BOLO DE MORANGO SIMPLES DE LIQUIDIFICADOR SEM GLÚTEN E SEM LACTOSE

2 semanas atrás escrito por

Nesta semana ganhei do meu pai 1 kg de morango que ele comprou direto do produtor, ele me contou que a senhora colheu os morangos na hora, ou seja, estavam muito frescos. Esses dias atrás me pediram uma receita de bolo de morango simples e como aqui no blog ainda não tinha nenhuma, já sabia que os morangos tinham um destino certo!

Eu adoro morango, a cor é linda, sabor azedinho e ele deixe tudo mais gostoso. Queria uma receita que você conseguisse sentir este sabor, mas que fosse uma receita de bolo de morango simples. Ou seja, sem recheio, sem cobertura, etc… um bolo de morango simples pra comer no café da tarde, mas sem ficar com peso na consciência.

Receita de Bolo de Morango Simples feito no liquidificador, que é sem glúten e sem lactose. Lanche saudável e saboroso!

RECEITA DE BOLO DE MORANGO SIMPLES DE LIQUIDIFICADOR

A grande maioria das receitas aqui do blog são receitas de liquidificador, eu acho muito prático quando a receita tem poucas etapas e você consegue logo ter o bolo de morango simples no forno.

Para garantir que você não acabe com um bolo muito úmido você deve primeiro medir a quantidade de morango. Para isso você deve colocar uma porção de morangos no liquidificador, processar e aí verificar se tem 1 xícara (240 ml) de morangos processados.

Medindo a quantidade de morangos com precisão você não acaba com um bolo abatumado. Toda vez que uma receita tem excesso de umidade ela perde a estrutura e acaba virando meio que um pudim.

Receita de bolo de morango simples e fácil de liquidificador sem glúten e sem lactose!

BOLO DE MORANGO SIMPLES E MUITO FOFINHO

Ser fofinho é uma das qualidades essenciais para qualquer bolo e este bolo de morango simples é ultra mega super fofinho, eu sei que exagerei nos adjetivos, mas te garanto que este é um dos bolos mais fofinhos de todos aqui do blog!

O bolo é levinho, com sabor delicado de morango e com pedacinhos da fruta espalhados pela massa. É perfeito pra hora do lanche e até pro café da manhã, pois ele não é um bolo muito doce.

Este é um bolo de morango simples e fofinho que não esfarela, algumas vezes comemos bolos fofinho mas que se desmancham ao toque e este tem a fofura ideal! Se você duvida da fofura dele confira o vídeo onde eu aperto muito ele e ele permanece íntegro.

Bolo de Morango simples e fácil preparado no liquidificador que fica muito fofinho e é perfeito pra hora do lanche. É sem glúten e sem lactose

DURABILIDADE E ARMAZENAMENTO DO BOLO DE MORANGO SIMPLES

Este bolo de morango simples é um bolo mais úmido e por isso estraga mais rápido fora da geladeira. Em locais mais quentes pode estragar de um dia para o outro. Aqui onde moro que é mais frio dura uns 2 dias fora da geladeira.

Você pode armazenar este bolo de morango simples na geladeira já no primeiro dia e assim ele dura uns 5 dias sem estragar. Ah, e não se preocupe, ele não fica duro na geladeira como os bolos feitos com trigo. Ele fica um pouco mais firme mas continua super fofinho!

Se você tem uma família pequena e não conseguir comer neste tempo você sempre pode fatiar o bolo em porções e congelar por até 3 meses. É só colocar em sacos plásticos apropriados para o freezer tomando o cuidado para que as fatias não fiquem coladas umas nas outras, pois quando congeladas elas grudam junto.

Para descongelar é só colocar uma fatia no micro-ondas sobre um papel toalha 15 segundos de cada lado. Se não usar micro-ondas você pode deixar descongelar na geladeira de um dia para o outro ou colocar no forno baixo por uns 10 minutos.

Receita de Bolo de Morango Fácil feito no liquidificador. Sem glúten, sem lactose com farinha de arroz, araruta e quinoa em flocos.

INGREDIENTES BOLO DE MORANGO SIMPLES

Ingredientes Molhados:

  • 1 xícara (240 ml) de morango processado (aproximadamente 1 bandeja 300 gramas)
  • 3 ovos (não são substituíveis, sem os ovos a receita não funciona)
  • 1/3 xícara de óleo de girassol (pode ser qualquer óleo)
  • 3/4 xícara de açúcar demerara (substitua por açúcar mascavo)
  • pitada de sal
  • 1 colher de chá de essência de baunilha (opcional)

Ingredientes Secos:

  • 3/4 xícara de farinha de arroz (substitua por 1 xícara de farinha de sorgo)
  • 1/2 xícara de quinoa em flocos (substitua por 3/4 xícara de aveia em flocos finos)
  • 1/2 xícara de araruta (substitua por polvilho doce)
  • 1/2 colher de chá de goma xantana (substitua por goma guar, CMC ou use 1 colher de sopa de psyllium)
  • 1 colher de sopa de fermento em pó

Ingredientes Opcionais:

  • 1/2 xícara de morango picadinho polvilhado com 1 colher de sopa de farinha de arroz (opcional)
  • 2 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro (opcional para decoração)

Receita fácil de Bolo de Morango Simples feito no liquidificador. Bolo de morango sem glúten e sem lactose fofinho!

MODO DE PREPARO BOLO DE MORANGO SIMPLES

  • No liquidificador adicione o morango lavado sem o cabinho verde. Processe sem adicionar água e depois meça 1 xícara (240 ml).
  • Depois de medir com precisão o morango adicione os demais ingredientes molhados, os ovos, o óleo, o açúcar, o sal e a baunilha e bata até formar um creme homogêneo.
  • Em uma bacia misture todos os ingredientes secos com uma colher, a farinha de arroz, a quinoa em flocos, a araruta, a goma xantana e o fermento em pó.
  • Adicione ao ingredientes secos o creme de morango e adicione o morango picadinho enfarinhado. Misture rapidamente até que se transforme em uma massa homogênea.
  • Você vai perceber que o fermento já começa a agir quando entra em contato com a acidez do morango. Por isso é importante que você já tenha o forno preaquecido a 180º C e a forma untada e enfarinhada com farinha de arroz. Eu estou usando uma forma redonda média com furo no meio de 22 cm de diâmetro e 8 cm de altura, mas você pode assar este bolo de morango simples em uma forma de 20 x 30 cm.
  • Transfira a massa para a forma e leve para assar em forno preaquecido por aproximadamente 35 minutos. Faça o teste do palito, quando ele sair limpo está pronto.
  • Deixe esfriar por completo antes de retirar o bolo da forma. Neste tempo que o bolo esfria ele termina de cozinhar no calor residual, se você tirar ele quente da forma a chance de quebrar é grande.
  • Depois de retirar o bolo da forma polvilhe com açúcar de confeiteiro utilizando uma peneira.Bolo simples de morango sem glúten, sem lactose que fica mega fofinho e não é farelento!

DICAS EXTRA PARA ACERTAR O BOLO DE MORANGO SIMPLES

  • Se você substituir a farinha de arroz por farinha de sorgo é importante corrigir a quantidade. Como a farinha de sorgo absorve um pouco menos a água da receita você precisa usar um pouco mais para ajustar a textura. A mesma coisa acontece quando você substitui a quinoa em flocos por aveia em flocos. A aveia absorve um pouco menos a água e por isso deve ser usada em maior quantidade que a quinoa em flocos.
  • Toda vez que você faz substituições e adiciona ingredientes extra você acaba “diluindo” o sabor, com mais farinha o bolo fica um pouco menos doce. Se quiser substituir a farinha de arroz e a quinoa em flocos você pode usar 1 xícara de açúcar para ajustar o doce da receita.
  • O morango picadinho é totalmente opcional, mas é muito agradável morder pedacinhos da fruta, deixa o sabor de morango mais intenso. Atenção: não exagere na quantidade de morango picado pra que o bolo não fique úmido demais e perca a consistência ideal.
  • Você pode fazer uma cobertura de chocolate pra colocar sobre o bolo de morango simples e assim deixar ele ainda mais gostoso. Eu pelo menos amo a combinação de morango com chocolate, clique aqui para conferir uma cobertura de chocolate sem glúten e sem lactose.

Cobertura de Chocolate sem glúten e sem lactose!

  • Eu não testei, mas acredito que esta receita funcione muito bem com abacaxi. O abacaxi é azedinho e bem suculento como o morango.
  • Se quiser usar esta receita para fazer um bolo recheado não use o morango picado na massa, assim ela ficará mais estruturada e será mais fácil de cortar as fatias. Para fazer um bolo de morango recheado você deve assar esta receita em uma forma média de 20 cm.
  • No lugar do morango picado você pode utilizar 1/2 xícara de chocolate picado.

Bolo de morango simples e fácil de liquidificador sem glúten e sem lactose muito fofinho!

CONFIRA OUTRAS RECEITAS DE BOLOS SIMPLES SEM GLÚTEN E SEM LACTOSE

Bolo simples de maçã sem glúten e sem lactose muito fofinho e aromático!

Receita de Bolo de Abóbora com Coco Fit, sem glúten, sem lactose, feita no liquidificador!

Espero que você tenha gostado desta receita de bolo de morango simples e se tiver dúvidas ou sugestões é só deixar um comentário abaixo. Não esqueça de quando fizer esta receita em casa bater uma foto e postar nas redes sociais com a #amorpelacomida, eu vou adorar ver e curtir a sua criação.

Ah, e se você ainda não é inscrito no Amor Pela Comida no YouTube inscreva-se e fique sempre por dentro das novidades!

Gostou da receita? Comente usando o Facebook

comentários

Receitas por categorias:
Bolos,Tortas e Panquecas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Menu Principal