FARINHA DE TEFF – RECEITA PÃO DE TEFF VEGANO SEM GLÚTEN

5 meses atrás escrito por

Sempre que encontro novas farinhas sem glúten eu quero testar pra ver como ela se comporta nas receitas. A farinha de Teff demorou pra chegar aqui onde moro e mesmo depois que encontrei nas lojas de produtos naturais eu demorei pra comprar, pois o preço é bem salgado.

Nos meus primeiros testes com a farinha de Teff acabei fazendo uns bolinhos muito pesados e secos, não gostei. Eu tinha usado uma maior quantidade na massa e a receita era com menos líquidos e menos gordura, foi difícil de engolir.

Como a farinha de Teff possui grânulos maiores achei que ela era semelhante com a farinha de fubá fino e resolvi testá-la na minha receita preferida de Bolo de Fubá Fofinho (clique aqui para conferir a receita). O resultado foi ótimo, percebi então que a farinha de Teff ficava mais gostosa em receitas com mais gordura e umidade.

Receitas com farinha de Teff - Pão com farinha de Teff vegano, sem glúten que fica macio na medida certa sem esfarelar

PÃO COM FARINHA DE TEFF

Como tinha entendido que precisava mais gordura e umidade quando usasse a farinha de teff, decidi tentar fazer uma receita de pão de Teff e por isso escolhi combinar a farinha de Teff com farinha de sementes de girassol.

Pra fazer farinha das sementes de girassol basta processá-las no liquidificador até formar uma farinha grossa, é bem rápido. Gosto de usar as sementes de girassol pois tem um sabor neutro e são bem mais baratas que usar farinha de castanhas ou amêndoas.

Pão com farinha de teff vegano fácil de preparar e muito rápido!

Para criar esta receita de pão com farinha de Teff decidi usar minha receita de Pão Vegano Fácil (clique aqui para conferir a receita). Esta receita que usei de inspiração é feita com farinha de amendoim, porém o sabor do amendoim é mais marcante e algumas pessoas acabam enjoando do sabor.

Uma boa dica para você que é alérgico à amendoim e castanhas é usar as sementes de girassol, elas funcionam como uma farinha de oleaginosas nas receitas, com a vantagem de ter um sabor suave e o preço bem mais acessível.

Você encontra as sementes de girassol em casas de produtos naturais vendidas à granel. Algumas lojas vendem com o nome de Pepitas de Girassol, ela já é descascada e não é a mesma que você dá pro papagaio 😉

Receitas com Farinha de Teff - Pão vegano rápido com farinha de Teff sem glúten e sem lactose

O QUE É TEFF?

Se você está se perguntando até agora o que é esse bendito Teff saiba que você não é o único. Muitas amigas que costumam cozinhar não conhecem essa farinha de Teff.

A farinha de Teff é originária da Etiópia e é parte da cultura gastronômica local. A receita mais tradicional com farinha de Teff é um pão achatado conhecido como Injera.

O Teff é considerado um supergrão por trazer inúmeros benefícios à saúde. Ele é rico em proteínas, cálcio, ferro, cobre, bário, fósforo e tiamina. Além disso ele não contém glúten e pode ser consumido por celíacos.

Quando você toca na farinha de Teff parece que está tocando na areia da praia, ela sempre é bem granuladinha. A cor dela é marrom e por isso deixa as preparações mais escuras, parecendo que foi colocado chocolate na massa.

O sabor é bem gostoso, até um pouco amendoado. Eu encontrei alguns sites dizendo que a farinha de Teff é semelhante à farinha de trigo, mas é muito diferente, na verdade não tem absolutamente nada a ver com a farinha de trigo.

A farinha de Teff não confere nenhuma viscosidade ou elasticidade para a massa, por isso é importante sempre misturá-la à algum amido e usar a goma xantana (ou um dos seus substituídos) para garantir que os ingredientes permaneçam estáveis na massa.

Pão de Teff sem glúten, vegano e muito fácil de preparar. Basta misturar todos ingredientes com uma colher, esperar crescer e colocar para assar.

E SE EU NÃO ENCONTRAR FARINHA DE TEFF NA MINHA CIDADE?

A farinha de Teff realmente é uma farinha que você não encontra em todos os lugares. Você encontra poucas marcas brasileiras vendendo o produto e por ser um preço mais elevado nem todas as lojas de produtos naturais oferecem aos clientes.

Você sempre pode comprar em lojas de produtos online, mas se você não quiser comprar você pode testar esta mesma receita usando a farinha de milho/fubá fino no lugar da farinha de teff.

Eu acho que com a farinha de Teff o sabor é mais gostoso e com certeza traz mais benefícios para a saúde, mas a textura usando a farinha de milho fica bem parecida, sem contar que o bolso agradece 😉

Veja abaixo como os pães ficaram semelhantes. O que percebi é que com a farinha de milho o pão demora um pouco mais pra crescer e também fica um pouquinho mais pesado.

Outro detalhe importante é que pra colar as sementinhas no pão de milho você precisa pincelar ligeiramente a superfície com um pouco de óleo ou azeite, eu não pincelei e caíram quase todas. Na massa com farinha de Teff as sementes grudaram sem precisa passar nada.

Como substituir Farinha de Teff por Farinha de Milho, aprenda a preparar um delicioso pão vegano fácil e nutritivo!

A textura dos dois pães são bem parecidas, ficam fofinhas, flexíveis e não esfarelam. Por ser um pão utilizando apenas farinhas (sem ovos) ele dura mais tempo fora da geladeira (uns 5 dias) e mesmo que você decida armazená-lo na geladeira ele não fica duro como pães que levam farinha de trigo.

Compare abaixo a textura dos dois pães:

Pão vegano de farinha de Teff e sua versão utilizando a farinha de milho

Imprimir
Receitas com farinha de Teff, pão caseiro com farinha de teff vegano, sem glúten, sem lactose muito rápido e fácil de preparar. Só precisa misturar tudo com uma colher!

FARINHA DE TEFF – RECEITA PÃO DE TEFF VEGANO SEM GLÚTEN


  • Autora: Chef Susan Martha
  • Tempo de preparo: 20 minutos
  • Tempo de cozimento: 40 minutos
  • Tempo Total: 60 minutos
  • Rendimento: 12 fatias

Descrição

Este pão é muito proteico, nutritivo e dá bastante saciedade. Tem uma fatia estável, é macio sem esfarelar!


Ingredientes

  • 1 xícara de Farinha de Teff
  • 1 xícara de sementes de girassol
  • 1 xícara de araruta
  • 2 colheres de sopa de farinha de linhaça (opcional)
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 1 colher de chá rasa de goma xantana
  • 1 colher de chá rasa de sal
  • 1 colher de sopa de fermento biológico seco
  • Use entre 1 xícara e 1 1/3 xícara de água morna
  • 2 colheres de sopa de sementes de girassol/abóbora (opcional)

Modo de Preparo

  1. Misture todos os ingredientes em uma bacia, adicionando a água aos poucos.
  2. A massa fica consistente, ajuste a textura conforme a textura que você observa no vídeo.
  3. Coloque em uma forma de pão untada e polvilhada, eu sempre asso meus pães em formas de silicone e como já foram bastante usadas não preciso nem mais untar. Assei em uma forma média de silicone que mede 22 cm de comprimento, 6 cm de altura e 8 cm de largura, se você estiver usando uma forma grande de pão, dobre a receita.
  4. Deixe o pão crescer em um cantinho da cozinha, gosto de colocar dentro do micro-ondas desligado com uma 1 xícara de água quente pra produzir uma espécie de estufa. Este pão com farinha de Teff cresce bem rápido, em aproximadamente 30 minutos ele já está pronto para entrar no forno.
  5. Leve para assar em forno preaquecido a 200º C e asse por aproximadamente 40 minutos. Você também pode fazer o teste do palito como você faz em bolos, quando o palito sair limpo está pronto.
  6. Deixe o pão esfriar por uns 10 minutos antes de retirar da forma. Deixe esfriar por completo (de preferência sobre uma grade) antes de fatiar. Quando você corta o pão quente ele fica abatumado.

Notas

  • Substitua a farinha de teff por fubá fino.
  • Meça primeiro a quantidade de sementes de girassol e depois bata-as no liquidificador até formar uma farinha grossa, você pode substituir por farinha de oleaginosas.
  • Substitua a araruta por polvilho doce.
  • A farinha de linhaça é opcional, mas deixa o pão mais flexível.
  • A goma xantana é obrigatória e pode ser substituída por goma guar ou CMC na mesma proporção.
  • Coloque a água aos poucos, a massa fica grossa, ajuste conforme a textura no vídeo.

A massa fica consistente, ajuste a textura conforme a textura que você observa no vídeo

textura massa pão com farinha de teff

Este pão com farinha de teff é flexível mas sem esfarelar

Receita de Pão de Teff fofinho e flexível sem esfarelar. É vegano, sem glúten, sem lactose, fácil e rápido de preparar!

DICAS EXTRAS

  • Você pode congelar este pão com farinha de teff ou com farinha de milho por até 3 meses. Basta cortar em fatias, colocar em um saquinho plástico adequado para o freezer e tentar não sobrepor as fatias. Quando as fatias congelam juntas elas grudam umas nas outras. Para descongelar você pode colocar direto na torradeira, em uma frigideira em fogo baixo, no forno baixo por alguns minutos ou até mesmo no micro-ondas por alguns segundos.
  • Você pode adicionar sementes inteiras na massa para adicionar uma textura diferente no meio do pão.
  • Para acentuar o sabor das sementes de girassol você pode tostá-las ligeiramente no forno preaquecido a 180º C por uns 10 minutos. É rápido, não esqueça as sementes dentro se não elas queimam. Deixe esfriar e depois processe-as no liquidificador. Quando você tosta as sementes elas adicionam um sabor mais amendoado para a receita.
  • Você pode trocar as sementes de girassol por sementes de abóbora sem a casca, mas as sementes de abóbora conferem um pouco mais de sabor, as sementes de girassol são mais neutras.

Receitas com farinha de Teff, pão caseiro com farinha de teff vegano, sem glúten, sem lactose muito rápido e fácil de preparar. Só precisa misturar tudo com uma colher!

VOCÊ SABIA QUE EXISTE UMA METODOLOGIA POR TRÁS DAS RECEITAS SEM GLÚTEN?

Muitas pessoas se apaixonam por minhas receitas porque elas realmente funcionam, mas o que muitas pessoas não sabem é que existe uma lógica por trás de cada escolha que faço na hora que estou criando uma receita nova.

Quando começamos a cozinhar sem glúten realmente é uma grande confusão, são muitas farinhas e as vezes queremos usar aquelas que temos em casa pra fazer determinada receita.

Não sei você, mas eu já errei muito! E não foi por falta de pesquisa, porque vasculhei a Internet toda pra conseguir achar uma explicação lógica que me explicasse os porquês das farinhas sem glúten. Achei muitas informações duplicadas e que pela minha experiência estavam erradas.

Por isso decidi transformar minha cozinha em meu laboratório e criei minha própria metodologia. Esta metodologia foi testada, aprovada e que realmente funciona! Eu uso ela sempre quando estou criando uma nova receita.

Pra facilitar sua vida eu criei um super atalho, você não precisa mais errar como eu errei para conseguir fazer as melhores substituições. Eu criei um curso online exclusivo que vai te ensinar:

  • Como substituir a farinha de trigo das receitas tradicionais,
  • Como cada uma das 23 farinhas absorvem a água,
  • Criar um MIX exclusivo de farinhas sem glúten pra você fazer em casa,
  • Como substituir e combinar as farinhas sem erros e muitas dicas e bônus especiais que irão te ajudar a criar suas próprias receitas sem glúten.

Se você tem interesse em aprender mais sobre as farinhas sem glúten eu convido você a conferir meu Curso Online – Dominando as Farinhas Sem Glúten: curso-farinhas-sem-glúten-

CLIQUE AQUI PARA CONHECER O CURSO

 

 

CONFIRA OUTRAS RECEITAS DE PÃO VEGANO

Pão vegano fácil e rápido com poucos ingredientes e que você só suja 1 bacia e 1 colher pra preparar a massa e demora menos de 15 minutos!

Receita de pão vegano rápido e fácil com farinha de arroz, aveia e polvilho doce

Receita de Pão de Fubá caseiro simples de preparar, sem glúten, sem lactose e sem ovo! Receita de pão de fubá vegano!

SIRVA O PÃO COM FARINHA DE TEFF ACOMPANHADO DE:

Receita de Baba Ganoush, receita da culinária árabe. Pasta de berinjela com tahine

Ou sirva com seu acompanhamento preferido. Eu acompanhei o pão com farinha de Teff com uma deliciosa geleia de amora orgânica que meu pai fez no fogão a lenha 🙂

Receita de Pão de Teff fácil e rápido. É vegano, sem glúten, sem lactose e fica macio sem esfarelar

Espero que você tenha gostado desta receita de pão com farinha de Teff e se tiver dúvidas ou sugestões é só deixar um comentário abaixo. Não esqueça de quando fizer esta receita em casa bater uma foto e postar nas redes sociais com a #amorpelacomida, eu vou adorar ver e curtir a sua criação.

Ah, e se você ainda não é inscrito no Amor Pela Comida no YouTube inscreva-se e fique sempre por dentro das novidades!

Gostou da receita? Comente usando o Facebook

comentários

Receitas por categorias:
Pães · Receitas Veganas

Comentário para FARINHA DE TEFF – RECEITA PÃO DE TEFF VEGANO SEM GLÚTEN

  • Bom dia chef Susan Martha. Gostaria de saber qual a marca de farinha que Você usou nessa receita. Muito Obrigada.

    Geiza Gomes 26/11/2017 10:18
  • Qualquer marca funciona 😉
    Beijos

    Chef Susan Martha 26/11/2017 12:16

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Menu Principal