Avatar

PÃO DE MEL RECHEADO SEM GLÚTEN, SEM LEITE, SEM OVO FÁCIL

9 meses atrás escrito por

Com a Páscoa chegando decidi criar uma receita de pão de mel recheado que fosse tão gostosa quanto a tradicional, mas que fosse mais inclusiva com as pessoas que tem restrições alimentares.

Em minhas pesquisas pelo Pinterest descobri que a receita de pão de mel original não leva ovos, e quando vai ovo na receita ela se transforma em uma receita de “bolo de mel”.

Portanto entrei na minha cozinha decidida a criar um pão de mel recheado sem farinha de trigo, sem leite e sem ovo e não é que acertei na primeira tentativa?

Nem eu acreditei que o meu novo pão de mel recheado tinha ficado tão gostoso que nem parecia que era livre de tantos ingredientes.

Inclusive presenteei algumas unidades para minha família e todos falaram que parecia uma receita de pão de mel tradicional, só que claro, com um chocolate de melhor qualidade por fora.

Vários pães de mel cobertos com chocolate sobre prato branco com guardanapo de bolinhas coloridas

RECEITA DE PÃO DE MEL RECHEADO COM CHOCOLATE TRUFADO

A maioria das receitas de pão de mel são recheadas com doce de leite, mas eu já testei doce de leite feito com leite de coco e não fica com aquela mesma consistência do doce de leite industrializado.

Por isso eu decidi substituir o doce de leite por chocolate trufado e o pão de mel recheado ficou com sabores ainda mais interessante.

Um chocolate trufado basicamente é um chocolate acrescido de alguma bebida alcoólica, eu decidi aromatizar a receita de pão de mel com whisky. Lembre-se que para ser sem glúten o whisky precisa ser Single Malt.

E claro, o whisky é opcional, se você não consumir bebidas alcoólica ou for servir este pão de mel recheado para crianças, sugiro exclui-lo da receita.

Se preferir você também pode aromatizar com essência de rum, essência de baunilha, ou simplesmente não aromatizar com nada.

Pão de mel coberto com chocolate mordido

PÃO DE MEL RECHEADO MACIO E SABOROSO

Não sei você, mas eu não gosto muito daqueles pães de mel que parecem um biscoito duro. Eles costuma ter uma cobertura branca por fora, e geralmente são meio secos e sem graça.

Quando você testar esta receita de pão de mel em casa vai perceber que ela é super fofinha, aromática e que vale a pena cada mordida!

A leveza da receita está na escolha das farinhas sem glúten e também no uso do bicarbonato de sódio para fazer crescer a massa.

Muita atenção na hora de medir o bicarbonato de sódio, se você não usar colheres de medida e exagerar na quantidade o pão de mel recheado vai ficar com um sabor metálico horrível.

Pão de mel recheado partido ao meio sobre prato branco

RECEITA DE PÃO DE MEL RECHEADO SEM BATEDEIRA

Eu amo receitas simples que a gente consegue fazer tudo à mão mesmo, e esta receita de pão de mel é assim. Você mistura os secos, mistura os molhados e depois junta os dois, bem fácil!

Com este métodos todos os ingredientes se misturam de uma forma mais uniforme e você consegue uma massa perfeita.

Vale lembrar que como esta é uma receita de pão de mel sem ovos e sem farinha de trigo a consistência da massa é um pouco elástica e mais grossinha que uma massa de bolo tradicional.

A massa adquire esta consistência antes de assar devido as fibras da farinha de trigo sarraceno e também da goma xantana.

Se você ainda não sabe como usar a goma xantana sem erros clique aqui!

Pão de mel recheado sobre prato quadrado branco sobre mesa branca

COMO FAZER PÃO DE MEL VEGANO?

Se você ainda não está familiarizado com o termo vegano saiba que é um estilo de vida e alimentação que não inclui nenhum produto de origem animal, portanto o mel não pode ser usado.

Felizmente é muito simples substituir o mel desta receita, você pode usar a mesma proporção de melado ou então agave.

Esta substituição não vai mudar praticamente em nada o resultado final da receita e assim você consegue fazer esta receita de pão de mel sem o uso de produtos de origem animal.

Pão de mel recheado coberto com chocolate partido ao meio sobre prato quadrado branco

PÃO DE MEL RECHEADO E COBERTO COM CHOCOLATE

Eu devo confessar que não tenho muita habilidade em trabalhar com chocolate derretido, mesmo na minha época de faculdade eu não levava muito jeito e também não tinha muita paciência para os cuidados necessários.

Sim, para mexer com chocolate da maneira correta são necessário alguns cuidados:

  • Temperatura do ambiente deve estar entre 16º – 18º C
  • Você precisa de um termômetro para confeitaria
  • Um pouco de prática e técnica

Como eu estou fazendo esta receita em escala caseira, apenas para minha família e amigos eu dei uma burlada nessas regras e o resultado foi um chocolate não muito brilhante e que derrete na mão com facilidade.

Se você está buscando aprender mesmo como temperar o chocolate para que ele fique perfeito você pode clicar aqui que a Dani Noce tem um vídeo bem detalhado com todas as técnicas corretas para o manuseio do chocolate.

Mas se você está fazendo apenas para sua família e não quer seguir todas estas regras você pode fazer a mesma técnica que fiz no vídeo 😉

Perceba na foto abaixo como o chocolate já está derretendo no meu dedo… mas mesmo com este probleminha técnico a receita é uma delícia, prometo!

Pão de mel coberto de chocolate mordido

E SE EU NÃO QUISER RECHEAR E COBRIR O PÃO DE MEL COM CHOCOLATE?

Se você é do time que prefere receita bem prática sem muitas etapas você pode simplesmente assar o pão de mel e comer ele puro, mesmo sem recheio e sem cobertura a massa é muito saborosa.

Como ela rende uma massa fina na forma de 20 x 30 cm você pode dobrar todos os ingredientes da receita e assim obter uma receita de pão de mel maior.

Se você quiser pode cobrir ela com uma caldinha de chocolate, eu já ensinei uma bem simples que uso pra cobrir o bolo de cenoura, você pode conferir clicando aqui!

 

Imprimir
Vários pães de mel sobre prato branco forrado com guardanapo com bolinhas coloridas

PÃO DE MEL RECHEADO SEM GLÚTEN, SEM LEITE, SEM OVO FÁCIL


  • Autora: Chef Susan Martha
  • Tempo de preparo: 50 minutos
  • Tempo de cozimento: 10 minutos
  • Tempo Total: 60 minutos
  • Rendimento: 12 unidades 1x

Descrição

Este pão de mel é fofinho, aromático e simples de preparar. É recheado com chocolate trufado com coco e coberto com chocolate amargo, uma delícia!


Scale

Ingredientes

INGREDIENTES MOLHADOS

  • 1/4 xícara de óleo de coco sem sabor derretido (55 gramas)
  • 1/2 xícara de açúcar mascavo (75 gramas)
  • 1/4 xícara de mel (90 gramas)
  • 200 ml de leite de coco

INGREDIENTES SECOS

  • 2/3 xícara de farinha de trigo sarraceno (80 gramas)
  • 1/3 xícara de farinha de arroz integral (45 gramas)
  • 1/3 xícara de fécula de batata (50 gramas)
  • 1 colher de sopa de cacau em pó 100% (10 gramas)
  • 2 colheres de chá de condimento em pó (5 gramas)
  • 1 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio (7 gramas)
  • 1/2 colher de chá de goma xantana (1,75 gramas)

INGREDIENTES RECHEIO

  • 100 gramas de chocolate 63% derretido
  • 100 ml de leite de coco
  • 50 gramas de coco ralado seco
  • 1 colher de sopa de whisky single malt (opcional)

INGREDIENTES COBERTURA

  • 400 gramas de chocolate 63%

Modo de Preparo

MODO DE PREPARO MASSA

  1. Separe uma forma de 20 x 30 cm e forre com papel manteiga untado e preaqueça o forno a 180º C.
  2. Misture os molhados em uma bacia com um fuet (batedor de arame).
  3. Misture os secos em outra bacia.
  4. Adicione os secos misturados sobre os molhados e mexa rapidamente até formar uma massa com consistência grossa e um pouco elástica.
  5. Espalhe a massa na forma previamente forrada com papel manteiga untado formando uma camada uniforme.
  6. Leve para assar por aproximadamente 10 minutos no forno preaquecido a 180º C ou até que você faça o teste do palito e ele saia limpo. Deixe a massa esfriar por completo antes de cortar, você pode levar para geladeira para ela firmar mais rápido.
  7. Use um molde de 5 x 5 cm para cortar 24 quadradinhos de massa. O molde que usei tem 4,7 x 4,7 cm e por isso sobrou uma bordinha, se não tiver o molde meça com uma régua e corte com uma faca.

MODO DE PREPARO RECHEIO

  1. Misture todos os ingredientes em uma bacia e mantenha em temperatura ambiente para rechear os pães de mel.

RECHEANDO O PÃO DE MEL

  1. Divida o recheio em 12 quadradinhos. Ajuste com a colher deixando uma camada uniforme.
  2. Cubra cada quadradinho recheado com o pão de mel cortado sem recheio.

MODO DE PREPARO COBERTURA DE CHOCOLATE

  1. Assista ao vídeo da Dani Noce para aprender a temperar o chocolate amargo da maneira correta.
  2. Cubra os doze pães de mel com chocolate, é mais fácil cobrir o pão de mel do que mergulhá-lo no chocolate derretido, pois a massa é mais sensível. Eu usei uma grade, mas pode ser apenas sobre um papel manteiga.
  3. Leve para geladeira para endurecer o chocolate.

Notas

  • Você pode usar outro óleo vegetal da sua preferência, mas com óleo de coco a massa fica um pouco mais firme e mais fácil de ser recheada.
  • Não é possível fazer esta receita com adoçante.
  • O leite de coco da massa pode ser substituído por qualquer leite vegetal, porém para o recheio você precisa de um leite vegetal mais gordo, se não a consistência do recheio não vai ficar tão gostosa.
  • O condimento em pó é um mix de especiarias que já compro pronto, você pode substituir por 1 colher de chá de canela em pó, com 1/2 colher de chá de cravo em pó e 1/2 colher de chá de noz moscada ralada.
  • Observe se o rótulo do chocolate amargo que você está usando é realmente livre de glúten e leite.
  • Você pode substituir o coco ralado do recheio por nozes, castanhas, amendoim, etc.
  • Você pode firmar o recheio mais rápido se colocar na geladeira, mas não deixe muito tempo porque ele endurece e vai ser difícil de rechear os pães de mel.
  • Categoria: Sobremesa
  • Métodos: Feito à mão
  • Cozinha: Sem Glúten

Informações Nutricionais

  • Rendimento em Porções: 12 unidades
  • Calorias: 517
  • Açúcares: 28 gramas
  • Sódio: 7%
  • Gorduras Totais: 54%
  • Gorduras Saturadas: 26,4 gramas
  • Gorduras Insaturadas: 5 gramas
  • Gorduras Trans: 0%
  • Carboidratos: 16%
  • Fibras: 27%
  • Proteínas: 10%
  • Colesterol: 1%

Keywords: pão de mel recheado

ARMAZENAMENTO E DURABILIDADE DO PÃO DE MEL RECHEADO

Como esta é uma receita que não leva ovos e contém bastante açúcar é uma receita que dura mais tempo na geladeira.

Aqui em casa dividi com a família e ela acabou em poucos dias, mas seguramente ela dura pelo menos 10 dias na geladeira.

Sugiro que você mantenha na geladeira para evitar que o chocolate passe por variações de temperatura. Eu guardei em um pote hermético.

Vários pães de mel sobre prato branco forrado com guardanapo com bolinhas coloridas

CONFIRA OUTRAS SOBREMESAS COM CHOCOLATE

Musse de chocolate vegano sem abacate muito nutritivo e saboroso. É perfeito para quem ama chocolate e está de dieta, você nunca vai adivinhar qual é o ingrediente secreto

Receita de brigadeirão sem leite condensado com 4 ingredientes sem glúten e sem lactose simples de preparar.

Receita de Brownie Vegano sem glúten, sem soja, sem ovo, sem leite, muito simples e rápido de preparar!

Amendoim doce caramelizado com chocolate super crocante

Gostou da receita? Comente usando o Facebook

comentários

Receitas por categorias:
Bolos,Tortas e Panquecas · Receitas Veganas · Sobremesa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Menu Principal