Avatar

BISCOITO SALGADO VEGANO SABOR PIZZA SEM GLÚTEN E SEM LACTOSE

3 anos atrás escrito por

Muitas mães me procuram e pedem receitas sem ovos, vou confessar que essa não é a minha especialidade, mas sempre me esforço pra poder atender todos os pedidos. Eu amo receitas fáceis e essa receita de biscoito salgado vegano é simplesmente muito simples de preparar. Você precisa de poucos ingredientes e não vai precisar usar nenhum utensílio doméstico, apenas o forno pra assar 🙂

BISCOITO SALGADO VEGANO MUITO SIMPLES DE PREPARAR

Basicamente você mistura todos os ingredientes secos, adiciona o óleo e depois dá o ponto da massa adicionando a água aos poucos. Esta receita de biscoito salgado vegano rende 24 biscoitos pequenos (aproximadamente 2 colheres de chá de massa em cada biscoito).

Eu assei em uma forma de 20 x 30 centímetros forrada com papel manteiga. Se você tiver um forno grande você pode dobrar a receita, assar em duas formas e assim obter um maior rendimento.

Receita fácil de Biscoito Salgado Vegano sabor pizza sem glúten e sem lactose

 

BISCOITO SALGADO VEGANO CROCANTE

E se você gosta de biscoitos crocantes esta é a receita ideal pra você! Eu sempre gosto mais dos biscoitos crocantes do que daqueles que mais macios, principalmente em receitas salgadas.

Este biscoito salgado vegano é daqueles que quando você morde faz “croc-croc“, uma delícia e ainda tem o sabor que lembra pizza, acho que não tinha como ficar mais gostoso 😉

Imprimir
Receita fácil de Biscoito Salgado Vegano sabor pizza sem glúten e sem lactose

BISCOITO SALGADO VEGANO SABOR PIZZA SEM GLÚTEN E SEM LACTOSE


  • Autora: Chef Susan Martha
  • Rendimento: 24 biscoitos pequenos 1x

Descrição

Este biscoito faz croc-croc a cada mordida e ainda tem um sabor delicioso que lembra pizza!


Scale

Ingredientes

  • 1/2 xícara de farinha de arroz
  • 1/4 xícara de fécula de batata
  • 1/4 xícara de polvilho azedo
  • 2/3 de farinha de amendoim
  • 1/3 xícara de farinha de linhaça ou chia
  • 1 colher de chá de goma xantana
  • 1 colher de chá rasa de sal
  • 2 colheres de sopa de orégano (opcional)
  • 1/3 xícara de óleo de girassol
  • 1/3 xícara de água
  • 1 dente de alho esmagado (opcional)

Modo de Preparo

  1. Em uma bacia adicione todos os secos: a farinha de arroz, a fécula de batata, o polvilho azedo, a farinha de amendoim, a farinha de linhaça, a goma xantana, o sal, o orégano ou o tempero da sua preferência.
  2. Depois de misturar os secos adicione o óleo e o alho, eu gosto de colocar o alho misturado no óleo pra ser mais fácil de espalhar na massa os sabores.
  3. Misture com a ponta dos dedos e vá adicionando a água aos poucos, no começo vai parecer que não está dando certo, que a massa não vai se unir, mas não se preocupe que é assim mesmo, ela fica um pouco farelenta no começo.
  4. Coloque água até que você obter uma bola de massa unida, não farelenta e modelável.
  5. Preaqueça o forno a 180ºC e forre uma forma de 20 x 30 centímetros com papel manteiga untado com um pouco de óleo.
  6. Modele os biscoitos usando aproximadamente 2 colheres de chá de massa para cada biscoito salgado vegano. Pegue um pouco de massa, aperte com a mão até formar uma bolinha e depois achate a bolinha pressionando entre as palmas da mão.
  7. Coloque os biscoitos sobre o papel manteiga untado, não precisa ser muito afastado, pois estes biscoitos não crescem e não espalham na forma.
  8. Leve para assar em forno preaquecido a 180º C por aproximadamente 35 minutos ou até que a parte inferior esteja dourada e os biscoitos crocantes. Assim que os biscoitos saem do forno ainda não estão mega crocantes, mas assim que esfriam eles endurecem. Se você testar um e perceber que ainda está mole coloque mais 5 minutos no forno, alguns fornos demoram mais para assar.
  9. Deixe esfriar sobre uma grade ou coloque em um prato forrado com papel toalha. Quando esfriarem por completo coloque-os em um vidro e feche bem. Eu gosto de colocar sempre um plástico na tampa, assim garanto que o ar não entra no vidro e os biscoitos ficam crocantes do começo ao fim.

Notas

  • Substitua a farinha de arroz por farinha de trigo sarraceno.
  • Substitua a fécula de batata por amido de milho.
  • Substitua a farinha de amendoim pela farinha de oleaginosas da sua preferência, amêndoas, castanhas, macadâmias, etc. Para fazer a farinha em casa é só processar as oleaginosas no liquidificador.
  • A farinha de linhaça feita em casa é sempre a melhor opção, basta bater os grãos no liquidificador até virar farinha. Quando você compra a farinha já moída muitas vezes está rançosa e amarga, pois oxida muito rápido.
  • Substitua a goma xantana por goma guar ou CMC na mesma proporção.
  • Substitua o orégano por alecrim, chimichurri, páprica, ervas de Provence, etc
  • Coloque a água aos poucos, talvez você precise um pouco menos, talvez um pouco mais, cuidado para não exagerar e não ultrapasse 1/2 xícara.

Receita fácil de Biscoito Salgado Vegano sabor pizza sem glúten e sem lactoseVocê deve obter uma bola de massa modelável e não farelenta.

Coloque os biscoitos sobre o papel manteiga untado, não precisa ser muito afastado, pois estes biscoitos não crescem e não espalham na forma.

Receita fácil de Biscoito Salgado Vegano sabor pizza sem glúten e sem lactose Assim que os biscoitos saem do forno ainda não estão mega crocantes, mas assim que esfriam eles endurecem. Se você testar um e perceber que ainda está mole coloque mais 5 minutos no forno, alguns fornos demoram mais para assar.

Receita fácil de Biscoito Salgado Vegano sabor pizza sem glúten e sem lactose

 

 

DICAS:

  • Esta é uma massa mais delicada pois não contém glúten ou ovos, se quiser deixar a massa mais firme leve-a para refrigerar por 30 minutos e depois modele os biscoitos.
  • Você pode adicionar outros sabores e especiarias, eu testei com páprica defumada misturada com alecrim e ficou maravilhoso! Use pimenta, cúrcuma, curry, pimenta síria outras ervas, mas não ultrapasse 2 colheres de copa de tempero. Se você quiser aprender mais sobre como temperar os alimentos adquira meu E-book Guia de Temperos para Iniciantes em Reeducação Alimentar clicando aqui ou na foto abaixo!

Guia de Temperos para Iniciantes na Reeducação Alimentar

  • Eu misturei polvilho azedo com fécula de batata, mas para obter um sabor mais intenso de queijo use apenas o polvilho azedo.
  • Você pode apertar a superfície do biscoito com um garfo assim você cria um padrão visual mais interessante.
  • Cuidado para não exagerar na água, mas caso isso aconteça e a massa fique muito grudenta, adicione um pouco mais de farinha de arroz até que a massa desgrude das mãos. A quantidade de água pode variar conforme as substituições que você fizer na receita.

Receita fácil de Biscoito Salgado Vegano sabor pizza sem glúten e sem lactose

 

CONFIRA OUTRAS RECEITAS DE BISCOITO SALGADO VEGANO:

Biscoito salgado vegano super crocante com grão-de-bico

 

Cracker de sementes vegano

Espero que você tenha gostado desta receita de biscoito salgado vegano e se tiver dúvidas ou sugestões é só deixar um comentário abaixo. Não esqueça de quando fizer esta receita em casa bater uma foto e postar nas redes sociais com a #amorpelacomida, eu vou adorar ver e curtir a sua criação.

Ah, e se você ainda não é inscrito no Amor Pela Comida no YouTube inscreva-se e fique sempre por dentro das novidades!

Gostou da receita? Comente usando o Facebook

comentários

Receitas por categorias:
Biscoitos · Receitas Veganas

Comentário para BISCOITO SALGADO VEGANO SABOR PIZZA SEM GLÚTEN E SEM LACTOSE

  • Oi boa noite
    Fiz o biscoito salgado vegano,gostei achei que ficou bem duro.Eu usei a goma,que acho que é o mesmo do polvilho doce.Eu posso fazer este biscoito sem a linhaça e a chia? Pois não gosto muito do sabor e cheiro da linhaça.Até usei nesta que fiz,mas queria ver sem esse ingrediente se fica bom.
    ATT
    DINALVA

    Avatar Dinalva 24/04/2017 00:55
  • Oi Dinalva, a goma xantana e o polvilho doce são coisas completamente diferentes. Você mudou a proporção do polvilho doce?

    Se você não gosta de linhaça nem de chia você pode trocar por mais farinha de amendoim, então ao invés de usar 2/3 xícara de amendoim você usa 1 xícara.

    Este é um biscoito bem crocante mesmo, o amendoim costuma deixar os biscoitos bem croc-croc.. será que você não assou demais no forno? Se eles ficaram por muito tempo no forno podem ter ressecado e ficado duros demais.. Deixe os biscoitos com a tampa do vidro aberto por algumas horas.. acredito que a umidade vá deixá-los mais moles.

    Beijos

    Avatar Chef Susan Martha 24/04/2017 01:34
  • Oi Susan, boa tarde.Obrigada pela atenção em responder.A goma que te falei não é a goma xantana não.Na minha região temos uma goma que me parece que é o mesmo que o povilho doce e a araruta.Eu usei sim a mesma quantidade sim da receita.Ainda essa semana quero testar fazer com o povilho azedo e o amido de milho(maizena)e acrescentar no amendoin ao invés de usar a linhaça e a chia conforme a dica que vc deu.Será que dará certo usando o povilho azedo com o amido de milho?O povilho azedo tem um cheiro ruim depois de assado os biscoitos não fica com esse cheiro não?
    O biscoito de coco com amendoin faço sempre.Eu amo.
    Quero experimentar também o bolo de cenoura com a cobertura de semente de girassol.Você deu 2 receita diferente de bolo de cenoura?Qual a melhor?

    ATT
    SINALVA

    Avatar DINALVA 24/04/2017 15:42
  • Oi Dinalva, eu não conheço nenhuma goma que seja parecido com polvilho doce e araruta. A goma xantana é um pozinho bem fino, lembra a textura do polvilho, mas são coisas bem diferentes. Sem saber ao certo qual é a goma que você está falando não tenho como emitir minha opinião.

    Você sempre pode substituir amido de milho, polvilho doce, fécula de batata e araruta um pelo outro que sempre vai dar certo. O polvilho azedo também entra nessa categoria de farinhas leves (amidos) mas como você falou, ele tem um cheiro de “queijo” e por isso uso mais em receitas salgadas.

    Quanto às receitas de bolo de cenoura eu gosto das duas, são bem diferentes em textura e sabor, mas ambas são muito gostosas. Faça a que tiver com mais vontade, não vai se arrepender!

    Beijos

    Avatar Chef Susan Martha 27/04/2017 17:16
  • Olá,Boa tarde
    Esse biscoito salgado sabor pizza o que eu poderia substitui pela farinha de arroz? Na minha cidade não tem e a minha acabou.Quero tentar fazer ele de novo pois não gostei muito,acho por que coloquei a linhaça dai vou fazer sem ela como vc recomendou acrescentando na farinha de anendoim.A farinha de arroz integral ou comum tem algum gosto,cheiro. Pois a que eu tinha achei ela escura e com um cheiro,gosto enjoativo.
    ATT
    DINALVA

    Avatar Dinalva 01/05/2017 16:31
  • Oi Dinalva, ao lado da lista de ingredientes você pode conferir a minha indicação de substituição da farinha de arroz por farinha de trigo sarraceno ou farinha de aveia.

    A farinha de arroz é uma das mais neutras, mesmo a integral não tem muito gosto ou cheiro. Talvez a sua estava vencida ou estragada.

    Beijos

    Avatar Chef Susan Martha 01/05/2017 19:36
  • Acabei de fazer e eles ficaram uma delícia, e super crocantes! Fiquei muito feliz em fazer meus primeiros biscoitos ^^

    Avatar Maísa 20/08/2018 22:41
  • Oi Maísa, que alegria que você acertou em cheio já na sua primeira receita de biscoito! Parabéns!
    Fico feliz que gostou da receita 🙂
    Em uma próxima oportunidade aproveite para ranquear a receita com as “estrelinhas”, isto ajuda a receita ser mais popular com quem está procurando por biscoitos 😉
    Beijos

    Avatar Chef Susan Martha 21/08/2018 12:29

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Menu Principal