Avatar

BOLO DE ABACAXI COM COCO SEM GLÚTEN E SEM LACTOSE

3 anos atrás escrito por

Bolo de Abacaxi com Coco é um verdadeiro clássico da confeitaria, pra mim é a combinação perfeita. Eu adoro o sabor docinho e refrescante do abacaxi com a textura do coco em flocos. E claro, este bolo de abacaxi com coco é muito simples, primeiro misture os secos, bata no liquidificador os molhados e por fim misture os secos e os molhados, só isso!

Este bolo de abacaxi com coco é feito com um ingrediente inusitado, o amendoim torrado. Eu sei que você pode estar achando estranho colocar amendoim na massa, mas ele confere uma maciez extra pra receita e um leve sabor de amendoado. Se você preferir substitua pela oleaginosa da sua preferência, mas eu amo o sabor do amendoim e também o preço, que é bem mais em conta que as castanhas, amêndoas, etc.

Esta receita de bolo de abacaxi com coco é densa e nutritiva, ela trás as fibras do coco e do abacaxi, uma boa dose de proteínas do ovo e do amendoim e também a gordura boa do óleo de coco e também do coco em flocos. É um bolo simples, perfeito pro café da tarde e pra comer acompanhado de um bom chá de hortelã.

Imprimir
Bolo de Abacaxi com coco sem glúten e sem lactose de liquidificador

BOLO DE ABACAXI COM COCO SEM GLÚTEN E SEM LACTOSE


  • Autora: Chef Susan Martha
  • Tempo de preparo: 20 minutos
  • Tempo Total: 20 minutos
  • Rendimento: 12 fatias 1x

Descrição

Este bolo é perfeito pro café da tarde, é macio, saboroso e o contraste de sabores vai agradar seu paladar.


Scale

Ingredientes

INGREDIENTES SECOS:

  • 1/2 xícara de polvilho doce
  • 1 xícara de coco ralado em flocos integral não adoçado
  • 1 xícara de farinha de arroz
  • 1/2 colher de sopa de fermento em pó

INGREDIENTES MOLHADOS:

  • 1 xícara de suco de abacaxi
  • 1/2 xícara de amendoim torrado
  • 3 ovos
  • 1/4 xícara de óleo de coco
  • 1/2 xícara de açúcar mascavo
  • Pitada de sal
  • 1 colher de chá de essência de baunilha (opcional)

Modo de Preparo

  1. Preaqueça o forno a 180º C e unte uma forma média com um pouco de óleo e farinha de arroz. Estou usando uma forma redonda com furo no meio de 22 centímetros de diâmetro por 8 centímetros de altura, mas você pode assar em qualquer forma média que tiver em casa.
  2. Em uma bacia adicione todos os secos, misture com uma colher e reserve.
  3. Para fazer o suco de abacaxi corte 1 abacaxi em pedaços (usei o pérola) e bata no liquidificador com menos de 1/4 xícara de água. Quando virar suco é só medir 1 xícara (240 ml).
  4. No liquidificador adicione os ingredientes molhados, o suco de abacaxi, os ovos, o óleo de coco, o açúcar, o amendoim, uma pitada de sal e a baunilha. Bata bem até virar uma massa líquida e homogênea.
  5. Agora é só adicionar os líquidos aos secos já misturados, mexer bem até que todos os ingredientes se misturem de forma homogênea.
  6. Coloque a massa na forma já untada e leve para assar em forno preaquecido a 180º C por aproximadamente 30 minutos ou até que você faça o teste do palito e ele saia limpo. Atenção, este bolo é um pouco mais úmido por causa do abacaxi, se por um acaso o palito não sair 100% limpo mas você perceber que o bolo já está firme ele já está pronto. Se você espetar o palito e ele sair com massa ainda meio líquida deixe mais um pouco no forno.
  7. Deixe esfriar por completo antes de retirar da forma, enquanto ele esfria fora do forno ele ainda termina de cozinhar no calor residual. Passe a faca na lateral da forma e também no meio para garantir que o bolo desgrudou por completo.

Notas

  • Substitua o polvilho doce por araruta ou amido de milho.
  • Substitua a farinha de arroz por farinha de painço ou de sorgo.
  • Bata os pedaços de abacaxi no liquidificador e depois meça 1 xícara. Tente não adicionar água para deixar o sabor mais concentrado.
  • O amendoim tem um sabor mais predominante na receita, por isso se preferir um sabor mais neutro substitua o amendoim por amêndoas ou sementes de girassol.
  • Substitua o açúcar mascavo por qualquer açúcar da sua preferência.

Depois de misturar os ingredientes secos com os molhados você vai obter uma massa homogênea como na foto abaixo:

Este bolo é um pouco mais úmido por causa do abacaxi, se por um acaso você fizer o teste do palito e não sair 100% limpo mas você perceber que o bolo já está firme ele já está pronto. Se você espetar o palito e ele sair muito grudento deixe mais um pouco no forno.

DICAS:

  • Conserve este bolo por 2 ou 3 dias fora da geladeira ou por até 5 ou 6 dias na geladeira. Nos dias de mais calor o bolo pode estragar mais rápido por causa da umidade do abacaxi, portanto se você não tiver com quem dividir é melhor colocá-lo diretamente na geladeira em um pote intercalando as fatias com papel toalha, se o papel toalha umedecer é só trocar e colocar uma folha nova de papel toalha.
  • Este bolo pode ser congelado, para isso fatie o bolo e coloque as fatias dentro de um saco ou pote plástico que possa ir ao freezer. Tente não sobrepor as fatias para que elas não grudem juntas. Para descongelar retire a porção desejada e coloque de um dia para o outro na geladeira e depois volte as fatias para a temperatura ambiente. Se você preferir descongele as fatias no micro-ondas sobre um papel toalha ou guardanapo, coloque 15 segundos de um lado, vire as fatias e coloque mais 15 segundos do outro lado. Se necessário coloque mais alguns segundos até o completo descongelamento.
  • Você pode fazer esta receita com outras frutas, substitua 1 xícara de suco de abacaxi por 1 xícara de suco natural da fruta da sua preferência, utilize suco de morango, laranja, mamão, kiwi, pêssego, etc. Se preferir você pode usar também 1 xícara de banana amassada.
  • Se você gostar muito de bolo de abacaxi com coco você pode conferir outra receita feita com farinha de coco clicando aqui!

Espero que você tenha gostado desta receita e se tiver dúvidas ou sugestões é só deixar um comentário abaixo. Não esqueça de quando fizer esta receita em casa bater uma foto e postar nas redes sociais com a #amorpelacomida, eu vou adorar ver e curtir a sua criação.

Ah, e se você ainda não é inscrito no Amor Pela Comida no YouTube inscreva-se e fique sempre por dentro das novidades!

 

Gostou da receita? Comente usando o Facebook

comentários

Receitas por categorias:
Bolos,Tortas e Panquecas

Comentário para BOLO DE ABACAXI COM COCO SEM GLÚTEN E SEM LACTOSE

  • Olá, amo suas receitas, mas infelizmente na grande maioria das vezes não posso fazer, pois sou vegetariana e quase sempre vai ovos, posso substituir?

    Avatar Bethânia 16/08/2017 23:44
  • Nas receitas que os ovos são uma das bases para que a receita funcione eles nunca podem ser substituídos, de maneira geral quando você encontrar receitas com mais do que dois ovos você nunca pode substituir sem que você estrague a textura e o resultado final.

    Muitas pessoas estão me pedindo receitas sem ovos por causa de alergias alimentares, porém quando você tira o ovo muda muito a estrutura da receita e eu ainda sinto dificuldade em criar receitas sem ovos do zero. Esses dias mesmo meu primeiro teste pra fazer a Cuca de Banana com Farofa foi testar sem ovos, o sabor até ficou bom mas a textura ficou muito estranha.

    No menu do blog, na aba de receitas, você encontra a divisão “receitas veganas” estas são todas sem ovos e leite. Desculpa não poder te ajudar mais!
    Beijos

    Avatar Chef Susan Martha 17/08/2017 12:48
  • Amo suas receitas e as de bolo tenho feito e dado supercerto. Mas as receitas de pães sem gluten ainda estou uma negação Não acertei nenhuma. O que pode estar dando errado?

    Avatar Juliana 22/02/2018 14:41
  • Oi Juliana, existem muito erros que as pessoas cometem quando estão começando, confira o link e veja as dicas e erros mais comuns nas receitas de pães: https://www.amorpelacomida.com.br/pao-sem-gluten-e-sem-lactose/
    Beijos

    Avatar Chef Susan Martha 22/02/2018 17:04
  • Excelente esse bolo, fiz pra minha esposa e ela adorou ???? Parabéns pela receita.

    Avatar Clésio 27/02/2018 02:09
  • Oi Clésio, que marido querido!
    Fico feliz que testou a receita e ainda agradou a esposa 🙂
    Obrigada pelo seu comentário, beijinhos e até a próxima

    Avatar Chef Susan Martha 27/02/2018 21:04
  • Olá. Fiz a receita duas vezes. Na primeira confesso que não gostei muito do resultado, pois achei que a farinha de arroz deixou o bolo muito seco. Da segunda vez troquei a farinha de arroz por fsg e acrescentei uma colher de linhaça à massa. Ainda coloquei abacaxis picados no fundo da forma e aí sim: ficou um bolo fofinho e molhado. Obrigada pela receita.

    Avatar Marcele 18/05/2018 18:57
  • O mix de farinhas sem glúten que você compra pronto possui uma proporção maior de amidos, ou seja, eles conferem mais elasticidade para a massa. A farinha de arroz tem por característica ser uma farinha mais seca mesmo. Uma forma de aumentar a umidade é adicionar 1/4 de xícara extra de açúcar. Beijos

    Avatar Chef Susan Martha 21/05/2018 14:19

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Menu Principal