BOLO DE MAÇÃ SIMPLES DE LIQUIDIFICADOR SEM GLÚTEN SEM LACTOSE

1 mês atrás escrito por

Eu sou fã de bolos de liquidificador, quanto mais fácil de fazer, melhor! Por isso estava decidida a fazer uma receita de bolo de maçã simples, que fosse fofinho, saboroso e aromático.

Eu acho que a maçã é uma das frutas que mais combina com especiarias e por isso caprichei nas escolhas. Este bolo de maçã simples é aromatizado com várias especiarias e uma delas talvez você não conheça, o cardamomo.

Receita de Bolo de Maçã Simples feito no liquidificador, aromatizado com canela, cravo e cardamomo. É sem glúten, sem lactose e muito fofinho!

RECEITA DE BOLO DE MAÇÃ SIMPLES COM ESPECIARIAS

O cardamomo é da família do gengibre e foi usado pela primeira vez na Índia, ele é super potente, um pouquinho que você usa já faz bastante diferença na receita. Quando você compra o cardamomo já moído é um pouco menos intenso, ele tem um aroma licoroso, lembrando um pouco o sabor do anis.

Além do cardamomo usei uma combinação de especiarias doces que aqui na minha cidade é vendido à granel com o nome de “condimento para bolacha“, é uma mistura de cravo, canela, pimenta da jamaica, sementes de coentro e gengibre. Se na sua cidade você não encontrar você pode substituir por canela em pó.

 

Além disso eu queria fazer um bolo de maçã simples, sem passas, castanhas, sementes, mas se você gosta tanto de bolo de maçã quanto eu sugiro que você confira as outras receitas de bolo de maçã que já apareceram aqui no blog, elas estão no final deste post 😉

Receita de Bolo de Maçã de liquidificador simples de preparar. Este bolo de maçã com canela e especiarias é sem glúten, sem lactose e super fofinho!

TEXTURA BOLO DE MAÇÃ SIMPLES

Pra mim uma das coisas mais importantes em receitas de pães e bolos é a textura. Dá primeira vez que estava testando esta receita de bolo de maçã simples o bolo ficou um pouco úmido demais, faltou um pouco de estrutura e também um pouco de sabor.

No meu primeiro teste usei a farinha de trigo sarraceno, que é uma farinha densa e nutritiva, porém ela acabou mascarando o sabor da maçã. Eu acho que o sabor dela é delicioso, mas a maçã possui notas mais delicadas e por isso decidi substituir a farinha de trigo sarraceno por farinha de arroz.

Mesmo não acertando de primeira eu percebi que o bolo de maçã simples tinha muito potencial, pois apesar de não ter ficado perfeito ficou muito fofinho.

Receita de Bolo de Maçã simples de liquidificador muito fofinho. É sem glúten, sem lactose e muito nutritivo!

No meu segundo teste usei a farinha de arroz no lugar da farinha de trigo sarraceno, adicionei 1/4 de xícara extra de açúcar e um pouco mais de farinha para garantir que a estrutura ficasse estável e menos úmida.

Além disso adicionei o cardamomo e ele realçou muito o sabor do bolo, apenas 3 baguinhas de cardamomo já foram suficientes pra elevar o aroma e o paladar.

Eu sei que é difícil de encontrar cardamomo em várias cidades do Brasil, mas se você encontrar na sua vale a pena incluí-lo na receita.

Com estes pequenos ajustes a receita de bolo de maçã simples ficou perfeita. Mesmo que você use apenas canela ou até mesmo baunilha para aromatizar, tenho certeza que vai amar a textura desde bolo. Este é um bolo de maçã simples, muito fofinho e perfeito para a hora do lanche.

Receita de Bolo de Maçã fofinho sem glúten, sem lactose feito no liquidificador. Bolo de maçã com canela e especiarias

INGREDIENTES BOLO DE MAÇÃ SIMPLES

  • 3 ovos
  • 2 maçãs fuji médias descascadas e picadas (se usar aquelas maçã bem pequenas use 3 unidades)
  • 1/3 xícara de óleo de girassol (substitua por qualquer outro óleo)
  • 1 colher de chá de condimento para bolacha (opcional – substitua por canela ou baunilha)
  • 3 unidades de cardamomo (opcional – use sem a casca verde, apenas as sementinhas)
  • 1/4 colher de chá de noz moscada ralada na hora (opcional)
  • Pitada de sal
  • 3/4 xícara de açúcar demerara (use o açúcar da sua preferência)
  • 3/4 xícara de farinha de arroz (substitua por farinha de trigo sarraceno)
  • 3/4 xícara de quinoa em flocos (substitua por 1 xícara de aveia em flocos)
  • 1/2 xícara de araruta (substitua por polvilho doce)
  • 1/2 colher de chá de Goma Guar ou Goma Xantana
  • 1 colher de sopa de fermento em pó

MODO DE PREPARO BOLO DE MAÇÃ SIMPLES

  • Bata no liquidificador os ovos, as maçãs, o óleo, o condimento para bolacha, o cardamomo, o sal e o açúcar até obter uma massa líquida.
  • Adicione a farinha de arroz, a quinoa em flocos, a araruta e bata novamente. A massa não fica muito grossa.
  • Adicione a goma guar e bata novamente, você vai perceber que em alguns instantes a massa dá uma encorpada e fica mais viscosa.
  • Finalize com o fermento em pó mexendo com uma espátula para incorporá-lo na massa.

Textura massa receita bolo de maçã simples de liquidificador

  • Transfira a massa para um forma redonda com furo no meio de 22 cm de diâmetro e 8 cm de altura ou use uma forma de 20 x 30 centímetros untada e enfarinhada (usei farinha de arroz).
  • Leve para assar em forno preaquecido a 180º C por aproximadamente 30 minutos. Na forma redonda demora uns 30 minutos e na forma retangular uns 25 minutos, mas tudo vai depender do seu forno. Faça o teste do palito, quando ele sair limpo está pronto.
  • Deixe esfriar por completo antes de desenformar o bolo de maçã simples.

Receita de Bolo de Maçã Simples com especiarias feito no liquidificador sem glúten e sem lactose

TURBINANDO O BOLO DE MAÇÃ SIMPLES

Eu sei que tem muitas pessoas que detestam passas e frutas secas, mas eu adoro, se você quiser adicionar passas para este bolo de maçã simples você pode. Adicione 1/4 de xícara de passas ou frutas secas polvilhadas com um pouco de farinha de arroz. A farinha de arroz nas frutas faz com que elas não afundem para o fundo da forma.

Se quiser adicionar mais textura minha sugestão é que você adicione 1/4 de xícara de castanhas, nozes, sementes de girassol ou o que tiver em casa.

Se quiser combinar as passas e as castanhas também pode, mas eu sugiro que você não exceda 1/2 xícara de ingredientes adicionais.

Receita de Bolo de Maçã simples de liquidificador. Bolo de maçã com canela e especiarias muito fofinho, sem glúten e sem lactose

VOCÊ PODE CONGELAR ESTE BOLO DE MAÇÃ SIMPLES

Como aqui em casa somos apenas em duas pessoas não conseguimos comer as receitas de bolo tão rapidamente, e é por isso que eu sempre congelo tudo!

Esta receita dura aproximadamente 2 ou 3 dias fora da geladeira ou uns 7 dias refrigerado, porém vale lembrar que se você mora em uma cidade que faz calor o ano todo o bolo pode estragar de um dia para o outro fora da geladeira.

Isto acontece porque esta é uma receita mais úmida, quanto maior o calor e maior a umidade, mais rápido as receitas estragam. Mas saiba que este bolo não fica duro na geladeira, muito pelo contrário, fica delicioso e úmido na medida certa.

Mas se você não conseguir comer em um prazo de 7 dias na geladeira minha sugestão é que já no primeiro dia você corte o bolo de maçã simples em fatias, coloque em sacos plásticos adequados para o freezer e congele por até 3 meses.

Vale lembrar que você deve tomar cuidado para não sobrepor as fatias, quando sobrepostas elas grudam juntas depois de congeladas.

Para descongelar é só colocar na geladeira de um dia para o outro ou no micro-ondas sobre um papel toalha ou guardanapo por aproximadamente 30 segundos, 15 segundos de cada lado.

Receita de bolo de maçã de liquidificador muito fofinho e aromático. É sem glúten, sem lactose e muito nutritivo!

CONFIRA OUTRAS RECEITAS DE BOLO DE MAÇÃ SIMPLES

Espero que você tenha gostado desta receita de bolo de maçã simples e se tiver dúvidas ou sugestões é só deixar um comentário abaixo. Não esqueça de quando fizer esta receita em casa bater uma foto e postar nas redes sociais com a #amorpelacomida, eu vou adorar ver e curtir a sua criação.

Ah, e se você ainda não é inscrito no Amor Pela Comida no YouTube inscreva-se e fique sempre por dentro das novidades!

 

Gostou da receita? Comente usando o Facebook

comentários

Receitas por categorias:
Bolos,Tortas e Panquecas

Comentário para BOLO DE MAÇÃ SIMPLES DE LIQUIDIFICADOR SEM GLÚTEN SEM LACTOSE

  • Olá! Quando você fala que é para substituir um produto pelo outro na receita, é necessário fazê-lo, ou posso usar o produto citado por primeiro? Aguardo retorno obrigado.

    Geni 20/09/2017 20:38 Responder
    • Oi Geni, você usa uma das duas opções, fica a sua escolha, com qualquer opção de substituição dá certo.
      Beijos

      Chef Susan Martha 21/09/2017 17:18 Responder
  • Acabei de fazer o meu…ficou uma deliiiicia. Muito obg por nos abençoar c suas receitas.
    Ah! Fiz o meu c a farinha de sarraceno msm é ao invés de canela coloquei essência de baunilha, ficou ótimo. Totalmente agradecida.

    Silvania 18/10/2017 23:43 Responder
    • Oi Silvania, fico muito feliz que testou a receita e aprovou o resultado!
      Este bolo fica super fofinho e é ótimo pro café da tarde 🙂
      Beijos e obrigada por compartilhar comigo sua experiência com a receita. Beijos e até a próxima

      Chef Susan Martha 19/10/2017 11:51 Responder
  • Oi!! Estou muito feliz, porque suas receitas são fáceis e gostosa. Você pode me dizer se no bolo de maçã ou de maçã com cenoura , posso colocar adoçante? Você pode me orientar quanto aos adoçantes culinários, qual é o melhor para não perder o sabor dos ingredientes principal? Deus te abençoe e muito obrigada

    Raquel 19/10/2017 19:50 Responder
    • Oi Raquel, dependendo do adoçante que você usa muda a proporção da substituição, você sempre precisa se informar qual é a medida que você deve substituir. Alguns você usa a mesma medida que o açúcar, outro metade.. leia sempre as instruções no rótulo de cada adoçante.
      Eu não uso adoçante porque não suporto o sabor, já testei vários e odiei.
      O açúcar confere uma estrutura diferente para a massa, e é por isso que bolos com adoçante crescem menos e ficam mais secos.
      Mas você sempre pode trocar o açúcar por adoçante nas receitas de bolo.
      Beijos

      Chef Susan Martha 22/10/2017 21:21 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Menu Principal