BOLO DE BANANA INVERTIDO COM AÇÚCAR MASCAVO SEM FARINHA

5 meses atrás escrito por

Fazia algum tempo que não criava uma receita sem farinha, como aqui em casa nunca falta banana ela foi a escolhida para brilhar na minha nova criação. Eu já compartilhei algumas receitas de bolo de banana por aqui, mas nunca uma de bolo de banana invertido.

Eu acho muito lindo as rodelas de banana enfeitando o topo do bolo, tem coisa mais prática do que desenformar o bolo e ele já está decorado?

O bolo de banana invertido tem esse nome porque antes de colocar a massa de bolo na forma decoramos com rodelas de banana no fundo da forma. As bananas em rodela caramelizam junto com o açúcar mascavo e formam uma cobertura atraente aos olhos e com um sabor delicioso.

Receita de Bolo de Banana invertido com açúcar mascavo feito no liquidificador sem farinha, sem glúten, sem lactose que fica macio e saboroso

O SEGREDO DO BOLO DE BANANA INVERTIDO

Fazer este bolo de banana invertido é muito simples, você decora a forma com as bananas, bate a massa no liquidificador, leva pra assar e está pronto.

Mas o grande segredo do bolo de banana invertido é desenformar ele ainda quente. Eu sei que normalmente nunca desenformamos bolos ainda quentes pois a chance deles quebrarem aumenta, porém se você não desvirar a forma ainda quente o caramelo vai grudar e vai acabar estragando a parte mais bonita do bolo.

Receita de Bolo de Banana Invertido feito com açúcar mascavo, no liquidificador sem nenhuma farinha, sem glúten e sem lactose

BOLO DE BANANA INVERTIDO COM AÇÚCAR MASCAVO

Este receita de bolo de banana invertido tem mais açúcar no fundo da forma do que dentro da massa. Mas não se preocupe, ele é doce na medida certa.

Como a massa do bolo de banana invertido leva meia xícara de banana amassada, a doçura vem da fruta, por isso escolha bananas bem maduras, quanto mais maduras melhor. Esta é uma receita perfeita para aproveitar aquelas bananas que estão ficando muito passadas na fruteira.

O açúcar mascavo não carameliza da mesma forma que o açúcar refinado, mas o sabor é mais gostoso. Se preferir você pode trocar o açúcar mascavo por demerara ou usar o açúcar tradicional.

Não use adoçante, pois os adoçantes não derretem da mesma forma que o açúcar e portanto o bolo de banana invertido não vai ficar caramelizado.

Bolo de banana de liquidificador sem glúten, sem lactose. Bolo de banana invertido com açúcar mascavo e sem farinha!

BOLO DE BANANA INVERTIDO SEM FARINHA

As receitas sem farinhas costumam fazer bastante sucesso aqui no blog, todo mundo está sempre querendo cortar os ingredientes refinados e usar opções alternativas para receitas clássicas.

Este bolo de banana invertido leva um dos meus ingredientes favoritos, o grão-de-bico. Se você acompanha minhas receitas a mais tempo sabe que o grão-de-bico é a estrela em muitas delas.

Se você não sabe como cozinhar o grão-de-bico você pode clicar aqui e conferir!

O importante é que sempre que você cozinhar o grão-de-bico ele fique “al dente“, ou seja, nem muito mole, nem muito duro.

Se os grãos cozinharem demais a umidade extra vai interferir na estrutura da receita, deixando o bolo abatumado.

De qualquer maneira mesmo que você cozinhe acidentalmente demais os grãos e eles passem do ponto, você consegue corrigir a textura da massa adicionando aproximadamente 1/4 xícara de farinha de arroz.

Receita de bolo de banana invertido simples feito no liquidificador com açúcar mascavo sem farinha. Receita sem glúten e sem lactose de bolo de banana fofinho!

COMECE DECORANDO A FORMA COM AS BANANAS

Este é um bolo de banana invertido muito rápido e simples de preparar, por isso é fundamental que a forma já esteja decorada para que quando a massa fique pronta você não perca tempo arrumando as bananas na forma.

Para esta receita de bolo de banana invertido com açúcar mascavo estou usando uma forma de 19 centímetros com fundo removível.

Como o fundo é removível precisei colocar um papel alumínio na base da forma para evitar que vazasse. Além disso também coloquei a forma sobre outra forma maior para garantir que não fizesse sujeira no forno.

Se você não tiver usando uma forma dessas você pode pular essa etapa, mas para garantir que o bolo desgrude do fundo com mais facilidade minha sugestão é que você forre o fundo da forma com papel manteiga.

Você também pode fazer esta receita em uma forma grande de bolo, mas aí você precisa dobrar a receita. Em meu primeiro testei usei uma forma redondo média com furo no meio, também funciona, mas como tem menos espaço pra colocar as rodelas de banana não fica tão atraente os olhos.

Para decorar a forma é só misturar o açúcar mascavo com o óleo e espalhar na base da forma, depois é só colocar as fatias de banana cobrindo todos os cantinhos. É importante cortar rodelas grossas de banana, fica muito mais bonito o resultado final.

Para garantir que não fiquem espaços vazios no fundo da forma você pode cortar as rodelas de banana ao meio ou até mesmo em quatro.

Bolo de banana invertido

Imprimir
Bolo de banana de liquidificador sem glúten, sem lactose. Bolo de banana invertido com açúcar mascavo e sem farinha!

BOLO DE BANANA INVERTIDO COM AÇÚCAR MASCAVO SEM FARINHA


  • Autora: Chef Susan Martha
  • Tempo de preparo: 20 minutos
  • Tempo de cozimento: 35
  • Tempo Total: 55 minutos
  • Rendimento: 10 fatias

Descrição

Este bolo de banana é irresistível! Ele não leva farinha, fica fofinho, molhadinho e ainda mais gostoso gelado!


Ingredientes

  • 3 ovos
  • 1/3 xícara de óleo
  • 1/4 xícara de açúcar mascavo
  • 1/2 xícara de banana amassada
  • 1 xícara de grão-de-bico cozido al dente
  • 1/2 xícara de coco seco ralado não adoçado
  • 1 colher de sopa de psyllium
  • 1 colher de sopa de fermento químico
  • Pitada de sal
  • 1 colher de chá de essência de rum (opcional)
  • 1 colher de chá de pimenta síria (opcional)

COBERTURA:

  • 1/3 xícara de açúcar mascavo
  • 2 colheres de sopa de óleo de coco
  • 3 bananas

Modo de Preparo

MODO DE PREPARO COBERTURA BOLO DE BANANA INVERTIDO

  1. Misture o açúcar mascavo com o óleo e espalhe no fundo da forma. Não tem problema se você não cobrir todos os cantinhos.
  2. Corte as bananas em rodelas grossas e espalhe sobre o açúcar mascavo. Cubra todos os cantinhos, você pode cortar as rodelas ao meio ou em quatro. Fica mais bonito quando você cobre o fundo todo.

MODO DE PREPARO MASSA BOLO INVERTIDO DE BANANA

  1. Bata no liquidificador os ovos, o óleo, o açúcar, a banana, o grão-de-bico, o sal, a pimenta síria e a essência de rum até formar um creme homogêneo.
  2. Adicione o coco ralado e o psyllium e bata novamente. A textura fica grossinha e homogênea.
  3. Por último adicione o fermento em pó e mexa rapidamente com uma espátula.
  4. Coloque a massa sobre as rodelas de banana na forma de 19 cm de diâmetro com fundo removível e leve para assar em forno preaquecido a 180º C por aproximadamente 35 minutos ou até que você faça o teste do palito e ele saia limpo.
  5. Depois que você retirar a forma do forno deixe esfriar por 5 minutos.
  6. Depois deste tempo, passe a faca na lateral da forma, coloque um prato sobre o bolo e vire a forma, cuidado para não se queimar.
  7. Espere esfriar para depois servir.

Notas

  • Os ovos não são substituíveis, sem ovos a receita não funciona.
  • Amasse primeiro a banana e depois meça para garantir que você está usando a quantidade certa.
  • O grão-de-bico não pode ser nem muito mole, nem muito duro e pode ser substituído por feijão cozido al dente sem tempero
  • Não pode ser farinha de coco e nem coco fresco se não você vai estragar a receita.
  • Substitua o psyllium por 1/2 colher de chá rasa de goma xantana, goma guar ou CMC.
  • A essência de rum pode ser substituída por essência de baunilha, mas acho que a de rum combina muito bem com a banana.
  • Você pode substituir a pimenta síria pode ser canela em pó.
  • Na cobertura você pode substituir o açúcar mascavo por demerara ou açúcar comum, mas não use adoçante.
  • Se não quiser usar o óleo de coco na cobertura pode ser óleo de girassol, mas com óleo de coco fica mais gostoso.
  • Pode ser que você precise mais bananas para forrar o fundo da forma, vai depender to tamanho da banana que você estiver usando.

Receita de Bolo de Banana invertido com açúcar mascavo feito no liquidificador, sem glúten, sem lactose, sem farinha com grão-de-bico e coco ralado

Observe a textura da massa do bolo de banana invertido antes de assar, fica grossinha e homogênea

Textura massa bolo de banana invertido

Você até pode consumir este bolo ainda morno, mas eu sinceramente acho que fica mais gostoso gelado. De um dia para o outro na geladeira os sabores intensificam e mesmo gelado o bolo continua fofinho!

Receita de bolo de banana invertido com açúcar mascavo feito no liquidificador sem farinha

DICAS DE ARMAZENAMENTO BOLO DE BANANA INVERTIDO

Como este é um bolo que leva bastante banana e provavelmente você já aproveitou aquelas bananas mais maduras da fruteira, ele é um bolo que estraga mais rápido fora da geladeira.

Minha sugestão é que você coloque-o já no primeiro dia na geladeira e sirva gelado, não se preocupe que os sabores se intensificam e a textura permanece macia. Pra mim ele fica ainda mais gostoso gelado.

Na geladeira ele dura uns 5 dias e se você morar em uma cidade muito quente ele pode estragar de um dia para o outro fora da geladeira.

Você também pode congelar, para isso corte em fatias e armazene preferencialmente em um pote com as bananas viradas para cima. Para descongelar é só voltar para a geladeira ou colocar por alguns segundo no micro-ondas. Você pode deixar congelado por até 3 meses.

Receita de bolo de banana invertido com acucar mascavo feito no liquidificador sem farinha, sem glúten, sem lactose

E SE EU NÃO GOSTO DE BANANA, DÁ PRA SUBSTITUIR?

Bom, este é um bolo de banana então você acaba descaracterizando a receita, mas sei que existem algumas pessoas que são alérgicas à banana.

Minha sugestão é substituir a banana por manga, basta processar a manga no liquidificador sem adicionar nenhuma água.

Como o purê de manga é menos espesso que a banana amassada minha sugestão é adicionar umas 2 colheres de sopa de farinha de arroz ou de aveia para compensar a textura.

Analise a textura da massa no vídeo para comparar se a sua massa está parecida, se precisar adicione um pouco mais de farinha.

Receita de bolo de banana invertido com acucar mascavo feito no liquidificador sem farinha, sem glúten, sem lactose

PORQUE NÃO DÁ PARA SUBSTITUIR OS OVOS NO BOLO DE BANANA INVERTIDO?

Sem os ovos a receita perde totalmente a estrutura, vai ficar abatumado, tipo uma textura de brownie.

O grão-de-bico e a banana são densos e nenhuma substituição de “ovos” veganos consegue conferir a expansão da massa sem perder a estrutura aerada.

“Ovos” de linhaça ou chia vão deixar a receita meio gosmentinha e se usar purê de inhame, abacate ou qualquer outra técnica de substituição de ovos vai deixar o bolo solado.

Se você não pode consumir ovos, esta receita não é pra você.

CONFIRA OUTRAS RECEITAS DELICIOSAS SEM GLÚTEN E SEM LACTOSE DE LIQUIDIFICADOR

Cuca de Banana com Farofa feita no liquidificador sem glúten, sem lactose muito saborosa e saudável!

Receita de Bolo de Maçã fofinho sem glúten, sem lactose feito no liquidificador. Bolo de maçã com canela e especiarias

Receita de Bolo de Morango Simples feito no liquidificador, que é sem glúten e sem lactose. Lanche saudável e saboroso!

Espero que você tenha gostado desta receita de bolo de banana invertido e se tiver dúvidas ou sugestões é só deixar um comentário abaixo. Não esqueça de quando fizer esta receita em casa bater uma foto e postar nas redes sociais com a #amorpelacomida, eu vou adorar ver e curtir a sua criação.

Ah, e se você ainda não é inscrito no Amor Pela Comida no YouTube inscreva-se e fique sempre por dentro das novidades!

Gostou da receita? Comente usando o Facebook

comentários

Receitas por categorias:
Bolos,Tortas e Panquecas

Comentário para BOLO DE BANANA INVERTIDO COM AÇÚCAR MASCAVO SEM FARINHA

  • Adoro suas receitas. Hoje fiz mais uma das suas receitas, o bolo de banana invertido, ficou delicioso.Parabéns!!

    nivalda luiz 22/11/2017 18:36
  • Oi Nivalda, que bom que testou e aprovou a receita do bolo de banana. Fico muito feliz que você está gostando do conteúdo do blog, muito obrigada pelo seu comentário!
    Beijinhos e até a próxima

    Chef Susan Martha 22/11/2017 22:14

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Menu Principal