PÃO VEGANO RÁPIDO SEM GLÚTEN

11 meses atrás escrito por

Quando eu li o livro “Barriga de Trigo” do doutor Willian Davis em 2014 eu nunca mais enxerguei o glúten da mesma maneira. Eu não sou intolerante ao glúten, mas deixo pra comê-lo apenas quando como fora de casa. Depois de ler o livro passei pra todos da minha família e meu pai nunca mais quis comer o pãozinho francês da padaria e insistiu para que minha mãe fizesse pra ele um pão caseiro sem glúten, e então ela desenvolveu esta receita de pão vegano rápido.

Minha mãe fez inúmeras tentativas até que finalmente acertou uma receita que agradou o paladar dele. Eu estava pensando em desenvolver uma nova receita de pão sem glúten e sem lactose e foi então que lembrei da receita da minha mãe, que além de ser isenta de glúten e lactose também não contém nenhum produto de origem animal.

Este pão vegano rápido é perfeito para você que possui restrições alimentares e não possui muita habilidade na cozinha. Ele é tão fácil que não demora nem 10 minutos pra preparar a massa, depois é só deixar crescer e assar.

Receita de pão vegano rápido e fácil com farinha de arroz, aveia e polvilho doce

Esta receita de pão vegano rápido leva poucos ingredientes e se você está acostumado a cozinhar receitas sem glúten provavelmente já tem os ingredientes em casa. Ele leva como base a farinha de arroz, para dar liga polvilho doce e para ajudar na estrutura aveia. E sim, existe aveia sem glúten, basta procurar no setor de alimentos sem glúten do supermercado ou em casa de produtos naturais. Caso você não encontre a aveia sem glúten substitua por quinoa em flocos.

Receita de pão vegano rápido e fácil com farinha de arroz, aveia e polvilho doce

Eu confesso que tenho uma certa dificuldade de retirar os ovos das receitas de pão, os ovos ajudam muito na textura e flexibilidade da massa. Por outro lado cada vez mais pessoas descobrem que são alérgicas à proteína do ovo e aí começa o dilema do pão, se não podem comer glúten, lactose e ovos as opções de pães no mercado acabam sendo muito reduzidas, inexistente ou muito caras.

E é por isso que essa receita de pão vegano rápido veio pra salvar sua vida 😉

Além de ser muito rápida de preparar (menos de 10 minutos) ela também cresce muito rápido, pois leva água morna e isso acelera a fermentação. E como este é um pão pequeno ele também assa rápido (cerca de 25 minutos), ou seja, em aproximadamente 1 hora você vai poder degustar este delicioso pão vegano rápido.

Receita de pão vegano rápido e fácil com farinha de arroz, aveia e polvilho doce

A textura deste pão vegano rápido é muito gostosa, por fora ele forma uma casquinha bem crocante e o meio fica macio na medida certa, lembrando bem a textura de pão e não de bolo. Lembre-se de untar muito bem a forma com óleo e farinha de arroz, essa massa gosta de grudar na forma.

Se você gosta bastante de fazer pão em casa eu sugiro que você compre uma forma de silicone, com a forma de silicone é garantido que ele não vai grudar, não precisa nem polvilhar a farinha. (Clique aqui para conferir o site onde compro minhas formas de silicone)

Eu estou usando uma forma média de silicone que mede 22 cm de comprimento, 6 cm de altura e 8 cm de largura, se você estiver usando uma forma grande de pão, dobre a receita. Quando você dobra a receita vai aumentar um pouco o tempo de forno, fique de olho na coloração da massa e sinta o cheirinho de pão fresco. Na dúvida faça o teste do palito, se sair limpo o pão vegano rápido está pronto.

Receita de pão vegano rápido e fácil com farinha de arroz, aveia e polvilho doce

Imprimir
Receita de pão vegano rápido e fácil com farinha de arroz, aveia e polvilho doce

PÃO VEGANO RÁPIDO SEM GLÚTEN


  • Autora: Chef Susan Martha
  • Tempo de preparo: 10 minutos
  • Tempo de cozimento: 25 minutos
  • Tempo Total: 35 minutos
  • Rendimento: 12 fatias

Descrição

Esta receita de pão nem parece que não tem glúten, é flexível e tem gostinho de pão caseiro.


Ingredientes

  • 1 xícara de farinha de arroz
  • 1/2 xícara de polvilho doce
  • 1/2 xícara de aveia em flocos sem glúten
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 1/2 colher de chá rasa de goma xantana
  • 1 colher de sopa de açúcar mascavo
  • 1 colher de sopa de fermento biológico instantâneo
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 xícara de água morna

Modo de Preparo

  • Misture todos os secos em uma bacia.
  • Derrame o azeite por cima dos secos e vá adicionando a água aos poucos, mexendo com uma colher de pau.
  • Você não precisa sovar a massa nem mexer muito, uma vez que você consiga uma massa grossa, grudenta e homogênea, está pronto!
  • Transfira a massa para uma forma untada e polvilhada com farinha de arroz utilizando uma espátula. A minha forma mede 22 cm de comprimento, 6 cm de altura e 8 cm de largura, se estiver usando uma forma maior dobre a receita.
  • Como a massa é muito grudenta o truque para espalhá-la de maneira uniforme é utilizando uma colher molhada. Use as costas da colher para nivelar a massa.
  • Deixe crescer em um local quentinho, eu gosto de colocar no micro-ondas desligado junto com uma xícara de água quente. O pão vai crescer e dobrar de volume em aproximadamente 30 minutos, quando passar 15 minutos do tempo de crescimento preaqueça o forno à 200º C.
  • Após dobrar de volume (+/- 30 minutos) leve o pão para assar por aproximadamente 25 minutos ou até que ele esteja dourado, com cheirinho de pão fresco saindo do forno.
  • Deixe esfriar por completo antes de cortar o pão vegano rápido, eu sei que é irresistível quando o pão está fresco, mas se não esfriar antes de cortar ele fica um pouco abatumado.
  • Sirva com seu acompanhamento preferido.

Notas

  • Substitua o polvilho doce por araruta.
  • Caso não seja intolerante ao glúten você pode usar aveia comum ou também pode substituir por quinoa em flocos. Como a quinoa em flocos absorve mais água e você vai precisar adicionar umas 2 colheres de sopa extra de água para ajustar a textura.
  • Atenção: o uso da goma xantana é obrigatório, mas não exagere na quantidade se não o pão fica duro e não cresce. Se não tiver colher medidora coloque a pontinha da colher de chá e veja se a massa chega na textura ideal.
  • Você pode substituir a goma xantana por goma Guar ou CMC na mesma proporção.
  • Substitua o açúcar mascavo por qualquer açúcar, mas não pode ser adoçante.
  • Substitua o azeite por qualquer outro óleo ou gordura.
  • A água não pode estar muito quente pra não matar o fermento (aproximadamente 37ºC).
  • Talvez você precise um pouco mais de água, adicione de colherada em colherada e compare com a textura no vídeo.
  • Observe a textura da massa do pão vegano rápido antes de crescer na forma.

Receita de pão vegano rápido e fácil com farinha de arroz, aveia e polvilho doce

  • Sirva com seu acompanhamento preferido, eu trouxe um doce de leite caseiro direto de Minas Gerais, por isso não resisti em colocá-lo na foto 😉

Receita de pão vegano rápido e fácil com farinha de arroz, aveia e polvilho doce

DICAS:

  • Este pão vegano rápido pode ser congelado, para isso fatie o pão e coloque as fatias em um saco plástico adequado para o freezer. Atenção, não sobreponha as fatias, se não elas grudam juntas depois de congeladas. Para descongelar você pode colocar as fatias diretamente na torradeira (se você tiver uma) ou na frigideira. O pão congelado dura até 3 meses.
  • A melhor textura deste pão vegano rápido sempre vai ser no primeiro dia, a partir do segundo dia ele fica um pouco mais firme, mas é só aquecê-lo por alguns segundos na frigideira que ele volta a ficar fofinho como no primeiro dia.

Receita de pão vegano rápido e fácil com farinha de arroz, aveia e polvilho doce

  • Como este pão vegano rápido não leva ovos ele dura uns 4 dias fora da geladeira, mas se preferir mantenha-o refrigerado por até 1 semana. Na geladeira o pão vai ficar duro, mas é só aquecê-lo na torradeira ou frigideira que ele volta a ficar macio.
  • Este pão vegano rápido é perfeito pra fazer bruschettas, bruschettas são fatias de pão cobertas de queijo e acompanhamentos que são levadas ao forno para gratinar. As fatias ficam crocantes e macias depois de esquentadas no forno, fica uma delícia!
  • Esta massa de pão vegano rápido pode virar uma massa de pizza, para isso basta untar bem e polvilhar a forma de pizza com farinha de arroz e depois espalhar a massa no formato da pizza com o auxílio de uma colher. Preasse a massa por 20 minutos em forno preaquecido à 200º C, depois cubra com o recheio da sua preferência e volte ao forno por mais uns 20 minutos ou até que a parte inferior esteja dourada.

Receita de pão vegano rápido e fácil com farinha de arroz, aveia e polvilho doce

  • Se você quiser você também pode transformar essa massa de pão vegano rápido em uma crostata, crostata é uma massa bem fininha e crocante que você encontra em algumas pizzarias como aperitivo. Minha mãe quando faz esta receita de pão vegano rápido ela sempre faz uma receita triplicada, pra render bastante e ela ter menos trabalho depois. Ela sempre reserva uma parte pequena da massa e abre sobre uma forma de pizza untada e polvilhada com farinha de arroz, ela aromatiza com alecrim e salpica um pouco de queijo ralado. Pra assar é só levar ao forno preaquecido à 200º C até que ela fique dourada e crocante. Fica muito bom regada de azeite extra virgem 😉

VOCÊ SABIA QUE EXISTE UMA METODOLOGIA POR TRÁS DAS RECEITAS SEM GLÚTEN?

Muitas pessoas se apaixonam por minhas receitas porque elas realmente funcionam, mas o que muitas pessoas não sabem é que existe uma lógica por trás de cada escolha que faço na hora que estou criando uma receita nova.

Quando começamos a cozinhar sem glúten realmente é uma grande confusão, são muitas farinhas e as vezes queremos usar aquelas que temos em casa pra fazer determinada receita.

Não sei você, mas eu já errei muito! E não foi por falta de pesquisa, porque vasculhei a Internet toda pra conseguir achar uma explicação lógica que me explicasse os porquês das farinhas sem glúten. Achei muitas informações duplicadas e que pela minha experiência estavam erradas.

Por isso decidi transformar minha cozinha em meu laboratório e criei minha própria metodologia. Esta metodologia foi testada, aprovada e que realmente funciona! Eu uso ela sempre quando estou criando uma nova receita.

Pra facilitar sua vida eu criei um super atalho, você não precisa mais errar como eu errei para conseguir fazer as melhores substituições. Eu criei um curso online exclusivo que vai te ensinar:

  • Como substituir a farinha de trigo das receitas tradicionais,
  • Como cada uma das 23 farinhas absorvem a água,
  • Criar um MIX exclusivo de farinhas sem glúten pra você fazer em casa,
  • Como substituir e combinar as farinhas sem erros e muitas dicas e bônus especiais que irão te ajudar a criar suas próprias receitas sem glúten.

Se você tem interesse em aprender mais sobre as farinhas sem glúten eu convido você a conferir meu Curso Online – Dominando as Farinhas Sem Glúten: curso-farinhas-sem-glúten-

CLIQUE AQUI PARA CONHECER O CURSO

 

 

CONFIRA OUTRAS RECEITAS DE PÃO CASEIRO FÁCIL DO AMOR PELA COMIDA:

 

Pão caseiro com grão-de-bico sem glúten e sem lactose

Pão Australiano Fit

Espero que você tenha gostado desta receita de pão vegano rápido e se tiver dúvidas ou sugestões é só deixar um comentário abaixo. Não esqueça de quando fizer esta receita em casa bater uma foto e postar nas redes sociais com a #amorpelacomida, eu vou adorar ver e curtir a sua criação.

Ah, e se você ainda não é inscrito no Amor Pela Comida no YouTube inscreva-se e fique sempre por dentro das novidades!

RECEITAS-DE-PÃO-SEM-GLÚTEN

 

Gostou da receita? Comente usando o Facebook

comentários

Receitas por categorias:
Pães · Receitas Veganas · Sem Glúten

Comentário para PÃO VEGANO RÁPIDO SEM GLÚTEN

  • Oiiiiiiiii amoreeee deu certo o link ????amo suas receitas

    Luciene 24/05/2017 14:43
  • Oi Lu, obrigada pelo carinho, você é um amorzinho!
    Beijos!

    Chef Susan Martha 25/05/2017 21:11
  • Susan…parabéns…toda a sua prática nos falando como substituir os ingredientes…enriquece muito a receita…e suas receitas dão sempre certo aqui em casa…obrigada mesmo….
    Jade_ Capanema.PA

    Jade 23/06/2017 18:31
  • Oi Jade, muito obrigada pelo seu comentário 🙂
    Fico muito feliz que sempre que testa as receitas elas funcionam.
    Se tiver dúvidas é só mandar uma mensagem, beijinhos e até a próxima!

    Chef Susan Martha 24/06/2017 17:07
  • Pingback: Pão Vegano Rápido – Testando Receitas

  • Fiz o pão 2 vezes e 1 xícara de água é muito pouco. Na segunda vez usei 2 xícaras para atingir a consistência mostrada. O tempo de forno TB não bate. Na primeira deixei 30 min. E ele ficou cru,na segunda deixei uma hora, mas mesmo assim, deveria ter deixado mais tempo. Meu forno é elétrico e quando faço pão nomal ele assa em 30 min. o que está errado?

    Dina 30/07/2017 12:39
  • Oi Dina, eu estou achando que você está errando na quantidade de goma xantana, com certeza pra essa proporção de farinhas que indiquei na receita 2 xícaras de água faz com que a massa vire bem dizer um pudim.

    A goma xantana em excesso deixa a massa super firme, por isso que acho que você foi adicionado mais água pra chegar na textura do vídeo. Porém com excesso de água nunca em 30 minutos, nem mesmo em 1 hora o pão vai assar. A combinação de muita água com muita goma xantana formam uma espécie de cola, ou seja, nunca vai secar.

    Minha sugestão é que você compre um conjunto de colheres de medida, custa menos de R$5,00 e você encontra em lojas que vendem produtos para confeitaria ou em lojas de utilidades, essas que vendem coisas da China.

    De qualquer maneira se você não comprar a colher de medida diminua pra 1/4 colher de chá de goma xantana e se necessário coloque mais um pouquinho.

    Beijos

    Chef Susan Martha 31/07/2017 00:16
  • Chef SUZAN MARTHA, COMO VAI,

    ACHEI MUITO BOA A RECEITA DO TEU PÃO.

    NÃO CONSEGUI BAIXAR O SEU EBOOK GRATIS DE RECEITAS,
    SE PUDER ENVI-O AO MEU EMAIL: masleal@gmail.com
    muito obrigado

    Marcos

    Marcos Leal 09/08/2017 06:13
  • Oi Marcos, acabei de enviar pro seu e-mail, veja se chegou, qualquer coisa é só mandar uma mensagem!
    Beijos

    Chef Susan Martha 09/08/2017 19:31
  • Ola! Trabalho com a cozinha inclusiva d faço muitos pães sem gluten e sem leite. Estou passando pra dizer que fiz esse pão hoje para testar, sem muitas expectativas, pois ja fiz varios pães veganos sem sucesso. Mas confesso que fique supresa com o resultado. Ficou uma delicia!!!! Crocante por fora e macio por dentro. Muito saboroso. Ele só não fica alto como os outros pães sem gluten que faço, ele afundou um pouco. Mas ficou divino. Fiz em mini forminhas. Se desse para postar foto mostraria a vcs. Sigam a receita que dá super certo. Bjinhos e obrigada

    Priscila Quiste 12/08/2017 16:42
  • Oi Priscilla, que legal que testou e aprovou a receita do pãozinho!
    Muito obrigada por compartilhar comigo os resultados, sempre fico muito feliz em saber que as pessoas testaram e que a receita deu certo 🙂
    Esta é uma receita pequena, se quiser fazer pães maiores você deve dobrar a receita.
    Quando a receita afunda um pouco no centro normalmente é por excesso de umidade na massa ou se o pão entrou no forno e ele não estava preaquecido na temperatura certa.
    Algumas farinhas absorvem mais água que outras, talvez as farinha que usou estavam mais secas e acabou sobrando um pouco de umidade na massa. Minha mãe quando faz essa receita sempre coloca a água no olho.. ela já fez tanto que sabe a consistência ideal da massa. Com um pouco mais de prática você também vai conseguir acertar com perfeição.
    Ah, e se quiser pode me mandar a foto no facebook, assim posso compartilhar por lá o seu trabalho. Este é o link da página: https://www.facebook.com/amorpelacomida/
    Beijinhos e até a próxima!

    Chef Susan Martha 14/08/2017 01:27
  • Gostaria de saber se pode usar outro tipo de fermento, para bolo, ou bicarbonato de sódio?

    Alessandro 18/08/2017 23:00
  • Você pode usar 1 colher de sopa de fermento químico, mas aí não fica com gosto de pão.
    Você deve misturar o fermento químico apenas no final e colocar direto pra assar, sem deixar crescer.
    Beijos

    Chef Susan Martha 19/08/2017 11:36
  • Por favor qual a medida da xicara em ml.

    paulo lima 21/08/2017 15:14
  • A xícara padrão mede 240 ml 😉
    Beijos

    Chef Susan Martha 21/08/2017 17:20
  • Oi Susan! Adorei a receita, segui os passos, porém não cresceu. O que será que fiz de errado? Abraço.

    Taysa 19/09/2017 16:22
  • Oi Taysa, quando o pão não cresce por ser que o fermento biológico está vencido ou muito provavelmente você usou goma xantana demais.
    A goma xantana quando está em excesso na massa vira tipo uma cola e não permite a expansão do ar produzido durante a fermentação e é por isso que o pão fica baixinho.
    Use sempre colheres e xícaras medidoras para garantir a correta execução da receita.
    Beijos

    Chef Susan Martha 21/09/2017 17:21
  • Vc tem algumas receitas que posso fazer enquanto faço a dieta dukan

    paula 05/10/2017 01:51
  • Oi Paula, eu não sigo nenhuma dieta portanto não sei te dizer quais receitas são apropriadas.
    Mas tem muita receita boa e nutritiva adequada para reeducação alimentar aqui no blog, espero que ache o que você está procurando.
    Beijos

    Chef Susan Martha 05/10/2017 20:14
  • Pode substituir a farinha de arroz por farinha de amendoas?

    Ana 08/10/2017 12:22
  • A farinha de amêndoas não absorve a água como a farinha de arroz, portanto eu não sugiro a substituição. Se você quiser mesmo assim substituir vai precisar ajustar a textura da massa na hora. Beijos

    Chef Susan Martha 08/10/2017 15:00
  • Oi…posso substituir a goma xantana por goma guar? Daiane

    Daiane Cardoso 09/10/2017 16:30
  • Pode sim, na mesma proporção.
    Beijos

    Chef Susan Martha 10/10/2017 00:12
  • Oi Chef Susan, estou usando a goma guar e as colheres medidoras, além do medidor para a xícara também, mas mesmo assim a massa não tem crescido, e tudo dentro da validade, ela parece ficar pesada, mesmo utilizando tudo igual, tirando a aveia, coloquei quinoa em flocos, mas pela terceira vez a massa não cresce, tem algum outro jeito? Vou tentar amanhã com 1/4 da colher de chá de goma guar para testar também

    Andre 10/11/2017 00:44
  • A quinoa em flocos absorve mais água e por isso o pão cresce menos. Você pode adicionar um pouco mais de água para compensar a textura.
    A goma guar é ainda menos potente que a goma xantana, não é esse o problema. Adicione mais água de colherada em colherada e analise a textura da massa no vídeo. Beijos

    Chef Susan Martha 10/11/2017 11:25
  • Adorei a receita,ficou show,muito obrigado adoraria receber mais receitas😘😘😘

    Valdeci 11/11/2017 18:54
  • Oi Valdeci, que bom que gostou da receita!
    Fique atento aqui no blog, toda semana tem receita nova.
    Você já se inscreveu no YouTube, as novidades sempre chegam primeiro lá.
    Inscreva-se neste link: https://goo.gl/zKkMPJ
    Beijos

    Chef Susan Martha 11/11/2017 19:55
  • Coloquei mais água e ele começou a crescer, mas quando coloco no forno ele murcha, coloquei água demais será?
    Fora isso, mesmo murchando ele fica gostoso, é bem diferente do pão que estava acostumado, mas já estou me adaptando ao gosto 🙂

    Andre 20/11/2017 01:01
  • Olá Susan,
    Fiz a receita 2 vezes ontem e não deu certo. O pão cresceu nos 30 minutos mas ficou duro, pesado e seco. Segui as medidas com colheres e xicaras medidoras. Também deixei o forno pré-aquecendo por 15 min a 200C (meu forno é elétrico). O pão também não ficou dourado por fora, mas com uma casca dura e seca. Não sei onde posso ter errado. Será que faltou usar algo para substituir o ovo como o gel de linhaça por exemplo? Ou será que devo diminuir a quantidade de agua? Ate hoje as receitas de pães e bolos que faço sem ovo não ficam boas embora continue procurando alguma que dê certo.
    Obrigada!
    Beijos

    Fernanda 07/12/2017 15:20
  • Oi Fernanda, diminuir a água não é a solução. Algumas farinhas acabam por absorver mais ou menos água dependendo da região que você mora, da umidade do dia e também da temperatura. Normalmente quando tem goma xantana demais o pão fica pesado e não cresce, mas como você falou que o pão cresceu acho que não foi esse o problema. O meu forno possui um dourador na parte de cima, por isso fica mais douradinho. Talvez esteja faltando um pouco de água pra massa ficar mais leve, as vezes umas duas colheres de sopa extra de água já resolvem o problema. Minha mãe faz essa receita a mais de dois anos já e nunca usou linhaça na massa. Como sugestão você pode substituir a goma xantana por 1 colher de sopa de psyllium que deixa a massa mais fofa. Beijos

    Chef Susan Martha 08/12/2017 12:42
  • Posso usar ovos e não a goma xantana? esse ingrediente nunca me parece algo bom….impliquei….obrigada

    Helenita Galera 29/01/2018 19:50
  • Oi Helenita, talvez você esteja exagerando na quantidade da goma xantana nas receitas, quando você usa demais vira tipo uma cola dentro do pão, mas ela é fundamental para a elasticidade e estabilidade da receita.
    A goma xantana não faz mal pra saúde e ela não faz o mesmo papel do ovo, mesmo em pães que levam ovos eu uso a goma xantana.
    Além disso se você colocar ovo na receita vai adicionar mais umidade e aí vai precisar diminuir a água da receita, sugiro que você inclua ovo se você já for mais experiente na cozinha e conseguir fazer os ajustes na textura da massa.
    Beijos

    Chef Susan Martha 29/01/2018 22:51
  • maravilha.Muito obrigada

    sano 01/03/2018 10:34
  • Que bom que gostou desta receita, muito obrigada pelo seu comentário!
    Beijos e até a próxima 😉

    Chef Susan Martha 01/03/2018 14:06
  • Bom dia, estas receitas são passadas somente pelo curso online ou vc tem algum livro com as mesmas? Obrigada

    Eliete Ruas 13/03/2018 13:58
  • Oi Eliete, todas as receitas estão disponíveis aqui no blog 😉
    Meu curso online é sobre 23 tipos de farinhas sem glúten e como você faz pra substituir a farinha de trigo das receitas tradicionais.
    Você pode conferir o curso neste link: http://curso.amorpelacomida.com.br/curso-farinhas-sem-gluten
    Beijos

    Chef Susan Martha 13/03/2018 14:29
  • Olá Susan! posso substituir a farinha de arroz por farinha de quinoa? se sim devo aumentar a água né? qual quantidade? obg

    Roberta 12/04/2018 17:13
  • Pode, vai precisar mais água sim, porém não sei te dizer quanto, precisa analisar a textura na hora que você estiver fazendo a massa. Compare com a textura que você vê no vídeo 😉
    Beijos

    Chef Susan Martha 12/04/2018 19:48
  • muito obrigada querida bjs 😙😘😚

    Roberta 12/04/2018 22:16
  • 🙂
    Beijos

    Chef Susan Martha 14/04/2018 21:31

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Menu Principal