Avatar

PÃO AUSTRALIANO FIT

2 anos atrás escrito por

Talvez você nunca tenha ouvido falar em Pão Australiano, quem dirá Pão Australiano Fit. Este pão ficou famoso por ser o pão usado na rede de restaurantes Outback Steakhouse (clique aqui para ver a foto do pão do Outback). Este pão tem como característica ser um pão escuro, bem macio, que leva um toque de mel e por cima ele é polvilhado com farinha de milho.

Para fazer a versão mais saudável, nutritiva e claro, sem glúten e sem lactose eu escolhi usar como base para o pão australiano fit o feijão cozido. Pode ser qualquer feijão (sem tempero e sem caldo, apenas os grãos cozidos), mas eu tinha o feijão vermelho congelado no freezer, então usei esta variedade. Se você não sabe como cozinhar o feijão você pode clicar aqui para aprender.

O feijão tem por característica deixar tudo bem macio, inclusive já ensinei aqui no blog uma receita de Brownie Fit que é simplesmente divino, só leva feijão na massa e não leva nenhuma farinha. Como eu queria que o pão australiano fit ficasse bem fofinho o feijão foi minha primeira escolha, mas se você quiser substituir minha segunda opção para esta receita é a lentilha cozida.

Receita de Pão Australiano Fit feito no liquidificador super nutritivo, sem glúten e sem lactose

COMO DESENVOLVI A RECEITA DO PÃO AUSTRALIANO FIT

Quando fiz a receita pela primeira vez eu usei nozes, outro ingrediente que deixa tudo bem macio, mas como sei que o preço das nozes pode não ser acessível à todos eu testei novamente usando sementes de girassol. As sementes de girassol se comportam como oleaginosas, mas possuem um preço bem mais camarada. Mas você pode usar qualquer oleaginosa (castanhas, macadâmias, nozes, amendoim, etc) que tiver em casa que a receita vai dar certo.

Ainda pensando na maciez do pão australiano fit eu adicionei à receita fécula de batata. A fécula de batata dá bastante leveza às receitas, mas sei que muitas vezes é um pouco mais difícil de encontrar em cidades do interior, e você pode substituí-la por amido de milho, araruta ou polvilho doce. O polvilho azedo também pode ser usado, mas ele vai mudar um pouco o sabor do pão.

Receita de Pão Australiano Fit feito no liquidificador super nutritivo, sem glúten e sem lactose

Eu estava sem farinha de milho em casa, por isso para fazer a cobertura decorativa eu usei farinha de linhaça dourada (é só bater os grãos no liquidificador até virar uma farinha). Esta cobertura é apenas decorativa, portanto, opcional. Se você quiser pode decorar com sementes de girassol, abóbora, gergelim ou simplesmente não decorar com nada.

CORES E SABORES DO PÃO AUSTRALIANO FIT

O toque adocicado vem por conta do mel (nesta receita você vai usar 3 colheres de sopa de mel), mas se você não gostar de pão levemente adocicado é só usar 1 colher de sopa de mel ou açúcar, mas mesmo que você não gostar de pão adocicado não exclua este ingrediente. O açúcar é o combustível para o fermento biológico crescer de forma mais adequada, ele é consumido durante a fermentação e ajuda a criar as bolhas de ar que vão deixar o pão mais fofinho.

A cor do pão australiano fit é por conta do cacau em pó 100%. Preste atenção na hora de medir a quantidade de cacau, pois se você exagerar na colherada o pão pode ficar levemente amargo. Eu testei com 2 colheres de sopa de cacau em pó 100% e a cor ficou mais bonita, mas para evitar que você erre na medida (e acabar com um pão mais amarguinho) eu preferi usar 1 colher de sopa na receita e ele ficou assim um pouco mais claro como na foto abaixo.

Receita de Pão Australiano Fit feito no liquidificador super nutritivo, sem glúten e sem lactose

RECEITA PRÁTICA DE PÃO AUTRALIANO FIT

Esta receita é mais uma receita de pão simples feita no liquidificador. Se você já me acompanha por aqui sabe que eu amo receita fácil de liquidificador. O processo é sempre o mesmo, você mistura os secos em uma bacia, bate os ingredientes molhados no liquidificador, depois mistura os secos com os molhados e fim!

Aí é só deixar o fermento biológico fazer a parte dele e esperar o pão crescer. Eu gosto de deixar o pão crescendo em um local fechado (micro-ondas ou forno desligado), coloco sempre 1 xícara ou bacia com água quente junto para criar uma espécie de estufa úmida. Você deve ter paciência e esperar deixar o pão dobrar de volume, eu costumo deixar 1 hora crescendo, se o dia estiver frio pode demorar mais ou se você morar em uma cidade mais quente pode demorar menos.

Imprimir
Pão Australiano Fit feito no liquidificador com feijão cozido na massa

PÃO AUSTRALIANO FIT


  • Autora: Chef Susan Martha
  • Tempo de preparo: 20 minutos
  • Tempo de cozimento: 25 minutos
  • Tempo Total: -51764020.133333 minute
  • Rendimento: 12 fatias

Descrição

Este pão é macio, levemente adocicado, proteico e combina com qualquer tipo de acompanhamento.


Ingredientes

INGREDIENTES SECOS:

  • 1/2 xícara de farinha de sementes de girassol
  • 1/2 xícara de fécula de batata
  • 1 colher de sopa de fermento biológico instantâneo
  • 1 colher de chá rasa de sal
  • 1/2 colher de chá de goma xantana (opcional)
  • 2 colheres de sopa de farinha de linhaça dourada ou farinha de milho (opcional)

INGREDIENTES MOLHADOS:

  • 3 ovos
  • 1 xícara de feijão cozido “al dente”
  • 1/4 xícara de óleo de girassol
  • 3 colheres de sopa de mel
  • 1 colher de sopa de cacau em pó 100% (opcional)

Modo de Preparo

  1. Comece processando as sementes de girassol no liquidificador até que vire uma farinha grossa. Se o seu liquidificador for potente você pode bater as sementes de girassol junto com os ingredientes molhados.
  2. Misture todos os secos em uma bacia e reserve.
  3. Bata todos os ingredientes molhados até virar uma massa grossinha e uniforme.
  4. Coloque a massa de feijão sobre os ingredientes secos e misture com um fuet (batedor de arame) ou use uma colher de pau.
  5. A massa fica consistente e um pouco elástica como você pode perceber na foto abaixo.
  6. Coloque a massa em uma forma untada e polvilhada com farinha de arroz ou use a farinha sem glúten da sua preferência. Como eu sempre uso uma forma de silicone eu só unto com óleo.
  7. Deixe o pão australiano fit crescer até dobrar de volume. Eu coloco dentro do micro-ondas com 1 xícara de água quente e deixo crescer 45 minutos. Após este tempo coloco mais uma xícara com água quente dentro do micro-ondas, ligo o forno para preaquecer à 180ºC e deixo mais 15 minutos crescendo enquanto o forno aquece.
  8. Polvilhe a farinha de linhaça dourada ou a farinha de milho sobre o pão australiano fit.
  9. Leve o pão australiano fit para assar em forno preaquecido a 180ºC por aproximadamente 25 minutos. Após 25 minutos espete um palito, se ele sair limpo o pão está pronto.
  10. Deixe esfriar sobre uma grade e quando você conseguir encostar na forma sem se queimar você pode retirar o pão da forma.
  11. Minha sugestão é esperar o pão esfriar por completo para depois fatiar, mas se você não resistir espere ele fica pelo menos bem morninho.

Notas

  • Bata as sementes de girassol no liquidificador até virar uma farinha grossa.
  • Substitua a fécula de batata por polvilho azedo.
  • Confira as observações sobre a goma xantana no final do post.
  • Os ovos não são substituíveis nesta receita.
  • O grãos de feijão não podem ser nem muito moles e nem muito duros. Você sempre usa sem caldo e sem tempero. Você pode substituir o feijão cozido por lentilha cozida “al dente“.
  • Substitua o mel por melado ou qualquer açúcar da sua preferência.
  • Você pode misturar o cacau em pó junto com os secos, mas para evitar grumos você vai precisar peneirar. Se você tiver preguiça de peneirar é só bater com os ingredientes molhados 😉

Observe a textura da massa, ela fica consistente e um pouco elástica

Receita de Pão Australiano Fit feito no liquidificador super nutritivo, sem glúten e sem lactoseEste pão australiano fit é flexível, saboroso e vai matar sua fome!

Receita de Pão Australiano Fit feito no liquidificador super nutritivo, sem glúten e sem lactose

DICAS:

  • Nesta receita a goma xantana é opcional, o feijão e as sementes de girassol já conferem uma boa estrutura para o pão, mas eu gosto de usar a goma xantana para que o pão australiano fit forme uma fatia mais firme. Como eu usei vários ingredientes pra deixar ele mais macio possível, sem a goma xantana vai ser um pouco mais difícil de espalhar os recheios na fatia, lembrando mais a textura de bolo do que de pão, mas se você não achar a goma xantana na sua cidade ainda assim este pão vai dar certo.
  • O cacau em pó 100% é opcional, mas ele confere a cor característica do pão australiano fit. Se quiser usar chocolate em pó 50% use 2 colheres de sopa e diminua 1 colher de sopa de mel.
  • Quando você troca o feijão cozido por lentilha a textura final não vai ficar exatamente igual, mas não se preocupe que vai funcionar.
  • Se os grãos de feijão ou lentilha estiverem super cozidos (muito moles) você deve adicionar 1/4 xícara de farinha de arroz ou qualquer outra farinha sem glúten para compensar. Quando os grãos estão super cozidos eles contém mais água e isso pode afetar na textura final do pão australiano fit.

Receita de Pão Australiano Fit feito no liquidificador super nutritivo, sem glúten e sem lactose

VOCÊ SABIA QUE EXISTE UMA METODOLOGIA POR TRÁS DAS RECEITAS SEM GLÚTEN?

Muitas pessoas se apaixonam por minhas receitas porque elas realmente funcionam, mas o que muitas pessoas não sabem é que existe uma lógica por trás de cada escolha que faço na hora que estou criando uma receita nova.

Quando começamos a cozinhar sem glúten realmente é uma grande confusão, são muitas farinhas e as vezes queremos usar aquelas que temos em casa pra fazer determinada receita.

Não sei você, mas eu já errei muito! E não foi por falta de pesquisa, porque vasculhei a Internet toda pra conseguir achar uma explicação lógica que me explicasse os porquês das farinhas sem glúten. Achei muitas informações duplicadas e que pela minha experiência estavam erradas.

Por isso decidi transformar minha cozinha em meu laboratório e criei minha própria metodologia. Esta metodologia foi testada, aprovada e que realmente funciona! Eu uso ela sempre quando estou criando uma nova receita.

Pra facilitar sua vida eu criei um super atalho, você não precisa errar como eu errei para conseguir fazer as melhores substituições. Nesta metodologia eu ensino como substituir a farinha de trigo das receitas tradicionais, como cada uma das 23 farinhas absorve a água, um mix exclusivo de farinhas sem glúten pra você fazer em casa, como substituir e combinar as farinhas sem erros e muitas dicas que vão ajudar você a ter mais liberdade na cozinha.

Se você tem interesse em aprender mais sobre as farinhas sem glúten eu convido você a conferir meu Curso Online – Dominando as Farinhas Sem Glúten: curso-farinhas-sem-glúten-

CURSO-FARINHAS-SEM-GLUTEN

CONFIRA OUTRAS RECEITAS DE PÃO CASEIRO FÁCIL DO AMOR PELA COMIDA:

 

Pão caseiro com grão-de-bico sem glúten e sem lactose

Espero que você tenha gostado desta receita e se tiver dúvidas ou sugestões é só deixar um comentário abaixo. Não esqueça de quando fizer esta receita em casa bater uma foto e postar nas redes sociais com a #amorpelacomida, eu vou adorar ver e curtir a sua criação.

Ah, e se você ainda não é inscrito no Amor Pela Comida no YouTube inscreva-se e fique sempre por dentro das novidades ?

 

Gostou da receita? Comente usando o Facebook

comentários

Receitas por categorias:
Pães

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Menu Principal