Eu sou fã de biscoito salgado, meus preferidos são aqueles bem crocantes. Mas pra fazer em casa a receita precisa ser bem fácil, pois eu morro de preguiça quando a receita diz que é necessário abrir a massa com o rolo.
Esta receita de biscoito é muito simples, mistura primeiro os secos, mistura os molhados e junta tudo, só isso! É só misturar tudo mesmo, fazer bolinhas e apertar com o garfo se quiser deixar eles mais bonitinhos.
Este biscoito salgado usa um dos meus grãos favoritos, o grão-de-bico, que é proteico, rico em fibras e tem um sabor neutro que combina com diversas preparações.
Eu sei que cozinhar grão-de-bico é um pouco demorado, mas a minha sugestão é que você cozinhe uma quantidade maior, divida os grãos cozidos medindo a porção com uma xícara, coloque em sacos plásticos e congele no freezer. Dura pelo menos 3 meses, mas eu já deixei mais tempo congelado e nada aconteceu. Ah, e se você ainda assim ficar com preguiça pode comprar aquele que vem enlatado e usar sem a água 😉
O grão-de-bico pode ser usado em purês, patês, bolos, massas de tortas, pizzas, petiscos salgados, saladas e onde mais você quiser. E dá pra substituir o grão-de-bico por outro grão? Bom, toda vez que você faz uma substituição você acaba mudando a receita e ela não fica exatamente igual.
Um dos motivos pra eu amar tanto o grão-de-bico é que ele confere uma textura muito crocante às massas e talvez se você substituir por outro grão não fique tão crocante. Acho que o feijão branco poderia substituir e manter a textura, mas entre cozinhar o feijão branco e o grão-de-bico, cozinhe o grão-de-bico e seja feliz com estes deliciosos biscoitos mega crocantes 😉
INGREDIENTES:
- 1 xícara de grão-de-bico cozido
- 1/2 xícara de óleo de girassol ou o óleo da sua preferência
- 1 dente de alho (opcional)
- 1 colher de sopa de orégano (ou substitua pelo tempero seco da sua preferência – opcional)
- 1/2 xícara de polvilho azedo (pode ser polvilho doce, mas o polvilho azedo deixa com um sabor de “queijo“)
- 1/2 xícara de fécula de batata, araruta ou amido de milho
- 1/4 xícara de farinha de arroz integral (substitua por farinha de trigo sarraceno)
- 1 colher de chá de sal
- 1 colher de chá de goma xantana (sim, precisa usar se não o biscoito vai ficar todo quebradiço e não vai manter o formato)
MODO DE PREPARO:
- Em uma bacia misture os secos: o polvilho azedo, a fécula de batata, a farinha de arroz, o sal e a goma xantana.
- Bata no liquidificador o grão-de-bico, o óleo de girassol, o alho e o orégano.
- Adicione a massa de grão-de-bico aos ingredientes secos, misture primeiro com a colher e depois amasse com as mãos até formar uma massa modelável.
- Faça bolinhas com aproximadamente 1 colher de chá da massa e coloque sobre uma forma com papel manteiga untado.
- Depois de modelar toda a massa aperte com um garfo nos dois sentidos do biscoito salgado.
- Leve para assar em forno preaquecido à 200º C por aproximadamente 30-35 minutos.
- Deixe esfriar e guarde-os em um vidro bem fechado por até 2 semanas.
Espero que você tenha gostado desta receita de biscoito salgado e se tiver dúvidas ou sugestões é só deixar um comentário abaixo. Não esqueça de quando fizer esta receita em casa bater uma foto e postar nas redes sociais com a #amorpelacomida, eu vou adorar ver e curtir a sua criação.
Ah, e se você ainda não é inscrito no Amor Pela Comida no YouTube inscreva-se e fique sempre por dentro das novidades ?