BOLO DE CENOURA VEGANO SEM GLÚTEN FOFINHO DE LIQUIDIFICADOR

3 meses atrás escrito por

Acho que o bolo de cenoura é um dos bolos mais clássicos da cozinha brasileira, aqui eu já compartilhei algumas versões sem glúten e sem lactose, mas nunca tinha feito uma receita que não levasse ovos. Mesmo que você não tenha nenhuma restrição aos ovos este bolo de cenoura vegano não perde em nada pro bolo tradicional e tenho certeza que se você experimentar vai gostar 😉

Eu recebo muitos pedidos de receitas sem ovos e confesso que elas me dão mais trabalho na hora da criação. Receitas sem ovos tem uma estrutura diferente e por isso sempre preciso de mais de um teste para conseguir ficar feliz com a receita. Eu sou muito preocupada com a textura das receitas e por isso faço algumas combinações de ingredientes até que eu fique satisfeita com o resultado.

Tudo isso pra você ficar seguro que esta é uma receita de bolo de cenoura vegano e sem glúten que funciona, se você seguir minhas orientações e medir os ingredientes com precisão seu bolo vai ficar perfeito!

Receita de bolo de cenoura vegano integral sem glúten, feito no liquidificador de maneira simples e que fica super fofinho!

Imprimir
Receita de Bolo de Cenoura vegano, sem ovo, sem soja, sem leite, sem trigo, sem glúten muito fofinho e fácil de preparar!

BOLO DE CENOURA VEGANO


  • Autora: Chef Susan Martha
  • Tempo de preparo: 20 minutos
  • Tempo de cozimento: 25 minutos
  • Tempo Total: 45 minutos
  • Rendimento: 8 bolinhos
  • Categoria: Bolo Simples
  • Métodos: Liquidificador
  • Cozinha: Vegano

Descrição

Perfeito para a hora do lanche este bolo de cenoura vegano tem uma textura gostosa, é saboroso e simples de preparar 🙂


Ingredientes

INGREDIENTES MOLHADOS:

  • 1 xícara de cenoura ralada (130 gramas)
  • 1/3 xícara de óleo de girassol (80 ml)
  • 1/3 de xícara de açúcar demerara (70 gramas)
  • Pitada de sal (2 gramas)
  • 1 colher de sopa de vinagre de maçã (15 ml)

INGREDIENTES SECOS:

  • 1/2 xícara de farinha de quinoa (65 gramas)
  • 1/2 xícara de farinha de amêndoas (60 gramas)
  • 1/2 xícara de polvilho doce (65 gramas)
  • 1 colher de sopa de fermento químico (15 gramas)

Modo de Preparo

  1. Preaqueça o forno a 180º C e separe 8 forminhas pequenas de cupcake/muffin ou uma forma quadrada de 20 x 20 cm.
  2. Bata todos os ingredientes molhados no liquidificador até virar uma massa líquida e uniforme.
  3. Misture todos os ingredientes secos em uma bacia.
  4. Adicione os ingredientes molhados sobre os ingredientes secos e misture bem até formar uma massa grossa e homogênea.
  5. Transfira a massa para as forminhas com o auxílio de duas colheres.
  6. Leve para assar em forno aquecido a 180º C por aproximadamente 25 minutos. Faça o teste do palito, quando sair limpo está pronto.
  7. Espere esfriar um pouco para depois desenformar das forminhas de silicone, se assar em outra forma espere esfriar por completo.

Notas

  • Para fazer em uma forma maior (redonda com furo no meio ou de 20 x 30 cm) você deve dobrar a receita.
  • A cenoura deve ser medida com precisão, em excesso ela vai deixar o bolo abatumado e com uma textura estranha.
  • Você pode usar qualquer tipo de óleo e qualquer tipo de açúcar, com adoçante também funciona, mas o bolo cresce menos e fica menos fofinho.
  • O vinagre pode ser trocado por suco de limão ou por qualquer outro vinagre, ele serve para deixar o bolo mais fofinho.
  • A farinha de quinoa pode ser trocada por farinha de trigo sarraceno, a farinha de amêndoas por de amendoim ou qualquer outra oleaginosa e o polvilho doce por araruta.

Informações Nutricionais

  • Rendimento em Porções: 8
  • Calorias: 275
  • Açúcares: 10,1 gramas
  • Sódio: 5%
  • Gorduras Totais: 11%
  • Gorduras Saturadas: 0,7 gramas
  • Gorduras Insaturadas: 0,6 gramas
  • Gorduras Trans: 0%
  • Carboidratos: 17%
  • Fibras: 11%
  • Proteínas: 9%
  • Colesterol: 0%

TEXTURA DA MASSA DO BOLO DE CENOURA VEGANO

Quando as receitas que não levam ovos a textura da massa é diferente das receitas tradicionais, principalmente quando a receita além de não conter ovos também não contém glúten.

Por isso não estranhe que sua massa de bolo de cenoura vegano é muito mais grossa que uma massa de um bolo tradicional, é assim mesmo. Se a massa for muito mole o bolo perde a estrutura e fica abatumado, por isso é muito importante você medir a quantidade de cenoura indicada na receita.

A cenoura combinada com o óleo e o açúcar vão trazer a umidade para o bolo de cenoura vegano, estes ingredientes quando combinados com as farinhas da receita é que vão formar a alquimia perfeita para um bolo equilibrado, fofinho e que não perde em nada para um bolo com ovos e farinha de trigo.

Receita de bolo de cenoura de liquidificador vegano sem glúten, sem leite, sem ovo, sem soja e sem banana!

POSSO USAR OUTROS INGREDIENTES QUE NÃO FORAM SUGERIDOS NO BOLO DE CENOURA VEGANO?

Eu sei que é tentador mudar a receita e adaptar para os ingredientes que você tem em casa, porém eu costumo dizer que uma receita é como uma fórmula química, se ela não estiver equilibrada a receita vai dar errado.

Quando a receita é vegana e sem glúten o erro pode ser ainda maior. As receitas sem ovos e sem farinha de trigo tem uma estrutura muito delicada, os ingredientes precisam ser medidos na proporção correta e todas as etapas feitas com atenção.

Se você substituir os ingredientes por outros que não foram indicados na receita você está colocando sua conta em risco. Quando eu escolho as farinhas sem glúten e a quantidade de cada ingrediente eu sempre penso no que cada ingrediente vai trazer pra receita, se vai deixar a massa mais macia, mais úmida, mais gordurosa, mais crocante…

Cada escolha tem um motivo e cada substituição indicada também. Se você quiser um atalho para aprender de uma vez por todas qual é a Metodologia que uso para criar as minhas receitas eu sugiro que você confira meu curso Online, o Dominando as Farinhas Sem Glúten.

Você não precisa mais errar como eu errei para conseguir fazer as melhores substituições. Este curso online exclusivo que vai te ensinar:

  • Como substituir a farinha de trigo das receitas tradicionais,
  • Como cada uma das 23 farinhas absorvem a água,
  • Criar um MIX exclusivo de farinhas sem glúten pra você fazer em casa,
  • Como substituir e combinar as farinhas sem erros e muitas dicas e bônus especiais que irão te ajudar a criar suas próprias receitas sem glúten.

Se você tem interesse em aprender mais sobre as farinhas sem glúten eu convido você a conferir meu Curso Online – Dominando as Farinhas Sem Glúten: curso-farinhas-sem-glúten-

CURSO-FARINHAS-SEM-GLUTEN

 

Receita de Bolo de Cenoura Vegano de liquidificador sem ovos, sem leite, sem trigo muito fofinho e simples de preparar

DURABILIDADE DO BOLO DE CENOURA VEGANO

Esta receita de bolo de cenoura vegano dura uns 3 dias fora da geladeira, mas tudo vai depender da temperatura do local que você mora. Se você morar em uma cidade muito quente ele pode estragar mais rápido.

A quantidade de umidade em um bolo e a temperatura do ambiente fazem com que os bolos estraguem mais rápido, por isso se o dia estiver quente coloque o bolo de cenoura vegano direto na geladeira já no primeiro dia.

Na geladeira ele continua macio e fica praticamente com a mesma textura, então na dúvida vale a pena garantir. Na geladeira ele dura até 7 dias.

Se você não conseguir consumir neste tempo basta congelar os bolinhos em um saco adequado para o freezer sem sobrepor os pedaços. Se congelarem juntos os pedaços grudam quando congelados.

Para descongelar é só colocar um bolinho sobre um guardanapo ou papel toalha e levar ao micro-ondas por 15 segundos de cada lado, fica fresquinho como se tivesse recém saído do forno. Se não usar micro-ondas basta colocar a porção na geladeira de um dia para o outro.

Receita de Bolo de Cenoura vegano, sem ovo, sem soja, sem leite, sem trigo, sem glúten muito fofinho e fácil de preparar!

TEXTURA E SABOR DO BOLO DE CENOURA VEGANO

Este bolo tem uma textura muito gostosa, ele é fofinho mas não é farelento. O sabor é um pouco diferente do bolo de cenoura tradicional, pois este é um bolo com menos açúcar, menos óleo e farinhas alternativas.

Mas não se preocupe, o sabor é delicioso e você poderá aproveitar mais nutrientes que em um bolo tradicional. Se você nunca usou a farinha de quinoa nas receitas saiba que ela tem um sabor mais marcante mesmo, mas os benefícios à saúde compensam.

Vale ressaltar que todos os ingredientes devem estar válidos/frescos. Muitas vezes compramos farinhas, não armazenamos direto e quando vamos usar elas estão velhas e rançosas, qualquer ingrediente rançoso fica amargo e vai estragar a receita.

Uma dica antes mesmo de começar a receita é verificar a integridade dos ingredientes. No caso das farinhas sem glúten você sempre deve olhar, verificar se não tem nenhum bichinho, dar uma boa cheirada pra ver se não tem cheiro estranho e na dúvida testar um pouquinho pra analisar o sabor.

Com estas dicas você não vai perder receitas, pois se você usar um único ingrediente estragado ele estraga todos os outros. Lembre-se de comprar farinhas sem glúten sempre em menor quantidade e em maior frequência, assim você garante o frescor dos ingredientes.

Bolo sem ovo de cenoura, sem trigo, sem leite, sem soja, de liquidificador fofinho e nutritivo!

BOLO DE CENOURA VEGANO DE LIQUIDIFICADOR

Como esta é uma receita sem ovos e com pouco óleo talvez o seu liquidificador demore um pouco pra processar as cenouras com os demais ingredientes molhados. O meu liquidificador tem 600W de potência e aguenta o tranco muito bem, se quiser conferir meu Osterizer clique aqui!

Se o seu liquidificador for daqueles bem fraquinhos minha sugestão é que você rale a cenoura, se não acho bem difícil ele conseguir liquidificar os ingredientes da maneira correta.

Se você quiser trocar de liquidificador sempre verifique a potência, precisa ter no mínimo 500W, mas quanto mais potência melhor. E se possível opte por um com copo de vidro que fica bem mais fácil para higienizar e você pode processar alimentos quentes sem ficar preocupado se o plástico está liberando toxinas nos alimentos.

Bolo de cenoura vegano integral sem glúten, sem ovo, sem leite, sem soja feito no liquidificador. É fofinho, saboroso e nutritivo!

INCREMENTE O BOLO DE CENOURA VEGANO

  • Se você quiser adicionar passas, gotas de chocolate, castanhas picadas… mas não ultrapasse o limite de 1/4 de xícara.
  • Você pode cobrir o bolo de cenoura vegano com uma calda de chocolate cremosa que é simples de preparar, confira a receita clicando aqui!

Cobertura de Chocolate cremosa

  • Se preferir fazer a calda de chocolate do bolo de cenoura da vovó clique aqui!
Cobertura de Chocolate sem glúten e sem lactose!

Cobertura de chocolate da Vovó

CONFIRA OUTROS BOLOS DE CENOURA QUE JÁ APARECERAM NO BLOG

Receita Bolo de Cenoura com cobertura de Chocolate fofinho sem glúten e sem lactose da vovó | www.amorpelacomida.com.br

 

 

Receita de Bolo de Cenoura Americano, sem glúen, sem lactose e com muitos benefícios para sua saúde!

Bolo de Cenoura da Vovó feito no liquidificador com cobertura de chocolate cremosa

Espero que você tenha gostado desta receita de Bolo de Cenoura Vegano e se tiver dúvidas ou sugestões é só deixar um comentário abaixo. Quando você fizer esta receita em casa você pode bater uma foto e me enviar pelo Facebook ou pelo Instagram no @amorpelacomida pra que a gente possa conversar sobre a sua criação!

Para aprender a dominar as Farinhas Sem Glúten e aprender como substituir a farinha de trigo das receitas clique aqui!

Ah, e se você ainda não é inscrito no Amor Pela Comida no YouTube inscreva-se e fique sempre por dentro das novidades!

Gostou da receita? Comente usando o Facebook

comentários

Receitas por categorias:
Bolos,Tortas e Panquecas · Receitas Veganas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Menu Principal