BOLO SALGADO VEGANO SEM GLÚTEN

2 semanas atrás escrito por

Eu adoro receitas práticas de liquidificador e confesso que gosto mais de criar receitas doces do que receitas salgadas, mas sei que muitas pessoas não são tão fãs do doce quanto eu e por isso decidi fazer uma opção que pudesse agradar a todos, desenvolvi uma receita de bolo salgado vegano.

Esta é uma receita vegana sem glúten e sem alguns dos principais alimentos alergênicos: soja, ovo, derivados de leite, castanhas e amendoim. Por isso se você sofre com alergias ou intolerâncias alimentares esta receita foi desenvolvida especialmente pra você!

Mas não se preocupe, mesmo que você não tenha restrições alimentares como eu, esta é uma receita saborosa que vai agradar seu paladar. Meu marido disse que era tão gostosa que dava pra fazer pra vender e sempre que o marido aprova é um bom sinal 😉 Eu sempre fico muito feliz e orgulhosa quando as pessoas me contam que estão fazendo minhas receitas para vender e que elas estão fazendo sucesso com os clientes.

Receita de Bolo Salgado vegano de liquidificador com abóbora, amaranto e aveia, é sem glúten, sem lactose, sem ovo e muito nutritrivo

BOLO SALGADO VEGANO SEM OVO?

Algumas pessoas ainda não estão familiarizadas com o termo “vegano”, receitas veganas são receitas que não contém nenhum ingrediente de origem animal, portanto é necessário que as receitas de bolos, tortas e afins sejam sem este ingrediente coringa da cozinha.

Eu sempre tento intercalar as receitas aqui do blog pra conseguir atender a todos os pedidos e sempre que posto uma receita com ovos a pergunta que sempre aparece  é, dá para substituir o ovo? Mas transformar uma receita com ovos em uma receita sem ovos não é algo tão simples assim.

De maneira geral sempre que uma receita tiver mais que 3 ovos eles não devem ser substituídos, pois além de proporcionar a liga para a receita os ovos também conferem umidade e estrutura. Os conhecidos “ovos de linhaça” quando usados em excesso costumam deixar a receita pesada e meio gosmentinha, não dá nem pra comparar com a textura que os ovos de galinha conferem à massa.

Mesmo que você não seja adepto do estilo de vida livre de produtos de origem animal esta é receita de bolo salgado vegano vai surpreender seu paladar. Ela fica crocante por fora, macio e levemente úmido por dentro e é uma ótima opção para comer no lanche da tarde.

Receita de torta salgada vegana sem glúten, sem soja, sem ovo, sem leite vegana

TEXTURA DA MASSA DO BOLO SALGADO VEGANO

Eu sei que muitas pessoas tem dificuldade em achar boas receitas sem ovos e agora depois de fazer alguns testes estou pegando a manha de como deve ser a textura da massa antes de entrar no forno.

Esta receita de bolo salgado vegano tem uma massa bem consistente, parece que vai ficar dura depois de assada, mas não fica. A textura deste bolo salgado vegano é crocante por fora e no interior você percebe uma umidade e maciez que deixa tudo mais interessante.

A umidade interna do bolo salgado vegano vem da abóbora combinada com o polvilho azedo, além do sabor delicioso da abóbora o polvilho azedo dá um leve sabor de queijo, que é muito agradável para receitas salgadas.

Receita de bolo salgado de liquidificador vegano sem glúten, sem leite, sem soja, sem ovo muito simples de preparar!

RECHEIO BOLO SALGADO VEGANO

Você pode usar o recheio que quiser no seu bolo salgado vegano, aproveite para utilizar aqueles vegetais que estão sobrando na geladeira. Se quiser você também pode adicionar carne e derivados de leite caso não tenha restrições alimentares.

O importante é usar entre 1 e 1 1 /2 xícaras de recheio e também não usar vegetais muito úmidos que possam interferir na textura da massa. Evite usar tomate, abobrinha e chuchu em grande quantidade, use no máximo 1/4 de xícara destes ingredientes por receita.

SUGESTÕES DE RECHEIO PARA O BOLO SALGADO VEGANO

  • 1/2 xícara brócolis + 1/2 xícara tofu + 1/2 xícara milho
  • 1/2 xícara vagem + 1/2 xícara couve-flor + 1/2  ervilha
  • 1/2 xícara cenoura + 1/2 xícara cebola + 1/4 xícara castanhas
  • 1/4 xícara sementes de abóbora + 1/2 xícara pimentão vermelho + 1/2 xícara couve

Bolo salgado vegano sem glúten, sem soja, sem leite, sem ovos, receita fácil de liquidificador

COMO ASSAR O BOLO SALGADO VEGANO

Esta é uma receita prática e perfeita para assar em formas pequenas. Eu assei em forminhas de silicone, mas você também pode ser também naquelas formas de muffins.

O ideal é que você use formas menores, para valorizar a textura externa da massa. Quando você assa em uma forma maior você perde um pouco da textura do bolo salgado vegano, pois apenas as bordas ficarão crocantes.

Mas se você não tiver formas pequenas pode assar em uma forma de 20 x 30 cm. Esta receita rende aproximadamente 12 unidades pequenas.

Receita de Bolo Salgado vegano sem glúten, sem soja, sem ovo, sem leite feita no liquidificador com abóbora

COMO ARMAZENAR O BOLO SALGADO VEGANO

Esta é uma receita mais úmida em seu interior, com vegetais e abóbora na massa, tudo isso combinado faz com que a receita dure menos tempo fora da geladeira. Quanto maior a temperatura da sua cidade e maior a umidade dentro da massa, mais rápido as bactérias se proliferam e acabam estragando a receita mais rapidamente.

Por isso minha sugestão é que se você não comer de um dia para o outro coloque a receita na geladeira. Na geladeira ela dura uns 5 dias e para não enjoar de comer o mesmo bolo salgado vegano todo dia, você também pode congelar os bolinhos. Congelado o bolo salgado vegano dura até 3 meses.

Para congelar é só colocar em um saquinho plástico adequado para o freezer, não encha demais o saco, o ideal é que os bolinhos não se encostem. Quando eles congelam juntos eles acabam grudando uns nos outros.

Para descongelar é simples, basta deixar de um dia para o outro na geladeira ou colocar por uns 30 segundos no micro-ondas sobre um papel toalha. O papel toalha absorve um pouco da umidade da massa e o ideal é virar o bolinho depois de 15 segundos, assim o descongelamento é mais eficiente.

Receita de Bolo Salgado de liquidificador vegano sem glúten, sem soja, sem lactose, sem ovo

COMO PREPARAR O BOLO SALGADO VEGANO

Esta é uma receita simples, basta misturar os secos, misturar os molhados e depois juntar tudo. A parte mais demorada é separar todos os ingredientes, pois o modo de preparo é bem rápido.

Minha sugestão é que você comece pelo mais demorado, picar os ingredientes do recheio e também ralar a abóbora. Nesta receita você vai precisar de 1 1/2 xícaras de abóbora ralada, eu usei a abóbora paulista/brasileira pois usando um descascador de legumes é possível retirar a casca dela com facilidade.

Deixe as forminhas onde você vai assar separadas e não se esqueça de preaquecer o forno a 180ºC depois que você picar o recheio e ralar a abóbora.

Feito esta etapa separe todos os ingredientes secos em uma bacia, coloque os ingredientes molhados no liquidificador para processar, junte os secos com molhados e por fim adicione o recheio.

Aí é só colocar nas forminhas e levar para assar, quando fizer o teste do palito e ele sair limpo está pronto. O palito não vai sair super seco, pois como mencionei antes a parte interna fica um pouco úmida. O importante é que o palito não saia grudento.

Bolo Salgado de liquidificador sem ovo, sem soja, sem glúten, sem lácteos. Torta salgada vegana deliciosa e simples de preparar!

INGREDIENTES BOLO SALGADO VEGANO

Ingredientes Molhados:

  • 1 1/2 xícaras de abóbora ralada (substitua por cenoura ralada)
  • 3/4 xícara de água ou leite vegetal
  • 1/3 xícara de óleo de girassol ou qualquer outro óleo
  • 1 colher de sopa de vinagre de maçã (pode ser de álcool, o vinagre ajuda a deixar o bolo salgado vegano mais macio)
  • 1 1/2 colher de chá rasa de sal (você sempre pode corrigir o sal, coloque 1 colher de chá, experimente a massa e se necessário coloque mais 1/2 colher de chá, se usar recheios mais salgados use apenas 1 colher de chá de sal)
  • 1 dente de alho (opcional)
  • 1 colher de chá de páprica defumada (opcional)
  • 1 colher de sopa de chimichurri (opcional)

Ingredientes Secos:

  • 1 xícara de aveia sem glúten em flocos finos (se não for intolerante ao glúten use a aveia “contaminada” que é mais barata)
  • 1/2 xícara de farinha de amaranto (substitua por farinha de trigo sarraceno)
  • 1/2 xícara de farinha de arroz integral (pode ser farinha de arroz comum ou farinha de sorgo)
  • 1/2 xícara de polvilho azedo (substitua por fécula de batata)
  • 1/2 colher de chá rasa de goma xantana (substitua por goma guar, CMC ou 2 colheres de sopa de psyllium)
  • 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio (faz o bolo salgado vegano crescer melhor)
  • 1 colher de sopa de fermento em pó

Ingredientes Recheio:

  • 1 xícara de couve-flor picada
  • 1/4 xícara de azeitonas pretas picadas
  • 1/4 xícara de cebola picada
  • 2 colheres de sopa de salsinha picada (opcional)

MODO DE PREPARO BOLO SALGADO VEGANO

  • Rale a abóbora e meça corretamente.
  • Pique todos os ingredientes do recheio e reserve.
  • Misture os ingredientes secos em uma bacia.
  • Bata no liquidificador os ingredientes molhados.
  • Adicione os líquidos aos secos e misture bem.
  • Adicione o recheio e mexa até incorporar na mistura. A massa fica bem grossa e consistente, não se preocupe que é assim mesmo.
Textura massa bolo salgado vegano

Textura grossa e consistente

  • Coloque a massa nas forminhas com o auxílio de duas colheres, pode encher bem a forminha a massa não cresce muito e não vai transbordar da forma.
  • Leve para assar em forno preaquecido a 180º C por aproximadamente 40 minutos. Faça o teste do palito, quando ele sair limpo está pronto. Atenção, o palito não vai sair seco, mas ele não pode estar grudento.

 

DICAS EXTRA PARA O BOLO SALGADO VEGANO

  • Se estiver usando forminhas de silicone espere esfriar até conseguir manusear, assim que amornar retire o bolo salgado vegano da forma e coloque sobre uma grade ou papel toalha para esfriar. Quando o bolo esfria por completo dentro da forminha de silicone o vapor que é liberado acaba deixando a lateral do bolo murcha.
  • Se você utilizar cenoura ralada no lugar da abóbora a massa pode ficar um pouco mais úmida. Toda vez que você usa tubérculos, legumes ou frutas nas receitas elas podem ter variações.  Cada ingrediente é único e produz resultados diferentes nas massas.
  • A aveia em flocos pode ser substituída por quinoa em flocos, porém a quinoa absorve mais água da receita e também deixa a massa mais densa. Portanto caso queira utilizar a quinoa no lugar da aveia você deve adicionar 1/4 de xícara extra de água.

Receita de torta salgada vegana de liquidificador sem glúten, sem soja, sem ovo, sem leite, muito simples de preparar!

CONFIRA OUTRAS RECEITAS VEGANAS

Receita de pão de milho caseiro simples de preparar e muito barato. É sem ovo, sem glúten, sem leite, vegano e sem soja!

Receita de Bolo de Chocolate Vegano fofinho feito no liquidificador com aveia, araruta e abacate

Receita de pão vegano rápido e fácil com farinha de arroz, aveia e polvilho doce

Musse de chocolate vegano sem abacate muito nutritivo e saboroso. É perfeito para quem ama chocolate e está de dieta, você nunca vai adivinhar qual é o ingrediente secreto

Biscoito salgado vegano super crocante com grão-de-bico

Bolo de limão sem glúten, sem lactose, sem ovo, sem soja, perfeito para pessoas com alergias alimentares. Este bolo de limão é fofinho e muito simples de preparar!

Espero que você tenha gostado desta receita de bolo salgado vegano e se tiver dúvidas ou sugestões é só deixar um comentário abaixo. Não esqueça de quando fizer esta receita em casa bater uma foto e postar nas redes sociais com a #amorpelacomida, eu vou adorar ver e curtir a sua criação.

Ah, e se você ainda não é inscrito no Amor Pela Comida no YouTube inscreva-se e fique sempre por dentro das novidades!

 

Gostou da receita? Comente usando o Facebook

comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Menu Principal