Avatar

COMO USAR GOMA XANTANA SEM ERROS

3 anos atrás escrito por

Eu acho que todo mundo que já se aventurou em testar receitas sem glúten em casa passou pelo mesmo problema pelo menos uma vez, errou na quantidade de goma xantana. Se você não sabe como usar goma xantana nas receitas saiba que você não é o única e eu mesma cometi muitos erros quando estava começando.

Acho que a primeira coisa que você precisa entender sobre como usar goma xantana é que você deve seguir as orientações de quantidade descrita na receita. Se a receita pede por meia colher de chá de goma xantana esta quantidade deve ser obedecida.

COMO USAR GOMA XANTANA SEM ERROS

O grande erro que as pessoas cometem é medir a goma xantana usando uma colher comum do dia a dia.

Para medir a goma xantana você precisa utilizar uma colher de medida padrão. Você encontra colheres de medida em lojas que vendem utilidades domésticas e também em lojas que vendem artigos importados da China.

A colher de chá mede 5 ml e meia colher de chá mede 2,5 ml, ou seja, é bem pouquinho mesmo. E além de utilizar estes medidores você sempre deve nivelar a quantidade dentro da colher de medida, não pode ser trasbordando.

PASSO A PASSO DE COMO USAR GOMA XANTANA DA MANEIRA CORRETA

  • Encha a colher de chá padrão até transbordar, com o auxílio de uma faca nivele a goma xantana na colher.
Goma xantana como usar com precisão e sem erros!

Passo 1 – Encha a colher até transbordar e depois passe a faca para nivelar a goma xantana

  • Depois de passar a faca uma vez repita o processo para garantir que realmente está bem nivelada.
Goma xantana como usar sem erros em receitas sem glúten

Passo 2 – Passe a faca novamente para garantir que a goma xantana está bem nivelada

  • Pronto, agora é só usar na receita 🙂
Como usar goma xantana e medir corretamente para evitar erros e desperdícios

Passo 3 – Agora é só usar na receita!

COMO USAR GOMA XANTANA NAS RECEITAS

  1. Siga sempre a indicação da receita e use a quantidade recomendada, use sempre uma colher padrão de medida.
  2. Em algumas receitas sem glúten a goma xantana não é necessária, porém se a receita está pedindo por ela você não pode excluí-la da receita.
  3. Normalmente você usa 1/2 colher de chá de goma xantana em receitas de bolos e 1 colher de chá em receitas de pães, pizzas e biscoitos, mas tudo vai depender dos demais ingredientes da receita, não existe uma regra exata, por isso siga as orientações da receita.
  4. Para que ela se misture de maneira mais uniforme na massa o ideal é misturá-la junto aos ingredientes secos da receita.
  5. Você pode substituir a goma xantana por Goma Guar ou CMC na mesma proporção, porém os resultados serão um pouco diferentes. A goma guar não é tão potente como a goma xantana e a CMC (carboximetilcelulose) costuma deixar a massa mais ressecada.

Goma xantana como usar sem erros em receitas sem glúten

O QUE ACONTECE SE VOCÊ EXAGERAR NA QUANTIDADE DE GOMA XANTANA

  1. A massa vai ficar instantaneamente mais grossa e pesada, parece que virou uma cola dura.
  2. O excesso de goma xantana não permite a expansão do ar dentro da massa, ou seja, o pão não cresce nem um centímetro na fermentação e o bolo fica duro.
  3.  Se você não exagerou demais na quantidade de goma xantana e a receita conseguiu crescer um pouco, o erro que pode acontecer é que o miolo da receita pode ficar parecendo uma cola, meio borrachudo e compactado.
  4. Depois que você exagerou na quantidade de goma xantana não tem mais como corrigir. Não adianta colocar mais líquido para deixar a massa mais mole, essa quantidade em excesso de líquidos vai desconfigurar a estrutura da receita e não vai corrigir o erro. O melhor mesmo é jogar fora e começar de novo.

Espero que você tenha gostado desta dica sobre como usar goma xantana e se tiver dúvidas ou sugestões é só deixar um comentário abaixo. Você pode conversar comigo pelo Facebook ou pelo Instagram no @amorpelacomida

Ah, e se você ainda não é inscrito no Amor Pela Comida no YouTube inscreva-se e fique sempre por dentro das novidades!

Se você tem interesse em aprender mais sobre as farinhas sem glúten eu convido você a conferir meu Curso Online – Dominando as Farinhas Sem Glúten: curso-farinhas-sem-glúten-

CURSO-FARINHAS-SEM-GLUTEN
APRENDA COMO SUBSTITUIR A GOMA XANTANA CLICANDO AQUI!

Receitas por categorias: Dicas da Chef

COMENTÁRIO PARA COMO USAR GOMA XANTANA SEM ERROS

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *