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BROWNIE FIT SEM FARINHA, SEM GLÚTEN E SEM LACTOSE

4 anos atrás escrito por

Difícil mesmo é achar alguém que não goste de chocolate, eu simplesmente amo! Para aproveitarmos os benefícios do cacau na Reeducação Alimentar devemos optar por doces com o maior percentual de cacau possível e é por isso que desenvolvi esta receita de Brownie Fit pra você comer sem culpa 😉

Se você está achando estranho uma receita de brownie fit sem farinha, vai achar mais estranho ainda quando saber que ingrediente especial que serve de base para esta receita é o feijão branco.

Isso mesmo, feijão! Mas calma, não se preocupe, você não vai sentir nenhum gosto de feijão, o sabor deste brownie fit é comparável aos melhores brownies que você já comeu e a textura é macia e molhadinha.

Brownie fit receita sem farinha, sem glúten e sem lactose
O feijão branco é um ótimo aliado da reeducação alimentar, ele é proteico, rico em fibras, cálcio, potássio e possui quase nada de gordura.

O feijão branco ajuda você a ficar satisfeito por mais tempo, ou seja, um pedaço deste brownie fit vai ser suficiente para matar seu desejo de comer chocolate e eliminar a sua fome.

Este feijão branco foi plantado pela minha mãe, ou seja, orgânico e com muito amor. Se você quiser ver o tour pela horta da minha mãe e a plantação de feijão branco é só clicar aqui!

Se você quiser você pode usar outro tipo de feijão que não tem problema, a única coisa é que ele deve ser cozido sem tempero.
Eu já ensinei aqui como eu faço feijão, mas se você ainda não viu é só clicar aqui!

Para cozinhar qualquer tipo de feijão é muito importante deixá-lo de molho de um dia para o outro na geladeira coberto com água e 2 colheres de sopa de vinagre.

Eu costumo trocar a água do feijão até 3 vezes, sempre colocando água nova e mais vinagre.

Além de deixar de molho eu sempre descarto a primeira água da cocção, se você nunca viu a quantidade de espuma que forma na panela nesta primeira água eu sugiro que você confira o post onde ensino a cozinhar o feijão, você vai se surpreender.

Quando você segue estas etapas para cozinhar o feijão, você elimina os anti-nutrientes que acabam causando indigestão e impedindo que você absorva os nutrientes do grão.


Agora que você já sabe como cozinhar o feijão da melhor maneira possível, vou explicar pra você como esta receita é simples.

Basicamente são 3 etapas, bater o feijão no liquidificador com os ingredientes molhados, transferir para uma bacia, misturar os ingredientes secos e finalizar com o fermento. Depois é só assar e se deliciar 😉

INGREDIENTES MOLHADOS:

  • 4 ovos
  • 2 xícaras de feijão branco cozido sem tempero (ou use o feijão da sua preferência)
  • 1/2 xícara de mel (use melado, agave ou 3/4 xícara de açúcar mascavo, veja observações no final do post de como usar o açúcar mascavo)
  • 1/2 xícara de óleo de coco (ou use o óleo da sua preferência)

INGREDIENTES SECOS:

  • 1/3 xícara de cacau em pó 100% (precisa medir e nivelar na xícara medidora, em excesso pode amargar a receita)
  • Pitada de sal
  • 1/2 xícara de castanhas ou chocolate 70% picado (opcional – usei 1/4 xícara de castanhas e 1/4 xícara de chocolate Only4 com cramberry)
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio (substitua por mais 1 colher de chá de fermento em pó, totalizando 2 colheres de chá de fermento na receita)
  • 1 colher de sopa de vinagre de maçã (ajuda o brownie fit a ficar mais fofinho, pode ser o vinagre de álcool)


MODO DE PREPARO:

Esta é uma receita rápida, então a primeira coisa que você vai fazer é preaquecer o forno à 180ºC e untar e polvilhar uma forma de 20 x 30 cm com um pouco de óleo e cacau em pó.

Se preferir forre a forma com papel manteiga untado. Na sequência:

  • Bata no liquidificador os ovos, o feijão, o mel e o óleo de coco até que vire uma massa lisa e aveludada.

  • Transfira esta massa de feijão para uma bacia e adicione o cacau em pó peneirando-o sobre a massa. É importante peneirar o cacau para evitar que ele forme grumos na massa.
  • Se o seu liquidificador for potente você pode tentar bater o cacau junto com o feijão.

Textura cremosa e aveludada

  • Adicione uma pitada de sal, as castanhas e o chocolate, mexa bem e finalize a receita com o fermento em pó, o bicarbonato de sódio e o vinagre de maçã.
  • Mexa tudo rapidamente e transfira para a forma já untada.
  • Leve para assar em forno preaquecido à 180º C por 20 minutos.
  • Quando você sentir cheirinho de Brownie Fit faça o teste do palito, se ele sair limpo está pronto.


DICAS:

  • Se você não gostar do sabor do mel e preferir usar o açúcar mascavo você deve usar 3/4 xícara, pois o mel adoça mais que o açúcar. Da primeira vez que testei a receita usei açúcar mascavo e ela ficou ótima, mas quando bati com os feijões meu liquidificador quase não conseguiu bater. Meu liquidificador tem 550W de potência, se o seu for bem potente coloque o açúcar mascavo junto com os feijões, caso contrário coloque o açúcar mascavo junto com o chocolate e misture na mão.
  • Você pode excluir da receita as castanhas e o chocolate em pedaços que a receita vai continuar muito boa.
  • Você pode substituir o feijão branco por grão-de-bico, vai ficar bom mas a textura vai ser um pouco diferente.
  • Se quiser você pode aromatizar com baunilha, canela em pó, pimenta síria ou sua especiaria preferida.

Espero que você tenha gostado desta receita e se tiver dúvidas ou sugestões é só deixar um comentário abaixo.

Não esqueça de quando fizer esta receita em casa bater uma foto e postar nas redes sociais com a #amorpelacomida, eu vou adorar ver e curtir a sua criação.

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