Avatar

BOLO DE ABÓBORA COM COCO DE LIQUIDIFICADOR SEM GLÚTEN E SEM LACTOSE

2 anos atrás escrito por

Eu amo criar novas receitas de bolo, é realmente uma diversão desenvolver uma receita que seja gostosa e diferente de tantas outras que já estão aqui no blog.

Quando penso em receitas de modo geral eu sempre estou atrás da textura perfeita e com este bolo de abóbora com coco não foi diferente.

Já fazia algum tempo que tinha ganhado duas abóboras paulistas da minha mãe, mas eu estava em dúvida do que fazer com elas.

Foi então que percebi que aqui no blog ainda não tinha nenhuma receita de bolo de abóbora com coco, um verdadeiro clássico da cozinha brasileira que tinha potencial para se transformar em um delicioso bolo sem glúten, sem lactose e super nutritivo.

Se você gosta de horta e jardim e quiser conferir o vídeo do Tour Pela Horta da minha mãe é só clicar aqui!

Receita de Bolo de Abóbora com coco de liquidificador feita com abóbora crua, amendoim, fubá e leite de coco. É sem glúten, sem lactose, muito nutritiva e saborosa!

EM BUSCA DO BOLO DE ABÓBORA COM COCO PERFEITO!

Na minha primeira tentativa eu fiz um bolo de abóbora com coco com muita abóbora na massa, o que resultou um bolo muito saboroso, porém muito úmido.

Acho que em uma outra oportunidade vou tentar transformar esta receita que “não deu certo” em Brownie, pois eu sinceramente amei a textura dele gelado, mas sei que muitas pessoas não gostam de bolos muito molhados, por isso decidi ir pra segunda tentativa.

Na segunda tentativa decidi usar no lugar do amaranto em flocos (que havia utilizado na primeira receita) a farinha de fubá fino, afinal fubá com coco também fica delicioso.

Pensei, “bolo de abóbora com coco já é uma delícia, acho que se misturar o fubá vai ser perfeito”. Bom quase perfeito, nesta segunda tentativa o bolo ficou um pouco seco, pois diminui a quantidade de abóbora e usei o coco seco desengordurado.

A farinha de milho fina ou fubá fino já é por natureza uma farinha mais seca e farelenta, que precisa um pouco mais de gordura e umidade pra que fique na textura ideal.

E na minha terceira e última tentativa consegui chegar na textura ideal (ufa!), usei um pouquinho mais de óleo, escolhi o leite de coco integral e ao invés de usar o coco seco desengordurado, usei o coco fresco ralado na hora.

Receita de Bolo de Abóbora com Coco Fit, sem glúten, sem lactose, feita no liquidificador!

O resultado não poderia ser melhor, consegui um bolo macio na medida certa, úmido mas não muito e com um sabor delicioso.

É uma mistura perfeita de abóbora, coco e fubá, uma receita adaptada ao paladar brasileiro, sem glúten, sem lactose e claro, com benefícios para a sua saúde.

RECEITA FÁCIL DE BOLO DE ABÓBORA COM COCO DE LIQUIDIFICADOR

Claro que esta receita de bolo de abóbora com coco além de deliciosa precisava ser fácil de preparar, eu sou fã de receitas feitas no liquidificador, afinal quanto menos louça pra lavar melhor!

Esta é uma receita simples, mas você vai precisar ter um trabalhinho ralando a abóbora e o coco.

Receita de bolo de abóbora crua ralada com coco, sem glúten, sem lactose, feito no liquidificador muito saboroso, úmido na medida certa e fofinho!

Para descascar a abóbora eu corto um pedaço e uso um descascador de legumes, não se preocupe que você só vai precisar de 1 xícara de abóbora crua ralada.

Agora em receitas que usam frutas, tubérculos, legumes, etc, estou sempre ralando e medindo a porção em xícaras, assim fica mais fácil para você acertar sempre a receita e não deixar para acertar a quantidade no “olhômetro”.

Se você não sabe como abrir um coco fresco é só conferir o passo a passo completo clicando aqui!

Nesta receita eu também ensino como fazer o leite de coco caseiro e aproveitar o resíduo pra fazer a farinha de coco caseira.

Se você quiser usar o leite de coco caseiro nesta receita faça um leite de coco bem concentrado, com menos água. Essa gordura extra ajuda a deixar o bolo mais fofinho.

Receita de bolo de abóbora com coco feita no liquidificador, muito simples e prática com abóbora crua e coco fesco

Imprimir
Bolo de fubá com coco de liquidificador sem glúten e sem lactose fit

BOLO DE ABÓBORA COM COCO DE LIQUIDIFICADOR SEM GLÚTEN E SEM LACTOSE


  • Autora: Chef Susan Martha
  • Tempo de preparo: 25 minutos
  • Tempo de cozimento: 40 minutos
  • Tempo Total: 65 minutos
  • Rendimento: 12 fatias 1x

Descrição

Eu costumo dizer que este bolo tem sabor de Festa Junina, combina abóbora, coco, amendoim e fubá em uma única receita,fica delicioso e é muito macio.


Scale

Ingredientes

  • 3 ovos inteiros
  • 1 xícara de abóbora crua ralada
  • 200 ml de leite de coco integral
  • 3/4 xícara de açúcar demerara
  • 1/3 xícara de óleo de girassol (substitua pelo óleo da sua preferência)
  • Pitada de sal
  • 1 colher de chá de canela em pó (opcional)
  • 1/2 xícara de coco ralado fresco
  • 1 xícara de fubá fino
  • 1 xícara de farinha de amendoim
  • 1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de Preparo

  1. Bata no liquidificador os ovos, a abóbora, o leite de coco, o açúcar, o óleo, o sal e a canela até virar uma massa líquida e homogênea.
  2. Adicione o coco e bata para que ele fique em pedaços menores.
  3. Adicione o fubá fino e a farinha de amendoim e utilize o modo pulsar do liquidificador para conseguir misturar a massa. Se o seu liquidificador não for muito potente você pode misturar as farinhas utilizando uma espátula.
  4. Finalize com o fermento em pó e mexa rapidamente com a espátula. A massa fica densa, porém parece um pouco líquida, mas não se preocupe que é assim mesmo.
  5. Transfira a massa para um forma redonda com furo no meio de 22 cm de diâmetro e 8 cm de altura ou use uma forma de 20 x 30 centímetros untada e enfarinhada (usei farinha de arroz).
  6. Leve para assar em forno preaquecido a 180º C por aproximadamente 35-40 minutos. Na forma redonda demora uns 40 minutos e na forma retangular uns 35 minutos, mas tudo vai depender do seu forno. Faça o teste do palito, quando ele sair limpo está pronto.
  7. Deixe esfriar por completo antes de desenformar o bolo de abóbora com coco. Passe as facas nas laterais e também no centro, coloque um prato e vire a forma. Provavelmente você vai precisar dar umas chacoalhadas para soltar o bolo, mas isso é normal 😉

Notas

  • Os ovos não podem ser substituídos.
  • Substitua a abóbora crua por cenoura crua.
  • Substitua o açúcar demerara pelo açúcar da sua preferência.
  • Você pode usar o coco seco integral não adoçado, mas a receita fica um pouco mais seca, se quiser você pode compensar usando 1/2 xícara de óleo ao invés de 1/3 de xícara.
  • Substitua o fubá por farinha de arroz integral ou farinha de trigo sarraceno.
  • O sabor da farinha de amendoim é bem marcante, se quiser um sabor mais neutro substitua pela farinha de amêndoas ou se for alérgico a castanhas use farinha de sementes de girassol.

Bolo de fubá com coco de liquidificador sem glúten e sem lactose fit

Este bolo traz uma combinação inusitada de sabores mas que tudo junto fica delicioso!

Receita de bolo de abóbora com coco feito no liquidificador muito saboroso, sem glúten, sem lactose, simples de preparar

DICAS

  • Você pode congelar este bolo de abóbora com coco caso não consiga comer em até uns 4 dias, para isso corte em fatias e coloque em um saquinho plástico apropriado para o freezer. Tente não encher demais o saco, quando as fatias se encostam elas costumam colar umas nas outras.
  • Você pode manter congelado por até uns 3 meses. É normal formar um pouco de gelo ao redor das fatias, para minimizar este problema você pode envolver as fatias em papel toalha.
  • Para descongelar é só deixar de um dia para o outro na geladeira, ou colocar a fatia sobre um papel toalha por 30 segundos no micro-ondas (15 segundos de cada lado).
  • Se você manter este bolo na geladeira ele não fica duro, refrigerado ele dura até uns 7 dias.
  • Escolha as abóboras com a casca mais opaca, verde escuro com tons de laranja, quando mais alaranjada a abóbora estiver, mais madurá e docinha ela será. As que estão muito verde e brilhantes ainda não estão maduras.

Bolo de abóbora com coco feito com abóbora crua no liquidificador, sem glúten, sem lactose e muito delicioso!

SE VOCÊ GOSTA DE ABÓBORA E COCO TALVEZ GOSTE DESTAS OUTRAS RECEITAS 😉

Receita de bolo de abóbora fit sem glúten com farinha de arroz feita no liquidificador

Musse de chocolate vegano sem abacate muito nutritivo e saboroso. É perfeito para quem ama chocolate e está de dieta, você nunca vai adivinhar qual é o ingrediente secreto

Bolo gelado de coco macio, molhadinho e simples de preparar!

Bolo de aniversário saudável e nutritivo feito com massa de tangerina e com recheio e cobertura de musse de chocolate

Espero que você tenha gostado desta receita de bolo de abóbora com coco e se tiver dúvidas ou sugestões é só deixar um comentário abaixo. Não esqueça de quando fizer esta receita em casa bater uma foto e postar nas redes sociais com a #amorpelacomida, eu vou adorar ver e curtir a sua criação.

Ah, e se você ainda não é inscrito no Amor Pela Comida no YouTube inscreva-se e fique sempre por dentro das novidades!

Gostou da receita? Comente usando o Facebook

comentários

Receitas por categorias:
Bolos,Tortas e Panquecas

Comentário para BOLO DE ABÓBORA COM COCO DE LIQUIDIFICADOR SEM GLÚTEN E SEM LACTOSE

  • Olá chef..sou apaixonada pelo seu canal,amo suas receitas rsrs
    Gostaria de pedir algo sou celíaca e gostaria mto de uma receita de pão francês será q poderia fazer uma??
    Queria opções para o café da manhã rsrs
    Bjs bjs seu canal é maravilhoso

    Avatar Paula 21/08/2017 02:31
  • Oi Paula, obrigada pelo seu comentário carinhoso!
    Aqui no blog já tem muita receita de pão sem glúten e sem lactose, eu tenho preguiça de fazer pão que precisa modelar a massa na mão, prefiro receitas que é só bater no liquidificador ou misturar tudo e colocar na forma.
    Além disso sem a farinha de trigo nunca vai ficar com aquele mesmo sabor de pão francês, mas estou sempre pesquisando e testando receitas novas. Se eu conseguir uma boa receita que se aproxime da receita do pão francês ela irá aparecer por aqui.
    De qualquer maneira sugiro que teste algumas das receitas de pão que já estão por aqui, minha preferida é essa https://www.amorpelacomida.com.br/pao-caseiro-facil/
    Beijos

    Avatar Chef Susan Martha 21/08/2017 12:46
  • Olá! Adorei a receita, mas estou com dificuldade de encontrar a abóbora paulista aqui onde moro, qual posso substituir ? Por aqui encontro muito a moranga, japonesa e baiana. Mais uma coisa, vc usou a abóbora crua ou cozida?
    bjos

    Avatar Nathalia 05/09/2017 01:03
  • Pode ser qualquer abóbora crua, usei a paulista/brasileira porque aqui encontramos com facilidade e acho muito difícil descascar a abóbora japonesa.
    Beijos

    Avatar Chef Susan Martha 05/09/2017 14:03
  • Adorei a receita do bolo de abobora com coco mas gostaria de saber a quantidade de fermento utilizada na receita pois nao foi informada na lista de ingredientes. Obrigado pela atencao.

    Avatar Marcia Cristina 02/07/2018 19:58
  • Oi Marcia, é 1 colher de sopa de fermento em pó. Muito obrigada por me avisar que estava faltando este ingrediente na lista, já corrigi 🙂
    Beijos

    Avatar Chef Susan Martha 02/07/2018 21:40

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Menu Principal