Avatar

PÃO DE AVEIA FIT COM 5 INGREDIENTES SEM FARINHA DE TRIGO

3 anos atrás escrito por

Analisando os posts aqui do blog percebi que nunca tinha compartilhado uma receita de pão de aveia fit.

Como as receitas de pães são as receitas mais acessadas por aqui, gosto de criar novas opções para quem ama testar receita de pão!

Eu amo usar aveia nas receitas, acho que o sabor e a estrutura que ela confere para as massas sempre deixa tudo mais gostoso.

A aveia contém mais fibra solúvel que qualquer outro grão, resultando em uma digestão mais lenta e uma sensação prolongada de saciedade, por isso você vai comer este pão e ficar sem fome por muito tempo. Esta fibra solúvel é conhecida como beta-glucanos, e é comprovado que ela ajuda a diminuir o colesterol.

Pão de aveia fatiado sobre tábua de madeira escura e mesa branca

RECEITA DE PÃO DE AVEIA FIT SEM GLÚTEN?

Talvez você não saiba, mas a aveia é naturalmente sem glúten. Quando compramos aveia no supermercado percebemos que na embalagem diz que “contém glúten”, porém existem várias marcas que vendem aveia sem glúten.

A aveia é contaminada pelo glúten porque é processada em fábricas que processam alimentos com glúten, e o glúten contamina até pelo ar. Se você tiver problemas com o glúten compre sempre aveia em embalagens lacradas de fábrica e certifique-se que está escrito “sem glúten” na embalagem.

Nem sempre você consegue encontrar aveia sem glúten em cidades do interior, mas já é comum encontrar aveia sem glúten em cidades maiores nos supermercados (na seção de produtos sem glúten) e também em lojas de produtos naturais.

Se você não for celíaco eu recomendo que você compre a aveia “contaminada” que é mais barata e fácil de encontrar, mas se você tiver restrições com o glúten e não encontrar na sua cidade você pode comprar online, basta pesquisar no Google “comprar aveia sem glúten” que diversos sites e marcas irão aparecer.

Pão de aveia fatiado na tábua de madeira sobre mesa branca

 

PÃO DE AVEIA FIT COM 5 INGREDIENTES

Todo mundo tem sal e água em casa, né? Por isso não estou contando eles como ingredientes da receita, mas claro, eles são essenciais 😉

Esta é uma receita de pão bem simples, e apesar de ser uma receita sem glúten este pão não precisa de goma xantana. A goma xantana é frequentemente usada em receitas sem glúten porque ela ajuda na liga e na estrutura da receita, permite mais estabilidade e flexibilidade para as massas.

Cesta de pães

Nesta receita de pão de aveia fit você não precisa da goma xantana porque a combinação da aveia com o polvilho doce garantem uma estrutura estável e flexível para a massa.

Além da aveia e do polvilho doce você vai precisar apenas de fermento biológico seco para pães, azeite e mel. Se você for vegano ou não quiser usar o mel você substituí-lo por qualquer açúcar.

Pão de aveia fatiado na tábua de madeira sobre mesa branca

COMO POSSO SUBSTITUIR OS INGREDIENTES DO PÃO DE AVEIA FIT?

Bom, na verdade eu preferia que você não trocasse nenhum dos ingredientes, porque é um pão bem simples e cada ingrediente está fazendo uma parte importante na receita.

Único ingrediente que realmente pode ser substituído sem problemas é o mel, pois qualquer açúcar irá desempenhar o mesmo papel na receita.

Sempre que você faz uma substituição você cria uma receita nova e se você não tiver muita experiência pode acabar estragando a receita.

As farinhas sem glúten se comportam de maneira diferente na receita, cada uma absorve a água de maneira diferente e tem características únicas.

Se você quiser aprender como substituir as farinhas sem glúten das receitas e também como substituir a farinha de trigo das receitas tradicionais clique aqui!

Pão de aveia integral fatiado sobre tábua de madeira marrom

Imprimir
clock clock icon cutlery cutlery icon flag flag icon folder folder icon instagram instagram icon pinterest pinterest icon facebook facebook icon print print icon squares squares icon
Pão de aveia fit com 5 ingredientes sem glúten, sem ovo, sem leite, vegano

PÃO DE AVEIA FIT


  • Autora: Chef Susan Martha
  • Tempo de preparo: 10 minutos
  • Tempo de cozimento: 40 minutos
  • Tempo Total: 50 minutos
  • Rendimento: 12 fatias 1x

Descrição

Este pão tem uma textura macia e flexível, lembra muito a textura do pão caseiro da vovó!


Scale

Ingredientes

  • 2 xícaras de farinha de aveia sem glúten (210 gramas)
  • 1 xícara de polvilho doce (120 gramas)
  • 1 colher de sopa de fermento biológico seco instantâneo para pães (12 gramas)
  • 1 e 1/2 colher de chá de sal (7,5 gramas)
  • 1 colher de sopa de azeite (15 ml)
  • 2 colheres de sopa de mel (45 gramas – para deixar esta receita vegana substitua o mel por melado, agave ou qualquer açúcar)
  • 1 e 1/3 xícaras de água morna (320 ml)

Modo de Preparo

  1. Em uma bacia misture a aveia, o polvilho doce e o fermento biológico. Depois de misturar estes três ingredientes adicione o sal e mexa novamente.
  2. Adicione o azeite, o mel e mais ou menos 1 xícara de água morna e mexa bem.
  3. Espere 10 minutos e adicione mais 1/3 de xícara de água morna. Se a massa ainda estiver muito grossa adicione um pouco mais de água de colherada em colherada. A textura é grossinha e elástica, na dúvida confira o vídeo.
  4. Coloque a massa do pão em uma forma de 22 cm de comprimento, 6 cm de altura e 8 cm de largura, se sua forma for daquelas bem grandes, dobre a receita.
  5. Para nivelar a massa na forma aperte gentilmente a superfície com as mãos molhadas.
  6. Deixe o pão descansar em um cantinho da cozinha.
  7. Assim que você colocar o pão para descansar ligue imediatamente o forno para preaquecer a 180º C. Este pão cresce muito rápido (uns 15 minutos), por isso assim que ele chegar no topo da forma coloque-o para assar.
  8. Asse o pão por aproximadamente 40 minutos em forno aquecido a 180º C.
  9. Depois de pronto deixe esfriar até você conseguir encostar na forma, quando você conseguir encostar retire-o da forma e deixe esfriar por completo sobre uma grade ou prato forrado com papel toalha. Não corte o pão quente que você vai destruir a textura!

Notas

  • Este pão cresce muito rápido, por isso não tire o olho dele.
  • Este pão abaixa um pouquinho depois de assado.
  • Este pão dura uns 3 ou 4 dias fora da geladeira e ele fica macio do começo ao fim. Você pode manter este pão de aveia fit na geladeira por uns 7 dias.
  • Se você não conseguir comer o pão neste tempo você pode fatiar e congelar. Congelado ele dura até 3 meses.
  • Categoria: Pão Caseiro
  • Métodos: Feito à mão
  • Cozinha: Vegana

Informações Nutricionais

  • Rendimento em Porções: 12
  • Calorias: 107
  • Açúcares: 2,9 gramas
  • Sódio: 12%
  • Gorduras Totais: 1,2 grama
  • Gorduras Saturadas: 0,2 g
  • Gorduras Insaturadas: 1 grama
  • Gorduras Trans: 0%
  • Carboidratos: 7%
  • Fibras: 6%
  • Proteínas: 4%
  • Colesterol: 0%

Keywords: Pão de aveia fit

Consistência da massa do pão de aveia dentro bacia de bambu

Textura massa do Pão de Aveia Fit antes de assar

DICAS EXTRA PARA O PÃO DE AVEIA FIT

  • Este pão cresce muito rápido, por isso não tire o olho dele. Se por um acaso acontecer do pão crescer demais quase transbordando da forma você pode abaixar a massa com uma colher. Não tenha medo de mexer na massa, não é como em massas de bolo que você mexe e estraga. Eu também fiquei receosa na primeira vez que testei, mas a dica de abaixar a massa veio da minha mãe que tem muitos anos de experiência com massas de pão. O que acontece se a massa crescer muito é que vai ter excesso de ar na estrutura da massa e provavelmente ele vai afundar no centro depois de assar.
  • Este pão abaixa um pouquinho depois de assado, o que acontece é que as fibras da aveia e a elasticidade do polvilho doce formam uma estrutura bem elástica, então a massa estica com o calor do forno, mas acaba baixando um pouco quando esfria.

Duas fatias de pão de aveia sobre tábua de madeira marrom

  • Este pão dura uns 3 ou 4 dias fora da geladeira e ele fica macio do começo ao fim. Você pode manter este pão de aveia fit na geladeira por uns 7 dias e para que ele volte a ficar macio depois de refrigerado é só colocar sobre uma frigideira, na torradeira ou alguns minutos no forno.
  • Se você não conseguir comer o pão neste tempo você pode fatiar e congelar. Congelado ele dura até 3 meses. Para congelar coloque em um saco plástico adequado para o freezer sem sobrepor as fatias, se você amontoar as fatias elas grudam juntas. Para descongelar coloque diretamente na torradeira, alguns segundos no micro-ondas ou alguns minutos na frigideira em fogo baixo.
  • Este é um pão muito flexível e macio, eu acho a textura deliciosa, mas se você não gosta de pães muito macios essa não é a receita pra você.

 

Fatia de pão de aveia flexionada com a mão sobre tábua de madeira

CONFIRA OUTRAS VERSÕES DESTE PÃO DE AVEIA FIT

Pão de aveia dentro de frigideira pequena sobre tábua de madeira

Pão de aveia integral fatiado sobre toalha branca com xadrez vermelho

Como eu falei anteriormente as receitas de pão fazem muito sucesso aqui no blog e por isso eu fiz uma seleção das minhas 10 receitas preferidas de pão sem glúten e sem lactose. Todas são simples de preparar, nutritivas e com uma textura perfeita!

Clique aqui para conferir 10 receitas de pão sem glúten e sem lactose!

Fotos de pães sem glúten em uma montagem

VOCÊ SABIA QUE EXISTE UMA METODOLOGIA POR TRÁS DAS RECEITAS SEM GLÚTEN?

Muitas pessoas se apaixonam por minhas receitas porque elas realmente funcionam, mas o que muitas pessoas não sabem é que existe uma lógica por trás de cada escolha que faço na hora que estou criando uma receita nova.

Quando começamos a cozinhar sem glúten realmente é uma grande confusão, são muitas farinhas e as vezes queremos usar aquelas que temos em casa pra fazer determinada receita.

Não sei você, mas eu já errei muito! E não foi por falta de pesquisa, porque vasculhei a Internet toda pra conseguir achar uma explicação lógica que me explicasse os porquês das farinhas sem glúten. Achei muitas informações duplicadas e que pela minha experiência estavam erradas.

Por isso decidi transformar minha cozinha em meu laboratório e criei minha própria metodologia. Esta metodologia foi testada, aprovada e que realmente funciona! Eu uso ela sempre quando estou criando uma nova receita.

Pra facilitar sua vida eu criei um super atalho, você não precisa mais errar como eu errei para conseguir fazer as melhores substituições. Eu criei um curso online exclusivo que vai te ensinar:

  • Como substituir a farinha de trigo das receitas tradicionais,
  • Como cada uma das 23 farinhas absorvem a água,
  • Criar um MIX exclusivo de farinhas sem glúten pra você fazer em casa,
  • Como substituir e combinar as farinhas sem erros e muitas dicas e bônus especiais que irão te ajudar a criar suas próprias receitas sem glúten.

Se você tem interesse em aprender mais sobre as farinhas sem glúten eu convido você a conferir meu Curso Online – Dominando as Farinhas Sem Glúten: Ilustração do Curso Dominando as Farinhas Sem Glúten - Amor Pela Comida

CURSO-FARINHAS-SEM-GLUTEN

 

Espero que esta receita de Pão de Aveia Fit te ajude a ter uma alimentação mais equilibrada e nutritiva.

Se tiver dúvidas ou sugestões é só deixar um comentário abaixo. E quando você testar algumas dessas receitas de pão sem glúten e sem lactose em casa bata uma foto e me envie pelo Facebook ou pelo Instagram no @amorpelacomida pra que a gente possa conversar sobre a sua criação!

Para aprender a dominar as Farinhas Sem Glúten e aprender como substituir a farinha de trigo das receitas clique aqui!

Ah, e se você ainda não é inscrito no Amor Pela Comida no YouTube inscreva-se e fique sempre por dentro das novidades!

Gostou da receita? Comente usando o Facebook

comentários

Receitas por categorias:
Pães · Receitas Veganas

Comentário para PÃO DE AVEIA FIT COM 5 INGREDIENTES SEM FARINHA DE TRIGO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *