BOLO LOW CARB FÁCIL COM 5 INGREDIENTES

2 semanas atrás escrito por

Esta receita de bolo low carb é fácil, rápida, feita no liquidificador e precisa apenas de 5 ingredientes. Claro, se você quiser aromatizar a receita e deixar o bolo ainda mais saboroso tem mais alguns ingredientes pra adicionar, mas mesmo assim são poucos, ah, e eu não contei a água porque isso todo mundo já tem em casa, não é mesmo? 😉

Pra começar gostaria de dizer que não sigo nenhum tipo de dieta e sim faço reeducação alimentar, mas gosto de criar receitas alternativas para quem procura uma alimentação mais equilibrada assim como eu.

Receita de bolo low carb sem açúcar, sem óleo, sem glúten e sem lactose simples de liquidificador!

RECEITA DE BOLO LOW CARB SEM AÇÚCAR

Se você não está familiarizado com este termo “low carb” ele significa que a receita possui baixo teor de carboidratos quando comparado a receitas tradicionais de bolo.

Ele não leva nenhum tipo de açúcar refinado e também nenhum tipo de amido. Os amidos se transformam em açúcar rapidamente no organismo, porém deixam bolos muito mais fofinhos. Mas não se preocupe, como nesta receita você vai usar farinha de amendoim e também vários ovos a textura fofinha está garantida.

Para adoçar a receita você vai precisar de tâmaras, as tâmaras são ricas em magnésio, ferro e tem três vezes mais potássio do que a banana. Se você tiver dificuldade em encontrar tâmaras na sua cidade você pode trocá-las por qualquer outra fruta seca, mas claro, cada fruta vai conferir resultados um pouco diferentes para a receita.

Além de não utilizar açúcar na massa do bolo você também não vai precisar usar açúcar para adoçar a cobertura. Eu escolhi adoçar com o Erythriol, um adoçante natural que pra mim é o único até hoje que consegui usar sem sentir aquele gosto ruim de adoçante no final.

Eu ganhei uma lata de Erythritol  da Giroil  e fiquei preocupada que não fosse gostar do sabor, mas ele é muito saboroso, eu já tinha provado outros adoçantes naturais mas nunca gostava, fiquei muito feliz que finalmente encontrei um que agradasse meu paladar.

Se você é do time que não gosta de adoçantes teste o Erythritol da Giroil pra ver se você gosta, eu já testei em receitas de bolo, pra adoçar vitaminas, adoçar cremes e gostei em todas as receitas. Mas lembre-se que ele adoça 70% menos do que o açúcar, ou seja, você vai precisar um pouco mais de Erythriol pra conseguir o sabor docinho nas receitas.

Receita com erythritol adoçante natural. Receita com erythritol Giroil de creme de amendoim low carb. Receita com eritritol

RECEITA DE BOLO LOW CARB SEM ÓLEO

Como eu mencionei anteriormente nesta receita de bolo low carb a farinha escolhida foi a de amendoim, uma farinha rica em proteínas e também em gordura.

O amendoim não é uma oleaginosa mas confere os mesmos resultados do que as castanhas, amêndoas, nozes, etc. A grande vantagem é o preço, ele é bem mais baratinho que as oleaginosas, mas se você tiver alergia ao amendoim pode trocar por qualquer oleaginosa ou por sementes de girassol.

Como o amendoim já é rico em gordura você não precisa adicionar nenhum óleo extra pra ajudar o bolo a ficar fofinho.

Receita de Bolo Low Carb com apenas 5 ingredientes feito no liquidificador sem açúcar, sem glúten, sem lactose super fofinho e saboroso!

POSSO FAZER O BOLO LOW CARB SEM A COBERTURA?

Claro! A cobertura é totalmente opcional 😉

A cobertura é uma receita que já fiz inúmeras vezes aqui em casa, tinha uma época que fazia tanto que até enjoei. Quando gosto de uma receita fico pensando nela por algum tempo e acabo sempre repetindo.

Na verdade a cobertura é um creme coringa pra ter sempre na geladeira, na verdade é como se fosse uma manteiga de amendoim, mas em uma versão mais leve. Se você quer aprender como fazer manteiga de amendoim em casa eu já ensinei por aqui, você pode clicar aqui para conferir!

Eu acho que o creme de amendoim é mais fácil de espalhar no pão, comer com biscoitinhos de arroz, na tapioca, dá pra adicionar na vitamina, comer com frutas, com aveia, enfim, tenho certeza que você não vai se arrepender se testar.

Receita de bolo low carb de amendoim com tâmaras e farinha de coco, feito no liquidificador fica muito fofinho e é simples de preparar!

INGREDIENTES BOLO LOW CARB

  • 1 xícara de tâmaras
  • 1 xícara de água quente
  • 4 ovos (não são substituíveis)
  • 1 xícara de farinha de amendoim (ou de qualquer oleaginosa ou de sementes de girassol)
  • 1/4 de xícara de farinha de coco (se usar a farinha de coco caseira você vai precisar entre 1/3 de xícara e 1/2 xícara, confira como preparar a farinha de coco caseira aqui! Confira dicas no final do post sobre essa substituição)
  • 1 colher de sopa de fermento em pó

INGREDIENTES OPCIONAIS PARA O BOLO LOW CARB

  • 2 colheres de chá de mix de especiarias (compro pronto, mas é uma combinação de canela, cravo, noz moscada, sementes de coentro e pimenta síria, você pode aromatizar como preferir)
  • Pitada de sal (acho que realça muito o sabor)
  • 1 colher de chá de essência de rum (acho que a essência de rum combina muito bem com receitas que levam frutas, mas se preferir pode ser essência de baunilha)

Receita de bolo low carb de liquidificador com 5 ingredientes muito simples, fofinho e saboroso. Não leva óleo, açúcar, leite ou farinha!

MODO DE PREPARO BOLO LOW CARB

  1. Antes de separar todos os ingredientes você deve hidratar as tâmaras. Em uma travessa adicione as tâmaras e a água quente e deixe descansar enquanto você separa os demais ingredientes. Aproveite para preaquecer o forno e separar a forma ou forminhas que você vai assar o bolo low carb.
  2. Quando as tâmaras já estiverem mornas coloque-as junto com a água no liquidificador com os ovos, as especiarias, o sal e a essência de rum. Bata bem até dissolver as tâmaras na mistura.
  3. Adicione a farinha de amendoim e a farinha de coco e bata novamente, a mistura vai ficar densa e você deve ajudar o liquidificador utilizando uma espátula. Se o seu liquidificador não for muito potente você pode misturar na mão mesmo.
  4. Finalize com o fermento em pó e mexa rapidamente.
  5. Distribua a massa em 15 forminhas de silicone ou então em uma forma média de 20 x 30 centímetros untada e polvilhada com farinha de coco. Unte bem porque essa massa gosta de grudar.
  6. Leve para assar em forno preaquecido a 180º C por aproximadamente 25 minutos, faça o teste do palito, quando ele sair limpo está pronto.
  7. Deixe esfriar para depois retirar da forma.
Textura massa do bolo low carb antes de assar

Textura da massa do bolo low carb antes de assar

INGREDIENTES COBERTURA DE AMENDOIM PARA O BOLO LOW CARB

  • 2 xícaras de farinha de amendoim ou amendoim torrado
  • Aproximadamente 1 xícara de água morna (coloque aos poucos para ajustar a textura, pode colocar menos se quiser mais grosso ou mais se quiser mais ralo)
  • 4 colheres de sopa de Erythritol da Giroil
  • Pitada de sal
  • 1 colher de chá de canela (opcional)

MODO DE PREPARO COBERTURA DO BOLO LOW CARB

  1. Bata tudo no liquidificador adicionando a água aos poucos, use menos água para uma textura mais firme. Guarde na geladeira o excedente por até 15 dias em um vidro. Quando gelado o creme fica mais grosso.
Cobertura low carb para bolos, tortas, tapioca, pães, frutas e tudo mais que você estiver com vontade!

Cobertura cremosa de amendoim

DICAS EXTRAS SOBRE A FARINHA DE COCO

A farinha de coco que encontramos em lojas de produtos naturais não tem um padrão único, ou seja, cada uma se comporta de maneira diferente, uma são mais secas, outras mais úmidas e eu já recebi inúmeras reclamações dela em minhas receitas.

Nesta receita usei a farinha de coco industrializada que absorve muito mais água que a farinha de coco caseira, por isso se você usar a farinha caseira você deverá utilizar uma maior quantidade na massa.

Comece colocando 1/3 na massa e analise a textura, provavelmente você precisará chegar até a quantidade de 1/2 xícara para alcançar a textura que você vê no vídeo.

Sempre que você usa mais de um ingrediente você acaba diluindo o sabor e por isso a massa vai ficar menos doce se você usar a farinha de coco caseira. Se você quer entender mais sobre as diferenças entre as farinhas sem glúten clique aqui!

Bolo low carb de amendoim feito no liquidificador com apenas 5 ingredientes. É sem glúten, sem lactose, sem açúcar e sem óleo!

DICAS EXTRAS PARA O BOLO LOW CARB

  • A cobertura de amendoim com certeza é uma quantidade além do necessário para você decorar os bolinhos, porém como é uma receita que vai bem com outras preparações acho mais vantajoso fazer a mais para ir comendo durante a semana. Ela dura uns 15 dias na geladeira.
  • Este bolo dura uns 2 dias fora da geladeira, mas minha sugestão é que você coloque logo na geladeira no primeiro dia, porque pra mim gelado ele fica muito mais gostoso. Na geladeira ele dura uns 7 dias.
  • Você pode congelar este bolo low carb sem a cobertura por até 3 meses. Armazene em um saco plástico sem amontoar as fatias/bolinhos ou então em um recipiente hermético que possa ir ao freezer. Para descongelar é só colocar de um dia para o outro na geladeira ou por aproximadamente 30 segundos no micro-ondas (15 segundos de cada lado) sobre um papel toalha.

Receita low carb - Bolo de amendoim low carb sem açúcar, sem óleo, sem glúten e sem lactose feito no liquidificador

  • Se você não gostar de amendoim ou for alérgico você pode substituir por qualquer outra farinha de oleaginosas ou de sementes de girassol. A farinha de girassol é feita com as sementes descascadas, basta processá-las no liquidificador ou processador até virar uma farinha grossa. Lembre-se que cada oleaginosa confere um sabor diferente e muda um pouquinho a textura da receita, mas não se preocupe que independente da sua escolha a receita vai dar certo.
  • Se você não quiser fazer a cobertura com amendoim você pode fazer com sementes de girassol (clique aqui pra conferir a receita), ou com castanha de caju (clique aqui pra conferir a receita). Se você gostar de coberturas com chocolate você pode cobrir com musse de chocolate (clique aqui para conferir a receita) ou então cobrir com uma cobertura cremosa (clique aqui pra conferir a receita).
  • Se você é apaixonado por chocolate você pode adicionar 1/4 de cacau em pó e transformar este bolo low carb em bolo de chocolate low carb.

Receita de bolo low carb fácil de liquidificador com apenas 5 ingredientes. Bolo fofinho sem açúcar, sem glúten, sem leite e sem óleo simples de preparar!

CONFIRA OUTRAS RECEITAS LOW CARB

Receita fácil de Torta Salgada Low Carb que é sem glúten, sem lactose e você pode variar o recheio e usar o que tiver em casa!

Pão de cenoura low carb

 

Manteiga de coco caseira

Espero que você tenha gostado desta receita de Bolo Low Carb e se tiver dúvidas ou sugestões é só deixar um comentário abaixo. Quando você fizer esta receita em casa você pode bater uma foto e me enviar pelo Facebook ou pelo Instragram no @amorpelacomida pra que a gente possa conversar sobre a sua criação!

Para aprender a dominar as Farinhas Sem Glúten e aprender como substituir a farinha de trigo das receitas clique aqui!

Ah, e se você ainda não é inscrito no Amor Pela Comida no YouTube inscreva-se e fique sempre por dentro das novidades!

Gostou da receita? Comente usando o Facebook

comentários

Receitas por categorias:
Bolos,Tortas e Panquecas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Menu Principal