BABAGANOUSH RECEITA ORIGINAL PASTA DE BERINJELA ÁRABE

3 semanas atrás escrito por

Quando estava na cursando a faculdade de Gastronomia eu ficava maravilhada com tantas receitas novas e com certeza a culinária árabe me surpreendeu. Uma das minhas preparações preferidas é o Babaganoush, uma pasta de berinjela com tahine que tem um sabor defumado delicioso.

O nome pode parecer estranho e a pronúncia correta é “babaganúche”. Por mais estranho que pareça esta é uma pasta muito saudável e que pode ser consumida como aperitivo, no pãozinho, na salada e eu gosto do babaganoush até puro.

Babaganoush receita original da culinária árabe é uma pasta de berinjela com tahine que possui um sabor defumado delicioso!

COMO ESCOLHER A BERINJELA PARA O PREPARO BABAGANOUSH

Independente da receita que você escolha fazer utilizando berinjela o importante é escolher as berinjelas que possuem uma casca mais lisinha e brilhante. Quando a berinjela começa a ficar um pouco enrugada é porque ela já está ficando velha.

Receita babaganoush como escolher a berinjela perfeita

Na foto acima a berinjela já está um pouco velha, quando comprei estava com a casca lisinha, mas como acabei demorando pra preparar a receita ela acabou enrugando na geladeira.

Nem sempre encontramos berinjela íntegras no mercado, mas se encontrar berinjelas como na foto acima saiba que elas ainda estão adequadas para o preparo do babaganoush.

Observe atentamente a integridade da casca, se não possui ponto de bolor no caule, amassados e principalmente furos. Se você comprar uma berinjela com furos saiba que algumas vezes existe um morador dentro dela (bichinho) e para o babaganoush você não deve cortar a casca.

Como escolher berinjela

Quando fui comprar mais algumas berinjelas para preparar a receita do babaganoush aqui pro blog as berinjelas estavam bem feias. Consegui encontrar apenas duas com a casca bem lisa, mas esqueci de procurar por furos e por isso acabei com esta berinjela que pode ter um bichinho dentro.

Algumas vezes o bichinho já saiu de dentro da berinjela, algumas vezes ele ainda está dentro. Se sua berinjela tiver furos use-a para outra preparação. Corte a parte que o bichinho andou e use o restante da berinjela.

 

Pasta de berinjela vegana com tahine. Babaganuche com tahine, pasta de berinjela assada na chama do fogão. Receita árabe

BABAGANOUSH UMA RECEITA SIMPLES DA CULINÁRIA ÁRABE

Talvez na sua cidade não tenha nenhum restaurante árabe, aqui onde moro tem apenas 1 que serve a culinária tradicional. Eu amo a comida árabe pois é uma culinária bem aromática com sabores simples, mas intensos.

O babaganoush nada mais é que uma pasta de berinjela assada que leva alho, azeite, limão e tahine. Se você nunca ouviu falar de tahine ele é uma pasta feita apenas com gergelim. O sabor do tahine é um pouquinho amargo e você usa uma quantidade pequena no babaganoush.

Se você não encontrar o tahine com facilidade você pode fazer o babaganoush sem ele. Não vai ficar exatamente a mesma coisa, mas também fica gostoso.

Fazer o babaganoush é simples, é só assar a berinjela, retirar a casca, esmagar com o garfo e temperar. Você pode consumi-lo imediatamente ou guardar em um vidro na geladeira por até umas 2 semanas.

Babaganoush receita original da culinária árabe. É simples de preparar e leva berinjela, alho, azeite, limão e tahine. Pasta de berinjela defumada e saudável

O SEGREDO DO PREPARO DO BABAGANOUSH

Pra mim o segredo principal do preparo do Babaganoush é o método de queimar a berinjela na chama do fogão. Eu já vi algumas receitas que assam a berinjela no forno, mas no forno a berinjela não fica com o sabor defumado característico do Babaganoush.

Não tem mistério, basta colocar a berinjela diretamente sobre a chama do fogão até ficar bem preta.

Aproveite para preparar o babaganoush em um dia que seu fogão já estiver sujo, pois ela sempre faz sujeira.

Você coloca a berinjela sobre a chama e vai virando com o auxílio de uma pinça ou pegador de salada. Precisa ficar bem queimada por todos os lado.

Este processo vai demorar cerca de 10 a 15 minutos, vai depender do tamanho da berinjela que você estiver usando.

O ponto correto é quando a casca já está bem carbonizada e começa a escorrer uma aguinha da berinjela sobre o fogão. Quando escorrer esse líquido a berinjela já está bem cozida por dentro.

Observe a foto abaixo próximo a chama do fogão, aquela aguinha é a que estou falando. Perceba que o fogão fica bem sujinho mesmo, não tem jeito. Depois é só passar um desses produtos de limpeza mais pesada e fica tudo limpinho.

Como preparar Babaganoush receita original culinária árabe

MAS NÃO FAZ MAL A SAÚDE QUEIMAR OS ALIMENTOS NA CHAMA DO FOGÃO?

Quando fiz esta receita de babaganoush lá no Stories do Instagram (@amorpelacomida) uma pessoa veio me perguntar se não fazia mal colocar os alimentos diretamente sobre a chama do fogão. Confesso que nunca nem tinha parado pra pensar nisso, pois aprendi desta maneira na faculdade.

Não vejo porque mudar algo que já é feito assim a muitos anos, mas pesquisando achei um artigo da BBC dizendo que teoricamente o gás do fogão poderiam agravar problemas respiratórios existentes, mas que o risco de dano à saúde era pequeno.

O artigo relatava não sobre o babaganoush e sim sobre o gás do fogão, mas de qualquer maneira a casca carbonizada será eliminada e você vai utilizar a polpa que não ficou em contato com a chama do fogão.

Se você ficar muito preocupado com isso você sempre tem a opção de não fazer a receita, ou então procurar alguma outra que seja feita no forno. Mas te garanto que no forno nunca vai ficar com o mesmo sabor de defumado.

Receita de Babaganoush pasta de berinjela defumada tradicional da culinária árabe. Berinjela assada na chama do fogão com tahine, alho, azeite e limão.

INGREDIENTES BABAGANOUSH

  • 3 berinjelas médias
  • 2 dentes de alho pequenos picados
  • 2 colheres de sopa de tahine
  • 3 colheres de sopa de azeite extra virgem
  • Suco de 1 limão cravo (pode ser tahiti, coloque aos poucos e vá testando para não ficar muito azedo)
  • Sal a gosto (coloque aos poucos e vá experimentando para não exagerar)

MODO DE PREPARO BABAGANOUSH

  • Higienize as berinjelas e coloque-as diretamente sobre a chama do fogão. Vire as berinjelas com o auxílio de um pegador ou uma pinça. Elas devem ficar bem queimadas por todos os lados. Este processo demora em média de 10 a 15 minutos.
  • Quando começar a sair um líquido das berinjelas é porque estão bem cozidas por dentro.
  • Deixe amornar para ser mais fácil de manuseá-las.

Babaganoush receita original da culinária Árabe. Pasta de berinjela assada, com tahine e um sabor delicioso de defumado

  • Com o auxílio de um garfo ou um faca retire a casca carbonizada separando-a da carne da berinjela. Não lave a berinjela! Você pode ir lavando as mãos se necessário. Se sobrar alguns pontos da casca não tem problema, o sabor de defumado fica ainda mais intenso.
  • Coloque a polpa da berinjela em uma bacia com o alho picado. Você não precisa picar a berinjela, se você mexer apenas com o garfo ela já vai se desmanchar. Eu particularmente gosto dela “pedaçuda”, mas você pode passar no processador se quiser ela mais uniforme.

Babaganoush receita tradicional da culinária árabe. Pasta de berinjela vegana com tahine, alho, limão e azeite de oliva extra virgem

  • Depois é só temperar com sal, azeite, limão e o tahine. Coloque o tempero aos poucos e vá experimentando os sabores.
  • Você pode colocar um pouco mais de tahine, um pouco mais de azeite e até uma pimentinha preta moída na hora. Se gostar pode até colocar algum tempero verde picado, mas a versão tradicional não leva.
  • Depois de pronta é só armazenar em um vidro na geladeira por até uns 15 dias.
  • Consuma com pães, palitos de vegetais, torradinhas, na salada ou como você preferir

Receita de Baba Ganoush, receita da culinária árabe. Pasta de berinjela com tahine

DICAS EXTRAS PARA O PREPARO DO BABAGANOUSH

  • A berinjela reduz seu volume no fogo, 3 berinjelas médias rendeu apenas 1 vidro médio. Como ela dura um tempo maior na geladeira você sempre pode dobrar a receita.
  • Assim que você abrir o tahine você perceberá que na parte superior existe um óleo separado, mas não se preocupe que isso é normal. Este óleo é do próprio gergelim e para que o tahine volta a textura original é só misturar bem utilizando uma colher.
  • Se você comprar o tahine que vem em uma lata, transfira o conteúdo que sobrou para um vidro e armazene na geladeira para futuros usos.
  • A acidez do limão serve para equilibrar o amargo do tahine e da berinjela, mas a receita não deve ficar azeda. Coloque sempre os temperos aos poucos e ajuste conforme seu paladar.
  • Pique o alho bem pequenininho e se preferir pode até esmagar os grãos, assim você evita de morder um pedaço muito grande de alho cru. O alho cru traz mais benefícios para a saúde, mas se você quiser evitar o “bafo” você pode dourar o alho em um pouco de azeite até que ele fique amarelinho.

Babaganosh babaganuche receita de pasta de berinjela defumada assada no fogão. Pasta de berinjela com tahine, limão, azeite e alho

SE VOCÊ GOSTA DE PATÊS E ANTEPASTOS TALVEZ VOCÊ GOSTE DESTAS OUTRAS RECEITAS

Antepasto de berinjela delicioso e simples de preparar!

Patê de grão-de-bico com abacaxi

Patê de atum com limão siciliano

Provolone assado com orégano, provoleta

Espero que você tenha gostado desta receita de babaganoush e se tiver dúvidas ou sugestões é só deixar um comentário abaixo. Não esqueça de quando fizer esta receita em casa bater uma foto e postar nas redes sociais com a #amorpelacomida, eu vou adorar ver e curtir a sua criação.

Ah, e se você ainda não é inscrito no Amor Pela Comida no YouTube inscreva-se e fique sempre por dentro das novidades!

 

Gostou da receita? Comente usando o Facebook

comentários

Receitas por categorias:
Dia a Dia · Receitas Veganas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Menu Principal