Avatar

ASSADO DE LENTILHA VEGANO RECHEADO SEM GLÚTEN NATALINO

2 meses atrás escrito por

Se você tem alguém na família que decidiu parar de comer carne ou se você simplesmente resolveu consumir menos carne, este assado de lentilha é perfeito pra você!

Este rocambole assado de lentilha é perfeito tanto para quem aboliu a carne da alimentação, quanto pra quem ama uma boa comida rica em fibras e proteínas.

Ele lembra bastante um rocambole de carne na aparência e quando você servir para sua família e convidados não precisa nem contar que é de lentilha.

Muitas pessoas tem preconceito com assado vegetariano, comidas veganas, mas quando a comida é realmente saborosa fica mais fácil ninguém reclamar.

Várias fatias de rocambole de lentilha recheado com requeijão de tofu em um prato retangular branco decorado em volta com cenoura ralada

ROCAMBOLE ASSADO DE LENTILHA E QUINOA

Esta é uma receita de assado de lentilha que é rico em fibras e proteínas e tem uma textura muito agradável quando você mastiga.

Além da lentilha usada como base você vai misturar na “massa” do assado vegetariano cogumelos, quinoa, farinha de arroz e psyllium.

A quinoa é muito proteica e rica em minerais, os cogumelos adicionam umidade e um sabor extra.

Já a farinha de arroz ajuda a enxugar a umidade da receita e o psyllium proporciona a flexibilidade e liga necessárias para você enrolar a receita.

Como o recheio é a base de tofu você adiciona ainda mais proteína pra receita.

Muitas pessoas torcem o nariz pro tofu, dizem que ele é sem sabor, e realmente é bem neutro, mas não se preocupe pois neste assado de lentilha tudo tem sabor, até o tofu!

Várias fatias de rocambole de lentilha recheado com requeijão de tofu em um prato retangular branco decorado em volta com cenoura ralada

ASSADO DE LENTILHA COM MOLHO BARBECUE DE MANGA

Esta receita sozinha já é muito saborosa, mas se você quiser realmente impressionar você pode fazer um molho barbecue caseiro de manga.

Eu já ensinei aqui no blog como fazer o molho barbecue que é levemente defumado e adocicado, você pode clicar aqui pra conferir!

A grande vantagem é que você pode fazer o molho com antecedência e deixar congelado, aí é um trabalho a menos na hora de servir.

Esta receita de assado de lentilha sem glúten vegano também congela e descongela muito bem, então é mais uma opção pra você ter sempre no freezer.

Duas fatias de rocambole de lentilha sobrepostas em um prato cobertas com molho barbecue de manga

ROCAMBOLE DE LENTILHA RECHEADO COM REQUEIJÃO DE TOFU

Para o recheio deste assado vegetariano você vai usar 500 gramas de tofu, mas para que ele atinja a consistência ideal você precisa prensar ele.

O tofu vem bem encharcado, por isso você precisa escorrer a água e depois embrulhar no papel toalha e pressionar bem por pelo menos uns 30 minutos.

Eu gosto de pressionar com uma panela bem pesada, você pode usar uma tábua, uma forma, ou qualquer coisa pesada pra fazer a pressão.

Esta etapa é essencial pois com umidade em excesso no recheio ele pode estragar a estrutura do rocambole assado de lentilha e quinoa.

O recheio pode vazar e vai ficar muito difícil pra você cortar e servir sem despedaçar.

Várias fatias de rocambole de lentilha recheado com requeijão de tofu em um prato retangular branco decorado em volta com cenoura ralada

ASSADO VEGETARIANO PARA CONGELAR

Quando criei esta receita de assado de lentilha sem glúten vegano eu já estava imaginando ela na minha Ceia de Natal para família.

Ou seja, precisava que o rocambole de lentilha rendesse várias fatias pra servir toda família.

Como no dia a dia cozinho apenas para duas pessoas eu já logo fatiei, coloquei em potes e congelei.

Para descongelar é só colocar na geladeira de um dia para o outro e no dia seguinte aquecer.

Para reaquecer o assado vegano basta aquecer uma frigideira antiaderente com um pouquinho de óleo ou azeite e colocar as fatias pra grelhar em fogo baixo.

Eu gosto de colocar uma tampa na frigideira para que a fatia do assado de lentilha esquente por completo e com mais velocidade.

O resultado são fatias deliciosas de um assado vegetariano que ficam grelhadas, saborosas e não perdem pra nenhum bolo de carne tradicional.

Você pode congelar o rocambole assado de lentilha e quinoa por até 3 meses e na geladeira ele dura uns 5 dias.

Duas fatias de rocambole de lentilha sobrepostas em um prato cobertas com molho barbecue de manga

TRANSFORME O ASSADO DE LENTILHA SEM GLÚTEN VEGANO EM HAMBÚRGUER

Se você não quiser rechear este assado vegano você pode simplesmente transformar em hambúrgueres vegetarianos e grelhar na frigideira antiaderente.

Se preferir pode assar os hambúrgueres, mas grelhados eles ficam com uma casquinha mais gostosa.

Aí é só servir com uma salada, seu pão preferido, com o requeijão de tofu do recheio ou até mesmo com requeijão de castanhas que já ensinei aqui!

E claro, não se limite ao formato do hambúrguer, você pode transformar este assado vegetariano em kibes, kaftas, assar na churrasqueira, seja livre e use sua criatividade!

Imprimir
Várias fatias de rocambole de lentilha recheado com requeijão de tofu em um prato retangular branco decorado em volta com cenoura ralada

ASSADO DE LENTILHA VEGANO RECHEADO


  • Autora: Chef Susan Martha
  • Tempo de preparo: 45 minutos
  • Tempo de cozimento: 40 minutos
  • Tempo Total: 85 minutos
  • Rendimento: 16 fatias 1x

Descrição

Receita perfeita para agradar vegetarianos, veganos e todos que gostam de uma comida gostosa, bem temperada e cheia de saúde!


Scale

Ingredientes

INGREDIENTES ASSADO DE LENTILHA

  • 4 xícaras de lentilha cozida “al dente” (560 gramas – clique aqui para aprender a preparar)
  • 300 gramas de cogumelo paris, shiitake ou portobello
  • 1 colher de sopa de óleo ou azeite (15 ml)
  • 4 dentes de alho picados (8 gramas)
  • 2 cebolas grandes (300 gramas)
  • 2 colheres de sopa de salsão picado (30 gramas – opcional)
  • 2 colheres de chá de sal
  • 1 colher de sopa de páprica defumada (10 gramas)
  • 2 colheres de sopa de tomilho fresco ou 1 colher de sopa de orégano seco
  • 1/4 cup psyllium (22 gramas)
  • 1/2 xícara de quinoa em flocos (45 gramas)
  • 1/2 xícara farinha de arroz (65 gramas)
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva para pincelar o rocambole de lentilha (30 ml – opcional)

INGREDIENTES RECHEIO

  • 500 gramas de tofu prensado
  • 1/4 de xícara de azeite (60 ml)
  • 2 colheres de sopa de suco de limão (30 ml)
  • 1 colher de chá de sal
  • 1/2 colher de sopa de alecrim fresco picado ou 1 colher de chá de alecrim seco
  • 1/4 xícara de cramberry (opcional)
  • 1/4 xícara de castanha do Pará picadas (opcional)

Modo de Preparo

COMECE PELO RECHEIO

  1. Escorra a água do tofu, embrulhe em bastante papel absorvente, coloque sobre uma tábua e depois coloque uma panela pesada ou outro peso por cima para extrair o máximo de água do tofu. Deixe escorrendo pelo menos 30 minutos.
  2. Em um processador de alimentos adicione o tofu escorrido, o azeite, o suco de limão, o sal e o alecrim e bata bem até formar um creme espesso.
  3. Transfira o recheio para uma travessa, adicione o cramberry e as castanhas, mexa para espalhar no recheio e depois reserve.

MODO DE PREPARO ASSADO DE LENTILHA

  1. Em uma panela aqueça o óleo, adicione o alho picado e espere ele ficar douradinho.
  2. Quando o alho dourar adicione a cebola, o salsão, o sal e refogue até murchar a cebola mexendo esporadicamente.
  3. Adicione a páprica e o tomilho e mexa por mais um 1 minutos.
  4. No mesmo processador que você fez o recheio de tofu adicione metade da lentilha, metade do cogumelo e metade dos vegetais refogados. Bata bem mexendo sempre com uma espátula até formar uma pasta consistente, depois transfira para uma bacia grande
  5. Repita o processo com a outra metade de lentilha, dos cogumelos e dos vegetais refogados e depois transfira pra bacia junto com a primeira parte.
  6. Adicione à massa de lentilha o psyllium, a quinoa em flocos e a farinha de arroz, comece mexendo com a espátula e depois mexa com as mãos.
  7. A massa deve ficar consistente e fácil de modelar, se estiver muito mole e não estiver mantendo o formato adicione mais farinha de arroz.

MONTAGEM DO ROCAMBOLE DE LENTILHA

  1. Preaqueça o forno a 220ºC.
  2. Forre uma forma de 30 x 40 cm com papel manteiga untado ou um tapete de silicone. Depois forre com um saco plástico adequado para alimentos que seja maior que a forma.
  3. Coloque a massa de lentilha sobre o saco plástico na forma abrindo a massa em uma espessura de aproximadamente 2 cm de espessura.
  4. Adicione o recheio de tofu bem na parte central da massa, deixando todas as laterais livres, pelo menos 3 dedos de distância da borda.
  5. Para enrolar e formar o rocambole você deve levantar o plástico ajudando a enrolar a massa. Vá pressionando a massa conforme for enrolando com delicadeza.
  6. Quando enrolar o rocambole até o fim pressione as bordas para fechar o rocambole e retire o plástico.
  7. Pincele 2 colheres de sopa de azeite de oliva sobre o rocambole para ajudar a dourar.
  8. Leve para assar em forno preaquecido 220º C por aproximadamente 40 minutos.
  9. Deixe esfriar dentro da forma por 30 minutos antes de cortar.

Notas

  • É importante que a lentilha esteja cozida “al dente“, ou seja, nem muito mole, nem muito dura, se estiver muito mole adicionará umidade extra pra receita e será necessário corrigir com mais farinha diluindo o sabor.
  • Se não gostar de cogumelos troque por cenoura.
  • Você pode assar o assado vegano em qualquer forma, não precisa dar o formato de rocambole e você também não precisa rechear.
  • Use a massa do rocambole de lentilha para fazer hambúrgueres vegetais deliciosos.
  • Use os temperos da sua preferência, tempere com pimenta, cominho, noz moscada, cebolinha, coentro, etc.
  • Substitua a quinoa em flocos por aveia em flocos e a farinha de arroz por farinha de sorgo ou painço.
  • Se não encontrar psyllium você pode substituir 1/4 de xícara de psyllium por 1/3 de xícara de farinha de linhaça ou chia, mas a massa ficará menos maleável e será necessário corrigir a consistência adicionando mais farinha de arroz.
  • Você pode substituir a lentilha por grão-de-bico ou feijão cozidosal dente“.
  • Categoria: Prato Principal
  • Métodos: Assado
  • Cozinha: Vegana

Informações Nutricionais

  • Rendimento em Porções: 16 fatias
  • Calorias: 171
  • Açúcares: 4,2 gramas
  • Sódio: 18%
  • Gorduras Totais: 5,7 gramas
  • Gorduras Saturadas: 0,7 grama
  • Gorduras Insaturadas: 4,8 gramas
  • Gorduras Trans: 0%
  • Carboidratos: 8%
  • Fibras: 27%
  • Proteínas: 19%
  • Colesterol: 0%

Keywords: assado vegetariano, rocambole de lentilha, assado de lentilha, assado vegano

CONFIRA OUTRAS RECEITAS PERFEITAS PARA UMA FESTA VEGETARIANA E VEGANA

Fatia de bolo de carne recheada com cenoura coberta com molho de tomate sobre prato branco

Farofa de banana dentro travessa branca

Mão segurando vidro de molho barbecue inclinado para mostrar a textura dentro do vidro

Musse de chocolate vegano sem abacate muito nutritivo e saboroso. É perfeito para quem ama chocolate e está de dieta, você nunca vai adivinhar qual é o ingrediente secreto

Espero que você tenha gostado desta receita de assado de lentilha vegano, e se tiver dúvidas ou sugestões é só deixar um comentário abaixo.

Quando você fizer esta receita em casa você pode bater uma foto e me enviar pelo Facebook ou pelo Instagram no @amorpelacomida pra que a gente possa conversar sobre a sua criação!

Para aprender a dominar as Farinhas Sem Glúten e aprender como substituir a farinha de trigo das receitas clique aqui!

Aprenda 10 receitas inéditas de Sobremesas Finas Sem Glúten e Sem Lactose no meu curso online exclusivo clicando aqui!

Para conferir 10 receitas de pães modeláveis que funcionam exclusivas confira meu Curso de Pães Artesanais Sem glúten clicando aqui!

Ah, e se você ainda não é inscrito no Amor Pela Comida no YouTube inscreva-se e fique sempre por dentro das novidades!

Gostou da receita? Comente usando o Facebook

comentários

Receitas por categorias:
Receitas Natalinas · Receitas Veganas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Menu Principal