BROWNIE VEGANO SEM GLÚTEN, SEM SOJA, SEM OVO, SEM LEITE

3 meses atrás escrito por

Eu nunca imaginei que fosse possível fazer um brownie vegano tão gostoso e que em nenhum momento parecesse que era sem leite e ovos. Muitas pessoas me pedem receitas que além de serem sem glúten e sem lactose, também sejam sem ovos.  Eu ainda sinto um pouco de dificuldade em retirar os ovos porque eles ajudam muito na textura e na estrutura da receita, mas desta vez depois de alguns testes saiu um brownie vegano delicioso!

O brownie vegano ou o brownie tradicional nada mais é que um bolo denso de chocolate, não muito crescido, macio e com o interior mais “puxentinho” se é que posso definir assim. O brownie tradicional tem por característica ser crocante na superfície, mas excluindo o glúten, trocando o açúcar por melado e não usando chocolate em barra essa é uma missão impossível. Mas de todas as características do brownie tradicional essa é a única que esse brownie vegano não tem.

Receita de Brownie Vegano sem glúten, sem soja, sem ovo, sem leite, muito simples e rápido de preparar!

RECEITA DE BROWNIE VEGANO SIMPLES DE PREPARAR

Esta é uma receita muito rápida de preparar, inclusive demora mais tempo pro forno preaquecer do que pra você misturar todos os ingredientes, por isso preaquecer o forno e untar a forma são as duas primeiras etapas, só depois disso você deve separar os ingredientes para a receita.

Depois de preaquecer o forno a 250ºC e untar uma forma de 20 x 20 centímetro, você vai separar em uma bacia todos os ingredientes secos, em outra bacia misturar os ingredientes molhados e por fim colocar os secos sobre os molhados aos poucos, mexendo até que vire uma massa homogênea. Simples assim!

Receita de Brownie Vegano sem glúten, simples e rápido de preparar. Textura de bolo por fora e com o meio puxentinho e delicioso!

TEXTURA DA MASSA DO BROWNIE VEGANO ANTES DE ASSAR

Depois que você misturar os secos e os molhados você vai perceber que a massa está homogênea, grossinha e um pouco elástica. Mas conforme você vai misturando a massa ela vai engrossar ainda mais depois de alguns instantes, não se preocupe, é assim mesmo!

A massa fica grossa e elástica, é até um pouco chata de espalhar na forma porque ela fica bem grudenta. Isso acontece porque a goma xantana presente na massa começa a agir e aglutinar os ingredientes. É a goma xantana que faz com que a estrutura deste brownie vegano fique na textura ideal.

A goma xantana é muito usada em preparações sem glúten, pois ela faz meio que o papel do glúten nas receitas, ajudando na estrutura da massa, na liga dos ingredientes e na textura final das preparações. Você encontra a goma xantana em casa de produtos naturais vendida à granel. Compre umas 30 gramas, coloque em um vidro hermético e guarde na geladeira por muito tempo. Dá última vez que comprei umas 30 gramas paguei menos que R$1,00, então não se preocupe que ela é baratinha!

Se você não encontrar goma xantana na sua cidade você sempre pode comprar em lojas online. Recentemente eu testei a receita do Bolo de Fubá Fofinho usando CMC (carboximetilcelulose) e funcionou, algumas pessoas me relataram que trocavam a goma xantana na mesma proporção por CMC e fiquei curiosa pra ver se funcionava mesmo.

O resultado foi que realmente funcionou, porém eu achei que a receita ficou um pouco menos fofinha e mais seca, ainda preciso fazer mais teste pra poder relatar melhor minha experiência substituindo a goma xantana por CMC.

Você encontra CMC para vender em lojas que vendem produtos para confeitaria, pois a CMC é comumente usada na preparação de pasta americana. Eu não testei usar o CMC nesta receita, mas se realmente você não achar goma xantana na sua cidade e não quiser comprar online essa pode ser uma alternativa.

Textura massa brownie vegano sem glúten

COMO ASSAR O BROWNIE VEGANO

Esta massa de brownie vegano difere de um bolo tradicional que normalmente assamos à 180ºC. Para esta receita é importante que o forno este preaquecido à 250ºC, o que é extremamente alta para massas de bolo, porém é com essa temperatura elevada que você vai conseguir que o miolo do brownie vegano seja “puxentinho”.

Como o forno vai estar bem quente quando você colocar o brownie vegano dentro você deve ficar atento para não queimar a receita. O brownie vai ficar de 10-12 minutos no forno, até 15 no máximo se o seu forno não for tão potente e oscilar a temperatura.

Minha dica é cronometrar o tempo no celular e não sair do lado do forno. Eu coloquei no timer para soar o alarme depois de 10 minutos, com 10 minutos no meu forno está quase pronto, aí coloquei mais 2 minutos e quase passou, ou seja, para o meu forno o ideal é 11 minutos e quando testei com 15 minutos ele queimou e acabou amargando.

Um bom sinal para você observar é o cheiro, quando começou a cheirar bolo de chocolate é que muito provavelmente está pronto. Se começar a cheirar chocolate queimado é porque já passou! Eu sei disso porque no primeiro teste achei que ainda estava faltando tempo de cocção e acabei deixando um pouco mais dentro. O resultado foi que ele começou a queimar por cima e acabou ficando um pouco amargo.

Receita de Brownie vegano sem glúten, sem leite, sem soja, sem ovo, muito saboroso e simples de preparar!

COMO SABER SE O BROWNIE VEGANO ESTÁ PRONTO

Como eu mencionei antes quando o cheiro de bolo de chocolate estiver no ar a chance do brownie vegano estar pronto é grande. Eu sei que existem muitos tipos de fornos e você deve conhecer o seu. Se o forno que você tem em casa costuma demorar mais para assar do que o indicado na receita, provavelmente vai demorar mais nesta receita também.

Para esta receita o teste do palito pode ser feito, porém ele deve sair um pouco sujo, não muito, mas limpo com certeza ele não deve sair. Mas para garantir que o brownie vegano está no ponto certo você deve tocar levemente a superfície do brownie.

Quando você apertar a massa a superfície deve estar sequinha e nenhum pouco grudenta, mas você deve sentir que o interior ainda está mole, seu dedo deve afundar um pouco. Confira o vídeo para observar melhor quando eu testo para ver se o brownie vegano está assado.

Receita de Brownie Vegano sem glúten, sem soja, sem ovo, sem leite, muito simples e rápido de preparar!

COMO ARMAZENAR O BROWNIE VEGANO

Como esta é uma receita sem ovos, sem leite e com bastante açúcar e gordura ela dura uns 5 dias fora da geladeira, eu duvido que você vai demorar tanto pra comer, pois ele é simplesmente delicioso!

Nesta receita estou usando o óleo de coco que solidifica abaixo de 25º C, se você morar em uma cidade fria a textura do brownie pode mudar um pouco depois que ele esfriar, ficando mais firme. Se você decidir guardar na geladeira com certeza ele vai endurecer, mas para que ele volte a ficar macio e “puxentinho” é só colocar alguns segundo no micro-ondas ou se você não usar micro-ondas, um pouquinho em forno baixo.

Caso decida usar outro óleo que não seja o de coco, minha sugestão é para que você mantenha o brownie vegano na geladeira. A receita funciona com outro óleo, mas a textura fica mais mole, afinal outros óleos solidificam em temperaturas bem mais baixas que o óleo de coco. Por isso quando você mantém o brownie feito com outro óleo na geladeira, ele fica com uma textura parecida com a textura do brownie vegano feito com óleo de coco que é mantido fora da geladeira.

Receita de Brownie Vegano sem glúten, sem soja, sem ovo, sem leite, muito simples e rápido de preparar!

RECEITA BROWNIE VEGANO

INGREDIENTES SECOS:

  • 3/4 xícara de farinha de trigo sarraceno/mourisco (substitua por farinha de arroz integral)
  • 1/2 xícara de cacau em pó 100 %
  • 2/3 xícara de polvilho doce (substitua por araruta)
  • 1 colher de chá rasa de goma xantana (meça corretamente para não alterar a textura final do brownie)
  • 1/4 colher de chá de bicarbonato de sódio (substitua por 1 colher de chá de fermento em pó)
  • Pitada de sal
  • 1/3 xícara de castanha picadas (opcional – substitua pela oleaginosa da sua preferência ou gotas de chocolate)

INGREDIENTES MOLHADOS:

  • 3/4 xícara de melado (substitua por mel, agave ou use 1 xícara de açúcar mascavo)
  • 1/2 xícara de água (use água quente se necessário para dissolver o melado – se usar açúcar mascavo use 3/4 xícara de água)
  • 1/2 xícara de óleo de coco (substitua por qualquer outro óleo neutro da sua preferência)
  • 1 colher de chá de extrato ou essência de baunilha (opcional)

Receita de Brownie Vegano sem glúten, sem soja, sem ovo, sem leite, muito simples e rápido de preparar!

MODO DE PREPARO BROWNIE VEGANO

  • Preaqueça o forno a 250ºC e unte uma forma pequena com um pouco de óleo, eu usei uma forma de 20 x 20 centímetros.
  • Em uma bacia misture os secos formando um mix de farinhas.
  • Em outra bacia misture os ingredientes molhados.
  • Adicione os secos sobre os molhados aos poucos, até que forme uma massa homogênea, grossa e elástica.
  • Leve para assar em forno aquecido a 250º C por 10-12 minutos, 15 minutos no máximo. Faça o teste apertando a superfície gentilmente com o dedo, você deve sentir que a superfície está sequinha e o interior ainda mole.
  • Deixe esfriar para depois servir, quando quente ele fica mais mole, mas se você quiser servir com uma bola de sorvete fica uma sobremesa deliciosa.

Receita de Brownie Vegano sem glúten, sem soja, sem ovo, sem leite, muito simples e rápido de preparar!

CONFIRA OUTRAS RECEITAS DE BROWNIE

Espero que você tenha gostado desta receita de brownie vegano e se tiver dúvidas ou sugestões é só deixar um comentário abaixo. Não esqueça de quando fizer esta receita em casa bater uma foto e postar nas redes sociais com a #amorpelacomida, eu vou adorar ver e curtir a sua criação.

Ah, e se você ainda não é inscrito no Amor Pela Comida no YouTube inscreva-se e fique sempre por dentro das novidades!

Gostou da receita? Comente usando o Facebook

comentários

Receitas por categorias:
Bolos · Bolos,Tortas e Panquecas · Receitas Veganas · Sobremesa · Vegano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Menu Principal