BOLO DE CHOCOLATE VEGANO FOFINHO DE LIQUIDIFICADOR SEM GLÚTEN

2 meses atrás escrito por

Eu gosto de compartilhar novas receita sem ovos aqui no blog pra poder auxiliar as pessoas com alergias e restrições alimentares. Esta semana fiz 4 testes até que cheguei na textura ideal que agradou 100% meu paladar. Estava em busca de um bolo de chocolate vegano fofinho e saboroso, que não perdesse em nada para um bolo tradicional com ovos.

Demorou um pouco mas consegui uma textura incrível, testei várias possibilidades de substituição até que achei a combinação perfeita, um bolo de chocolate vegano fofinho, aerado, úmido e claro, nutritivo!

Juro que até eu me surpreendi com o resultado, ainda estou desenvolvendo minhas habilidades na culinária sem glúten e sem ovos, e eu nunca tenho certeza absoluta do resultado até a prova final.

Receita de bolo de chocolate vegano fofinho, sem glúten, sem seja, sem leite, sem ovo macio e saboroso

Desta vez me inspirei em uma receita que usava abacate para dar a liga e umidade para a massa. Fiz algumas substituições mas acabei não gostando tanto da textura, ficou muito úmida.

A receita era de um site americano e pedia por farinha de tapioca, e claro, fui e adicionei minha farinha de tapioca na receita, porém depois eu assimilei que a receita estava pedindo por polvilho doce, pois a receita ficou muito úmida, lembrando mais a textura de brownie do que de bolo.

Caso você não saiba a farinha de tapioca já é hidratada, ou seja, ela quase não absorve os líquidos da receita e ainda adiciona umidade para a massa. Devo confessar que apesar de não ter conseguido a receita ideal logo de primeira ela serviu de inspiração para os próximos testes.

Bolo vegano de chocolate sem farinha, sem leite, sem ovo, sem soja, sem glúten muito fofinho e saboroso

EM BUSCA DO BOLO DE CHOCOLATE VEGANO FOFINHO PERFEITO

No primeiro teste tinha usado farinha de amendoim, a receita original pedia por farinha de amêndoas mas a minha tinha acabado. No segundo teste minha farinha de amendoim já estava no fim, pensei que se usasse pra mais um teste ia ficar sem para gravar a receita depois, então decidi mudar e usei aveia no lugar.

A aveia em flocos é muito diferente da farinha de amendoim, por isso eu sabia que precisa compensar as quantidades para ajustar a textura. Como a aveia tem um sabor muito mais neutro que a farinha de amendoim o meu segundo teste de bolo de chocolate vegano fofinho ficou um pouco sem graça, faltou um pouco de doçura, um pouco de maciez e algum sabor extra para deixar tudo mais interessante.

No terceiro teste em busca do bolo de chocolate vegano fofinho e perfeito decidi usar leite de coco no lugar da água que usei nas duas primeiras vezes. O leite de coco adicionou um pouco de gordura para deixar a massa mais fofa e macia.

Adicionei um pouco mais de melado, pra dar uma doçura mais interessante para o bolo e para um sabor extra adicionei 1/2 colher de chá de condimento para bolacha, um mix de especiarias doces que combina cravo, canela, sementes de coentro, pimenta da jamaica e mais algumas outras especiarias que esqueci.

Aumentei também a quantidade de cacau em pó para deixar um sabor mais intenso de chocolate e adicionei sementes de girassol para adicionar mais valor nutricional e também deixar a textura mais interessante.

O resultado foi ótimo! O bolo ficou muito gostoso, melhorou muito desde o teste anterior e fiquei realmente satisfeita, sempre fico feliz quando consigo uma boa receita para compartilhar por aqui.

Receita de Bolo de Chocolate Vegano fofinho feito no liquidificador com aveia, araruta e abacate

SUBSTITUINDO A AVEIA POR FARINHA DE ARROZ

Como eu sei que em muitas cidades é mais difícil de achar a aveia sem glúten decidi fazer um último teste, substituindo a aveia por farinha de arroz. A receita funcionou, porém precisei adicionar mais leite de coco para ajustar a textura e mesmo assim ainda achei que ficou um pouco seca.

A farinha de arroz tem essa característica de deixar as preparações mais secas e farelentas, mas se você realmente for celíaco e não encontrar a aveia em flocos sem glúten na sua cidade, vale a pena a substituição para poder aproveitar a receita. Confira no final deste post as dicas para fazer esta substituição.

Muitas pessoas não sabem, mas a aveia é naturalmente sem glúten, ela é contaminada pelo glúten no processamento. Se você for celíaco compre somente aveia sem glúten embalada da fábrica, nunca à granel assim você garante que ela está livre da contaminação. Mesmo que você não encontre aveia sem glúten na sua cidade sempre existe a opção de comprar aveia sem glúten online, eu compro aqui!

Mas se você não for celíaco você pode optar pela aveia que é encontrada com facilidade em todos os mercados, que apesar de conter glúten por contaminação ela se comporta exatamente como a aveia sem glúten nas receitas, os resultados são os mesmo quando você usa a aveia sem glúten e a aveia contaminada. A grande vantagem sempre vai ser o preço, a aveia contaminada sempre vai ser mais barata.

Bolo de Chocolate vegano de liquidificador muito fofinho e saboroso com aveia e araruta

Em todos os testes anteriores eu havia usado polvilho doce, seguindo assim a inspiração original, porém como sou muito persistente (pra não dizer teimosa) decidi fazer um último teste, troquei o polvilho doce por araruta e acredite, ficou ainda melhor!

O MELHOR BOLO DE CHOCOLATE VEGANO FOFINHO DA SUA VIDA!

Agora sim eu estava muito satisfeita e orgulhosa de ter conseguido uma receita de bolo de chocolate vegano fofinho de verdade, úmido na medida certa e que realmente estava a altura de muitos bolos de chocolate tradicionais.

Receita de Bolo de Chocolate Vegano fofinho feito no liquidificador com aveia, araruta e abacate

Essa maciez e umidade extra se deram ao fato de que a araruta absorve um pouco menos os líquidos da receita, deixando assim mais umidade disponível para misturar com a aveia em flocos. Se você não encontrar a ararura na sua cidade uma boa opção de troca é o amido de milho.

O amido de milho absorve um pouquinho menos água que a araruta e analisando agora acredito que se tivesse usado o amido de milho na receita de bolo de chocolate vegano fofinho, o bolo teria ficado ainda mais macio.

Mas se você quiser manter a mesma maciez usando o polvilho doce é só adicionar umas duas ou três colheres de leite de coco extra para compensar.

Como você percebeu eu testo e retesto as minhas receitas para garantir que a receita original que você encontra aqui seja sempre a melhor combinação de ingredientes, mas como eu sei que você adora substituir os ingredientes tanto quanto eu, eu gosto de explicar tudo que pode acontecer e como você pode corrigir estas alterações na hora que tiver preparando a receita.

UMA RECEITA SIMPLES DE BOLO DE CHOCOLATE VEGANO FOFINHO

Depois de tanta explicação você já deve estar achando que esta é uma receita mirabolante e difícil de preparar, mas como diz no título desta receita de bolo de chocolate vegano fofinho, este é um bolo de liquidificador, ou seja, é só bater tudo no liquidificador e colocar nas forminhas para assar.

Ah, e esta é uma receita pequena, rende apenas 6 ou 7 bolinhos individuais, se você quiser fazer por exemplo a receita em uma forma média de furo no meio ou em uma forma de 20 x 30 centímetros você deve dobrar a receita.

INGREDIENTES BOLO DE CHOCOLATE VEGANO FOFINHO

  • 1/3 xícara de abacate amassado (amasse primeiro e depois meça)
  • 1/3 xícara de melado (use agave ou mel caso não seja vegano)
  • 1/3 xícara de leite de coco (você pode substituir por qualquer leite vegetal ou água, com água fica mais seco)
  • 3 colheres de sopa de cacau 100%
  • Pitada de sal
  • 1 colher de chá de baunilha (opcional)
  • 1/2 colher de chá de condimento para bolacha (opcional, substitua por canela em pó)
  • 1/2 colher de sopa de vinagre de maçã (opcional)
  • 1/3 xícara de araruta (substitua por amido de milho ou polvilho doce)
  • 3/4 xícara de aveia em flocos finos sem glúten (substitua por farinha de arroz, atenção para final do post onde explico esta substituição)
  • 1/2 colher de sopa de fermento em pó
  • 1/4 colher de chá de bicarbonato de sódio (opcional, mas sem ele o bolo fica mais claro)
  • 3 colheres de sopa de sementes de girassol (opcional, reserve 1 colher de sopa para decoração, substitua pela castanha da sua preferência)

MODO DE PREPARO BOLO DE CHOCOLATE VEGANO FOFINHO

  • Bata no liquidificador o abacate, o melado, o leite de coco, o cacau em pó, o sal, a baunilha, o condimento para bolacha e o vinagre de maçã até formar um creme homogêneo.
  • Adicione a araruta e bata novamente para incorporar à massa.
  • Adicione a aveia em flocos e agora é a hora de ver se o seu liquidificador é valente ou não, ligue no modo pulsar e vá ajudando com a espátula para que o liquidificador consiga bater. Caso não o liquidificador não consiga bater não tem problema, termine de misturar com a espátula mesmo.
  • Finalize com o fermento em pó, o bicarbonato de sódio e as sementes de girassol, mexendo rapidamente com a espátula.
  • Transfira a massa para 7 forminhas de silicone ou forminhas individuais que você tiver em casa.
  • Leve para assar em forno preaquecido a 180º C por aproximadamente 25-30 minutos.
  • Quando você fizer o teste do palito e ele sair limpo está pronto.
  • Deixe esfriar até conseguir encostar nas forminhas, depois retire o bolo de chocolate vegano fofinho da forminha e deixe esfriar sobre uma grade ou papel toalha.

Bolo vegano de chocolate sem farinha, sem leite, sem ovo, sem soja, sem glúten muito fofinho e saboroso

APRENDA A SUBSTITUIR A AVEIA EM FLOCOS PELA FARINHA DE ARROZ

Como eu falei anteriormente quando troquei a aveia em flocos pela farinha de arroz precisei usar mais leite de coco para ajustar a receita, ao invés de usar 1/3 xícara usei 1/2 xícara de leite de coco.

Isto acontece pois se você parar pra pensar os flocos de aveia ocupam mais espaço na xícara, porém são menos compactos, a farinha de arroz já está moída fininha, ou seja, 3/4 xícara de farinha de arroz pesa mais que 3/4 xícara de aveia em flocos.

Por isso usei mais leite de coco para compensar a textura, mas caso você faça essa substituição e você ache que a textura da massa está muito pesada você pode ir adicionar mais algumas colheradas de leite de coco. Sempre vale ressaltar que algumas farinhas absorvem mais água que outras e que o local que você mora também pode interferir na preparação. Confira abaixo a textura ideal da massa:

Textura massa de bolo de chocolate vegano fofinho

Massa grossa, mas ainda apresenta fluidez

Na foto abaixo você consegue perceber um pouco a diferença da receita preparara com a farinha de arroz e com a aveia em flocos. O bolo de chocolate vegano fofinho da direita é esta receita que compartilho com você seguindo a receita a risca, já o bolinho da esquerda é o bolo feito com farinha de arroz.

Bolo de chocolate sem ovo com duas opções de farinhas, uma delas com aveia e a outra com farinha de arroz, ambas sem glúten, sem leite e sem soja

A diferença visual mais aparente é que o bolo com a farinha de arroz ficou um pouco mais claro e também mais opaco. Perceba como o bolo de chocolate vegano fofinho da direita é mais brilhante e úmido.

Em textura como falei anteriormente ficou um pouco mais seca com a farinha de arroz, mas mesmo assim eu sinceramente gostei da receita, se você quiser testar não se preocupe que o sabor é gostoso.

De qualquer maneira é sempre bom saber as opções possíveis de substituição para conseguir adaptar com o que a gente tem em casa.

E O ABACATE?

Se você está preocupado com o sabor do abacate não se preocupe, você só vai sentir se prestar muito atenção e procurar o sabor dele na massa, o sabor é praticamente imperceptível.

Eu não sugiro substituí-lo para que você não altere a textura da receita que tanto testei para ficar perfeita pra você não passar pelos menos problemas que passei com a massa.

Use sempre um abacate maduro no ponto certo, não pode estar com linhas marrons nem pontos um pouco cinzas na polpa, se você usar um abacate passado pode sim conferir um sabor estranho pra massa. Eu sempre digo, se o ingrediente está estragado não existe milagre dentro do forno, o sabor estragado sempre vai se manter e acabar com o sabor da receita.

Se você não sabe como escolher um abacate confira minhas dicas neste post aqui!

CONFIRA OUTRAS RECEITAS VEGANAS ABAIXO:

Bolo de limão vegano, bolo sem ovo, sem farinha, sem soja, sem óleo, muito fofinho e com poucos ingredientes!

Receita de Brownie Vegano sem glúten, sem soja, sem ovo, sem leite, muito simples e rápido de preparar!

Pão vegano rápido, fácil, nutritivo com aveia, amendoim, trigo sarraceno e araruta. Demora apenas 15 minutos para preparar a massa!

Espero que você tenha gostado desta receita de bolo de chocolate vegano fofinho e se tiver dúvidas ou sugestões é só deixar um comentário abaixo. Não esqueça de quando fizer esta receita em casa bater uma foto e postar nas redes sociais com a #amorpelacomida, eu vou adorar ver e curtir a sua criação.

Ah, e se você ainda não é inscrito no Amor Pela Comida no YouTube inscreva-se e fique sempre por dentro das novidades!

Gostou da receita? Comente usando o Facebook

comentários

Receitas por categorias:
Bolos · Receitas Veganas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Menu Principal