PÃO DE PAINÇO SEM GLÚTEN VEGANO – RECEITA COM FARINHA DE PAINÇO

4 meses atrás escrito por

Talvez você nunca tenha ouvido falar da farinha de Painço, muito menos de Pão de Painço. E se você está se perguntando se o painço que eu estou falando é aquele mesmo que você dá pro passarinho, você acertou!

O painço tem muitos benefícios para a saúde, é sem glúten, tem mais proteína que o feijão e é rico em magnésio. Além disso também tem triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, um neurotransmissor que acalma, tranquiliza, dá prazer e saciedade, ou seja, tudo de bom!

Pão vegano rápido com farinha de painço, sem glúten e você só precisa de uma bacia e uma colher pra preparar a massa!

PÃO DE PAINÇO COM FARINHA DE PAINÇO DESCASCADO

Eu vou confessar que já comprei farinha de painço feita com a casca e o sabor é muito amargo, não tive nem coragem de testar nas receitas porque só de experimentar um pouco já amargou toda a boca.

Por isso é fundamental que a farinha de painço escolhida seja feita com os grãos descascados. Quando descascados a farinha de painço é suave e tem um gostinho gostoso e bem neutro.

Eu ganhei da Giroil várias farinhas sem glúten que amo, entre elas estava a Farinha de Painço. Quando recebi a caixa cheia de farinhas já fiquei curiosa pelo sabor da farinha de painço, abri logo a embalagem e provei um pouquinho.

Pra minha alegria a farinha era muito saborosa, com sabor suave e não amargava nada na boca, por isso já fiquei pensando o que poderia testar com ela. Como sei que todo mundo adora um lanchinho saudável decidi criar uma receita de Pão de Painço.

Farinha de Painço Giroil, receita fácil de pão vegano sem glúten rápido de preparar!

PÃO DE PAINÇO FÁCIL E RÁPIDO

Muitas pessoas tem medo de não acertar as receitas de pão vegano sem glúten, mas eu juro que se você começar a testar minhas receitas esse medo vai desaparecer rapidinho. Essa semana mesmo recebi uma foto de uma pessoa que fez um pão vegano pela primeira vez e acertou em cheio!

Esse pão de painço vegano é mais um daqueles pães que você mistura todos os secos e depois adiciona a água para ajustar a textura da massa.

Nas receitas de pães veganos sem glúten a espessura da massa é fundamental, ela não pode ser muito mole se não o pão “desanda”.

Pão com painço sem glúten vegano funcional

Espessura da massa antes de assar

Como gosto sempre de dar opções de substituições de ingredientes a quantidade de água pode variar, dependendo da farinha que você substituir pode precisar de mais água ou menos água.

Se você quer evitar erros e aprender de uma vez por todas como cada farinha sem glúten funciona eu gostaria de lhe indicar meu novo curso Dominando as Farinhas Sem Glúten. Neste curso online eu ensino tudo sobre 23 farinhas sem glúten, como substituí-las e como transformar receitas com farinha de trigo em receitas sem glúten. Se você quiser conferir mais a respeito clique aqui!

Imprimir
Pão de painço fácil e rápido sem glúten, sem ovo, sem leite, sem soja muito saboroso e nutritivo!

PÃO DE PAINÇO SEM GLÚTEN VEGANO – RECEITA COM FARINHA DE PAINÇO


  • Autora: Chef Susan Martha
  • Tempo de preparo: 15 minutos
  • Tempo de cozimento: 40 minutos
  • Tempo Total: 55 minutos
  • Rendimento: 12 fatias

Descrição

Pãozinho simples de preparar e cheio de benefícios para a sua saúde, o sabor é neutro, a fatia é estável e não esfarela!


Ingredientes

  • 1 xícara de Farinha de Painço Giroil 
  • 1/2 xícara de quinoa em flocos
  • 3/4 xícara de polvilho doce
  • 1 colher de sopa de fermento biológico seco instantâneo
  • 1 colher de sopa de açúcar mascavo
  • 1 colher de sopa de Psyllium Giroil 
  • 1 colher de chá rasa de sal
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva
  • 1 xícara de água morna + aproximadamente 1/3 de xícara de água morna

Modo de Preparo

  1. Em uma bacia adicione a Farinha de Painço Giroil , a quinoa em flocos, o polvilho doce, o fermento biológico, o açúcar, o Psyllium Giroil e mexa rapidamente até transformar em um mix de farinhas.
  2. Adicione o sal no mix de farinhas e mexa novamente. Você até pode misturar o sal na etapa anterior, mas cuide para que o fermento biológico não entre em contato direto com o sal porque ele pode estragar a fermentação.
  3. Adicione o azeite de oliva e a água morna aos poucos mexendo com uma colher de pau.
  4. Mexa bem a cada adição de água e analise a textura, lembre-se que ela não pode ficar muito mole se não o pão vai afundar no centro. Mas se ficar muito dura o pão não cresce direito, confira atentamente a textura no vídeo para garantir que você acerte!
  5. Transfira a massa para uma forma de média de pão, a forma que estou usando mede 22 cm de comprimento, 6 cm de altura e 8 cm de largura, se sua forma for daquela bem grandes, dobre a receita.
  6. Deixe crescer por aproximadamente 30 minutos em um cantinho da cozinha, eu gosto de colocar dentro do forno micro-ondas desligado junto com uma xícara de água quente. Assim cria uma espécie de estufa e o pão cresce mais rápido.
  7. Leve para assar em forno preaquecido a 180º C por aproximadamente 40 minutos ou até que sua casa esteja cheirando pão fresco e o pão mais douradinho.
  8. Quando o pão estiver assado e você conseguir encostar na forma sem se queimar retire-o da forma e deixe esfriar sobre uma grade ou papel toalha. Se você cortar ele quente você vai estragar a textura e ele vai ficar abatumado.
  9. Sirva com seu acompanhamento preferido eu servi com manteiga de amendoim, se você quiser aprender como preparar a manteiga de amendoim em casa clique aqui!

Notas

  • Substitua a farinha de painço por farinha de arroz ou farinha de sorgo.
  • Substitua a quinoa em flocos por amaranto em flocos.
  • Substitua o polvilho doce por araruta.
  • Se você não puder consumir fermento biológico você pode usar o fermento químico, mas aí não precisa deixar crescer, coloca logo no forno preaquecido para assar.
  • Pode ser qualquer açúcar, mas não pode ser adoçante. O açúcar serve de alimento para o fermento e será consumido na fermentação.
  • Se preferir substitua o psyllium por 1/2 colher de chá de goma xantana, goma guar ou CMC.
  • Você pode usar qualquer óleo ou azeite.
  • A quantidade de água pode variar conforme as substituições que você fizer na receita.

Pão de painço fácil e rápido sem glúten, sem ovo, sem leite, sem soja muito saboroso e nutritivo!

Sirva com seu acompanhamento preferido eu servi com manteiga de amendoim, se você quiser aprender como preparar a manteiga de amendoim em casa clique aqui!

Receitas para emagrecer com farinha de Painço Giroil - Pão vegano rápido com farinha de painço, quinoa em flocos, psyllium e polvilho doce

DICAS EXTRAS

  • Você pode congelar este pão de Painço por até 3 meses. Basta cortar em fatias, colocar em um saquinho plástico adequado para o freezer e tentar não sobrepor as fatias. Quando as fatias congelam juntas elas grudam umas nas outras. Para descongelar você pode colocar direto na torradeira, em uma frigideira em fogo baixo, no forno baixo por alguns minutos ou até mesmo no micro-ondas por alguns segundos.
  • A melhor textura deste pão é no primeiro e no segundo dia, depois ele fica um pouco mais firme. Você pode aquecer as fatias na torradeira, frigideira ou por alguns minutos em forno baixo, assim ele volta a ficar mais macio.
  • Esta receita de pão de Painço não leva ovos ou outros ingredientes que fazem o pão estragar mais rápido, por isso pode ser armazenado fora da geladeira por até uns 4 dias. Vale lembrar que se você mora em uma cidade muito quente ele pode estragar mais rápido.
  • Você pode consumir este pão com seu acompanhamento preferido, geleias, patê de atum,  patê de grão-de-bicoantepasto de berinjela, patê de linguiçamanteiga de amendoim. Ele também fica ótimo em sanduíches 😉
  • Este é um pão menorzinho, ele fica com uns 3 dedos de altura quando assado em uma forma de 22 cm de comprimento, 6 cm de altura e 8 cm de largura. Se sua forma for maior dobre a receita!

Pão de painço fácil e rápido sem glúten, sem ovo, sem leite, sem soja muito saboroso e nutritivo!

VOCÊ SABIA QUE EXISTE UMA METODOLOGIA POR TRÁS DAS RECEITAS SEM GLÚTEN?

Muitas pessoas se apaixonam por minhas receitas porque elas realmente funcionam, mas o que muitas pessoas não sabem é que existe uma lógica por trás de cada escolha que faço na hora que estou criando uma receita nova.

Quando começamos a cozinhar sem glúten realmente é uma grande confusão, são muitas farinhas e as vezes queremos usar aquelas que temos em casa pra fazer determinada receita.

Não sei você, mas eu já errei muito! E não foi por falta de pesquisa, porque vasculhei a Internet toda pra conseguir achar uma explicação lógica que me explicasse os porquês das farinhas sem glúten. Achei muitas informações duplicadas e que pela minha experiência estavam erradas.

Por isso decidi transformar minha cozinha em meu laboratório e criei minha própria metodologia. Esta metodologia foi testada, aprovada e que realmente funciona! Eu uso ela sempre quando estou criando uma nova receita.

Pra facilitar sua vida eu criei um super atalho, você não precisa mais errar como eu errei para conseguir fazer as melhores substituições. Eu criei um curso online exclusivo que vai te ensinar:

  • Como substituir a farinha de trigo das receitas tradicionais,
  • Como cada uma das 23 farinhas absorvem a água,
  • Criar um MIX exclusivo de farinhas sem glúten pra você fazer em casa,
  • Como substituir e combinar as farinhas sem erros e muitas dicas e bônus especiais que irão te ajudar a criar suas próprias receitas sem glúten.

Se você tem interesse em aprender mais sobre as farinhas sem glúten eu convido você a conferir meu Curso Online – Dominando as Farinhas Sem Glúten: curso-farinhas-sem-glúten-

CLIQUE AQUI PARA CONHECER O CURSO

 

 

CONFIRA OUTRAS RECEITAS DE PÃES VEGANOS

Receita de pão com farinha de arroz e fermento biológico muito simples e rápido de preparar. Só leva farinha de arroz e polvilho doce!

Pão com farinha de teff vegano fácil de preparar e muito rápido!

Receita de pão vegano rápido e fácil com farinha de arroz, aveia e polvilho doce

Pão vegano fácil e rápido com aveia, amendoim, trigo sarraceno e araruta. É sem glúten, sem leite, sem soja e sem ovo!

Receita de pão de milho caseiro simples de preparar e muito barato. É sem ovo, sem glúten, sem leite, vegano e sem soja!

Espero que você tenha gostado desta receita de Pão de Painço e se tiver dúvidas ou sugestões é só deixar um comentário abaixo. Quando você fizer esta receita em casa você pode bater uma foto e me enviar pelo Facebook ou pelo Instragram no @amorpelacomida pra que a gente possa conversar sobre a sua criação!

Para aprender a dominar as Farinhas Sem Glúten e aprender como substituir a farinha de trigo das receitas clique aqui!

Ah, e se você ainda não é inscrito no Amor Pela Comida no YouTube inscreva-se e fique sempre por dentro das novidades!

Gostou da receita? Comente usando o Facebook

comentários

Receitas por categorias:
Pães · Receitas Veganas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Menu Principal