PÃO VEGANO FÁCIL SEM GLÚTEN, SEM OVO, SEM LEITE

1 ano atrás escrito por

Eu adoro desafios e criar uma receita nova de pão vegano fácil é sempre desafiador. Quando você não tem a estrutura e liga que o trigo e o ovo proporcionam tudo fica mais complicado para você conseguir uma textura ideal. Mas após algumas tentativas consegui desenvolver uma receita prática, nutritiva e muito saborosa.

Pra mim uma receita de pão deve ter fatias estáveis, que não se desmancham ao toque, oferecer uma certa resistência quando espalhamos os acompanhamentos por cima e uma casquinha deliciosa por fora. Ah e claro, deve ser macio na medida certa, sem que lembre muito uma textura de bolo.

Pão vegano fácil e rápido com poucos ingredientes e que você só suja 1 bacia e 1 colher pra preparar a massa e demora menos de 15 minutos!

RECEITA DE PÃO VEGANO FÁCIL E RÁPIDO

As receitas de pão aqui do blog sempre são muito acessadas, acredito que o pão seja um dos principais alimentos que buscamos alternativas quando pensamos em ter uma alimentação mais saudável e equilibrada. Esta receita de pão vegano fácil também é uma receita de pão muito rápida. Eu já publiquei por aqui a receita de pão vegano que minha mãe desenvolveu, e se você gosta de receitas práticas e ainda não viu este pãozinho é só clicar aqui!

Mas voltando para esta receita de pão vegano fácil o que tenho pra lhe dizer é que essa é uma daquelas receitas simples, que você só suja uma bacia e uma colher pra preparar a massa e é só misturar tudo que já está pronto. Eu demorei menos de 15 minutos pra separar todos os ingredientes, medir, untar a forma e colocar o pão para crescer, ou seja, muito fácil e rápido 😉

Pão vegano fácil e rápido que você demora menos de 15 minutos pra preparar a massa. Leva aveia, trigo sarraceno, amendoim e aratura e é macio na medida certa!

INGREDIENTES PÃO VEGANO FÁCIL

Para esta receita de pão vegano fácil eu escolhi o trigo sarraceno, também conhecido como trigo mourisco e o amendoim para servirem de base para o pão. Para dar mais maciez e leveza complementei a receita com aveia em flocos e araruta.

E se você está pensando que o trigo sarraceno tem glúten, não se preocupe, ele é isento de glúten e não tem nada a ver com o trigo tradicional. O trigo sarraceno é rico em fibras insolúveis que ajudam a deixar a textura deste pão vegano fácil perfeita.

Além das fibras é de baixo índice glicêmico, tem um sabor amendoado, rico em minerais, aminoácidos essenciais e também é antioxidante. Ou seja, tudo que buscamos para uma alimentação mais equilibrada e rica em nutrientes. Se você não encontrar o trigo sarraceno na sua cidade substitua por farinha de arroz, de preferência integral (confira mais detalhes desta substituição no final do post).

Já o amendoim ajuda na estrutura da massa e seu óleo natural deixa a massa mais macia, sem falar que o sabor que ele confere à massa é uma delícia. Se você for alérgico ao amendoim, ou não gostar do sabor, você pode usar qualquer farinha de oleaginosas ou se sementes de girassol para substituir.

Os flocos de aveia permitem uma estrutura mais areada, ajudam o pão a crescer melhor e seu sabor neutro não interfere nos outros sabores. Se você for celíaco e não encontrar aveia sem glúten você sempre pode substituir por quinoa em flocos, porém o floco da quinoa é mais denso e deixa o pão um pouco mais pesado e assim cresce um pouquinho menos. Se não for celíaco compre a aveia “contaminada” por glúten que é mais barata e igualmente nutritiva.

A araruta é um amido de fácil digestão e também é bastante aglutinante. Eu encontro araruta com facilidade no mercado em pacotes de 500 gramas próximo aos polvilhos e farinhas. Se você não encontrar na sua cidade você pode substituir por qualquer outro amido, mas o polvilho doce é meu preferido para substituir a araruta.

Pão vegano fácil e rápido com aveia, amendoim, trigo sarraceno e araruta. É sem glúten, sem leite, sem soja e sem ovo!

Imprimir
Pão vegano fácil e rápido que você demora menos de 15 minutos pra preparar a massa. Leva aveia, trigo sarraceno, amendoim e aratura e é macio na medida certa!

PÃO VEGANO FÁCIL SEM GLÚTEN


  • Autora: Chef Susan Martha
  • Tempo de preparo: 15 minutos
  • Tempo de cozimento: 30 minutos
  • Tempo Total: -51491963.1 minute
  • Rendimento: 12 fatias

Descrição

Este é um pão vegano fácil é flexível, saboroso e simples de preparar! É rico em fibras e vai satisfazer a sua fome.


Ingredientes

  • 1 xícara de farinha de trigo sarraceno
  • 1 xícara de farinha de amendoim
  • 1/2 xícara de aveia sem glúten em flocos finos
  • 1/2 xícara de araruta
  • 2 colheres de sopa de açúcar mascavo
  • 1 colher de sopa de fermento biológico seco instantâneo
  • 1/2 colher de chá rasa de goma xantana
  • 1 colher de chá rasa de sal
  • 2 colheres de sopa de óleo ou azeite
  • 1 xícara de água morna

Modo de Preparo

  1. Misture todos os ingredientes secos em uma bacia, tome cuidado apenas para não encostar o fermento biológico diretamente com o sal.
  2. Adicione 1 xícara de água e 2 colheres de sopa de óleo, mexa bem até formar uma massa grossa e levemente elástica. Se a massa ficar muito grossa adicione 1 colher de sopa de água e mexa novamente, se precisar adicione mais 1 colher colher de sopa de água. Observe a textura da massa no vídeo para conseguir visualizar o ponto ideal da massa.
  3. Transfira a massa para uma forma de pão untada e polvilhada, a forma que sempre uso é uma forma média de silicone que mede 22 cm de comprimento, 6 cm de altura e 8 cm de largura, se você estiver usando uma forma grande de pão, dobre a receita. Como a forma é de silicone eu só unto com um pouco de óleo.
  4. Deixe crescer até dobrar de volume, aproximadamente 30, 40 minutos. Eu gosto de deixar crescer dentro do forno micro-ondas desligado junto com 1 xícara de água fervida. Essa umidade e calor fazem com que o pão cresça melhor.
  5. Leve para assar em forno preaquecido a 180º C por aproximadamente 30 minutos ou até que o pão fique dourado e sua casa com cheirinho de pão fresco.
  6. Deixe esfriar até que consiga encostar na forma, depois desenforme o pão e deixe esfriar por completo sobre um papel toalha ou uma grade. Não corte o pão vegano fácil muito quente para que não fique abatumado.

Notas

  • Você pode substituir a farinha de trigo sarraceno por farinha de arroz, mas algumas mudanças acontecem, confira o final deste post pra ver as alterações desta substituição.
  • Para fazer a farinha de amendoim em casa é só bater os grãos torrados no liquidificador até virar farinha grossa. você pode substituir por qualquer farinha de oleaginosas ou de sementes de girassol.
  • Substitua a aveia em flocos por quinoa em flocos, com quinoa o pão vegano fácil cresce um pouco menos porque a quinoa absorve mais os líquidos da receita. Você pode ajustar a textura adicionando aproximadamente 2 colheres de sopa extra de água.
  • Substitua a araruta por polvilho doce.
  • O açúcar mascavo pode ser substituído por qualquer outro açúcar, mas não pode ser adoçante, o açúcar ele será consumido na fermentação.
  • A goma xantana é obrigatória e pode ser substuída por CMC ou goma guar na mesma proporção.
  • As farinhas sem glúten absorvem água de maneira diferente conforme o tempo e a temperatura do dia, adicione mais 1 ou 2 colheres de sopa de água se necessário para ajustar a consistência da massa, confira a textura no vídeo.

Você pode servir o pão vegano fácil com o acompanhamento da sua preferência, aqui no Sul é bem comum consumir o pão caseiro com melado, eu adoro! Este melado ganhei do meu pai e veio diretamente do produtor lá do Rio Grande do Sul.

Pão vegano rápido, fácil, nutritivo com aveia, amendoim, trigo sarraceno e araruta. Demora apenas 15 minutos para preparar a massa!

COMO SUBSTITUIR A FARINHA DE TRIGO SARRACENO POR FARINHA DE ARROZ

Eu sei que em muitas cidades do interior é difícil de achar farinhas alternativas, por isso gosto sempre de passar todas as substituições para que você consiga adaptar com os ingredientes que tem em casa.

Porém toda vez que você faz qualquer modificação e substitui um ingrediente você cria uma nova receita, sempre vai mudar um pouco, algumas vezes as mudanças são pra melhores e outras vezes prejudicam a textura ideal da massa.

Eu sempre gosto de testar várias possibilidades e já aprendi muito com os erros. Como a farinha de arroz é uma das mais baratas e mais facilmente encontradas resolvi fazer a mesma receita trocando a farinha de trigo sarraceno na mesma proporção por farinha de arroz.

O resultado é que a receita funcionou, ficou um pão até bem fofinho, um pouco mais firme que o original, mas ele cresceu um pouquinho menos e eu precisei usar além da 1 xícara de água morna, mais 2 colheres de sopa de água para tentar igualar com a textura da massa crua original, e mesmo assim não ficou a mesma coisa que a massa original.

A farinha de trigo sarraceno possui fibras insolúveis, essas fibras quando hidratadas forma uma massa mais viscosa e elástica. Essa elasticidade permite que o pão cresça melhor e a textura fique um pouco mais macia sem ser farelenta. Quando você puxa a massa para cima ela meio que forma um pico, isso não acontece quando você troca pela farinha de arroz. Veja abaixo a foto da massa de pão vegano fácil com a farinha de trigo sarraceno:

Pão vegano fácil textura da massa

Como eu testei a receita apenas para confirmar que a substituição funcionava eu acabei não batendo a foto da massa que usei a farinha de arroz, mas realmente a única diferença visível é que ela não forma esse pico elástico. A textura é grossa, mas não muito seca.

As farinhas sempre variam de marca pra marca, umas são mais secas, outras mais úmidas, e até a umidade da sua cidade e a temperatura podem interferir na massa do seu pão vegano fácil. Se você achar que mesmo com as duas colheres de sopa de água extra sua massa ainda estiver um pouco firme demais adicione mais 1 colher de sopa de água, mas não ultrapasse 3 colheres de sopa.

Se sua massa ainda estiver muito dura mesmo com essa água extra talvez você tenha errado na medição da goma xantana. Use sempre colheres medidoras para garantir um resultado perfeito. A goma xantana em excesso não permite que o pão cresça e ele fica abatumado.

Mesmo esquecendo de bater a foto da textura da massa com farinha de arroz eu lembrei de colocar um pão do lado do outro para que você consiga comparar as pequenas mudanças. O pão da esquerda é o pão vegano fácil original, perceba que o trigo sarraceno sempre deixa as receitas mais escuras. O pão da direita é a mesma receita apenas substituindo a farinha de trigo sarraceno por farinha de arroz.

Pão vegano fácil com farinha de arroz e aveia que demora menos de 15 minutos pra preparar a massa!

Não sei se você consegue perceber mas o pão com farinha de arroz é menos aerado, ou seja, um pouco mais denso e assim mais firme. Ele também cresceu um pouquinho menos, ficando um pouco mais quadrado por não ter expandido tanto no crescimento e acompanhado o formato da forma.

Quando ao sabor do pão vegano fácil ele ficou mais suave com a farinha de arroz, mas eu prefiro o sabor mais intenso e amendoado com a farinha de trigo sarraceno. Vale lembrar também que o sabor do amendoim é bem presente, se achar estranho pão com sabor de amendoim use outra farinha de oleaginosas ou de sementes de girassol.

De qualquer maneira se você não encontrar a farinha de trigo sarraceno para fazer o pão vegano fácil, vale a pena testar a receita mesmo assim usando a farinha de arroz. Tenho certeza que este pão que é super simples de preparar vai conquistar seu paladar e não vai te dar quase nenhum trabalho na cozinha.

VOCÊ SABIA QUE EXISTE UMA METODOLOGIA POR TRÁS DAS RECEITAS SEM GLÚTEN?

Muitas pessoas se apaixonam por minhas receitas porque elas realmente funcionam, mas o que muitas pessoas não sabem é que existe uma lógica por trás de cada escolha que faço na hora que estou criando uma receita nova.

Quando começamos a cozinhar sem glúten realmente é uma grande confusão, são muitas farinhas e as vezes queremos usar aquelas que temos em casa pra fazer determinada receita.

Não sei você, mas eu já errei muito! E não foi por falta de pesquisa, porque vasculhei a Internet toda pra conseguir achar uma explicação lógica que me explicasse os porquês das farinhas sem glúten. Achei muitas informações duplicadas e que pela minha experiência estavam erradas.

Por isso decidi transformar minha cozinha em meu laboratório e criei minha própria metodologia. Esta metodologia foi testada, aprovada e que realmente funciona! Eu uso ela sempre quando estou criando uma nova receita.

Pra facilitar sua vida eu criei um super atalho, você não precisa mais errar como eu errei para conseguir fazer as melhores substituições. Eu criei um curso online exclusivo que vai te ensinar:

  • Como substituir a farinha de trigo das receitas tradicionais,
  • Como cada uma das 23 farinhas absorvem a água,
  • Criar um MIX exclusivo de farinhas sem glúten pra você fazer em casa,
  • Como substituir e combinar as farinhas sem erros e muitas dicas e bônus especiais que irão te ajudar a criar suas próprias receitas sem glúten.

Se você tem interesse em aprender mais sobre as farinhas sem glúten eu convido você a conferir meu Curso Online – Dominando as Farinhas Sem Glúten: CURSO-FARINHAS-SEM-GLUTEN

CONFIRA OUTRAS RECEITAS DE PÃO CASEIRO DO AMOR PELA COMIDA

Espero que você tenha gostado desta receita de pão vegano fácil e se tiver dúvidas ou sugestões é só deixar um comentário abaixo. Não esqueça de quando fizer esta receita em casa bater uma foto e postar nas redes sociais com a #amorpelacomida, eu vou adorar ver e curtir a sua criação.

Ah, e se você ainda não é inscrito no Amor Pela Comida no YouTube inscreva-se e fique sempre por dentro das novidades!

 

Gostou da receita? Comente usando o Facebook

comentários

Receitas por categorias:
Pães · Receitas Veganas

Comentário para PÃO VEGANO FÁCIL SEM GLÚTEN, SEM OVO, SEM LEITE

  • Olá. Me chamo Monica e já venho com reeducação alimentar há bastante tempo. . Há 15 anos atrás pesava 128 kg e hj peso 79. Devagar e sempre . Amo suas receitas e fiz o pão com trigo sarraceno. MUITO BOM . Sou Farmaceutuca e estou repassando para amigas com os devidos créditos. . Muito obrigado

    Monica 11/09/2017 15:32
  • Oi Monica! Que legal que você está firme e forte na Reeducação Alimentar, eu sou dessas que acredito que nenhuma dieta radical vale a pena, aos poucos vamos mudando os hábitos, aprendemos novas receitas que facilitam a vida e assim continuamos em busca de mais saúde e vitalidade.

    Muito obrigada por compartilhar comigo sua experiência com a receita e também de fazer a propaganda para as amigas 🙂
    Se tiver dúvidas é só mandar uma mensagem.

    Beijinhos e até a próxima!

    Chef Susan Martha 11/09/2017 20:29
  • Boa noite, susan!
    Será que dá certo substituir a farinha de trigo sarraceno pela farinha de grão de bico?
    Grato!

    Matheus Costa 05/12/2017 00:11
  • Não, a farinha de grão-de-bico está em uma categoria diferente da farinha de trigo sarraceno e ela absorve muito menos água. Siga sempre as substituições indicadas na receita para garantir o sucesso da massa.
    Beijos

    Chef Susan Martha 05/12/2017 12:31
  • oi querida!a na substituição do trigo serraceno pela farinha de trigo integral será que se acrescentar psillyum ajudar na presença de fibras? e assim, deixar o pão menos massudo.
    obrigada pelo teu carinho e paciência. és muito querida, simples e cativante com teu sorrisão e bom humor. beijos

    ROBERTA MACEDO BANDEIRA DE MELO COSTA 13/10/2018 23:46
  • Oi Roberta, a farinha de trigo integral ou não se comporta de maneira diferente das farinhas sem glúten. O trigo sarraceno só tem trigo no nome, mas ele não tem absolutamente nada a ver com o trigo comum.Será que você não exagerou na goma xantana? Pães com excesso de goma xanta é que ficam massudos. Confira dicas para não erra medindo a goma xantana no link: https://www.amorpelacomida.com.br/como-usar-goma-xantana/
    Beijos

    Chef Susan Martha 14/10/2018 19:02
  • Olá chef Susan Marta na receita de pão de vegano,vc disse que poderia substituir a farinha de amendoim por girassol mas não tenho nenhum das duas mas tenho farinha de gergelim será que posso fazer essa substituição sem altera a massa?.bjs

    Danielle 18/10/2018 11:41
  • Oi Danielle, o amendoim deve ser substituído por alguma castanha ou por farinha de sementes de girassol. O gergelim não vai dar a mesma textura e acho que o sabor vai ficar esquisito. Beijos

    Chef Susan Martha 18/10/2018 21:12
  • A quantidade da farinha de arroz na substituiçao é a mesma medida da farinha de trigo sarraceno?
    Fiz o pao deu certo e ficou otimo, o trigo sarraceno tem o sabor forte? Tenho sementes de girassol, como faço a farinha?

    Samilla 09/12/2018 13:01
  • Isso mesmo a mesma quantidade.
    O trigo sarraceno tem sim um sabor mais marcante, um pouco amendoado, se tiver um gosto amargo ou estranho é porque ele está velho e este sabor vai passar para as receitas. Cheire a farinha e teste um pouco para analisar o sabor, se tiver gosto ruim jogue fora.
    Para fazer farinha de sementes de girassol você deve usar pepitas de girassol e processar no liquidificador rapidamente até virar uma farinha grossa.
    Beijos

    Chef Susan Martha 09/12/2018 20:24

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Menu Principal