DOCINHO FIT SAUDÁVEL SEM LACTOSE

3 meses atrás escrito por

Sempre que viajo de carro gosto de ter algumas coisinhas gostosas pra petiscar e assim tornar o passeio mais agradável. Pra fugir dos industrializados decidi fazer um docinho fit proteico e saudável pra matar a fome e satisfazer a vontade de comer doces.

Este docinho fit é perfeito para você que assim como eu adora um doce entre as refeições e gosta de opções fáceis de transportar. Você pode levar pro trabalho, na bolsa, comer de pré-treino ou comer um quando bate aquele desejo de comer chocolate.

Docinho fit rápido com ingredientes naturais perfeito para comer entre as refeições

DOCINHO FIT NATURAL E EQUILIBRADO

A ideia para esta receita surgiu quando meu marido me pediu pra comprar barrinhas saudáveis pra nossa viagem, mas eu que gosto de economizar decidi criar minha própria versão de barrinha. Como uma vez eu já tinha tentado fazer barrinhas e elas acabaram virando bolinhas eu já parti logo pra ideia de fazer em formato redondo e facilitar o processo.

Se você quiser conferir minha outra receita que era pra virar uma barrinha e virou docinho fit você pode clicar aqui! Pra mim o formato não importa muito, mas para fazer no formato de barrinha a massa precisa ficar mais grudenta e pra isso você precisa adicionar mais fruta ou mel e eu gosto de sabores mais equilibrados.

Docinho fit fácil e rápido sem lactose com ingredientes naturais

DOCINHO FIT RÁPIDO E FÁCIL

Esta receita de docinho fit é muito simples de preparar, basta colocar todos os ingredientes no multiprocessador e bater bem até formar uma massa meio “pedaçuda”, mas que quando você pressiona um pouco com as mãos ela logo gruda junto.

Se você não tiver multiprocessador você também vai conseguir fazer, basta processar a ameixa com o mel no liquidificador e se necessário adicionar algumas colheradas de água pra ajudar a formar uma pasta de ameixas. Transfira a pasta de ameixa para uma bacia e depois adicione os demais ingredientes misturando bem com as mãos.

Docinho fit sem lactose natural, muito saudável e nutritivo

DOCINHO FIT PARA FESTA

Se você esta focado na reeducação alimentar e não quer enfiar o pé na jaca nem no seu aniversário, este docinho fit é perfeito para agradar seus convidados e manter o foco. Você pode escolher fazer bolinhas maiores ou menores. Se for servir bolinhas pequenas do tamanho de um brigadeiro esta receita rende aproximadamente 50 docinhos.

Mas já vou logo avisando que provavelmente este docinho fit não fará sucesso em festas infantis. Eu não cheguei a oferecer para minha sobrinha Sophie de 5 anos, mas pelo que eu conheço ela ia experimentar um pedaço e ia dizer que não gostou, porque afinal, este docinho fit não lembra em nada o sabor e nem a textura de um brigadeiro.

A única semelhança mesmo com um brigadeiro tradicional é o formato, mas eu posso lhe assegurar que o sabor é delicioso. Depois da reeducação alimentar meu paladar mudou muito e  hoje prefiro doces não tão doces e este docinho fit tem um sabor equilibrado e uma textura muito gostosa de mastigar. Se você quiser saber mais sobre minha reeducação alimentar clique aqui!

Doce fit com cacau em pó, ameixa seca e amendoim

DOCINHO FIT PROTEICO

Como estava criando esta receita para transportar na viagem pensei logo que além de matar a vontade de comer um docinho ela devia me deixar nutrida por mais tempo e por isso decidi adicionar um pouco de proteína de ervilha que meu marido consome para suplementar o treino físico.

Eu nunca tinha usado nenhum tipo de proteína em pó em minhas receitas e se você não quiser usar não tem problema, você pode substituir por aveia em flocos, quinoa em flocos ou amaranto em flocos. Esta proteína de ervilha não é aromatizada e nem adoçada, tem um sabor bem neutro e você pode substitui-la por qualquer outra proteína em pó que você tenha em casa.

Além da proteína de ervilha também utilizei farinha de amendoim, eu amo o sabor e o preço do amendoim, mas se você não gostar ou for alérgico pode substituir por qualquer farinha de oleaginosas ou de sementes de girassol.

Receita de docinho fitness natural com ameixa preta e amendoim

DOCINHO FIT COM AMEIXA

Quando testei esta receita pela primeira vez utilizei tâmaras que tinha na geladeira um tempo. Mas como sei que em muitas cidades é mais difícil de achar tâmaras e elas também são um pouco mais caras, decidi fazer um novo teste utilizando ameixa preta.

A principal diferença da ameixa pra tâmara, além do sabor e da cor, é que a ameixa é mais úmida e macia e a tâmara costuma ser mais seca. Eu sei que existe uma variedade de tâmara que é mais carnuda e molinha, mas na minha cidade nunca vi pra vender.

Você pode fazer este docinho fit com tâmaras se não gostar de ameixas, ou até outra fruta seca, mas se a fruta seca que você escolher for mais ressecada você precisa primeiro deixar de molho em água quente por pelo menos 30 minutos para as frutas hidratarem e amaciarem. Se as frutas secas estiverem muito duras você não vai conseguir a consistência ideal para tornar a massa modelável.

Docinho fit com amendoim e ameixa sem lactose saudável rápido e fácil

DURABILIDADE DO DOCINHO FIT

Como este docinho fit leva ingredientes que duram bastante tempo sem estragar a durabilidade dele é grande. Se você morar em uma cidade mais fria você pode manter eles fora da geladeira por até uns 15 dias, mas independente do clima da sua cidade eu indico que você coloque já no primeiro dia na geladeira.

Na geladeira ele vai durar mais que 1 mês, eu duvido que você demore tanto tempo pra comê-los, mas pra garantir não passe muito deste tempo. Como ele não estraga fora da geladeira com tanta facilidade ele é perfeito para ser transportado em viagens, basta colocar em um potinho ou até mesmo em um saco plástico mais grosso.

Docinho fitness sem lactose sem glúten natural e sem conservantes

Imprimir
Docinho fitness sem lactose sem glúten natural e sem conservantes

DOCINHO FIT SAUDÁVEL SEM LACTOSE


  • Autora: Chef Susan Martha
  • Tempo de preparo: 15 minutos
  • Tempo Total: 15 minutos
  • Rendimento: 30

Descrição

Este docinho fit é perfeito pra quando bate aquele desejo de comer um docinho e você não quer enfiar o pé na jaca!


Ingredientes

  • 2 xícaras de ameixa preta sem caroço
  • 1/4 xícara de mel
  • 1/2 xícara de farinha de amendoim
  • 2 colheres de sopa de cacau em pó 100% (opcional)
  • 1/4 xícara de proteína de ervilha (opcional)
  • 100 gramas de coco queimado em flocos
  • Pitada de sal (opcional)
  • 1 colher de chá de canela em pó (opcional)
  • 1/4 xícara de nozes picadas
  • 1/4 xícara de sementes (usei girassol e abóbora)

Modo de Preparo

  • No multiprocessador adicione a ameixa, o mel, a farinha de amendoim, o cacau em pó, a proteína de ervilha, o coco queimado, o sal, a canela e bata por alguns instantes até que todos os ingredientes se misturem.
  • Adicione as nozes e as sementes e bata rapidamente para que os pedaços não desapareçam na mistura.
  • Faça bolinhas com aproximadamente 1 colher de sopa cheia de massa, se preferir docinhos menores use 1/2 colher de sopa.
  • Coloque as bolinhas dentro de um vidro ou pote e armazene na geladeira.

Notas

  • Se você não gostar de ameixa você pode substituir por qualquer fruta seca da sua preferência. Se a fruta for muito ressecada você deve hidratá-la com água quente por pelo menos 30 minutos. Depois de hidratar descarte a água.
  • O mel pode ser substituído por melado ou agave e esta receita se torna vegana.
  • A farinha de amendoim pode ser substituída por qualquer farinha de oleaginosas ou de sementes de girassol.
  • As nozes pode ser substituídas por qualquer outra castanha ou pedaços de chocolate meio amargo.
  • As sementes de abóbora e girassol podem ser substituídas por sementes de chia, gergelim ou linhaça.
  • Você pode substituir a proteína de ervilha por qualquer outra proteína em pó ou então substituir por aveia, quinoa ou amaranto em flocos.
  • Se você não gostar de coco você pode substitui-lo por 1 xícara de aveia em flocos.

Informações Nutricionais

  • Rendimento em Porções: 30
  • Calorias: 179
  • Açúcares: 7,5 gramas
  • Gorduras Totais: 22%
  • Carboidratos: 4%
  • Fibras: 13%
  • Proteínas: 8%
  • Colesterol: 0%

DICAS EXTRAS PARA O DOCINHO FIT

  • Este docinho fit é uma opção nutritiva e cheia de benefícios para sua saúde, mas consuma com moderação. Eu costumo comer 1 bolinha por dia, no máximo duas.
  • Você pode usar sua criatividade e adicionar outros ingredientes como chocolate picado, passas, flocos de arroz, etc. Você também pode usar frutas secas picadas como damasco, tâmaras e goji berry. A medida você pode variar, o importante é que você a massa fique modelável, se adicionar ingredientes muito secos talvez você precise adicionar um pouco de água para deixar a massa mais úmida.
  • Ao invés de comer um chocolate depois do almoço coma uma bolinha pequena deste docinho fit.

Docinho fit rápido saudável que não precisa cozinhar!

CONFIRA OUTRAS OPÇÕES DE SOBREMESAS SAUDÁVEIS

Docinho funcional sem glúten e sem lactose

Cheesecake vegana fácil

Musse de chocolate vegano sem abacate muito nutritivo e saboroso. É perfeito para quem ama chocolate e está de dieta, você nunca vai adivinhar qual é o ingrediente secreto

Espero que você tenha gostado desta receita de Docinho Fit e se tiver dúvidas ou sugestões é só deixar um comentário abaixo. Quando você fizer esta receita em casa você pode bater uma foto e me enviar pelo Facebook ou pelo Instragram no @amorpelacomida pra que a gente possa conversar sobre a sua criação!

Para aprender a dominar as Farinhas Sem Glúten e aprender como substituir a farinha de trigo das receitas clique aqui!

Ah, e se você ainda não é inscrito no Amor Pela Comida no YouTube inscreva-se e fique sempre por dentro das novidades!

Gostou da receita? Comente usando o Facebook

comentários

Receitas por categorias:
Dia a Dia · Sobremesa

Comentário para DOCINHO FIT SAUDÁVEL SEM LACTOSE

  • Deve ficar uma delícia, vamos colocar em prática. Parabéns.

    Agostinho Carvalho do Nascimento 10/07/2018 20:32
  • Fica bem gostoso, perfeito pra matar a vontade de comer doces sem precisar enfiar o pé na jaca!
    Beijos

    Chef Susan Martha 10/07/2018 21:49

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Menu Principal