PANETONE SEM GLÚTEN E SEM LACTOSE FÁCIL

3 semanas atrás escrito por

Tem receitas que a gente tem mais vontade de comer em determinadas épocas do ano e pra mim só penso em panetone lá por novembro. Mas acredite, eu recebi pedidos de receita de panetone sem glúten e sem lactose já em março e os pedidos vem se intensificando agora que chegamos ao último trimestre do ano.

Na verdade eu não ia compartilhar nenhuma receita natalina até chegarmos na metade de novembro, mas percebi que muitas pessoas gostam de planejar a festa de Natal com bastante antecedência. Então essa semana foi dedicada aos testes para criar uma receita gostosa de panetone sem glúten.

Receita de Panetone sem glúten, sem lactose muito simples de preparar, é só misturar tudo e esperar crescer. Fica úmido e macio!

TEXTURA DO PANETONE SEM GLÚTEN

Pra começar já devo logo dizer que esta receita não fica com aquela textura do panetone da Bauducco. Eu sei, eu também gostaria que ficasse igualzinho, mas infelizmente o panetone sem glúten e com ingredientes mais benéficos para a sua saúde acaba ficando mais com uma textura mais parecida com a de bolo do que a de pão.

Mas em defesa do meu panetone sem glúten posso dizer que a lista de ingredientes é bem mais nutritiva, sem emulsificantes, estabilizante e vários nomes estranhos. Talvez o único nome estranho que você não conheça é o Psyllium.

O psyllium é uma fibra que tem uma grande capacidade de absorver líquidos. Ele é conhecido por ser um laxante natural, auxiliado no bom funcionamento do intestino. Também ajuda a reduzir o colesterol, diminuir a sensação de fome e desintoxicar do organismo.

Nesta receita de panetone sem glúten o psyllium permite que os ingredientes permaneçam estáveis na receita, confere uma textura mais macia e permite uma boa estrutura para a massa. Se você não encontrar psyllium na sua cidade você pode substituir por 1/2 colher de chá de goma xantana.

O resultado não é exatamente o mesmo, mas funciona. Eu testei com a goma xantana pra tirar a prova, mas preferi a textura com o psyllium. Mas se mesmo assim você não encontrar a goma xantana pode substituir por CMC, você encontra o CMC em lojas especializadas em produtos para confeitaria. Use a mesma medida que a goma xantana.

Toda vez que você usa CMC no lugar da goma xantana a textura fica mais seca e um pouco mais firme. Eu só indico mesmo esta opção caso você more em uma cidade do interior que não encontre nem o psyllium e nem a goma xantana. Mas mesmo que você more no interior sempre existe a possibilidade de comprar psyllium ou goma xantana online.

Receita de Panetone Funcional sem glúten, sem lactose que fica úmido e fofinho! É simples de preparar, basta misturar tudo rapidamente e esperar crescer!

FARINHAS PARA O PANETONE SEM GLÚTEN

Eu escolhi para esta receita as farinhas sem glúten que mais uso em minhas receitas, a farinha de arroz, o polvilho doce e a aveia em flocos finos. Estas farinhas são mais acessíveis e fáceis de encontrar, se você não for celíaco opte pela aveia “contaminada” pelo glúten que é mais barata e você encontra em qualquer supermercado.

A farinha de arroz tem um sabor neutro e confere uma boa estrutura para a massa, se quiser deixar o panetone sem glúten mais nutritivo você pode substituí-la por farinha de trigo sarraceno. Eu testei com a farinha de trigo sarraceno, mas como ele tem um sabor mais dominante eu achei que ele roubou um pouco o sabor do panetone.

O polvilho doce permite mais elasticidade para a massa, ajuda também na liga da massa e permite uma textura mais fofinha. Se quiser você pode substituir o polvilho doce pela araruta, que é um amido de fácil digestão.

A aveia em flocos é a “farinha” que uso em maior proporção, assim como o arroz o sabor é suave e por ser rica em fibras também ajuda na estrutura da massa. Ela oferece uma boa estrutura sem pesar a receita, use sempre na versão “flocos finos”. Se tiver apenas aveia em flocos grossos bata os flocos rapidamente no liquidificador. Quando os flocos são maiores eles acabam deixando a massa mais “pedaçuda” e pesada.

A aveia em flocos pode ser substituída pela quinoa em flocos, mas a quinoa absorve mais os líquidos da massa, então você vai precisar ajustar a textura no final com um pouco mais de suco de laranja. Coloque aos poucos, mas acredito que 1/4 de xícara extra de suco de laranja seja a medida ideal.

A quinoa apesar de muito nutritiva tem um sabor marcante, por isso pode mascarar o sabor do panetone sem glúten. Como ela é mais densa que a aveia ela também acaba deixando a massa um pouco mais pesada.

Receita de Panetone funcional sem glúten sem lactose fácil de preparar. É uma receita natalina perfeita pra quem não quer passar vontade.

 

FERMENTAÇÃO DO PANETONE SEM GLÚTEN

Esta receita de panetone sem glúten e sem lactose é uma receita muito fácil. É só misturar os ingredientes molhados, misturar os secos, juntar os dois e colocar pra crescer. Realmente você só precisa de um fuet (batedor de arame) ou uma colher de pau pra fazer esta massa.

Agora o ponto chato desta receita de panetone sem glúten é que demora pra crescer. Ou seja, você precisa aproveitar o final de semana que você tiver em casa e não for sair para testá-la. Por ser uma receita que leva mais açúcar, óleo e ovos é uma massa mais densa, estes ingredientes em maior quantidade inibem o crescimento do fermento biológico.

Outro fator a ser considerado é o clima do dia que você testar a receita, eu fiz a receita de panetone sem glúten em um dia frio e chuvoso. A minha massa demorou 4 horas pra dobrar de volume, eu sei, uma eternidade né? Mas se sua cidade for mais quente com certeza esse tempo diminui pela metade.

Se você não quiser esperar todo esse tempo minha sugestão é que no lugar no fermento biológico você use o fermento químico, porém o sabor da fermentação que é característico do sabor do panetone será perdido. Caso deseje usar o fermento de bolo você não precisa esperar crescer, é só colocar no forno direto.

Receita de panetone sem glúten e sem lactose fácil de preparar. Fica fofinho, é aromático e muito nutritivo.

DECORAÇÃO DO PANETONE SEM GLÚTEN

Pra dizer a verdade você nem precisa decorar este panetone sem glúten, você pode apenas servir dentro da embalagem que você usou para assar a massa. Desta maneira fica com aquela cara de panetone tradicional.

Agora se você quiser decorá-lo para servir na Ceia de Natal, pra presentear os amigos ou até mesmo para vender fica bem mais bonito retirar do papel e colocar um glacê de açúcar por cima. Coloquei algumas frutas que usei também no recheio e para alegrar a foto algumas florzinhas que tirei do jardim.

Se preferir uma decoração mais simples pode polvilhar um pouco de açúcar confeiteiro por cima, também fica mais atraente aos olhos.

Receita de Panetone sem glúten e sem lactose decorado, perfeito para presentear amigos. É uma receita natalina fácil!

SABORES E AROMAS DO PANETONE SEM GLÚTEN

Apesar da textura deste panetone sem glúten não ser idêntica ao panetone tradicional posso dizer que o sabor e o aroma são bem semelhantes.

Claro que precisei usar aromatizantes artificiais para conferir o sabor característico do panetone, porém se você não quiser usar a essência, saiba que é sempre um ingrediente opcional.

Usei duas essências, a de panetone e a de rum. A de panetone realmente é difícil de substituir, mas se quiser pode usar o rum tradicional para aromatizar a massa de panetone sem glúten.

Além destas duas essências usei raspas de 1 laranja, canela em pó e noz moscada, pra mim a noz moscada ralada na hora faz toda diferença para a massa. Mas como falei, use os aromas e especiarias que mais gostar.

Receita de panetone funcional sem glúten e sem lactose simples de preparar. Fica úmido e bem macio!

INGREDIENTES PANETONE SEM GLÚTEN

Ingredientes Secos:

  • 1/2 xícara de farinha de arroz (substitua por farinha de trigo sarraceno)
  • 1/2 xícara de polvilho doce (substitua por araruta)
  • 3/4 xícara de aveia em flocos finos (substitua por quinoa em flocos – veja no texto as dicas de como substituir)
  • 1/4 xícara de psyllium (substitua por 1/2 colher de chá de goma xantana ou CMC)
  • 2 colheres de sopa de fermento biológico seco instantâneo (ou use 2 colheres de sopa de fermento químico – veja no texto as dicas de como substituir)
  • 3/4 xícara de frutas secas ou chocolate picado (usei passas pretas e brancas, damasco e ameixa)

Ingredientes Molhados:

  • 3 ovos
  • 1/2 xícara de óleo (pode ser qualquer óleo, usei de girassol)
  • 3/4 xícara de açúcar demerara (pode ser açúcar mascavo mas a massa fica mais escura)
  • 1/2 xícara de suco de laranja morno (pode ser leite vegetal)
  • 1/2 colher de chá de sal

Ingredientes Opcionais:

  • 1 colher de chá de essência de panetone (pode usar essência de laranja se não encontrar a de panetone)
  • 1 colher de chá de essência de rum (use 2 colheres de rum se não quiser usar essência)
  • 1 colher de chá de canela em pó
  • 1/2 colher de chá de noz moscada ralada na hora
  • Raspas de 1 laranja (pode ser raspas de limão)

Cobertura Opcional:

  • 1/3 xícara de açúcar confeiteiro
  • Suco de 1 limão (coloque aos poucos para ajustar a espessura, talvez precise menos)
  • Frutas secas

MODO DE PREPARO PANETONE SEM GLÚTEN:

  • Misture os secos em uma bacia.
  • Misture os molhados em uma bacia e adicione os ingredientes opcionais para aromatizar a massa.
  • Adicione os secos aos molhados em três partes para que consiga misturar com mais facilidade.
  • Quando você acaba de misturar a massa ainda está um pouco mole, mas em poucos instantes o psyllium começa a agir e enxugar os líquidos da receita, deixando a massa mais grossa e consistente.

Textura massa panetone sem glúten

  • Coloque a massa em uma forma de panetone de 500 gramas ou se preferir asse a massa em uma forma de pão. Para facilitar o manuseio coloque a forminha de papel sobre uma forma.
  • Deixe crescer em um cantinho da cozinha até dobrar de volume, tenha paciência que é bem demorado mesmo!
  • Quando a massa dobrar de volume preaqueça o forno a 180º C e quando o forno estiver aquecido coloque o panetone sem glúten para assar.
  • Asse a massa por aproximadamente 30 minutos, lembre-se de fazer o teste do palito, quando o palito sair limpo está pronto.
  • Deixe esfriar por completo antes de cortar ou de retirar o panetone da forminha de papel.
  • Para decorar é só misturar o açúcar de confeiteiro com o suco de limão até que você consiga uma espessura grossinha, se ficar muito mole é só colocar um pouco mais de açúcar, se estiver muito duro coloque mais umas gotinhas de limão. Decore com algumas frutas secas.

Receita de panetone sem glúten e sem lactose funcional simples de preparar, muito aromático e fofinho!

DICAS EXTRAS

  • Você não pode excluir o psyllium ou a goma xantana/CMC da receita, sem um destes ingredientes a receita não dá certo.
  • Esta panetone sem glúten pode ser congelado, você tanto pode congelar em fatias ou ele inteiro. Para descongelar coloque na geladeira de um dia para o outro e depois volte para a temperatura ambiente. Congelado ele dura até 3 meses. Se preferir você também pode descongelar no micro-ondas. Para congelar não coloque o glacê de açúcar.
  • Esta é uma receita mais úmida e portante estraga mais rápido, se você morar em lugar bem quente pode estragar de um dia para o outro, se morar em um local mais frio dura uns 3 dias. Mantenha o panetone sem glúten refrigerado por até 7 dias, quando refrigerado ele fica um pouco mais firme, mas continua muito gostoso.

Se você gosta de receitas Natalinas Tradicionais confira as receitas abaixo:

Receita de Cheesecake de Oreo com cobertura de ganache muito deliciosa

Espero que você tenha gostado desta receita de panetone sem glúten e se tiver dúvidas ou sugestões é só deixar um comentário abaixo. Não esqueça de quando fizer esta receita em casa bater uma foto e postar nas redes sociais com a #amorpelacomida, eu vou adorar ver e curtir a sua criação.

Ah, e se você ainda não é inscrito no Amor Pela Comida no YouTube inscreva-se e fique sempre por dentro das novidades!

Gostou da receita? Comente usando o Facebook

comentários

Receitas por categorias:
Pães · Receitas Natalinas

Comentário para PANETONE SEM GLÚTEN E SEM LACTOSE FÁCIL

  • Amei sua receita!Parabéns! Gostaria de saber quais produtos substituir, além das frutas, para fazer um chocotone.
    Abraços!

    Alenir 12/10/2017 02:38 Responder
    • Que bom que gostou da receita, só precisa mesmo substituir as frutas por chocolate e se quiser intensificar o sabor de panetone pode colocar 1/2 colher de chá extra de essência.
      Beijos

      Chef Susan Martha 12/10/2017 19:41 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Menu Principal