Avatar

BOLO DE FUBÁ COM LEITE DE COCO FOFINHO SEM FARINHA DE TRIGO

3 meses atrás escrito por

Nos dias de frio estou sempre querendo comer um bolinho no café da tarde e um dos meus preferidos é o bolo de fubá com leite de coco.

Pra mim a combinação do bolo de fubá com coco é uma combinação perfeita, os sabores harmonizam entre si e valorizam ainda mais o sabor e o aroma da receita.

Sem falar que um bolo de fubá com leite de coco costuma ser um bolo mais fofinho por causa da gordura do leite de coco, ou seja, esta receita de bolo de fubá fofinho é simplesmente maravilhosa.

Bolo de fubá inteiro sobre prato branco

COMO FAZER UM BOLO DE FUBÁ BEM FOFINHO?

A maciez de um bolo está diretamente ligada aos ingredientes da receita, principalmente com o açúcar, leite de coco e também com a quantidade de óleo presente na receita.

Mas isso não quer dizer que você precisa exagerar na quantidade destes ingredientes para o bolo ficar fofinho, é possível obter mais maciez através da escolha das farinhas da receita.

A farinha de milho, também conhecida como fubá, é uma farinha mais seca por natureza, vale lembrar que dentro dela existe o amido de milho, pois o milho é moído integralmente.

O amido de milho ajuda na maciez, mas é um amido mais seco, que não proporciona tanta elasticidade para a massa, e é por isso que nesta receita de bolo de fubá com leite de coco escolhi usar também o polvilho doce.

Além da farinha de milho (fubá) e do polvilho doce, nesta receita também escolhi a farinha de coco, que realça o sabor de coco na massa e também adiciona mais fibras, que ajudam na maciez da receita.

Fatia de bolo de fubá com coco sobre prato branco redondo

COMO FAZER UM BOLO DE FUBÁ RÁPIDO E FÁCIL?

Para fazer um bolo de fubá rápido e de maneira fácil basta misturar todos os ingredientes da receita em uma bacia, comece com os ingredientes molhados, adicione os secos e depois finalize com o fermento.

As receitas de bolo sem glúten ao contrário do que muitas pessoas acham podem ser receitas muito simples e rápidas de preparar.

Esta receita de bolo de fubá com leite de coco é um ótimo exemplo, afinal você faz a receita à mão apenas com um batedor de arame (fuet).

Se por um acaso você não tiver um fuet você pode bater tudo com um garfo mesmo, só vai precisar misturar por um pouco mais tempo.

Pedaço de bolo de fubá mordido segurado na mão

BOLO DE FUBÁ COM LEITE DE COCO

Quando você usa leite de coco em um bolo de fubá você confere uma maior maciez para a receita. O leite de coco adiciona mais gordura que o leite de vaca e assim permite um bolo de milho mais fofinho.

Você pode usar o leite de coco caseiro ou o industrializado, ambos funcionam bem para esta receita, mas o industrializado por ser mais gorduroso adiciona mais maciez pra receita.

Mas se você prefere usar tudo o mais natural possível você pode clicar aqui e aprender como preparar o leite de coco caseiro e ainda aproveitar o resíduo para fazer a farinha de coco caseira.

Vale lembrar que nesta receita usei a farinha de coco industrializada, e não a caseira.

A farinha de coco caseira absorve menos os líquidos da receita e por isso se você decidir usá-la vai precisar corrigir a massa adicionando um pouco mais de farinha caseira, ao invés de 1/2 xícara use 3/4 de xícara.

Bolo de fubá inteiro sobre prato branco visto de cima

BOLO DE FUBÁ FOFINHO E SIMPLES

Não é porque a receita é sem glúten que ela precisa ser complicada, eu sinceramente acho mais fácil fazer bolo de fubá fofinho sem utilizar a farinha de trigo.

Quando você usa farinha de trigo nas receitas de bolo você pode deixar a massa pesada se misturar demais, no caso das farinhas sem glúten isto não acontece.

Como não existe glúten para ser “desenvolvido” você não corre o risco de deixar a massa do bolo de fubá com leite de coco dura.

Este bolo de fubá com coco fica macio, flexível, aromático e com uma textura incrível, tem sabor de quero mais!

Duas fatias de bolo de fubá sobrepostas sobre prato branco

BOLO DE FUBÁ FOFINHO COM COCO RALADO

Eu amo quando o bolo de milho tem pedacinhos de coco ralado, dá um contraste gostoso na mordida e um sabor mais intenso de coco.

Se você fizer apenas o bolo de fubá com leite de coco e farinha de coco você já consegue um bom equilíbrio de sabores, e por isso o coco ralado é opcional nesta receita.

Você pode usar o coco ralado seco ou o fresco, mas claro, o coco ralado fresco proporciona um sabor mais gostoso, é mais úmido e por isso a textura fica ainda mais gostosa.

Imprimir

BOLO DE FUBÁ COM LEITE DE COCO FOFINHO


  • Autora: Chef Susan Martha
  • Tempo de preparo: 10 minutos
  • Tempo de cozimento: 35 minutos
  • Tempo Total: 45 minutos
  • Rendimento: 16 fatias 1x

Descrição

Receita de bolo de fubá com leite de coco super rápida feita à mão com uma textura incrível e um sabor maravilhoso!


Scale

Ingredientes

INGREDIENTES MOLHADOS

  • 3 ovos (150 gramas)
  • 200 ml leite de coco
  • 1/2 xícara de açúcar demerara (100 gramas)
  • Pitada de sal
  • 1/3 xícara de óleo de girassol (80 ml)

INGREDIENTES SECOS

  • 1/2 xícara de fubá fino (70 gramas)
  • 1/2 xícara de farinha de coco (50 gramas)
  • 1/2 xícara de polvilho doce (60 gramas)
  • 100 gramas de coco ralado fresco ou seco (opcional)
  • 1 colher de sopa de fermento em pó (15 gramas)

Modo de Preparo

  1. Como esta é uma receita muito rápida a primeira coisa que você precisa fazer é preaquecer o forno a 180º C e untar e enfarinhar uma forma média. Nesta receita estou usando uma forma redonda com furo no meio com 23 cm de diâmetro e 8 cm de profundidade.
  2. Em uma bacia adicione os ingredientes molhados e misture bem com um batedor de arames (fuet) ou um garfo até formar uma mistura líquida e homogênea.
  3. Adicione o fubá, a farinha de coco e o polvilho e misture bem até formar massa grossinha e homogênea.
  4. Finalize com o coco ralado e o fermento em pó, mexa rapidamente e depois transfira a massa para a forma untada e enfarinhada.
  5. Leve para assar em forno aquecido 180º C por aproximadamente 30 – 35 minutos, ou até que você faça o teste do palito e ele saia limpo.
  6. Deixe esfriar para depois desenformar e cortar.

Notas

  • Os ovos não são substituíveis nesta receita.
  • Sem o coco ralado as calorias desta receita diminuem para 157 a porção, mas você também tem apenas 6% de fibras, 5% de proteínas e apenas 9% de gorduras totais. Mas vale lembrar que o coco é super saudável e é uma gordura boa que confere bastante saciedade.
  • Você pode usar qualquer leite vegetal ou de vaca nesta receita.
  • Use sempre a farinha de milho fina, fubá fino, quanto mais fina a moagem, melhor a textura final da receita.
  • Você pode aromatizar a receita com 1/2 colher de chá de canela ou erva-doce.
  • Categoria: Bolo Simples
  • Métodos: Feito à mão
  • Cozinha: Sem Glúten

Informações Nutricionais

  • Rendimento em Porções: 16 fatias
  • Calorias: 325
  • Açúcares: 8,8 gramas
  • Sódio: 2%
  • Gorduras Totais: 34%
  • Gorduras Saturadas: 18,3 gramas
  • Gorduras Insaturadas: 0,7 grama
  • Gorduras Trans: 0%
  • Carboidratos: 11%
  • Fibras: 19%
  • Proteínas: 9%
  • Colesterol: 12%

Keywords: bolo de fubá com leite de coco, bolo de milho, bolo de fubá fofinho, bolo de fubá simples

DURABILIDADE E ARMAZENAMENTO DO BOLO DE FUBÁ COM LEITE DE COCO

Esta receita pode ser a armazenada fora da geladeira por até uns 3 dias, vale lembrar que em climas mais quentes ela pode estragar mais rápido.

Se você não comer o bolo de milho neste tempo você pode guardar na geladeira por até 1 semana dentro de um pote bem fechado.

Quando gelado o bolo de fubá com leite de coco fica um pouco mais firme, mas você pode aquecer ligeiramente no micro-ondas ou deixar em temperatura ambiente que ele volta a ficar fofinho.

Se sua família for pequena você pode congelar o bolo de fubá fofinho cortando em fatias e colocando em um saco adequado para o freezer.

Lembre-se de não sobrepor as fatias, pois quando congeladas elas grudam juntas.

Para descongelar coloque as fatias a serem consumidas na geladeira ou então descongele no micro-ondas sobre um papel toalha ou guardanapo por aproximadamente 30 segundos, 15 de cada lado.

Bolo de fubá inteiro sobre prato branco

CONFIRA OUTRAS RECEITAS DE BOLOS DE MILHO

Duas fatias de bolo de milho verde empilhadas sobre prato branco em mesa branca

Bolo de fubá fofinho feito rapidamente no liquidificador sem glúten e sem lactose

Bolo de Fubá cremoso simples e rápido de liquidificador

Espero que você tenha gostado desta receita de Bolo de Fubá com Leite de Coco e se tiver dúvidas ou sugestões é só deixar um comentário abaixo.

Quando você fizer esta receita em casa você pode bater uma foto e me enviar pelo Facebook ou pelo Instagram no @amorpelacomida pra que a gente possa conversar sobre a sua criação!

Para aprender a dominar as Farinhas Sem Glúten e aprender como substituir a farinha de trigo das receitas clique aqui!

Para conferir 10 receitas de pães modeláveis que funcionam exclusivas confira meu Curso de Pães Artesanais Sem glúten clicando aqui!

Ah, e se você ainda não é inscrito no Amor Pela Comida no YouTube inscreva-se e fique sempre por dentro das novidades!

Gostou da receita? Comente usando o Facebook

comentários

Receitas por categorias:
Bolos,Tortas e Panquecas

Comentário para BOLO DE FUBÁ COM LEITE DE COCO FOFINHO SEM FARINHA DE TRIGO

  • Oi Susan,
    Ficou uma delícia esse bolo!
    Em vez de colocar leite de coco e depois o coco ralado, coloquei o coco fresco e bati bem no liquidificador com a massa, pra ser mais rápido. Mas acho que foi muita quantidade de coco, achei que o resultado ficou muito consistente, talvez muita gordura…vou diminuir a quantidade da próxima vez.
    Ah, coloquei goiabada derretida de cobertura, hummm!

    Avatar Marina 09/06/2019 17:25
  • Olá Marina, quando você coloca o leite de coco com o bagaço você está adicionando mais fibras para a receita, e este não é um método recomendado, você precisa coar o leite de coco e usar apenas o líquido. Mas se você gostou da receita é o que importa! Fubá com coco e goiabada é uma combinação perfeita mesmo!
    Beijos

    Avatar Chef Susan Martha 09/06/2019 17:49
  • Gostaria de saber se pode substituir a farinha de coco por outro tipo

    Avatar Andresa 15/06/2019 10:28
  • Nunca recomendo a substituição da farinha de coco porque a chance de você estragar a receita é enorme. A farinha de coco absorve muito os líquidos da receita e confere a estrutura esperada. Beijos

    Avatar Chef Susan Martha 15/06/2019 13:29
  • Olá! Boa noite!
    Eu amo as suas receitas!
    No caso desse bolo, posso substituir o açúcar demerara pelo açúcar de coco e adicionar uma colher sopa de vinagre de maçã para que a massa continue macia?

    Avatar Eliana 24/06/2019 22:42
  • Pode substituir pelo açúcar de coco, mas independente do vinagre de maçã o bolo ficará mais firme e um pouco mais ressecado.
    Beijos

    Avatar Chef Susan Martha 25/06/2019 19:24

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Menu Principal