Avatar

BOLO SALGADO DE LIQUIDIFICADOR SEM FARINHA PROTEICO

2 anos atrás escrito por

Eu sei que muitas pessoas preferem opções salgadas para o lanche mas algumas vezes ficamos em dúvida do que comer entre as refeições. Na Reeducação Alimentar devemos revesar os alimentos e tentar consumir menos farinha refinada possível. Pensando nisso desenvolvi esta receita de bolo salgado que não leva nenhuma farinha, isso mesmo, eu disse que você não vai precisar de nenhum tipo de farinha para fazer este bolo salgado de liquidificador.

Receita de Bolo Salgado de Liquidificador sem nenhuma farinha, super proteico, sem glúten e sem lactose perfeito para o lanche!

BOLO SALGADO DE LIQUIDIFICADOR COM GRÃO-DE-BICO COZIDO NO LUGAR DA FARINHA

Esta é uma receita muito simples e prática de bolo salgado de liquidificador. Ela leva como base o grão-de-bico cozido e é o grão-de-bico que vai servir como a “farinha” desta receita. Se você não sabe como cozinhar o grão-de-bico eu já ensinei aqui no blog (clique aqui para aprender a cozinhar grão-de-bico), mas se você ficar com preguiça de cozinhá-lo você pode comprar aquele enlatado ou à vácuo e usar sem a água.

Eu gosto de ter sempre grãos integrais congelados no freezer. Cozinho uma maior quantidade, meço 1 xícara, coloco em saquinhos próprios para o freezer e levo para congelar. Assim quando decido fazer uma receita é só descongelar rapidamente deixando os grãos de molho em água quente por alguns minutos e os grãos parecem que foram cozidos na hora. Além de prático também é muito econômico, 500 gramas de grão-de-bico cru rendem aproximadamente 7 xícaras de grão-de-bico cozido.

Receita de Bolo Salgado de Liquidificador sem nenhuma farinha, super proteico, sem glúten e sem lactose perfeito para o lanche!

Esta receita de bolo salgado de liquidificador é muito proteica, além da proteína do grão-de-bico ainda temos a proteína dos ovos e das sementes de girassol. O sabor fica por conta do molho de tomate caseiro e das azeitonas, uma combinação clássica com um toque de alho e orégano. Mas se você não gostar destes sabores não se preocupe, você pode fazer este bolo salgado de liquidificador com o recheio da sua preferência (confira as opções de recheio no final do post).

DICAS PARA ACERTAR O BOLO SALGADO DE LIQUIDIFICADOR

Vale lembrar que esta receita de bolo salgado de liquidificador não funciona com farinha de grão-de-bico, pois o teor de umidade é diferente. Sempre que você usar grãos integrais nas receitas de bolo, pão, biscoito, etc, eles devem estar cozidos “al dente“, ou seja, firme mas não molengas, também não podem estar duros se não eles não vão desmanchar na massa.

Se você acidentalmente cozinhar demais os grãos você deve corrigir a textura com um pouco de farinha sem glúten, normalmente 1/4 xícara de farinha de arroz para cada xícara de grão cozido em excesso resolve o problema. Se os grãos estiverem muito cozidos e você não corrigir a textura provavelmente a receita não vai dar certo.

Receita de Bolo Salgado de Liquidificador sem nenhuma farinha, super proteico, sem glúten e sem lactose perfeito para o lanche!

Esta receita de bolo salgado de liquidificador rende 10 unidades se você assar em forminhas de silicone, mas se você não tiver as forminhas individuais não tem problema, asse em uma forma de 20 x 20 centímetros untada e polvilhada com um pouco de farinha sem glúten. Para um maior rendimento dobre a receita e asse em uma forma de 20 x 30 centímetros ou 20 forminhas individuais.

Para a massa você só vai precisar colocar tudo no liquidificador e bater até formar uma massa uniforme e o grão-de-bico dissolver. Com a massa pronta é só misturar o recheio com uma espátula ou colher e finalizar com o fermento em pó. Depois é só assar em forno preaquecido 180º C por aproximadamente 25 minutos.

Receita de Bolo Salgado de Liquidificador sem nenhuma farinha, super proteico, sem glúten e sem lactose perfeito para o lanche!

Imprimir
Bolo salgado de liquidificador sem farinha proteico com grão-de-bico.

BOLO SALGADO DE LIQUIDIFICADOR


  • Autora: Chef Susan Martha
  • Tempo de preparo: 20 minutos
  • Tempo de cozimento: 25 minutos
  • Tempo Total: 45 minutos
  • Rendimento: 10 bolinhos 1x

Descrição

Perfeito para a hora do lanche este bolinho tem um sabor delicioso, não leva nenhuma farinha e ainda por cima é proteico 🙂


Scale

Ingredientes

  • 2 ovos grandes
  • 1 xícara de grão-de-bico cozido “al dente”
  • 1/4 xícara de azeite de oliva
  • 1/2 xícara de molho de tomate caseiro
  • 1 dente de alho (opcional)
  • 1 colher de sopa de orégano (opcional)
  • Pitada de pimenta vermelha (opcional)
  • 1/2 colher de chá rasa de sal
  • 1/2 colher de sopa de fermento em pó

INGREDIENTES RECHEIO:

  • 1/2 xícara de azeitonas picadas
  • 1/2 xícara de cebola picada (crua)
  • 1/4 xícara sementes de girassol + 2 colheres de sopa para decoração (opcional)

Modo de Preparo

  1. Coloque os ovos, o grão-de-bico, o azeite, o molho de tomate, o alho, o orégano e o sal no liquidificador e bata até formar uma massa uniforme. A massa fica grossinha mas não muito consistente (observe com mais detalhes a textura da massa no vídeo).
  2. Com a massa pronta é só adicionar o recheio, mexer e depois finalizar com o fermento em pó mexendo rapidamente.
  3. Coloque a massa dentro de 10 forminhas de silicone ou asse em uma forma de 20 x 20 centímetro untada e polvilhada com farinha sem glúten.
  4. Leve para assar em forno preaquecido à 180º C por aproximadamente 25 minutos ou até que você faça o teste do palito e ele saia limpo.
  5. Se quiser decore cada o bolo salgado de liquidificador com algumas sementes de girassol.

Notas

  • Se os ovos estiverem muito pequenos use 3 unidades.
  • Sempre que usar grãos cozidos na receitas eles devem ser “al dente“, ou seja, nem muito mole, nem muito duro. Você pode substituir o grão-de-bico por feijão cozido.
  • Se você usar grãos que cozinharam demais e estão muito molengas você vai precisar adicionar algumas colheradas de farinha de arroz para ajustar a textura. Se não ajustar a consistência da massa ela vai ficar muito mole e quebradiça.
  • Você pode usar qualquer tipo de óleo ou azeite.
  • Você pode usar o molho de tomate industrializado da sua preferência. Caso o molho escolhido seja muito líquido adicione 2 colheres de sopa da farinha de arroz para ajustar a textura.
  • Como usei azeitonas no recheio usei apenas 1/2 colher de chá de sal na massa, se você usar um recheio mais neutro você pode adicionar mais 1/2 colher de chá de sal, ou corrigir o sal a gosto.
  • Substitua as sementes de girassol por sementes de abóbora, gergelim, castanhas, nozes, etc.
  • Categoria: Torta Salgada
  • Métodos: Liquidificador
  • Cozinha: Sem Glúten

Receita de Bolo Salgado de Liquidificador sem nenhuma farinha, super proteico, sem glúten e sem lactose perfeito para o lanche!

Observe a textura da massa do bolo salgado de liquidificador

Você pode encher as forminhas até o topo, esta massa de bolo salgado de liquidificador não cresce muito no forno.

Este bolo salgado de liquidificador é simples de preparar, prático pra levar de lanche e uma ótima opção sem farinha, sem glúten, sem soja, sem lácteos e sem processados. Além da praticidade você ainda pode congelar as porções colocando-as em sacos plásticos adequados para o freezer. Tente não sobrepor as unidades os as fatias, pois quando congelam elas grudam juntas.

Para descongelar é só colocar na geladeira de um dia para o outro, ou descongelar no micro-ondas sobre um papel toalha ou guardanapo por aproximadamente 30 segundos, 15 segundos de cada lado. Se necessário adicione mais 10 segundos e verifique se descongelou.

TROCANDO O SABOR DO BOLO SALGADO DE LIQUIDIFICADOR

Esta receita de bolo salgado de liquidificador é vegetariana, mas se você não gostar de azeitona com cebola você pode trocar pelo recheio da sua preferência, basta utilizar 1 xícara do seu sabor preferido. Você pode usar até 1 e 1/2 xícaras de recheio, mas não ultrapasse esta quantidade.

Procure não usar recheios muito molhados como tomate picado, abobrinha, chuchu, etc para que não interfiram na textura final do bolo salgado de liquidificador. Mas se quiser usar mesmo assim algum destes ingredientes não ultrapasse 1/4 xícara, se não a receita pode dar errado.

SUGESTÕES DE SABORES:

  • 1/2 xícara de brócolis picado + 1/2 xícara de cenoura ralada + 1/4 xícara castanha de caju picada
  • 1/2 xícara de frango desfiado + 1/2 xícara de couve-flor picada + 1/4 xícara sementes de abóbora
  • 1 lata de atum drenado + 1/2 xícara de cebola + 1/4 xícara de alcaparras
  • 1/2 xícara de cogumelos em conserva + 1/2 xícara tomate seco + 1/2 xícara tofu picado em cubos
  • 1/3 xícara de vagem picada + 1/3 xícara de cenoura ralada + 1/3 xícara de cebola picada

Receita de Bolo Salgado de Liquidificador sem nenhuma farinha, super proteico, sem glúten e sem lactose perfeito para o lanche!

CONFIRA OUTRAS RECEITAS PRÁTICAS DE LIQUIDIFICADOR:

 

 

Espero que você tenha gostado desta receita de bolo salgado de liquidificador e se tiver dúvidas ou sugestões é só deixar um comentário abaixo. Não esqueça de quando fizer esta receita em casa bater uma foto e postar nas redes sociais com a #amorpelacomida, eu vou adorar ver e curtir a sua criação.

Ah, e se você ainda não é inscrito no Amor Pela Comida no YouTube inscreva-se e fique sempre por dentro das novidades!

Gostou da receita? Comente usando o Facebook

comentários

Comentário para BOLO SALGADO DE LIQUIDIFICADOR SEM FARINHA PROTEICO

  • Achei tudo maravilhoso para eu manter a forma até mesmo emagrecer…
    Obrigado

    Avatar Zoraia 09/06/2017 04:50
  • Oi Zoraia, que bom que gostou das receitas, fico muito feliz.
    As receitas são para você se alimentar de forma mais consciente, com sabor e muitos nutrientes 🙂
    Quando você come comida de verdade a chance de você continuar em forma e emagrecer são grandes!
    Obrigada pelo seu comentário, beijinhos e até a próxima!

    Avatar Chef Susan Martha 09/06/2017 12:53
  • Fiz ficou muito boa!

    Avatar cris 24/01/2018 18:04
  • Oi Cris, fico feliz que testou e aprovou a receita, obrigada por compartilhar sua opinião comigo, ela ajuda muito para que outras pessoas também testem a receita. Beijinhos

    Avatar Chef Susan Martha 25/01/2018 20:42
  • Boa noite
    Muito boa suas receitas, dicas, tudo maravilhoso. Gostaria de saber se posso polvilhar em cima da massa queijo parmesão ralado ou outro tipo de queijo?. Obrigada

    Avatar Ana Paula 20/03/2018 21:58
  • Oi Ana, que bom que está gostando das receitas aqui do blog, com certeza com qualquer queijo por cima deve ficar delicioso. Inclusive se você quiser pode misturar um pouco também na massa 🙂
    Beijos

    Avatar Chef Susan Martha 21/03/2018 14:26
  • Olá Susan como suas receitas dão certo todas que fiz ficaram ótimas,as dicas em cada receita são essenciais com certeza um diferencial.Vou fazer esta receita de bolo salgado também.

    Avatar Claudia Souza Lemos 04/08/2018 21:52
  • Oi Claudia, eu desenvolvi a minha própria metodologia sobre as farinhas sem glúten e por isso sei fazer melhores escolhas antes mesmo de testar a receita pela primeira vez. Algumas receitas preciso de 2 ou 3 testes até que fique com a textura perfeita, e por isso quando as receitas entram no blog eu tenho certeza que elas funcionam. Nesta receita de bolo salgado tome cuidado apenas na grossura do molho, não pode ser aqueles muito aguados, caso o seu esteja muito aguado você vai precisar adicionar um pouco de farinha de arroz para ajustar a textura da massa. Beijos

    Avatar Chef Susan Martha 05/08/2018 19:13

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Menu Principal