PANETONE VEGANO FUNCIONAL SEM GLÚTEN, SEM AÇÚCAR, SEM OVO, SEM LEITE

1 mês atrás escrito por

Assim que eu publiquei a receita de Panetone sem glúten e sem lactose eu recebi vários comentários perguntando se era possível substituir os ovos, mas como já falei algumas vezes por aqui, quando a receita tem mais de dois ovos é difícil substituí-los sem estragar a textura da massa. Por este motivo decidi criar um Panetone Vegano.

Eu fiz vários testes para chegar na textura ideal e por isso minha sugestão é que você siga a receita do panetone vegano a risca, sem fazer substituições. Eu sei que você quer sempre substituir os ingredientes para usar o que tem em casa, mas como o panetone vegano é uma receita especial eu vou indicar todas as substituições que não interferem muito na textura.

Eu comecei a desenvolver esta receita pensando em criar um bolo de frutas, fiquei bem satisfeita com o primeiro teste e percebi que a receita tinha potencial para virar um panetone vegano.

Receita de Panetone Vegano funcional. Panetone caseiro sem açúcar, sem glúten, sem soja, sem ovo, sem leite

PANETONE VEGANO OU BOLOTONE?

Esta receita de panetone vegano é deliciosa, fica macia e úmida, mas infelizmente não lembra em nada aquela textura de panetone tradicional. Quando a receita não leva ovos e farinha de trigo fica muito difícil conseguir chegar naquela textura.

A textura deste panetone vegano está mais para “bolotone”, mas apesar da textura não ser a esperada o sabor deste panetone vegano é perfeito, lembra muito o sabor do panetone tradicional.

Essa massa de panetone vegano leva fermento biológico, essências de rum e essência de panetone. Quando combinamos estes sabores com as frutas secas você vai ter a sensação de estar realmente comendo um verdadeiro panetone.

Panetone vegano caseiro sem açúcar, sem leite, sem ovo, sem soja que fica macio, úmido e é simples de preparar

PANETONE VEGANO ÚMIDO E MACIO

Acho que uma das coisas mais importantes de qualquer panetone é a maciez e a umidade. Provavelmente você já comprou um panetone seco e não tem nada mais desagradável quando você morde um pedaço esperando uma textura e por fim não tem nada a ver com o esperado.

As receitas de panetone industrializadas levam uma grande quantidade de gorduras trans, emulsificantes e estabilizantes que fazem com que seja possível alcançar aquela textura leve, macia e úmida.

Mas nesta receita de panetone vegano você só vai precisar de 1/4 de xícara de óleo, eu escolhi o de girassol que é rico em vitamina E e por isso antioxidante, mas você pode trocar por óleo de coco para deixar a receita ainda mais saudável.

O que proporciona maciez e umidade para esta receita de panetone vegano é a combinação de tâmaras, banana, suco de laranja e sementes de girassol. Ingredientes naturais, saudáveis e nutritivos, para você comer sem peso na consciência.

Receita de panetone caseiro funcional sem glúten, sem soja, sem ovo, sem leite. Receita de panetone vegano funcional

RECEITA DE PANETONE VEGANO SEM AÇÚCAR

Apesar de eu ter decorado o panetone vegano com açúcar de confeiteiro, a decoração é totalmente opcional. A massa deste panetone é adoçada apenas com frutas, sem nenhum açúcar refinado.

Usei tâmaras, banana e suco de laranja e a combinação de sabores ficou ótima! Eu sei que as tâmaras são mais difíceis de encontrar em algumas cidades, por isso se você não achar você pode substituir por ameixa seca.

Atenção, a  massa do panetone vegano feita com ameixa seca no lugar das tâmaras fica com uma cor um pouco mais escura.

RECEITA FÁCIL DE PANETONE VEGANO

Esta é uma receita que leva vários ingredientes, mas realmente cada um deles foi escolhido para uma função. Mas apesar disso esta é uma receita bem simples, você vai demorar mais para separar os ingredientes do que para preparar a massa.

O método é bem simples, misture os ingredientes secos, bata os ingredientes os molhados no liquidificador, junte os dois e deixe crescer. Depois que a massa cresceu é só levar para assar.

Espere sempre o panetone vegano esfriar para depois cortar, se você cortar ele ainda quente a textura vai ser prejudicada.

Panetone caseiro fácil sem glúten e sem lactose. Fica úmido, macio e super saboroso. Receita de panetone vegano funcional!

FERMENTAÇÃO DA MASSA DE PANETONE VEGANO

Como falei anteriormente esta é uma receita que leva fermento biológico e toda vez que você usa este tipo de fermento nas massas você precisa esperar o fermento agir antes de levar ao forno. Não é como o fermento para bolo que assim que assim que você coloca na massa, você já leva a receita ao forno.

O fermento biológico é um ingrediente vivo, ele se alimenta do açúcar presente na receita e começa a soltar gases dentro da massa. Esses gases da fermentação é que vão deixar a massa mais fofinha, por isso é importante ter paciência para esperar o fermento se desenvolver.

A fermentação ocorre mais rapidamente em temperaturas mais elevadas, por isso eu gosto de colocar a massa do panetone vegano para crescer dentro do forno micro-ondas desligado, junto com 1 xícara de água fervida. O vapor liberado dentro do ambiente fechado cria um tipo de estufa e assim o panetone cresce mais rápido.

Mas o “mais rápido” pode demorar até 1 hora, a fermentação é um processo mais lento mesmo, por isso é bom você testar esta receita de panetone vegano em um dia que não tiver nenhum compromisso. As vezes pode demorar mais que 1 hora pra crescer.

O sabor da fermentação é um dos sabores característicos do panetone vegano, mas se você não quiser usar o fermento biológico você pode substituir por 1 colher de sopa de fermento para bolo. Se optar por esta opção usando o fermento químico você deve levar a massa imediatamente para assar.

Receita de panetone vegano funcional fácil de preparar, sem glúten, sem lactose que fica macio e úmido!

DECORAÇÃO DO PANETONE VEGANO

Na receita de panetone sem glúten e sem lactose que já compartilhei por aqui eu usei um glacê de açúcar confeiteiro misturado com limão. Depois de colocar o glacê decorei com algumas frutas, se você preferir pode fazer o mesmo nesta receita. Você pode conferir a receita do panetone sem glúten e sem lactose clicando aqui!

Desta vez quis fazer algo mais simples, apenas polvilhei um pouco de açúcar confeiteiro por cima e decorei com motivos natalinos. Na verdade você não precisa decorar com nada, pois mesmo puro ele já é muito apetitoso.

Se quiser presentear os amigos e familiares você pode colocar o panetone vegano dentro de uma embalagem plástica, decorar com um laço bem bonito e assim transmitir seu amor com um presente feito por você. Não sei você, mas eu amo receber comida de presente!

Panetone vegano funcional sem glúten, sem leite, sem soja, sem ovo, muito fofinho e úmido!

DURABILIDADE PANETONE VEGANO

Eu moro no Sul do Brasil e as temperaturas costumam ser bem mais amenas. A durabilidade das receitas depende muito da temperatura do ambiente e também da umidade da massa.

Bolos e pães mais secos, feitos apenas com farinhas, sem frutas, sem verduras, sem leite acabam durando mais fora da geladeira, mas receitas mais úmidas com vegetais, frutas, grãos cozidos costumam estragar com mais rapidez.

Eu gosto de dar o seguinte exemplo, se você tirar a banana da casca, esmagar ela e deixar exposta na bancada de um dia para o outro, você vai perceber que no dia seguinte ela já está começando a estragar. O mesmo acontece com um bolo de banana na bancada.

Eu tenho uma amiga que mora no interior do Mato Grosso, ela me alertou que em algumas receitas mais úmidas que eu dizia que a durabilidade era de uns 2 ou 3 dias fora da geladeira, na cidade dela que é tipo um forno a céu aberto, a receita começava a ficar “gosmentinha” já no dia seguinte.

Por isso agora com receitas mais úmidas sugiro que você coloque a receita na geladeira já no primeiro dia ou se você não conseguir consumir em uns 7 dias congele em porções por até 3 meses.

Se não gostar de comer receitas geladas é só esquentar por uns 10 segundos no micro-ondas ou colocar em forno baixo por uns 5 minutos.

Se quiser presentear os amigos e familiares com este panetone vegano você pode fazer com antecedência, congelar sem nenhuma decoração e um dia antes de você dar o panetone você retira ele do freezer e coloca na geladeira. No dia seguinte volte para a temperatura ambiente e aí depois decore-o.

Panettone caseiro funcional, com farinha de sorgo, aveia, polvilho doce e nenhum açúcar, é adoçado com tâmaras, suco de laranja e banana. Fica úmido, macio e saboroso!

INGREDIENTES PANETONE VEGANO

Bata no liquidificador:

  • 1 xícara de suco de laranja (use suco de maçã ou água, com água vai ficar bem menos doce)
  • 1/2 xícara de tâmaras sem caroço (substitua por ameixa, a massa fica mais escura com ameixa)
  • 1/2 xícara de banana amassada (amasse primeiro e depois meça)
  • 1/4 xícara de óleo (usei de girassol, mas pode ser de coco)
  • 1/4 xícara de sementes de girassol (substitua por qualquer castanha)
  • 1 1/2 colher de chá de essência de panetone (opcional, mas faz toda a diferença no sabor)
  • 1 1/2 colher de chá de essência de rum (opcional, mas faz toda a diferença no sabor)

Misture os secos em uma bacia:

  • 1 1/2 xícara de farinha de aveia (é só bater a aveia sem glúten no liquidificador até virar uma farinha grossa)
  • 1/2 xícara de farinha de sorgo (substitua por farinha de arroz)
  • 1/2 xícara de polvilho doce (substitua por araruta)
  • 1/4 colher de chá de goma guar, goma xantana ou CMC (é bem pouquinho mesmo mas faz toda a diferença, se não usar a receita fica quebradiça, se colocar em excesso fica dura)
  • 2 colheres de sopa de fermento biológico seco instantâneo
  • Raspas de 1 laranja (opcional, pode ser raspas de limão)
  • Pitada de sal
  • 1/4 colher de chá de noz moscada ralada na hora (opcional)

Recheio:

  • 3/4 xícara de frutas secas polvilhadas com farinha de arroz (usei passas, damasco picado, ameixa picada e cramberry – pode ser chocolate vegano picado)

MODO DE PREPARO PANETONE VEGANO

  • Coloque o suco de laranja em uma panela e adicione as tâmaras. Assim que ferver desligue o fogo e comece a separar os demais ingredientes.
  • Misture os secos em uma bacia.
  • Separe 1 forma de panetone de 500 gramas ou 4 forminhas de panetone de 100 gramas e coloque sobre uma forma.
  • Depois que você separar os ingredientes secos e a forma bata no liquidificador os ingredientes molhados, mas primeiro aqueça novamente as tâmaras para que elas entrem no liquidificador bem quentes, este calor vai ajudar a ativar o fermento e assim o panetone cresce mais rápido.
  • Bata a banana, as tâmaras com o suco de laranja aquecido, o óleo, as sementes de girassol e as essências até formar uma pasta grossinha.
  • Despeje a mistura sobre os ingredientes secos e mexa com uma colher até incorporar bem e formar uma massa grossa. Com goma xantana a massa fica um pouco mais grossa.

Textura massa panetone funcional vegano

  • Transfira a massa para a forma de panetone e deixe crescer até que o panetone vegano chegue no topo da forma. Quando isso acontecer preaqueça o forno a 180º C por uns 15 minutos.
  • Quando o forno estiver aquecido a 180º C coloque o panetone vegano dentro e deixe assar por uns 30 – 35 minutos, faça o teste do palito, quando ele sair limpo, está pronto.
  • Para que esfrie de maneira mais uniforme deixe que o panetone vegano esfriar sobre uma grade, pode ser a grade do fogão 😉
  • Depois que ele estiver completamente frio retire-o da embalagem de papel e decore-o como preferir.

Panetone vegano funcional sem glúten, sem açúcar, sem soja, sem leite e sem ovos. Feito com farinha de aveia, farinha de sorgo e polvilho doce, adoçado somente com frutas! Fica úmido e macio!

CONFIRA OUTRAS SOBREMESAS NATALINAS

Musse de chocolate vegano com abóbora

cheesecake vegana

Receita de Brownie Vegano sem glúten, sem soja, sem ovo, sem leite, muito simples e rápido de preparar!

Panetone funcional sem glúten e sem lactose!

Espero que você tenha gostado desta receita de panetone vegano e se tiver dúvidas ou sugestões é só deixar um comentário abaixo. Não esqueça de quando fizer esta receita em casa bater uma foto e postar nas redes sociais com a #amorpelacomida, eu vou adorar ver e curtir a sua criação.

Ah, e se você ainda não é inscrito no Amor Pela Comida no YouTube inscreva-se e fique sempre por dentro das novidades!

 

Gostou da receita? Comente usando o Facebook

comentários

Receitas por categorias:
Pães · Receitas Natalinas · Receitas Veganas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Menu Principal