PÃO DE ABÓBORA LOW CARB SEM GLÚTEN

6 meses atrás escrito por

Se você acompanha o blog a algum tempo já deve ter percebido que adoro receitas de pão e ainda não tinha compartilhado nenhum com abóbora, por isso me inspirei e criei o meu primeiro pão de abóbora low carb.

Como a abóbora é um dos vegetais com menos carboidrato achei que era mais fácil criar uma receita de pão low carb usando ela.

Eu não sigo a dieta low carb (dieta com baixo carboidrato), mas muitas pessoas solicitam receitas que se adequem esse estilo de vida e por isso decidi atender aos pedidos.

Receita de Pão Low Carb sem glúten, sem lactose, fácil de liquidificador

TEXTURA DO PÃO DE ABÓBORA LOW CARB

Quando você faz receitas usando farinhas com baixo carboidrato a textura pra mim nunca é das melhores. Não vou enganar você e dizer que este pão de abóbora low carb fica com uma textura igual aos pães feitos com farinha de trigo, ou até mesmo com outras farinhas sem glúten, porque não fica.

Como não faço muitas receitas low carb fico na dúvida se eu que errei no desenvolvimento da receita e a textura não ficou tão boa, ou se é mesmo por causa da escolha das farinhas.

A textura deste pão de abóbora low carb lembra mais a textura de um bolo do que de um pão, a fatia não fica tão estável, fica um pouco farelenta. Se você tentar passar a manteiga dura em cima não vai conseguir, o pão vai se desmanchar.

Pra tirar a dúvida consultei minhas amigas especialistas na dieta low carb e todas me confirmaram que a textura é sempre assim, meio que de bolo. Que todos os testes que já fizeram o resultado sempre é semelhante e que até os pães low carb industrializados são assim.

Mas eu sou muito teimosa e resolvi testar adicionar um amido na receita pra ver qual seria o resultado. Adicionei araruta à receita original e mesmo assim o resultado não foi bom.

Você pode comparar na foto abaixo as duas versões, na esquerda a receita de pão de abóbora low carb original e na direita a receita que adicionei araruta.

Pão de abóbora low carb com farinha de teff e farinha de coco

Na esquerda a versão low carb e na direita a versão com araruta

POR QUE TESTAR A RECEITA DE PÃO DE ABÓBORA LOW CARB?

Você pode estar achando estranho que na foto acima existe uma diferença significativa na cor do pão de abóbora low carb.

E não é só porque adicionei a araruta que é branca no pão da direita, mas sim porque usei dois tipos diferentes de farinha de teff.

A versão mais escura foi feita com a farinha de teff da Giroil e na versão mais clara usei a farinha de teff da Teff Brasil.

Apesar de ser o mesmo cereal a farinha da Giroil é mais escura e a da Teff Brasil, mais clara. O sabor é o mesmo, ambas são extremamente nutritivas e a principal diferença está mesmo na cor e na moagem, a farinha da Giroil é um pouco mais grossa.

Mas o que é esse Teff afinal? O Teff é a semente de um tipo de grama, possui um sabor suave e tem um grande impacto nutricional. É uma fonte excepcional de cálcio (mais até do que leite de vaca), rico em proteínas (mais do que quinoa) e ferro. É originário da Etiópia e é parte da cultura gastronômica local.

Além da farinha de teff este pão leva farinha de coco, uma farinha rica em fibras e que vai deixar você satisfeito por muito tempo.

Ou seja, além deste pão de abóbora low carb matar sua fome ele ainda é super nutritivo e traz benefícios para sua saúde.

Ahhh, e claro, o mais importante é que o sabor é ótimo! Não se preocupe que apesar da textura não ser perfeita (pelo menos não pra mim), o sabor é delicioso 😉

Receita de pão low carb de abóbora feito no liquidificador, sem glúten, sem lactose e muito simples de preparar!

COMO CONSUMIR O PÃO DE ABÓBORA LOW CARB

Como eu falei anteriormente não adianta retirar a manteiga da geladeira e tentar espalhar em cima da fatia que não vai funcionar. Mas para resolver este problema é só deixar a manteiga por alguns minutos em temperatura ambiente até ela amolecer.

Você pode consumir com patês, geleias, creme de amendoim, guacamole ou com tudo que for mais cremoso. Ou consumir como acompanhamento de ovos mexidos, é só adicionar uma salada e você já tem a janta pronta 😉

Pão de abóbora fit low carb de liquidificador sem glúten e sem lactose

PÃO DE ABÓBORA LOW CARB DE LIQUIDIFICADOR

Esta é uma receita simples, você vai primeiro misturar os ingredientes secos em uma bacia e reservar.

Depois é só ralar a abóbora crua mesmo e bater com os demais ingredientes líquidos da receita.

Nesta receita escolhi a abóbora menina também conhecida como abóbora brasileira, aquela mais comum de pescoço que encontramos com facilidade no mercado e o preço costuma ser bem camarada.

Eu gosto de usar ela quando uso a abóbora crua porque ela é bem fácil de descascar. Uso um descascador de legumes e a casca sai com facilidade.

Mas esta receita funciona com qualquer abóbora que você quiser usar, mas lembre-se que ela precisa ser crua.

Se não quiser usar abóbora você pode usar cenoura ralada crua no lugar.

Imprimir
Pão de abóbora low carb de liquidificador fit sem glúten e sem lactose

PÃO DE ABÓBORA LOW CARB SEM GLÚTEN


  • Autora: Chef Susan Martha
  • Tempo de preparo: 20 minutos
  • Tempo de cozimento: 30 minutos
  • Tempo Total: 50 minutos
  • Rendimento: 12 fatias

Descrição

Este pãozinho é macio, nutritivo e vai matar sua fome! Com duas fatias você vai se sentir satisfeito por várias horas.


Ingredientes

INGREDIENTES SECOS:

  • 1/2 xícara de farinha de coco industrializada
  • 1/2 xícara de farinha de teff
  • 1/2 colher de chá de goma xantana
  • 1 colher de sopa de sementes de chia (opcional)
  • 1 colher de sopa de fermento biológico seco instantâneo

BATA NO LIQUIDIFICADOR:

  • 1 xícara de abóbora crua ralada
  • 3 ovos
  • 3/4 xícara de água
  • 2 colheres de sopa de óleo ou azeite
  • 1 colher de chá de sal

Modo de Preparo

  1. Misture os secos em uma bacia.
  2. Bata os ingredientes molhados no liquidificador.
  3. Adicione o creme de abóbora sobre os ingredientes secos já misturados e misture bem com uma colher de pau até formar uma massa grossa e homogênea.
  4. Coloque a massa em uma forma de 22 cm de comprimento, 6 cm de altura e 8 cm de largura, se sua forma for daquelas bem grandes, dobre a receita.
  5. Se você quiser decorar o pão de abóbora low carb pincele um pouco de água e salpique algumas sementes de chia. Esta etapa é totalmente opcional.
  6. Deixe a massa descansar em um cantinho da cozinha até a massa alcançar o topo da forma, o tempo é variável, fica entre 30 minutos e 1 hora.
  7. Quando o pão já estiver crescido leve-o para assar em forno preaquecido a 180ºC por aproximadamente 30 minutos.
  8. Deixe o pão esfriar por completo antes de cortar.

Notas

  • A farinha de coco é a farinha com records de reclamação, as marcas não seguem um padrão e algumas absorvem mais água, outras absorvem menos. Na dúvida você sempre pode corrigir a textura comparando com a massa que você vê no vídeo.
  • A farinha de coco NUNCA por ser substituída na receita e se usar a farinha de coco caseira vai precisar aumentar a quantidade, pois a farinha caseira absorve menos os líquidos da receita, comece adicionando 3/4 xícara e verifique se é necessário acrescentar mais.
  • A farinha de teff pode ser substituída pela farinha de fubá fino, mas fubá não é low carb.
  • A goma xantana pode ser substituída por goma guar ou CMC.
  • As sementes de chia pode ser substituídas por sementes de linhaça ou de gergelim.
  • Primeiro você deve ralar a abóbora e depois medir 1 xícara.
  • Os ovos não são substituíveis nesta receita.
  • A forma que uso é de silicone e não precisa ser untada. Se você usar uma forma de metal unte-a com um pouco de óleo e polvilhe um pouco de farinha, eu costumo polvilhar com farinha de arroz, mas pode ser qualquer farinha.
  • Eu gosto de colocar o pão para crescer dentro do micro-ondas desligado junto com uma xícara de água quente, assim cria uma espécie de estufa e o pão cresce mais rápido.
  • Se você estiver usando uma forma de silicone retire o pão de abóbora low carb assado de dentro assim que conseguir encostar na forma sem se queimar. Se você deixa o pão esfriar por completo dentro da forma as laterais murcham por causa do vapor.
  • Deixe o pão esfriar sobre uma grade ou um prato forrado com papel toalha.

Informações Nutricionais

  • Rendimento em Porções: 12
  • Calorias: 85
  • Sódio: 9%
  • Gorduras Totais: 7%
  • Carboidratos: 3%
  • Fibras: 8%
  • Proteínas: 7%
  • Colesterol: 16%

Pão de abóbora low carb de liquidificador fit sem glúten e sem lactose

DICAS EXTRAS PARA O PÃO DE ABÓBORA LOW CARB

  • Este pão é um pão mais úmido, por conter com ovos e abóbora ele estraga com mais facilidade. Este pão de abóbora low carb fica com uma textura boa e até mesmo mais firme quando refrigerado, por isso minha sugestão é que você coloque-o já no primeiro dia na geladeira e mantenha refrigerado por até uns 5 dias. Se não quiser colocar na geladeira consuma-o em até 2 dias.
  • Você pode fatiar este pão e congelar as fatias por até 3 meses. Congele-as em sacos plásticos adequados para o freezer sem sobrepor as fatias. Para descongelar é só colocar alguns segundos no micro-ondas ou deixar de um dia para o outro na geladeira. Você ainda pode descongelar na frigideira em fogo baixo.
  • A Selma Loureiro que me acompanha no Instagram (por lá sou @amorpelacomida) e que consome pão low carb com frequência, me deu a dica de tostar o pão de abóbora low carb no grill, desta maneira o pão fica mais firme. Se você não tem grill em casa você pode tostar o pão no forno baixo ou na frigideira anti-aderente em fogo baixo por alguns minutos.
  • Antes que eu esqueça, eu usei 1/2 xícara de araruta no pão teste, mas não recomendo esta inclusão porque ficou com uma textura ainda mais parecida com a textura de um bolo.
  • A textura da massa do pão de abóbora low carb é grossa mas não é dura, observe abaixo a textura:

Textura da massa antes de assar

SE VOCÊ GOSTA DE RECEITAS LOW CARB TALVEZ GOSTE DESTAS OUTRAS OPÇÕES

Receita fácil de Torta Salgada Low Carb que é sem glúten, sem lactose e você pode variar o recheio e usar o que tiver em casa!

Bolo low carb de amendoim feito no liquidificador com apenas 5 ingredientes. É sem glúten, sem lactose, sem açúcar e sem óleo!

Petisco Paleo Low Carb perfeito para festas e confraternizações

Receita de Biscoito Salgado Fácil com sementes crocante, nutritivo, sem glúten, sem lactose, sem ovo, sem farinha | www.amorpelacomida.com.br

Receita de biscoito salgado sem glúten, sem lactose, sem ovo feito com sementes (vegano) | www.amorpelacomida.com.br

Espero que você tenha gostado desta receita de Pão de Abóbora Low Carb e se tiver dúvidas ou sugestões é só deixar um comentário abaixo. Quando você fizer esta receita em casa você pode bater uma foto e me enviar pelo Facebook ou pelo Instragram no @amorpelacomida pra que a gente possa conversar sobre a sua criação!

Para aprender a dominar as Farinhas Sem Glúten e aprender como substituir a farinha de trigo das receitas clique aqui!

Ah, e se você ainda não é inscrito no Amor Pela Comida no YouTube inscreva-se e fique sempre por dentro das novidades!

Gostou da receita? Comente usando o Facebook

comentários

Receitas por categorias:
Pães

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Menu Principal