Avatar

PERU DE NATAL MÉTODO INFALÍVEL

3 anos atrás escrito por

Com certeza a estrela da Noite de Natal é o Peru. Eu fico o ano inteiro esperando a hora de comer de novo e confraternizar ao redor da mesa saboreando esta deliciosa ave.

Pra assar um peru você precisa de comprometimento, alguns passos são necessários pra você conseguir degustar uma carne suculenta, macia e bem temperada.

O TAMANHO DO PERU

Quando chega a hora de escolher o peru na gôndola sempre surge a dúvida do tamanho, você não quer comprar demais pra não ser tão caro e tão demorado pra assar e muito menos comprar de menos pra cada um só ganhar um pedacinho.

É importante analisar também se terão outras carnes pra acompanhar ou será somente o peru. Uma pessoa come em média 180 gramas de carne, mas como é uma data especial e as pessoas estão mais dispostas a comer calcule 250 gramas por pessoa pra garantir a fartura.

O peru depois de assado perde mais ou menos a metade do volume inicial, então se você comprar um peru de 5 kg vai acabar com aproximadamente 2,5 kg de carne pura. Lembre-se que na fase de descongelamento e enquanto assa no forno o peru perde líquido, e claro, todos os ossos também serão descartados.

Sugiro que você compre um peru de 5 kg pra servir para 10 pessoas, assim todos poderão ganhar um pedaço suculento de carne. Caso você sirva outra carne junto ao peru faça 5 kg pra servir de 15-20 pessoas.

Peru de Natal suculento com aroma de laranja

DESCONGELANDO O PERU

  • Compre o peru com pelo menos 2 dias de antecedência. Aqui em casa servimos a Ceia na noite do dia 24, portanto eu tenho até o dia 22 pra comprar o peru no supermercado.
  • No dia 22 à noite eu retiro a carne do freezer e deixo sobre a pia até a manhã do dia 23. Pela manhã o peru ainda está parcialmente congelado, retiro os miúdos e reservo e então mantenho o peru na geladeira dentro de uma travessa, até fim da tarde para completo descongelamento.

 

MARINANDO O PERU

Muitos temperos para marinar o Peru

  • Depois de completamente descongelado é hora de preparar a marinada que vai aromatizar e amaciar ainda mais o peru. Coloque-o em uma bacia funda, que caiba na sua geladeira e prepare a marinada.
  • Use bastante tempero verde fresco, eu costumo colocar um pouco de todas as ervas que encontro na horta, não existe uma regra exata. Tempere com alecrim, manjerona, sálvia, salsinha, cebolinha ou qualquer outro da sua preferência.
  • Pra deixar um sabor mais marcante e ainda mais aromático use talos e folhas de salsão, 1 cabeça inteira de alho cortada ao meio e mais 2 cebolas cortadas grosseiramente.
  • Complete a marinada com a pimenta da sua preferência, você pode usar pimenta preta em grãos, pimenta vermelha desidratada, pimenta dedo de moça com sementes ou até mesmo não colocar pimenta alguma.
  • E para que todos os temperos se misturem e incorporem você precisa de algo líquido e levemente ácido. Eu utilizo 1 garrafa de vinho branco seco ou 3 latinhas de cerveja. Se você não consumir álcool você pode cobrir o peru com água e temperar esta água com suco de limão até que fique levemente ácido.
  • Não se esqueça de agregar sal dentro da marinada, caso contrário vai ficar com pouco sal. Para não errar na quantidade coloque sal aos poucos e mexa bem. Experimente um pouco deste caldo pra ver se precisa mais sal ou não, se por um acaso você exagerar no sal, coloque mais água pra equilibrar os sabores.
  • O peru não vai ficar completamente submerso nesta marinada você precisa virar a carne na metade do processo. Comece com o peito virado pra baixo e deixe até a manhã seguinte. Na manhã do dia 24 vire o peito para cima e deixe marinando as costas até a hora de assar.

ASSANDO O PERU

  • Pra assar o peru você precisa retirar ele da geladeira duas horas antes de assar, assim não fica tão gelado e entra no forno praticamente em temperatura ambiente.
  • Use uma assadeira grande e que não seja muito rasa para que os líquidos do cozimento não sujem o forno.
  • Com o cabo de uma colher solte o couro das coxas e das laterais com cuidado para não rasgar a pele. Depois coloque 4 colheres de sopa de manteiga nesta cavidade.

Coloque manteiga entre a pele das coxas e das laterais

  • Coloque duas laranjas furadas com um garfo dentro da cavidade. Isto faz com que a carne fique bem suculenta e levemente aromatizada com laranja. Você pode usar também limão siciliano e intensificar os sabores.
  • Cruze as duas coxas por baixo da pele (igual como ele vem congelado) e depois amarre com um barbante pra garantir que a pele não se rompa.

Coloque duas laranjas na cavidade do peru para manter mais suculento e aromatizado

  • Coloque um punhado de salsa ou salsão cobrindo a entrada da cavidade. Isso ajuda a manter a umidade dentro da cavidade e também a aromatizar todos os vapores que estarão circulando no forno.
  • Costure as duas asas sobre o peito usando uma linha e uma agulha para evitar que elas queimem.

Costure as asas sobre as coxas para que não queimem

  • Forre uma forma com papel alumínio com o lado brilhante pra cima e unte-a com um pouco de óleo.
  • Corte duas folhas grandes de papel alumínio que sejam suficientes pra cobrir o peru. Coloque uma folha por baixo, mais uma vez com o lado brilhante pra cima e outra por cima, também com o lado brilhante virado para a carne.
  • Abra um pouco a lateral da folha superior dobrando-a para cima para permitir que o vapor circule melhor na carne. Não encoste o peru na lateral da forma para que ele não grude.

Peru com duas folhas de papel alumínio

  • Coloque um pouco da marinada no fundo da forma e leve para assar em forno preaquecido a 230 ºC.
  • Para cada quilo de peru calcule 40 minutos a 1 hora de forno. Para assar um peru de 5 kg você deve assar por 3 horas coberto com o papel alumínio, depois retirar a folha superior e deixe dourar por aproximadamente 40 minutos.
  • Você pode pincelar com manteiga para que o couro fique bem brilhante e douradinho.
  • Se a janta for servida às 20h você deve começar a assar o peru de 5 kg até no máximo às 15h. Se o peru for maior comece antes.

SERVINDO O PERU

  • Depois de assar por completo e estiver bem douradinho retire o peru do forno.
  • Deixe-o descansar coberto com papel alumínio por pelo menos 30 minutos, isto faz com que os sucos da carne se estabilizem dentro e assim ficará muito mais molhadinho.
  • Transfira o peru para uma travessa grande com o auxílio de duas espátulas. Peça ajuda, em dois fica mais fácil.
  • Descarte o ramo de salsa e as laranjas. Enfeite a cavidade com alecrim ou outra erva que você preferir.
  • Decore a travessa com farofa, fatias de pêssego, cerejas, raminhos de alecrim e flores de capuchinha.

Peru na mesa de Natal

CONFIRA OUTRAS RECEITAS NATALINAS

Receita Natalina Lombo de porco recheado com linguiça e espinafre

Receita natalina panetone trufado no pote

Espero que você tenha gostado desta receita de Peru de Natal e se tiver dúvidas ou sugestões é só deixar um comentário abaixo. Não esqueça de quando fizer esta receita em casa bater uma foto e postar nas redes sociais com a #amorpelacomida, eu vou adorar ver e curtir a sua criação.

Ah, e se você ainda não é inscrito no Amor Pela Comida no YouTube inscreva-se e fique sempre por dentro das novidades ?

 

Gostou da receita? Comente usando o Facebook

comentários

Receitas por categorias:
Carnes e Peixes · Receitas Natalinas

Comments are closed.

Menu Principal