preparo: 25 minutos
  • Tempo de cozimento: 60 minutos
  • Tempo Total: -51243290.466667 minute
  • Rendimento: 8 porções

Descrição

Petisco crocante, nutritivo e que mata sua fome. Escolha sua versão preferida, tanto doce quanto salgado é uma delícia!


Ingredientes

INGREDIENTES PARA O PREPARO DO CHIP DE COCO DOCE

  • 1/2 coco seco (polpa fresca, aprenda escolher, abrir e retirar a polpa aqui)
  • Aproximadamente 2 colheres de sopa de açúcar mascavo (opcional – use qualquer açúcar ou adoçante)
  • Pitada de sal (opcional)

INGREDIENTES PARA O PREPARO DO CHIP DE COCO SALGADO

  • 1/2 coco seco (polpa fresca, aprenda escolher, abrir e retirar a polpa aqui)
  • Aproximadamente 2 colheres de chá de cebola em pó (opcional)
  • Aproximadamente 1 colher de chá de alho em pó (opcional)
  • Pitada de sal

Modo de Preparo

  1. Tempere uma forma com o açúcar e a outra forma com a cebola e o alho em pó.
  2. Mexa bem com as mãos para espalhar os sabores nas fatias de coco.
  3. Leve para assar em forno preaquecido a 180º C por 15 minutos.
  4. Desligue o fogo e deixe o forno 15 minutos fechado.
  5. Após 30 minutos mexa as fatias para que elas dourem por igual.
  6. Feche o forno, ligue o forno por mais 15 minutos.
  7. Depois de 15 minutos desligue o fogo.
  8. Deixe as fatias descansando no forno fechado por 15 minutos.
  9. Abra a porta do forno, mexa as fatias e veja se já estão bem crocantes. Se não estiverem ligue o forno por mais 15 minutos e fique de olho, talvez fiquem prontas antes de completar esses 15 minutos extra.
  10. Se estiverem crocantes deixe que esfriem por completo antes de guardar.
  11. Armazene fora da geladeira em um vidro hermético por até 15 dias.

Notas

  • Caso esteja usando um forno elétrico mantenha a temperatura em 130º C e asse por aproximadamente 1 hora e 15 minutos mexendo a cada 20 minutos.

Receita de chips de coco fininho e muito crocante! Versão doce e salgada

DICAS ADICIONAIS

  • Se o seu forno for menor e só couber 1 forma, faça apenas metade da receita. Com a outra metade de coco que sobrar use em uma receita de bolo ou faça leite de coco.
  • O tempo para que o chips de coco fiquem crocantes vai depender de quanto você encheu a forma e se regulou a temperatura do forno corretamente.
  • Se sobrar coco fresco e você quiser que ele dure mais tempo na geladeira, mantenha os pedaços cobertos com água em um pote fechado por até uns 4 ou 5 dias.
  • Sempre experimente a água do coco, se ela estiver rançosa o coco vai estar rançoso, então não vale a pena nem perder o tempo abrindo.
  • As vezes a água de dentro do coco está dando sinais que o coco já está um pouco passado (sabor não tão gostoso), mas pode acontecer de ter apenas pontos estragados na polpa do coco. Você consegue perceber estes pedaços estragados pois a polpa do coco não está tão íntegra, fica meio mole e o cheiro é rançoso. Se isso acontecer retire as partes estragadas e aproveite as melhores partes.
  • Se você usar um coco rançoso para fazer o chips de coco o sabor depois de pronto vai continuar rançoso e ruim, não tem mágica quando você usa ingredientes estragados.

Receita de chips de coco doce e salgado, mega crocante, fininho e perfeito para comer de lanche. Receita Paleo Lowcarb

Espero que você tenha gostado desta receita de chips de coco e se tiver dúvidas ou sugestões é só deixar um comentário abaixo. Não esqueça de quando fizer esta receita em casa bater uma foto e postar nas redes sociais com a #amorpelacomida, eu vou adorar ver e curtir a sua criação.

Ah, e se você ainda não é inscrito no Amor Pela Comida no YouTube inscreva-se e fique sempre por dentro das novidades!

Gostou da receita? Comente usando o Facebook

comentários

Receitas por categorias:
Dia a Dia · Receitas Veganas

Comentário para CHIPS DE COCO SUPER CROCANTE

  • Aaaamei e vou fazer com toda certeza, quero saber qdo for fazer só de sal qual sal coloco e a quantidade? Muito obrigada!

    Silvia 15/09/2017 12:08
  • Vc já fez chips de bananas?

    Silvia 15/09/2017 12:09
  • Que legal que vai testar a receita, você pode polvilhar um pouquinho de qualquer sal por cima, mas precisa ser antes de assar porque se não depois não gruda. Coloque sal como se fosse temperar a salada 😉
    Beijos

    Chef Susan Martha 16/09/2017 13:51
  • Não nunca fiz, mas sei que precisa ser com a banana verde e acho que é bem difícil conseguir cortar ela em casa porque é bem dura.
    Beijos

    Chef Susan Martha 16/09/2017 13:52
  • Já fez na Air Fryer? será q fica bom?

    CATIA ALCHIERI SANTOS 16/05/2018 13:49
  • Oi Catia, eu não tenho air fryer por isso nunca testei.. mas acredito que funcione tão bem quanto no forno.. talvez seja mais rápido, acho que a air fryer é mais potente.
    Beijos

    Chef Susan Martha 16/05/2018 20:54

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Menu Principal