BOLO MESCLADO DE LIQUIDIFICADOR FOFINHO SEM GLÚTEN E SEM LACTOSE

5 meses atrás escrito por

Eu amo receitas práticas que você precisa apenas do liquidificador para preparar a massa e este bolo mesclado é feito inteiramente no liquidificador, fica super fofinho, é muito proteico e nutritivo.

Além de ter benefícios para a saúde é um bolo rico em fibras que auxiliam o bom funcionamento do intestino, deixam você saciado por mais tempo e ajudam na manutenção do estilo de vida mais saudável.

Receita de bolo mesclado simples de liquidificador sem glúten e sem lactose muito fofinho!

 

BOLO MESCLADO SEM GLÚTEN E SEM LACTOSE

Eu sempre amei bolo mesclado desde criança, eu lembro de insistir pra minha mãe pra ela fazer uma parte da massa de chocolate porque eu sempre adorava quando o bolo mesmo sendo simples tinha um sabor de chocolate para complementar.

Claro que este bolo mesclado é bem diferente do que minha mãe fazia, mas eu juro pra você que ele é tão bom quanto o tradicional e que você nem vai perceber que na massa tem grão-de-bico cozido.

Eu amo usar o grão-de-bico cozido nas massas de bolos e tortas, acho que ele tem um sabor neutro que é imperceptível e agrega uma textura muito gostosa.

Vale lembrar que você não pode substituir o grão-de-bico cozido por farinha de grão-de-bico porque a receita vai dar super errado e o sabor da massa vai ficar bem ruim. Eu particularmente não suporto o sabor que a farinha de grão-de-bico confere para as receitas e é por isso que sempre uso o grão cozido.

Além de usar grão-de-bico cozido esta receita também leva farinha de quinoa e polvilho doce. Se você ainda está achando muito estranho esta combinação de ingredientes não se preocupe, eu prometo pra você que você vai gostar muito do sabor da receita.

Receita fácil de bolo mesclado de liquidificador sem glúten e sem lactose

BOLO MESCLADO FOFINHO

Se você ama receitas de bolo fofinho está receita de bolo mesclado é perfeita pra você! Acho que você consegue observar pela foto como a textura do bolo é bonita, mas se você tiver dúvida é só assistir ao vídeo que você vai perceber como o bolo mesclado é macio.

Este bolo fica tão macio por causa da combinação de ingredientes, o grão-de-bico e os ovos ajudam a dar a estrutura perfeita para a massa. A farinha de quinoa costuma deixar bolos mais fofinhos e combinada com o polvilho doce promove liga e maciez para a receita.

Se você não pode consumir ovos esta receita não é pra você, pois sem ovos o bolo perde completamente a estrutura e vai ficar completamente abatumado.

Bolo mesclado receita simples de liquidificador que fica super fofinho!

COMO SUBSTITUIR O GRÃO-DE-BICO DA RECEITA DE BOLO MESCLADO

Se você não quiser usar o grão-de-bico cozido na massa você pode substituir por feijão cozido ou então lentilha cozida “al dente”, ou seja, nem muito mole e nem muito duro.

Sempre que você usar grãos integrais cozidos na receita eles não podem estar muito cozidos, se eles estiverem muito molengas eles adicionam umidade para a massa e estragam a estrutura da receita.

Se você usar o feijão cozido o sabor é bem neutro, mas para manter a cor clara você deve usar o feijão branco, os demais adicionam um pouco de cor para a massa por causa da coloração externa do grão. Para aprender como cozinhar feijão clique aqui!

Se você usar a lentilha o sabor é praticamente imperceptível, mas a coloração do bolo mesclado fica mais escura. Se você não der bolo para a cor do bolo você pode usar a lentilha sem problema algum.

Ahh, vale lembrar que sempre que uso grãos cozidos nas receitas eles sempre são cozidos apenas na água, não adiciono nenhum tempero.

Caso os grãos cozinhem demais e fiquem muito moles você precisará corrigir a textura adicionando um pouco mais de farinha de quinoa até ajustar a consistência da massa. Coloque de colher de sopa em colher de sopa para não exagerar na quantidade.

Receita de bolo mesclado de chocolate feito no liquidificador super fofinho e saboroso!

DURABILIDADE E CONSERVAÇÃO DO BOLO MESCLADO

Como está é uma receita que leva grãos cozidos na massa ela costuma estragar mais rápido fora da geladeira, principalmente se você morar em uma cidade muito quente. Por isso não arrisque, mantenha este bolo mesclado por apenas 2 dias fora da geladeira.

Na geladeira o bolo fica um pouco mais firme, mas ainda fica fofinho e para que volte a ficar super fofinho basta aquecer por 10 segundos no micro-ondas. O bolo mesclado dura até 7 dias na geladeira.

Se sua família for pequena ou se você não quiser comer o bolo durante a semana toda você sempre pode congelar o bolo mesclado em fatias. É só fatiar o bolo e colocar em um saco plástico ou recipiente adequado para o freezer por até 3 meses.

Cuidado apenas pra não sobrepor as fatias, quando elas congelam juntas elas grudam e fica mais difícil na hora de descongelar. Para descongelar é só aquecer a porção por uns 20 ou 30 segundos no micro-ondas sobre um guardanapo ou papel absorvente. Se não usar o micro-ondas basta deixar de um dia para o outro na geladeira.

Receita de bolo mesclado de liquidificador fácil e nutritivo, sem glúten e sem lactose que fica super fofinho!

COMO DEIXAR O BOLO MESCLADO MAIS BONITO

Eu acho que o segredo para o bolo mesclado ficar mais atraente é não misturar demais a parte branca com a parte preta. Eu gosto de separar aproximadamente 1/3 da massa para a parte de chocolate e para mim esta é a proporção ideal.

Comece adicionando a massa branca na forma mas reserve uma pequena parte, aí você coloca a massa preta sobre a massa branca e depois aquele restinho de massa branca sobre a massa preta. Só de fazer isso ele já fica mais bonito.

Depois de adicionar as duas massas na forma é só pegar uma espátula ou uma faca e afundar bem no centro da massa, sem mexer demais pra não misturar muito. Fica difícil descrever este movimento, mas é só assistir ao vídeo que você vai entender melhor o que eu estou falando.

Você vai perceber que o bolo mesclado mesmo sendo um bolo bem simples fica muito lindo e apetitoso!

Receita de bolo mesclado de liquidificador simples e fofinho que é sem glúten e sem leite

Imprimir
Receita de bolo mesclado de liquidificador simples e fofinho que é sem glúten e sem leite

BOLO MESCLADO DE LIQUIDIFICADOR


  • Autora: Chef Susan Martha
  • Tempo de preparo: 15 minutos
  • Tempo de cozimento: 30 minutos
  • Tempo Total: 45 minutos
  • Rendimento: 14 fatias
  • Categoria: Bolo Simples
  • Métodos: Liquidificador
  • Cozinha: Sem Glúten

Descrição

Este bolo mesclado é simples de preparar, feito inteiramente no liquidificador e fica super fofinho!


Ingredientes

  • 3 ovos (170 gramas)
  • 1 xícara de grão-de-bico cozido “al dente” (150 gramas)
  • 3/4 de xícara de açúcar demerara (160 gramas)
  • 1/2 xícara de óleo de girassol
  • Pitada de sal (2 gramas)
  • 1/2 xícara de farinha de quinoa (60 gramas)
  • 1/2 xícara de polvilho doce (65 gramas)
  • 2 colheres de sopa de cacau em pó 100% (20 gramas)
  • 1 colher de sopa de fermento em pó (2 colheres de chá para massa branca e 1 colher de chá pra massa preta)

Modo de Preparo

  1. Preaqueça o forno a 180º C e separe uma forma redonda média de 23 cm de diâmetro com furo no meio. Unte com um pouco de óleo e polvilhe farinha de arroz ou de quinoa.
  2. No liquidificador adicione os ovo, o grão-de-bico, o açúcar, o óleo e o sal e bata bem até formar uma massa homogênea.
  3. Adicione a farinha de quinoa, o polvilho doce e com a espátula ajude o liquidificador a processar tudo. Se o seu liquidificador não for muito potente você pode misturar as farinhas em uma bacia com um fuet (batedor de arame) ou uma colher de pau.
  4. Separe 1/3 da massa em uma bacia e adicione o cacau em pó peneirado, misture bem até formar uma massa homogênea.
  5. Na massa branca adicione 2 colheres de chá de fermento em pó, mexa rapidamente e transfira para a forma. Lembre-se de deixar um pouquinho da massa branca para a decoração.
  6. Na massa preta adicione 1 colher de chá de fermento em pó, mexa rapidamente e coloque sobre a massa branca.
  7. Coloque o restinho da massa branca sobre a massa preta, passe a espátula ou uma faca bem no centro da massa mas sem misturar demais.
  8. Leve para assar em forno aquecido a 180º C por aproximadamente 30 minutos, faça o teste do palito, quando ele sair limpo está pronto.
  9. Espere o bolo esfriar completamente para depois retirá-lo da forma.

Notas

  • Os ovos não são substituíveis, a receita não funciona com “ovos” vegetais.
  • Substitua o grão-de-bico por feijão ou lentilha cozidos “al dente“.
  • Qualquer açúcar ou adoçante funcionam para esta receita, mas com açúcar mascavo ou de coco o bolo vai ficar mais escuro. O açúcar mascavo deixa o bolo mais úmido e o açúcar de coco deixa o bolo mais duro e seco. Com adoçante o bolo fica mais seco e cresce menos.
  • Você pode trocar o óleo de girassol por qualquer outro óleo, com óleo de coco o bolo fica mais firme e endurece na geladeira.
  • A farinha de quinoa pode ser substituída por farinha de trigo sarraceno e o polvilho doce por araruta.

Informações Nutricionais

  • Rendimento em Porções: 14
  • Calorias: 188
  • Açúcares: 12,1 gramas
  • Sódio: 3%
  • Gorduras Totais: 7%
  • Gorduras Saturadas: 0,9 gramas
  • Gorduras Insaturadas: 0%
  • Gorduras Trans: 0%
  • Carboidratos: 12%
  • Fibras: 9%
  • Proteínas: 8%
  • Colesterol: 13%

CONFIRA OUTRAS RECEITAS DE BOLO DE LIQUIDIFICADOR

Receita Bolo Formigueiro fofinho e saboroso feito apenas no liquidificador sem glúten e sem lactose!

Receita de bolo de laranja com a casca de liquidificador fofinho sem glúten e sem lactose

 

Receita de Bolo de Maçã simples de liquidificador muito fofinho. É sem glúten, sem lactose e muito nutritivo!

Espero que você tenha gostado desta receita de Bolo Mesclado e se tiver dúvidas ou sugestões é só deixar um comentário abaixo. Quando você fizer esta receita em casa você pode bater uma foto e me enviar pelo Facebook ou pelo Instagram no @amorpelacomida pra que a gente possa conversar sobre a sua criação!

Para aprender a dominar as Farinhas Sem Glúten e aprender como substituir a farinha de trigo das receitas clique aqui!

Ah, e se você ainda não é inscrito no Amor Pela Comida no YouTube inscreva-se e fique sempre por dentro das novidades!

 

Gostou da receita? Comente usando o Facebook

comentários

Receitas por categorias:
Bolos,Tortas e Panquecas

Comentário para BOLO MESCLADO DE LIQUIDIFICADOR FOFINHO SEM GLÚTEN E SEM LACTOSE

  • Posso trocar a farinha de quinoa pela farinha de arroz?

    Renata 18/08/2018 01:21
  • Oi Renata, a farinha de quinoa absorve mais água que a farinha de arroz e também confere um estrutura diferente para a massa. Com farinha de arroz a massa funciona, mas costuma ficar mais farelenta e menos flexível. Beijos

    Chef Susan Martha 19/08/2018 15:35

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Menu Principal