Quando estava na cursando a faculdade de Gastronomia eu ficava maravilhada com tantas receitas novas e com certeza a culinária árabe me surpreendeu. Uma das minhas preparações preferidas é o Babaganoush, uma pasta de berinjela com tahine que tem um sabor defumado delicioso.
O nome pode parecer estranho e a pronúncia correta é “babaganúche”. Por mais estranho que pareça esta é uma pasta muito saudável e que pode ser consumida como aperitivo, no pãozinho, na salada e eu gosto do babaganoush até puro.
COMO ESCOLHER A BERINJELA PARA O PREPARO BABAGANOUSH
Independente da receita que você escolha fazer utilizando berinjela o importante é escolher as berinjelas que possuem uma casca mais lisinha e brilhante. Quando a berinjela começa a ficar um pouco enrugada é porque ela já está ficando velha.
Na foto acima a berinjela já está um pouco velha, quando comprei estava com a casca lisinha, mas como acabei demorando pra preparar a receita ela acabou enrugando na geladeira.
Nem sempre encontramos berinjela íntegras no mercado, mas se encontrar berinjelas como na foto acima saiba que elas ainda estão adequadas para o preparo do babaganoush.
Observe atentamente a integridade da casca, se não possui ponto de bolor no caule, amassados e principalmente furos. Se você comprar uma berinjela com furos saiba que algumas vezes existe um morador dentro dela (bichinho) e para o babaganoush você não deve cortar a casca.
Quando fui comprar mais algumas berinjelas para preparar a receita do babaganoush aqui pro blog as berinjelas estavam bem feias. Consegui encontrar apenas duas com a casca bem lisa, mas esqueci de procurar por furos e por isso acabei com esta berinjela que pode ter um bichinho dentro.
Algumas vezes o bichinho já saiu de dentro da berinjela, algumas vezes ele ainda está dentro. Se sua berinjela tiver furos use-a para outra preparação. Corte a parte que o bichinho andou e use o restante da berinjela.
BABAGANOUSH UMA RECEITA SIMPLES DA CULINÁRIA ÁRABE
Talvez na sua cidade não tenha nenhum restaurante árabe, aqui onde moro tem apenas 1 que serve a culinária tradicional. Eu amo a comida árabe pois é uma culinária bem aromática com sabores simples, mas intensos.
O babaganoush nada mais é que uma pasta de berinjela assada que leva alho, azeite, limão e tahine. Se você nunca ouviu falar de tahine ele é uma pasta feita apenas com gergelim. O sabor do tahine é um pouquinho amargo e você usa uma quantidade pequena no babaganoush.
Se você não encontrar o tahine com facilidade você pode fazer o babaganoush sem ele. Não vai ficar exatamente a mesma coisa, mas também fica gostoso.
Fazer o babaganoush é simples, é só assar a berinjela, retirar a casca, esmagar com o garfo e temperar. Você pode consumi-lo imediatamente ou guardar em um vidro na geladeira por até umas 2 semanas.
O SEGREDO DO PREPARO DO BABAGANOUSH
Pra mim o segredo principal do preparo do Babaganoush é o método de queimar a berinjela na chama do fogão. Eu já vi algumas receitas que assam a berinjela no forno, mas no forno a berinjela não fica com o sabor defumado característico do Babaganoush.
Não tem mistério, basta colocar a berinjela diretamente sobre a chama do fogão até ficar bem preta.
Aproveite para preparar o babaganoush em um dia que seu fogão já estiver sujo, pois ela sempre faz sujeira.
Você coloca a berinjela sobre a chama e vai virando com o auxílio de uma pinça ou pegador de salada. Precisa ficar bem queimada por todos os lado.
Este processo vai demorar cerca de 10 a 15 minutos, vai depender do tamanho da berinjela que você estiver usando.
O ponto correto é quando a casca já está bem carbonizada e começa a escorrer uma aguinha da berinjela sobre o fogão. Quando escorrer esse líquido a berinjela já está bem cozida por dentro.
Observe a foto abaixo próximo a chama do fogão, aquela aguinha é a que estou falando. Perceba que o fogão fica bem sujinho mesmo, não tem jeito. Depois é só passar um desses produtos de limpeza mais pesada e fica tudo limpinho.
MAS NÃO FAZ MAL A SAÚDE QUEIMAR OS ALIMENTOS NA CHAMA DO FOGÃO?
Quando fiz esta receita de babaganoush lá no Stories do Instagram (@amorpelacomida) uma pessoa veio me perguntar se não fazia mal colocar os alimentos diretamente sobre a chama do fogão. Confesso que nunca nem tinha parado pra pensar nisso, pois aprendi desta maneira na faculdade.
Não vejo porque mudar algo que já é feito assim a muitos anos, mas pesquisando achei um artigo da BBC dizendo que teoricamente o gás do fogão poderiam agravar problemas respiratórios existentes, mas que o risco de dano à saúde era pequeno.
O artigo relatava não sobre o babaganoush e sim sobre o gás do fogão, mas de qualquer maneira a casca carbonizada será eliminada e você vai utilizar a polpa que não ficou em contato com a chama do fogão.
Se você ficar muito preocupado com isso você sempre tem a opção de não fazer a receita, ou então procurar alguma outra que seja feita no forno. Mas te garanto que no forno nunca vai ficar com o mesmo sabor de defumado.

BABAGANOUSH RECEITA ORIGINAL
- Tempo de preparo: 10 minutos
- Tempo de cozimento: 10 minutos
- Tempo Total: 20 minutos
- Rendimento: 8 porções 1x
Descrição
Esta pasta é defumada, nutritiva e combina com várias preparações. Você pode comer no pão, na salada, com palitinhos de vegetais, servir na tábua de frios, é uma delícia!
Ingredientes
- 3 berinjelas médias
- 2 dentes de alho pequenos picados
- 2 colheres de sopa de tahine
- 3 colheres de sopa de azeite extra virgem
- Suco de 1 limão cravo
- Sal a gosto
Modo de Preparo
- Higienize as berinjelas e coloque-as diretamente sobre a chama do fogão. Vire as berinjelas com o auxílio de um pegador ou uma pinça. Elas devem ficar bem queimadas por todos os lados. Este processo demora em média de 10 a 15 minutos.
- Quando começar a sair um líquido das berinjelas é porque estão bem cozidas por dentro.
- Deixe amornar para ser mais fácil de manuseá-las.
- Com o auxílio de um garfo ou um faca retire a casca carbonizada separando-a da carne da berinjela. Não lave a berinjela! Você pode ir lavando as mãos se necessário. Se sobrar alguns pontos da casca não tem problema, o sabor de defumado fica ainda mais intenso.
- Coloque a polpa da berinjela em uma bacia com o alho picado. Você não precisa picar a berinjela, se você mexer apenas com o garfo ela já vai se desmanchar. Eu particularmente gosto dela “pedaçuda”, mas você pode passar no processador se quiser ela mais uniforme.
- Depois é só temperar com sal, azeite, limão e o tahine. Coloque o tempero aos poucos e vá experimentando os sabores.
- Você pode colocar um pouco mais de tahine, um pouco mais de azeite e até uma pimentinha preta moída na hora. Se gostar pode até colocar algum tempero verde picado, mas a versão tradicional não leva.
- Depois de pronta é só armazenar em um vidro na geladeira por até uns 15 dias.
Notas
- Se preferir use o limão tahiti, mas coloque aos poucos e vá testando para não ficar muito azedo.
- Coloque o sal aos poucos e vá experimentando para não exagerar.
As berinjelas perdem líquido e encolhem no processo, a casca fica bem carbonizada e eu particularmente gosto ela assim. Se preferir com menos sabor de defumado você pode tirar a berinjela um pouco antes do fogo.
A berinjela fica bem macia e se você apenas misturar tudo com um garfo o babaganoush ficará mais pedaçudo, se quiser que a pasta fique mais lisa é só bater tudo no processador.
Consuma com pães, palitos de vegetais, torradinhas, na salada ou como você preferir!
Com este Pão com Farinha de Teff fica uma delícia, confira a receita do pãozinho clicando aqui!
DICAS EXTRAS PARA O PREPARO DO BABAGANOUSH
- A berinjela reduz seu volume no fogo, 3 berinjelas médias rendeu apenas 1 vidro médio. Como ela dura um tempo maior na geladeira você sempre pode dobrar a receita.
- Assim que você abrir o tahine você perceberá que na parte superior existe um óleo separado, mas não se preocupe que isso é normal. Este óleo é do próprio gergelim e para que o tahine volta a textura original é só misturar bem utilizando uma colher.
- Se você comprar o tahine que vem em uma lata, transfira o conteúdo que sobrou para um vidro e armazene na geladeira para futuros usos.
- A acidez do limão serve para equilibrar o amargo do tahine e da berinjela, mas a receita não deve ficar azeda. Coloque sempre os temperos aos poucos e ajuste conforme seu paladar.
- Pique o alho bem pequenininho e se preferir pode até esmagar os grãos, assim você evita de morder um pedaço muito grande de alho cru. O alho cru traz mais benefícios para a saúde, mas se você quiser evitar o “bafo” você pode dourar o alho em um pouco de azeite até que ele fique amarelinho.
SE VOCÊ GOSTA DE PATÊS E ANTEPASTOS TALVEZ VOCÊ GOSTE DESTAS OUTRAS RECEITAS
Espero que você tenha gostado desta receita de babaganoush e se tiver dúvidas ou sugestões é só deixar um comentário abaixo. Não esqueça de quando fizer esta receita em casa bater uma foto e postar nas redes sociais com a #amorpelacomida, eu vou adorar ver e curtir a sua criação.
Ah, e se você ainda não é inscrito no Amor Pela Comida no YouTube inscreva-se e fique sempre por dentro das novidades!
Excelente. Muito obrigado. Abraços.
Oi Jorge, fico feliz que gostou da receita, obrigada pelo seu comentário!
Beijinhos e até a próxima
Amei a receita, vou tentar fazer essa semana e posto depois o resultado. ?
★★★
Oi Célia, que bom que vai testar a receita, espero que goste! Beijos
Algo q imaginava complicado de fazer…mas é simples.nada como apender com que entende e , o mais importante, sabe ensinar.
Que bom que agora você já sabe como fazer o Babaganoush 🙂
Espero que teste a receitas em casa!
Beijos
Ola, sera q se fizer a berinjela na brasa ficaria boa tbm?
Fica bom sim, o importante é deixar a casca bem pretinha! Beijos
Hummmmmmmm parabéns cheff!
Amo suas receitas…
Se puder nos ensinar a fazer o pão também ou nos mandar a receita!????
Oi Daniela, fico feliz que gostou da receita! O pão já foi publicado, confira: https://www.amorpelacomida.com.br/farinha-de-teff-pao/
Beijos
Amei a receita vou fazer, desde criança a gente “assa” o milho, o queijo na chama e fica uma delícia
Tenho certeza que vai amar a berinjela dessa maneira 🙂
Beijos