PÃO SEM GLÚTEN E SEM LACTOSE FÁCIL – TOP 10 RECEITAS COM VÍDEO

6 meses atrás escrito por

Pão sem glúten e sem lactose pode ser um grande desafio pra quem está começando a cozinhar com restrições, eu mesma quando comecei demorei até entender como deveria ser a textura perfeita da massa antes de assar.

Mas com um pouco de prática e insistência consegui chegar na textura ideal que considero ser a melhor para uma receita de pão sem glúten e sem lactose. E eu juro pra você que se você seguir o passo a passo indicado você vai acertar em cheio, até porque todas as receitas que selecionei são simples de preparar.

Para acessar as receitas basta clicar nas fotos ou no link que você será direcionado para a receita. Você pode assistir ao passo a passo em vídeo de cada receita, mas eu vou colocar aqui também o link para o vídeo no YouTube, inclusive se você ainda não é inscrito por lá é só clicar aqui!

DICAS PARA NÃO ERRAR A RECEITA DE PÃO SEM GLÚTEN E SEM LACTOSE

Se você não tem muita experiência e até mesmo se você já testou algumas receitas de pão sem glúten e sem lactose algumas dicas são essenciais para evitar erros e desperdícios. Confira abaixo o que considero mais importante para você acertar sempre:

  1. Antes de começar leia atentamente a receita e verifique se você tem todos os ingredientes ou os possíveis substitutos.
  2. É sempre bom assistir ao vídeo pra você ter uma ideia melhor da espessura da massa e suas características.
  3. Meça corretamente os ingredientes, você deve usar xícaras e colheres medidoras niveladas, nunca transbordando. Em versões de plástico os conjuntos de xícaras e colheres medidoras custam aproximadamente R$5,00 cada, eu comprei os meus em uma loja que vende produtos importados da China, mas você também encontra em alguns supermercados e em lojas de utilidades domésticas.
  4. Cuidado pra não exagerar na quantidade de goma xantana, mesmo pequenas quantidades em excesso podem destruir seu pão sem glúten e sem lactose. Eu costumo dizer que quando se trata de goma xantana menos é mais.
  5. Atenção para a qualidade do seu fermento biológico seco instantâneo, se você comprar em embalagens maiores mantenha-o em um vidro hermético na geladeira. Grandes oscilações de temperatura e mal armazenamento podem arruinar o fermento.
  6. Espere o pão crescer, eu sei que exige uma certa paciência, mas o crescimento pode variar bastante o tempo dependendo da temperatura do dia. Deixe-o crescer em um cantinho da cozinha, eu gosto de colocar dentro do micro-ondas desligado junto com 1 xícara de água quente, assim cria uma mini estufa e o pão cresce mais rápido.
  7. Não deixe o pão crescer demais além do nível da forma, quando o pão transborda em tamanho ele incorpora muito “ar” na massa, como esta é uma massa sem glúten esse “ar” não fica aprisionado na massa da mesma forma e por isso ele normalmente afunda no centro. Clicando aqui você confere este erro! Caso o pão cresça demais você pode pegar uma colher e afundar ele pra dentro da forma, eu sei que parece estranho, mas esta dica ganhei da minha mãe e realmente funciona. Depois que você abaixa a massa para dentro da forma é só esperar ela crescer novamente e desta vez ficar de olho pra ela não crescer demais.
  8. Asse o pão sem glúten e sem lactose em forno preaquecido e sempre espere esfriar por completo antes de fatiar.
  9. Você nunca precisa sovar ou mexer demais uma massa de pão sem glúten e sem lactose porque não existe glúten para desenvolver na massa como em receitas de pão com farinha de trigo. Assim que conseguir uma massa homogênea já está pronto.
  10. Atenção para a medida da forma, todas as receitas que compartilho por aqui são menores, se você tiver em casa aquelas formas grande de pão você deve dobrar a receita.
  11. Você sempre pode congelar o pão sem glúten e sem lactose. Eu acho que é muito mais fácil fatiar o pão antes de congelar porque assim consigo consumir aos poucos e descongelar apenas a porção que vou comer no dia. Congele as porções sem sobrepor as fatias, se você deixar as fatias muito juntas elas grudam juntas. Utilize sacos adequados para o freezer ou recipientes da sua preferência. Clicando aqui você confere mais dicas de congelamento!

RECEITAS DE PÃO SEM GLÚTEN E SEM LACTOSE COM GRÃOS COZIDOS INTEGRAIS

Eu adoro usar grãos cozidos em minhas receitas, acho que eles conferem uma textura muito gostosa para as massas, dão bastante saciedade, ou seja, você não vai ficar logo com fome e também acho que é uma boa maneira de incorporar mais nutrientes na alimentação.

Uma dica muito importante é que os grãos cozidos não podem estar cozidos demais, muito moles. Você deve usar grãos cozidos “al dente”, nem muito mole, nem muito duro. Se os grãos forem cozidos em excesso você vai adicionar umidade extra para a massa e vai acabar desestruturando a textura da massa.

Caso você cozinhe os grãos além do esperado você vai precisar corrigir a textura adicionando um pouco de farinha de arroz na massa, umas 2 colheres de sopa já vai resolver este problema estrutural.

Ahhh, e antes que eu esqueça, você não pode trocar os grãos cozidos integrais por farinha de grãos, não é a mesma coisa e você vai com certeza estragar a receita. Se você quer aprender mais sobre como as farinhas sem glúten clique aqui!

Sem falar que as farinhas de grãos costumam ter um sabor residual marcante e que pra mim é bem desagradável. Este é o principal motivo para eu preferir usar sempre os grãos cozidos e não as farinhas. Os grãos cozidos tem sabor neutro e imperceptíveis nas receitas.

Este com certeza é meu pão preferido de todos, por isso já escolhi colocar ele logo por primeiro aqui na lista. Eu sempre indico essa receita para todas as pessoas que me pedem sugestões. A textura dele é deliciosa, pra mim lembra a textura de pão caseiro da vovó!

Várias pessoas já testaram essa receita e amaram, por isso eu indico fortemente que você experimente essa 🙂

Assista ao vídeo no YouTube clicando aqui!

Pão sem glúten e sem lactose feito à base de grão de bico cozido que fica com uma textura igual ao pão caseiro da vovó!

Este pão é levemente adocicado, mas não se preocupe que não é muito. Este pão ficou famoso por ser o pão tradicional da rede de restaurantes Outback e nesta receita você confere uma versão de pão sem glúten e sem lactose que leva feijão cozido na massa.

E não, não tem nenhum gosto de feijão! O feijão que você vai usar é qualquer feijão cozido sem tempero, pode ser feijão branco, vermelho, preto, carioca.. você que escolhe!

Assista ao vídeo no YouTube clicando aqui!

Pão australiano fit sem glúten, sem lactose muito simples de prepara e super nutritivo!

Este pão sem glúten e sem lactose fica com uma textura bem gostosa, lembra bastante o pão caseiro da vovó e por isso também entra na minha lista de preferidos.

Eu sei que pode parecer estranho usar lentilha na massa, mas juro pra você que você não vai conseguir identificar o sabor dela na massa!

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Pão sem glúten e sem lactose com lentilha cozida na massa, muito saboroso, nutritivo e com uma textura incrível!

RECEITAS DE PÃO SEM GLÚTEN E SEM LACTOSE VEGANAS

Talvez você ainda não esteja acostumado com o termo “vegano”, mas todas as receitas veganas não possuem nenhum ingrediente de origem animal, portanto este pão além de não conter glúten e lactose também não contém ovos. Ou seja, perfeito para pessoas que possuem diversas restrições alimentares.

O grande segredo das receitas de pão sem glúten e sem lactose que não contém ovos é a textura da massa antes de assar. Se a massa ficar muito mole o pão afunda um pouco no centro, se ficar muito dura ele não vai crescer direito e vai ficar mais baixinho.

Muito cuidado para não exagerar na goma xantana, sempre que ela está em excesso nas receitas sem glúten os pães não crescem e o meio fica parecendo uma cola dura. Use sempre colheres de medida niveladas para garantir a proporção ideal na massa.

Esta é a versão daquele pão clássico de fubá escaldado da vovó, já deu pra perceber que minhas duas avós eram super cozinheiras né?

Eu sempre peço ajuda pra minha mãe pra poder resgatar as receitas antigas e transformar em receitas sem glúten e sem lactose e ela me ajudou a desenvolver esta receita baseada na receita original que a mãe dela fazia.

Este pão fica com uma casquinha super crocante e por dentro é macio e saboroso, além disso é super barato!

Assista ao vídeo no YouTube clicando aqui!

Pão sem glúten e sem lactose de fubá escaldado vegano, barato e simples de preparar

Você sabia que o Teff é considerado um supergrão? Além de ser rico em proteínas, cálcio e ferro, também é fonte de cobre, bário, fósforo e tiamina, traz inúmeros benefícios para a saúde e o sabor é delicioso.

Mas não se preocupe, se você não encontrar farinha de Teff na sua cidade tem a versão dele com farinha de milho 😉

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Receita de Pão sem glúten e sem lactose com farinha de teff super nutritivo e proteico!

Esta receita minha mãe criou depois que meu pai decidiu que não queria mais comer pão com glúten. Com minhas orientações ela usou seu conhecimento pra criar um pão delicioso que ela continua fazendo até hoje.

Este pão tem um sabor bem neutro e é uma opção barata pra entrar no cardápio, além disso é o campeão de audiência no YouTube.

Assista ao vídeo no YouTube clicando aqui!

Receita de pão sem glúten, sem lactose , sem ovo, barata e simples de preparar!

Talvez você nunca tenha ouvido falar da farinha de Painço, e se você está se perguntando se o painço que eu estou falando é aquele mesmo que você dá pro passarinho, você acertou!

O painço tem muitos benefícios para a saúde, tem mais proteína que o feijão e é rico em magnésio. Além disso também tem triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, um neurotransmissor que acalma, tranquiliza, dá prazer e saciedade, ou seja, tudo de bom!

Assista ao vídeo no YouTube clicando aqui!

Receita de pão sem glúten e sem lactose vegano rápido e fácil feito com farinha de painço Giroil, quinoa em flocos, psyllium e polvilho doce.

Este pão sem glúten e sem lactose é macio e nutritivo. A farinha de trigo sarraceno confere uma elasticidade para a massa e ajuda na estrutura da fatia. Se você não encontrar a farinha de trigo sarraceno na sua cidade também tem opção pra substituí-la na receita.

Eu não me importo com o sabor do amendoim, porque adoro, mas achei conveniente te avidar que o sabor dele é bem presente na receita.

Além de gostar do sabor do amendoim eu também gosto do preço que é baratinho, mas se você quiser um pão com um sabor mais neutro você pode trocar a farinha de amendoim por farinha de amêndoas.

Assista ao vídeo no YouTube clicando aqui!

Receita de pão sem glúten, sem lactose, sem ovo muito nutritiva e fácil de preparar!

Quando criei esta receita eu quis simplificar ao máximo os ingredientes e por isso nesta receita de pão sem glúten e sem lactose as únicas duas farinha utilizadas são a farinha de arroz e o polvilho doce.

Esta com certeza é a receita mais simples e acessível de todas, além das farinhas serem encontradas com mais facilidade o preço final da receita é bem camarada 😉

Assista ao vídeo no YouTube clicando aqui!

Receita de pão sem glúten e sem lactose com farinha de arroz e polvilho doce muito simples e econômica!

E O MELHOR FICOU PARA O FINAL?

Eu sou suspeita pra falar, porque já contei que a primeira receita de pão sem glúten e sem lactose é a minha receita preferida, mas eu já recebi muitas fotos e mensagens de agradecimento por esta receita de Pão de Batata-Doce Fit que decidi fechar a seleção com chave de ouro.

Este pão de batata-doce é muito cheiroso, você vai amar o cheirinho que sai do forno enquanto ele está assando. Além disso a textura fica ótima e o sabor então, nem se fala!

Inclusive uma amiga minha que nunca tinha feito um pão sem glúten e sem lactose testou essa receita e acertou em cheio, ou seja, pode testar sem medo de ser feliz 😉

Assista ao vídeo no YouTube clicando aqui!

Receita de pão sem glúten e sem lactose de batata doce fit, fácil de preparar e feito no liquidificador!

ERROS COMUNS EM RECEITAS DE PÃO SEM GLÚTEN E SEM LACTOSE

  1. Cuidado com a temperatura da água ou do leite vegetal, ele precisa estar morno e para verificar se está na temperatura certa é só colocar o dedo dentro pra sentir. Se estiver muito quente ao toque não use, precisa estar em uma temperatura morna, tipo de mamadeira para neném. O fermento biológico é vivo e se você queimar ele o pão não cresce! O fermento biológico seco é instantâneo e por isso você não precisa fazer aquela esponja inicial, porém se você usar a água quente demais você vai estragar a receita.
  2. Eu costumo dizer que todo mundo que começa usar a goma xantana acaba colocando ela em excesso pelo menos uma vez, e eu falo isso por experiência própria. Por isso por favor, cuidado com o excesso de goma xantana, meça em colheres medidoras e niveladas, se não o pão não cresce e se você exagerar mesmo vai ficar tipo uma cola dura dentro do pão. Lembre-se, menos é mais porque ela é poderosa!
  3. Não esqueça o pão crescendo pra sempre, quando o pão cresce demais ele afunda no centro. Fique de olho e lembre-se de preaquecer o forno quando o pão sem glúten e sem lactose estiver chegando quase na altura ideal do crescimento.
  4. Atenção para o tamanho da sua forma, eu sempre uso uma de silicone que não é muito grande, ela mede 22 cm de comprimento, 6 cm de altura e 8 cm de largura, se você estiver usando uma forma grande de pão, dobre a receita ou se não seu pão vai ficar muito baixinho.
  5. As formas de silicone não costumam grudar, mas se estiver usando uma forma de metal sempre unte bem com um pouco de óleo e polvilhe um pouco de farinha de arroz para garantir que o pão não fique grudado na forma.
  6. NUNCA corte o pão sem glúten e sem lactose ainda quente! Se você cortar ele quente você vai destruir a textura e ele vai ficar abatumado. Sempre que você usa amido nas receitas você precisa esperar ele esfriar, pois quente ele vira tipo uma cola e eu tenho certeza que você não vai gostar.
  7. Nas receitas de pão sem glúten e sem lactose que também não contém ovos a textura da massa antes de assar é fundamental, não pode ser nem muito mole e nem muito dura. Como a estrutura da massa é mais sensível conseguir uma massa perfeita é o que vai fazer você ter sucesso com o pãozinho, por isso é importante verificar a textura no vídeo para comparar com a sua massa. Se você fizer receitas desta categoria sempre você vai pegar o jeito e vai conseguir ter essa sensibilidade para acertar a quantidade de água na massa.
  8. Não exclua ingredientes da receita sem colocar substitutos no lugar, cada ingrediente está fazendo um papel na massa e por isso devem permanecer na receita. Por isso leia atentamente a receita e verifique que você tem os ingredientes antes mesmo de começar a preparar a massa do pão sem glúten e sem lactose.
  9. Siga as orientações de substituição de ingredientes, não é porque determinada farinha é sem glúten que ela serve para substituir qualquer outra farinha sem glúten da receita.

 VOCÊ SABIA QUE EXISTE UMA METODOLOGIA POR TRÁS DAS RECEITAS SEM GLÚTEN?

Muitas pessoas se apaixonam por minhas receitas porque elas realmente funcionam, mas o que muitas pessoas não sabem é que existe uma lógica por trás de cada escolha que faço na hora que estou criando uma receita nova.

Quando começamos a cozinhar sem glúten realmente é uma grande confusão, são muitas farinhas e as vezes queremos usar aquelas que temos em casa pra fazer determinada receita.

Não sei você, mas eu já errei muito! E não foi por falta de pesquisa, porque vasculhei a Internet toda pra conseguir achar uma explicação lógica que me explicasse os porquês das farinhas sem glúten. Achei muitas informações duplicadas e que pela minha experiência estavam erradas.

Por isso decidi transformar minha cozinha em meu laboratório e criei minha própria metodologia. Esta metodologia foi testada, aprovada e que realmente funciona! Eu uso ela sempre quando estou criando uma nova receita.

Pra facilitar sua vida eu criei um super atalho, você não precisa mais errar como eu errei para conseguir fazer as melhores substituições. Eu criei um curso online exclusivo que vai te ensinar:

  • Como substituir a farinha de trigo das receitas tradicionais,
  • Como cada uma das 23 farinhas absorvem a água,
  • Criar um MIX exclusivo de farinhas sem glúten pra você fazer em casa,
  • Como substituir e combinar as farinhas sem erros e muitas dicas e bônus especiais que irão te ajudar a criar suas próprias receitas sem glúten.

Se você tem interesse em aprender mais sobre as farinhas sem glúten eu convido você a conferir meu Curso Online – Dominando as Farinhas Sem Glúten: curso-farinhas-sem-glúten-

CURSO-FARINHAS-SEM-GLUTEN

Espero que esta seleção de receitas de Pão Sem Glúten e Sem lactose ajudem você a ter uma alimentação mais equilibrada e nutritiva.

Se tiver dúvidas ou sugestões é só deixar um comentário abaixo. E quando você testar algumas dessas receitas de pão sem glúten e sem lactose em casa bata uma foto e me envie pelo Facebook ou pelo Instragram no @amorpelacomida pra que a gente possa conversar sobre a sua criação!

Para aprender a dominar as Farinhas Sem Glúten e aprender como substituir a farinha de trigo das receitas clique aqui!

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comentários

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Pães

Comentário para PÃO SEM GLÚTEN E SEM LACTOSE FÁCIL – TOP 10 RECEITAS COM VÍDEO

  • Fiz o pão de aveia e ficou muito saboroso. Acrescentei linhaça dourada, chia e Gergelin, 1 colher de sopa de cada e 3 castanhas do Pará picadas. Mas ele afundou muito no meio e ficou parecendo está úmido . Será que Acrescentei coisa demais??? Ah, coloquei 1 1/2 xícara de chá. Ainda estou tentando acertar. Gostei muuuuito desse pão e quero aprender fazê-lo da forma correta . Você poderia me ajudar? Obrigada, Bjo.😘

    Socorro 19/05/2018 15:14
  • Oi Socorro, a linhaça e a chia quando hidratadas formam um gel, esse gel passa pra textura do pão e pode deixar a receita mais “gosmentinha”. Mas de qualquer maneira acho que foi água demais, na próxima tentativa comece com 1 xícara e 1/4 de água e se necessário coloque mais uma colher de sopa de água. Use sempre xícaras e colheres medidoras niveladas para garantir a proporção dos ingredientes. Beijos

    Chef Susan Martha 21/05/2018 14:17

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