BOLO DE NATAL SEM GLÚTEN E SEM LACTOSE DE LIQUIDIFICADOR

1 mês atrás escrito por

Pra mim a época de Natal é uma das mais gostosas, é muito bom confraternizar com a família e amigos, mas o que eu amo mesmo é a comida desta época. Adoro receitas simples de liquidificador, por isso desenvolvi uma receita de Bolo de Natal muito saborosa, aromática e perfeita para presentear.

Não sei você, mas eu amo receber comida de presente, acho que quando alguém dedica um tempo pra colocar todo seu amor em um presente, ele se torna ainda mais especial.

Receita de Bolo de Natal simples de liquidificador com frutas secas e nozes. É sem glúten, sem lactose e muito nutritivo!

INGREDIENTES ESPECIAIS PARA O BOLO DE NATAL

Este bolo de Natal leva uma fruta que não é muito usada em bolos, a manga. Pra mim o cheiro da manga já me lembra automaticamente a época de Natal, sem falar que ela é rica em fibras e confere um aroma delicioso pra receita.

Nesta receita de bolo de Natal eu também usei um dos meus ingredientes favoritos, o grão-de-bico cozido. Eu acho que ele sempre confere uma boa estrutura e textura para a receita e por ter sabor neutro ele não sobre sai os demais aromas.

Se você ainda não usou o grão-de-bico cozido nas receitas eu lhe encorajo a começar agora mesmo. Se você não sabe como cozinhar o grão-de-bico clique aqui! Uma dica importante é sempre que usar grãos cozidos na receita eles precisam estar al dente (nem muito moles, nem muito duros).

Caso os grãos cozinhem demais é necessário acrescentar algumas colheradas de farinha de arroz para que o excesso de umidade dos grãos não interfira na estrutura da massa.

Além disso caprichei nos ingredientes aromáticos, usei um pedaço de gengibre e também condimento para bolacha. Aqui eu encontro em lojas de produtos naturais uma combinação de especiarias doces que vendem pelo nome de “condimento para bolacha”,  mas nada mais é que um mix pronto de cravo, canela, noz moscada, sementes de coentro e gengibre em pó. Se você não achar pronto na sua cidade use as especiarias que mais gostar.

E já que este é um bolo de Natal não podia faltar frutas secas e alguma oleaginosa, eu escolhi usar damasco, ameixa, cramberries e nozes, mas você pode usar a combinação de frutas e oleaginosas que mais gostar.

Receita de Bolo de Natal simples de liquidificador com frutas secas e nozes. É sem glúten, sem lactose e muito nutritivo!

RECEITA DE BOLO DE NATAL FEITA NO LIQUIDIFICADOR

Sempre que você usar a manga em receitas de bolo é importante primeiro processar a fruta no liquidificador, medir a quantidade indicada e aí sim passar para os próximos ingredientes.

Esta é um bolo de Natal grande, por isso você vai precisar de 1 xícara de polpa de manga. É só descascar a fruta, picar em pedaços e processar sem adicionar água.

Depois de bater a manga e medir é só colocar os demais ingredientes líquidos pra processar e depois adicionar aos ingredientes secos já misturados. Bem fácil né, primeiro mistura os secos em uma bacia, depois bate os líquidos no liquidificador e por fim mistura os dois.

Como eu falei antes este é um bolo de Natal grande, por isso assei em uma forma grande com furo no meio. Minha forma mede 27 cm de diâmetro e 10 cm de altura, ainda sobrou espaço na forma, mas se você tiver uma forma média talvez a massa transborde e seja melhor você ou fazer metade da receita, ou então assar em uma forma retangular de 20 x 30 cm.

Receita de Bolo de Natal simples de liquidificador com frutas secas e nozes. É sem glúten, sem lactose e muito nutritivo!

INGREDIENTES SECOS BOLO DE NATAL

  • 1 xícara de farinha de arroz (substitua por farinha de sorgo ou de aveia)
  • 1/2 xícara de amido de milho (substitua por araruta)
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 1/2 colher de chá de goma xantana (substitua por goma guar ou CMC)
  • 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio (opcional)

BATA NO LIQUIDIFICADOR

  • 1 xícara de polpa de manga (bati duas mangas médias no liquidificador sem água, medi 1 xícara e tomei o que sobrou)
  • 4 ovos (não é possível substituí-los)
  • 1 xícara de açúcar demerara (substitua por açúcar mascavo)
  • 1/2 xícara de óleo de girassol (use qualquer óleo da sua preferência)
  • 1 e 1/2 xícara de grão-de-bico cozido al dente (nem muito mole, nem muito duro – substitua por feijão cozido)
  • Pitada de sal
  • 1 pedaço de gengibre do tamanho da ponta do dedo (opcional)
  • Suco de meio limão (opcional – substitua por 1 colher de sopa de vinagre de maçã)
  • 2 colheres de chá de condimento para bolacha (opcional – substitua pelas especiarias que mais gostar, canela, cravo, noz moscada, pimenta síria, etc)

OPCIONAIS PARA DECORAR E AGREGAR MAIS SABOR AO BOLO DE NATAL

  • 1 xícara de açúcar confeiteiro (para cobertura de glacê)
  • Suco de 1 limão tahiti grande (para dissolver o açúcar confeiteiro do glacê)
  • 1/2 xícara de frutas secas picadas (usei damasco, ameixa e cramberry – reserve algumas inteiras pra decoração)
  • 1/2 xícara de oleaginosas picadas (usei nozes – reserve algumas inteiras pra decoração)

Receita de Bolo de Natal simples de liquidificador, sem glúten, sem lactose e super nutritivo. Bolo de Natal com frutas e nozes

MODO DE PREPARO BOLO DE NATAL

  • Comece misturando os secos em uma bacia, adicione também as frutas secas picadas.
  • Descasque as mangas, corte em pedaços e processe no liquidificador sem adicionar água. Meça 1 xícara da polpa. Caso sobre polpa reserve para consumir depois.
  • Volte a xícara de polpa de manga para o liquidificador e adicione os demais ingredientes, os ovos, o açúcar, o óleo, o grão-de-bico cozido, o sal, o gengibre, o suco de limão e o condimento para bolacha. Bata bem até virar um creme uniforme.
  • Adicione este creme ao ingredientes secos e misture bem com um fuet (batedor de arame) ou colher de pau.

Textura massa bolo de natal

  • Finalize com as nozes ou a oleaginosa que estiver usando e transfira para uma forma grande com furo no meio untada e enfarinhada com farinha de arroz. Minha forma mede 27 cm de diâmetro e 10 cm de altura, se não tiver uma forma grande com furo no meio asse em uma forma de 20 x 30 cm.
  • Leve o bolo de Natal para assar em forno preaquecido a 180º C por aproximadamente 45 minutos, faça o teste do palito, quando sair limpo está pronto. Atenção, se assar em uma forma retangular provavelmente vai demorar menos tempo, fique de olho.
  • Espere esfriar por completo para depois retirar o bolo da forma. Para isso passe a faca na lateral da forma e também no centro, coloque um prato grande sobre o bolo e vire a forma.
  • Misture o açúcar confeiteiro com o suco de limão aos poucos, fica uma textura grossinha, se ficar muito mole é só adicionar um pouco mais de açúcar, se ficar muito duro adicione mais umas gotinhas de limão.
  • Cubra o topo do bolo de Natal com glacê e depois decore com algumas frutas, nozes ou como preferir.

Receita de bolo de natal fácil feito no liquidificador. Leva manga na massa, é super aromático e também é sem glúten e sem lactose

 

DICAS EXTRAS PARA O BOLO DE NATAL

  • Se não gostar de manga você pode trocar por 1 xícara de banana amassada. Como a manga é mais úmida que a banana a textura da massa vai ficar um pouco diferente.
  • Misture as oleaginosas apenas no final, depois que misturar os secos e os molhados do bolo de natal. Eu acabei misturando as nozes no mix de farinhas e percebi que em alguns pedaços de nozes ficou farinha acumulada. Mas ao contrário das oleaginosas as frutas secas sempre devem ser misturadas aos secos ou então polvilhadas com um pouco de farinha para que não afundem na massa.
  • A combinação de bicarbonato de sódio com algum elemento ácido (limão ou vinagre) ajudam a deixar o bolo mais fofinho e mais bem crescido.
  • Você vai perceber como este é um bolo que traz bastante saciedade, você come um pedaço e fica satisfeito por bastante tempo.
  • Mantenha este bolo refrigerado por até 1 semana ou uns 2 dias fora da geladeira, como é um bolo que leva bastante ovo e frutas ele pode estragar mais rápido dependendo da temperatura do lugar que você more. Não se preocupe que gelado ele também fica muito gostoso.

Bolo de Natal de liquidificador simples com frutas e nozes, sem glúten e sem lactose, muito aromático e saboroso!

CONFIRA OUTRAS RECEITAS NATALINAS

Receita de Panetone Vegano funcional. Panetone caseiro sem açúcar, sem glúten, sem soja, sem ovo, sem leite

Receita de Farofa de Ovo muito fácil e deliciosa com sementes sem glúten e sem lactose

Panetone trufado no pote

Panetone funcional sem glúten e sem lactose!

Espero que você tenha gostado desta receita de Bolo de Natal e se tiver dúvidas ou sugestões é só deixar um comentário abaixo. Quando você fizer esta receita em casa você pode bater uma foto e me enviar pelo Facebook ou pelo Instragram no @amorpelacomida pra que a gente possa conversar sobre a sua criação!

Ah, e se você ainda não é inscrito no Amor Pela Comida no YouTube inscreva-se e fique sempre por dentro das novidades!

Gostou da receita? Comente usando o Facebook

comentários

Receitas por categorias:
Bolos,Tortas e Panquecas · Receitas Natalinas

Comments are closed.

Menu Principal