PÃO DE FRIGIDEIRA FIT FÁCIL SEM OVO

5 meses atrás escrito por

Se você é do time que ama comer pão e não vive sem, esta receita de pão de frigideira fit vai ser seu novo aliado na reeducação alimentar. É muito simples e rápido de preparar, você mistura tudo com um garfo e assa na frigideira. Em menos de 15 minutos você já tem um pão fresquinho e saboroso na sua casa.

Eu vou te ensinar duas versões, uma mais neutra e outra que combina mais com sabores salgados. Confira no fim do post algumas sugestões de ingredientes para incrementar seu pão de frigideira fit também na versão adocicada.

Pão de frigideira fit simples e rápido que fica pronto em menos de 15 minutos e você faz a massa com um garfo!

Imprimir

PÃO DE FRIGIDEIRA FIT


  • Autora: Chef Susan Martha
  • Tempo de preparo: 5 minutos
  • Tempo de cozimento: 10 minutos
  • Tempo Total: 15 minutos
  • Rendimento: 1 pão
  • Categoria: Pães
  • Métodos: Frigideira
  • Cozinha: Vegano

Descrição

Este pão de frigideira fit é flexível, saboroso, rico em fibras, perfeito para matar a sua fome e fica pronto em menos de 15 minutos!


Ingredientes

  • 1/4 xícara farinha de aveia (27 gramas)
  • 1/4 xícara fubá fino (45 gramas)
  • 1/4 polvilho doce (35 gramas)
  • 1/2 colher de sopa de azeite de oliva (opcional -15 ml)
  • 1 colher de sopa de psyllium (2 gramas) ou farinha de linhaça (4 gramas) – (opcional)
  • 1 colher de sopa de orégano (opcional)
  • 1 colher de sopa de sementes de abóbora (opcional – 10 gramas)
  • 1 colher de chá de fermento em pó (5 gramas)
  • 1 pitada de sal (0,5 gramas)
  • Aproximadamente 1/3 de xícara de água (80 ml)

Modo de Preparo

  1. Em um prato fundo adicione as farinhas, o psyllium/farinha de linhaça e o sal. Se estiver usando adicione também o orégano e as sementes de abóbora. Mexa bem com um garfo.
  2. Adicione o azeite de oliva e a água aos poucos. Antes de adicionar toda a água espere 1 minuto para as farinhas absorverem os líquidos. Depois deste tempo adicione um pouco mais de água para ajustar a consistência da massa. Com psyllium você vai adicionar aproximadamente 1/3 de xícara mais 1 colher de sopa de água e com a farinha de linhaça aproximadamente 1/4 de xícara mais 1 colher de sopa de água.
  3. Unte uma frigideira pequena antiaderente com um pouco de óleo, coloque a massa dentro, alise a superfície, tampe a frigideira e só depois ligue o fogo e mantenha-o bem baixo.
  4. Asse o pão de frigideira fit por aproximadamente 5 minutos de um lado, depois vire e asse por mais uns 4 ou 5 minutos do outro lado.
  5. Espere esfriar para depois cortar, se você cortar ele quente ele fica um pouco borrachudo.

Notas

  • Substitua a farinha de aveia por farinha de quinoa, a quinoa confere menos elasticidade e absorve um pouco mais de água.
  • Substitua o fubá fino por farinha de teff.
  • Substitua o polvilho doce por araruta ou amido de milho. Com amido de milho o pão fica um pouco mais seco e absorve um pouco menos a água.
  • O azeite pode ser substituído por qualquer óleo e é opcional, mas quando usado o pão fica um pouco mais macio.
  • O psyllium e a farinha de linhaça são opcionais, porém eles agregam maior valor nutricional para a receita e mais fibras. Se você não usar a receita precisará de menos água e você vai precisar ajustar a textura da massa.
  • Com psyllium a consistência da massa é um pouco mais grossa e com farinha de linhaça um pouco mais mole. Se tiver dúvida assista ao vídeo e confira a textura.
  • A água sempre deve ser colocada aos poucos, em excesso o pão fica mais borrachudo e em menor quantidade o pão de frigideira fit fica mais duro.

Informações Nutricionais

  • Rendimento em Porções: 2
  • Calorias: 406
  • Açúcares: 0,3 gramas
  • Sódio: 6%
  • Gorduras Totais: 9%
  • Carboidratos: 29%
  • Fibras: 12%
  • Proteínas: 8%
  • Colesterol: 0%

Receita de pão de frigideira fitness sem glúten sem lactose e sem ovo feito apenas com um garfo em menos de 15 minutos!

SUBSTITUINDO OS INGREDIENTES DO PÃO DE FRIGIDEIRA FIT

Eu sempre gosto de dar alternativas para os ingredientes que uso em minhas receitas. Eu sei que as vezes a gente quer muito fazer uma receita, mas está faltando um dos ingredientes. Para que você não fique na dúvida de como substitui-lo eu passo algumas sugestões e orientações para você conseguir obter uma textura semelhante à que você observa nas fotos.

Uma receita é como uma fórmula química balanceada, se você estragar a proporção dos ingredientes você acaba criando uma outra receita e se você não tiver muita experiência para adaptar os ingredientes, a chance de dar errado é grande.

Por isso eu sempre indico que toda vez que você for testar uma receita nova, você siga as instruções e meça com precisão os ingredientes. Isto tudo porque eu já testei e retestei a receita até que ela fica perfeitamente equilibrada, ou seja, você só precisa seguir o passo a passo que ela vai dar certo sempre!

Pão fit de frigideira fácil sem glúten, sem leite, sem ovo que fica pronto em 15 minutos!

PORQUE QUANDO EU MUDO UM INGREDIENTE DA RECEITA ALTERA A QUANTIDADE DE ÁGUA?

Saber como cada farinha ou ingrediente se comporta nas receitas faz com que você tenha mais liberdade para criar e deixar sua imaginação fluir. Mas é claro, você precisa de experiência para perceber estas nuances das receitas.

Quando eu entendi como as farinhas sem glúten estavam divididas, suas principais características e como cada uma absorvia os líquidos da receita tudo ficou mais fácil. Eu costumava criar as receitas na tentativa e erro, hoje minhas receitas são baseadas na minha própria metodologia e é por isso que tantas pessoas me elogiam e dizem que as receitas realmente dão certo.

Ajustar a quantidade de água em uma receita para que ela fique perfeita é fundamental, as farinhas sem glúten e os ingredientes alternativos absorvem água de forma diferente e é por isso que quando você troca o psyllium por farinha de linhaça você altera a quantidade de água e também um pouco da textura da massa.

Você pode achar que meia colher de sopa de um ingrediente não faz diferença na receita, mas faz muita diferença, principalmente quando este ingrediente absorve bastante os líquidos da massa.

Além do psyllium e da linhaça se você fizer outras substituições na receita, como por exemplo, trocar a farinha de aveia por farinha de quinoa você também vai precisar colocar mais um pouquinho de água para conseguir manter a textura original do pão de frigideira fit.

Eu sei que pode parecer confuso e demorou bastante até eu compreender como as farinhas e ingredientes alternativos se comportavam nas receitas, mas eu juro que é fácil entender quando você tem a metodologia certa.

Você pode pular de fase direto sem precisar desperdiçar os ingredientes, fazer substituições que não dão certo e produzir pães que na verdade parecem mais um tijolo. Com a metodologia certa você vai acertar sempre e ter uma base sólida para entender as substituições e fazer pequenas correções na massa.

E para facilitar sua vida eu criei um super atalho, você não precisa mais errar como eu errei para conseguir fazer as melhores substituições. Eu criei um curso online exclusivo que vai te ensinar:

  • Como substituir a farinha de trigo das receitas tradicionais,
  • Como cada uma das 23 farinhas absorvem a água,
  • Criar um MIX exclusivo de farinhas sem glúten pra você fazer em casa,
  • Como substituir e combinar as farinhas sem erros e muitas dicas e bônus especiais que irão te ajudar a criar suas próprias receitas sem glúten.

Se você tem interesse em aprender mais sobre as farinhas sem glúten eu convido você a conferir meu Curso Online – Dominando as Farinhas Sem Glúten: curso-farinhas-sem-glúten-

CURSO-FARINHAS-SEM-GLUTEN

 

Receita de pão fitness de frigideiras que fica pronto em menos de 15 minutos, é sem ovo, sem leite e sem trigo!

TEXTURA DO PÃO DE FRIGIDEIRA FIT

Eu simplesmente amo quando a textura do pão é gostosa de mastigar, este pão de frigideira fit é macio e flexível, mas sem esfarelar. Você consegue passar qualquer cobertura por cima que a fatia não vai se despedaçar, até se a manteiga estiver um pouco dura ele se mantém estável.

Acho que não tem nada mais chato que tentar espalhar a cobertura por cima e acabar com pedaços quebrados de pão. Meu jeito preferido de comer pão é com manteiga, mas claro, se você não puder consumir manteiga apenas com azeite também fica muito saboroso.

Vale lembrar que este pão não é um pão levinho, sua densidade não se compara em nada com a textura do pão francês. Este pão de frigideira fit é rico em fibras e elas pesam mais na consistência da massa. O bom é que as fibras presentes vão te deixar satisfeito por muito tempo, eu particularmente como metade deste pão e minha fome acaba.

Receita de pão fit de frigideira sem glúten, sem lactose, sem ovo vegano que fica pronto em 15 minutos

PORQUE NÃO CORTAR O PÃO DE FRIGIDEIRA FIT AINDA QUENTE

Toda vez que você faz uma receita de pão sem glúten que esta leva qualquer tipo de amido, como o polvilho doce, ele não deve ser cortado ainda quente. Eu costumo dar o seguinte exemplo, quando você come um pão de queijo que recém saiu do forno a textura por dentro é sempre borrachuda e muito desta consistência é proveniente do polvilho azedo.

Quando o pão de queijo esfria você consegue cortá-lo ao meio sem que nada grude na faca. Se você esperar o pão de frigideira fit pelo menos amornar não vai grudar muita massa na faca, mas se cortá-lo ainda quente a textura será comprometida.

Claro, se você não se importar que a textura fique um pouco borrachuda, você pode cortar e comer assim que saiu da frigideira. Mas achei importante ressaltar este detalhe porque muitas pessoas me relataram este problema depois que publiquei o pão de aveia fit de frigideira.

Pão de frigideira fit fácil e rápido sem glúten, sem leite, sem ovo

SUGESTÕES PARA DEIXAR O PÃO DE FRIGIDEIRA FIT AINDA MAIS SABOROSO

Para pães com sabor adocicado adicione:

  • 2 colheres de sopa passas + 1 colher de sopa de mel
  • 2 colheres de frutas secas picadas + 1 colher de sopa de castanhas
  • 1/2 colher de chá de canela em pó + 2 colheres de sopa de chocolate amargo picado
  • 1/2 banana picada + 1/2 colher de chá de canela em pó + 1 colher de sopa de amêndoas

Para pães com sabor salgado adicione:

  • 1 colher de chá de páprica defumada + 1 colher de sopa de sementes de girassol
  • 1 colher de chá de cúrcuma + 1 colher de sopa de chimichurri
  • 1/2 dente de alho picado + 1 colher de sopa de orégano
  • 1/2 colher de chá de pimenta calabresa + 2 colheres de sopa de azeitonas picadas

Pão de frigideira fitness fácil simples e rápido vegano

CONFIRA OUTRAS RECEITAS DE PÃES DELICIOSOS SEM GLÚTEN, SEM LEITE E SEM OVO

Receitas para emagrecer com farinha de Painço Giroil - Pão vegano rápido com farinha de painço, quinoa em flocos, psyllium e polvilho doce

Receita de pão vegano rápido e fácil com farinha de arroz, aveia e polvilho doce

Pão de aveia fit de frigideira sem ovo sem leite sem trigo

Espero que você tenha gostado desta receita de Pão de Frigideira Fit e se tiver dúvidas ou sugestões é só deixar um comentário abaixo. Quando você fizer esta receita em casa você pode bater uma foto e me enviar pelo Facebook ou pelo Instagram no @amorpelacomida pra que a gente possa conversar sobre a sua criação!

Para aprender a dominar as Farinhas Sem Glúten e aprender como substituir a farinha de trigo das receitas clique aqui!

Ah, e se você ainda não é inscrito no Amor Pela Comida no YouTube inscreva-se e fique sempre por dentro das novidades!

 

Gostou da receita? Comente usando o Facebook

comentários

Receitas por categorias:
Pães

Comentário para PÃO DE FRIGIDEIRA FIT FÁCIL SEM OVO

  • Que fermento você usa?
    Obrigada

    Sinara 17/09/2018 03:10
  • Sempre compro o fermento químico da Royal, beijos

    Chef Susan Martha 17/09/2018 13:24
  • Olá chef Susan! Gosto muuuuito do seu site. Sou vegana e e encontro aqui receitas maravilhosas!!!
    Gostaria de saber se é possível congelar esse pão.
    Obrigada e parabéns pelo se trabalho 😉

    Mariana 28/10/2018 22:58
  • Oi Mariana, sempre pode congelar todos os pães, o ideal é sempre congelar já fatiado e sem sobrepor as fatias. Congelado dura até 3 meses, mas o ideal é consumir dentro de 1 mês.
    Aqui no blog as receitas não são exclusivamente veganas, mas já tem bastante receitas por aqui, fico feliz que elas estão te ajudando 🙂
    Beijos

    Chef Susan Martha 29/10/2018 12:24

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Menu Principal