COMO SUBSTITUIR FARINHA DE TRIGO

3 meses atrás escrito por
Como substituir farinha de trigo das receitas tradicionais por farinhas sem glúten

Talvez você já tenha acessado vários blogs em busca de como substituir farinha de trigo das receitas tradicionais e provavelmente você encontrou informações bem diferentes e que acabaram confundindo mais do que explicando o que realmente você estava procurando.

Mas saiba que você não está sozinha, mesmo eu que sou chef de cozinha, que fiz faculdade para aprender a cozinhar tive a mesma dificuldade que você, pois na faculdade de gastronomia aprendi a culinária clássica, praticamente nada era falado sobre alimentos sem glúten, ainda mais que me formei a mais de 10 anos atrás.

COMO SUBSTITUIR FARINHA DE TRIGO POR FARINHAS SEM GLÚTEN?

Pra começar já vou logo dizer pra você que NENHUMA farinha sem glúten sozinha vai substituir a textura, elasticidade e liga que a farinha de trigo proporciona para as receitas.

E é por isso que você sempre encontra uma combinação de farinhas em receitas sem glúten. As farinhas sem glúten são combinadas para imitar as características que a farinha de trigo proporcionaria para as massas.

Como substituir farinha de trigo por farinhas sem glúten nas receitas tradicionais

MAS A FARINHA DE ARROZ NÃO SERVE PARA SUBSTITUIR FARINHA DE TRIGO?

Talvez você tenha começado a se aventurar pela culinária sem glúten e acreditou que para substituir farinha de trigo você deveria usar a farinha de arroz e que a preparação sairia perfeita.

Pois é, eu também acreditei nesta informação e também me decepcionei. Se você usar apenas a farinha de arroz nas receitas você logo vai perceber que a textura fica farelenta, praticamente se desmancha ao toque e que a massa não tem nenhuma viscosidade. Por ficar meio seca fica até difícil de engolir.

A farinha de arroz é uma farinha que confere sim estrutura para a massa, mas não apresenta nenhuma viscosidade e por isso você encontra muitas receitas sem glúten com farinha de arroz e amido de milho ou polvilho doce.

Os amidos conferem elasticidade e liga para as massas, mas nem sempre são suficientes para manter todos os ingredientes da receita estáveis, e é por isso que utilizamos a goma xantana em muitas receitas sem glúten.

Como substituir farinha de trigo por farinha de arroz

MAS O QUE É ESSA BENDITA GOMA XANTANA?

Eu sei que o nome é estranho, mas a goma xantana serve para estabilizar, emulsificar e espessar a massa, ou seja, meio que faz o papel que o glúten faria na massa.

Ela é sempre usada em pequena quantidade nas receitas e talvez você já tenha cometido algum erros usando a goma xantana, é normal, eu aprendi errando também e logo percebi que excesso de goma xantana destrói qualquer massa!

Quando você não mede a goma xantana com precisão e ela está em excesso na massa, provavelmente seu bolo ou pão não vai crescer e vai ficar abatumado.

O que acontece é que a goma xantana em contato com os líquidos da receita tem um poder muito aglutinante, vira meio que uma cola dura e uma vez em excesso não tem milagre pra salvar a receita.

Por isso eu sempre indico usar colheres de medida niveladas, não pode ser aquela colher que usamos no dia a dia e também não pode estar transbordando. A colher de chá tem 5 ml e a colher de sopa 15 ml.quanto mede uma xícara

Normalmente você usa 1/2 colher de chá de goma xantana em receitas de bolo e 1 colher de chá em receitas de pão, mas tudo vai depender das farinhas sem glúten que você estiver usando nas receitas, se a massa tem mais umidade, se leva ovos… é tipo uma fórmula química, precisa estar equilibrada para funcionar.

MAS EU JÁ VI RECEITAS USANDO APENAS 1 TIPO DE FARINHA SEM GLÚTEN E SEM GOMA XANTANA

Pois é, tem muita receita errada e que não funciona espalhada na internet. Mas eu também já fiz receitas com apenas 1 tipo de farinha sem glúten e até mesmo sem nenhuma farinha.

Este bolo de nozes é um exemplo disso, não leva nem farinha, nem goma xantana e mesmo assim dá certo! Mas este é um bolo que leva banana, ovos e as nozes fazem o papel da “farinha” na receita.

Como substituir farinha de trigo das receitas, bolo de nozes fofinho sem farinha e sem goma xantana

-> Clique aqui para conferir a receita 😉

Quando você entende a estrutura das farinhas sem glúten e como elas se comportam nas receitas você consegue ter mais liberdade na cozinha e consegue substituir farinha de trigo das receitas tradicionais.

O que você precisa mesmo é um pouco mais de experiência com as farinhas sem glúten e entender para que serve cada tipo de farinha que você usa nas receitas.

APRENDA A METODOLOGIA QUE EU UTILIZO PARA SUBSTITUIR A FARINHA DE TRIGO DAS MINHAS RECEITAS

Muitas pessoas se apaixonam por minhas receitas porque elas realmente funcionam, mas o que muitas pessoas não sabem é que existe uma lógica por trás de cada escolha que faço na hora que estou criando uma receita nova.

Quando começamos a cozinhar sem glúten realmente é uma grande confusão, são muitas farinhas e as vezes queremos usar aquelas que temos em casa pra fazer determinada receita.

Não sei você, mas eu já errei muito! E não foi por falta de pesquisa, porque vasculhei a Internet toda pra conseguir achar uma explicação lógica que me explicasse os porquês das farinhas sem glúten. Achei muitas informações duplicadas e que pela minha experiência sabia estavam erradas.

Por isso decidi transformar minha cozinha em meu laboratório e criei a minha própria metodologia. Esta metodologia foi testada, aprovada e que realmente funciona! Eu uso ela em todas as minhas receitas.

Pra facilitar sua vida eu criei um super atalho, você não precisa mais errar como eu errei para conseguir fazer as melhores substituições. Eu criei um curso online exclusivo que vai te ensinar:

  • Como substituir a farinha de trigo das receitas tradicionais,
  • Como cada uma das 23 farinhas absorvem a água,
  • Criar um MIX exclusivo de farinhas sem glúten pra você fazer em casa,
  • Como substituir e combinar as farinhas sem erros e muitas dicas e bônus especiais que irão te ajudar a criar suas próprias receitas sem glúten.

Se você tem interesse em aprender mais sobre as farinhas sem glúten eu convido você a conferir meu Curso Online – Dominando as Farinhas Sem Glúten: curso-farinhas-sem-glúten-

CLIQUE AQUI PARA CONHECER O CURSO

 

Será um prazer ensinar pra você como substituir farinha de trigo das receitas tradicionais e eu tenho certeza que você vai economizar tempo e dinheiro com receitas que não funcionam.

Você vem? 😉

RECEITAS-DE-PÃO-SEM-GLÚTEN

Gostou da receita? Comente usando o Facebook

comentários

Receitas por categorias:
Reeducação Alimentar · Sem Glúten

Comentário para COMO SUBSTITUIR FARINHA DE TRIGO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Menu Principal