PÃO SEM GLÚTEN SEM ERRO!

3 meses atrás escrito por

As receitas de pães aqui do blog são as receita mais acessadas e testadas, por isso muitas pessoas já me agradeceram porque conseguiram finalmente fazer um pão sem glúten sem erro.

Mas muitas pessoas comentaram que erraram em algum ponto da receita e não sabem porque a receita não ficou igual a receita publicada.

Eu sempre tento entender o que cada pessoa fez de errado e por isso sempre respondo todos os comentários e faço algumas perguntas sobre o ponto da massa pra conseguir analisar o que deu de errado.

O que eu percebi é que muitas vezes os erros eram simples de resolver e por isso aqui neste post você encontra alguns erros mais comuns já relatados.

PÃO SEM GLÚTEN SEM ERRO E SEM OVOS

Eu já publiquei diversas receitas de pães sem glúten e sem ovos, aqui em casa a minha mãe prefere pães sem ovos e por isso já criei várias receitas baseadas na receita de pão sem glúten da minha mãe.

Se quiser conferir esta receita que é campeã de audiência lá no YouTube e também aqui no blog é só clicar aqui!

Receita de pão vegano rápido e fácil com farinha de arroz, aveia e polvilho doce

Mas minhas receitas preferidas de pão sempre são as receitas que levam grãos cozidos na massa ou então vegetais, uma das minhas receitas preferidas de pão é a receita do pão caseiro com grão-de-bico cozido.

A textura dele fica incrível, o sabor é realmente de pão caseiro e sempre indico essa receita para quem me pergunta qual pão deve testar primeiro. Se você quiser conferir minha receita preferida de pão clique aqui!

Pão caseiro fácil e saudável feito com grão-de-bico é sem glúten, sem lactose e feito rapidamente no liquidificador

Um dos motivos pra eu gostar tanto desta receita de pão com grão-de-bico é que a textura dela é flexível, o pão cresce bem, não esfarela e ele fica macio mesmo depois de alguns dias na geladeira.

Receitas com grãos cozidos ou vegetais em uma maior proporção não conseguem manter a estrutura aerada e estável sem ovos.

Eu já fiz inúmeros testes e algumas vezes insisto no erro só pra ver se mudando a combinação de ingredientes a receita vai ficar com uma estrutura boa, mas infelizmente o pão sempre fica abatumado.

Muitas pessoas não conhecem a expressão abatumado para pães e bolos, mas o termo abatumado se refere aquele pão ou bolo que não cresceu direito, ficou baixinho, duro, solado, ou seja, aquele receita que não está bem estruturada e que “desandou”.

De modo geral sempre que uma receita sem glúten tiver mais de 2 ovos em sua composição a chance de você substituir os ovos e virar uma gororoba é grande.

Por isso muitas pessoas erram minhas receitas de pães que levam ovos quando tentam substitui-los.

  • Receitas com vegetais crus/cozidos e grãos cozidos em maior proporção precisam de ovos para manter a estrutura.
  • Não tente substituir os ovos das receitas com mais de 2 ovos para não acabar se decepcionando.
  • Nenhum “ovo vegetal” (linhaça/chia/etc) confere a mesma estrutura que ovos de galinha, “ovos vegetais” normalmente conferem liga e umidade para a massa, mas nunca a mesma leveza e estrutura dos ovos de galinha.
  • Se você não pode consumir ovos de galinha escolha uma receita originalmente sem ovos para testar e assim você pode consumir um pão sem glúten sem erro e sem ovos!Clique aqui para conferir a receita do pão de frigideira que fica pronto em 15 minutos.

Pão de Frigideira fit com fubá e aveia sem glúten, sem ovo, sem soja, sem lactose, vegano

PÃO SEM GLÚTEN SEM ERRO E COM A QUANTIDADE CERTA DE INGREDIENTES

É realmente impressionante a quantidade de pessoas que erram as receitas porque não sabem como medir os ingredientes com precisão.

Uma das principais confusões que eu percebo é que as pessoas não usam a xícara padrão de medida para mensurar os ingredientes.

Algumas me perguntam se a xícara tem 200 ml, outras se podem usar copo americano, outras acham que podem usar a xícara comum do dia a dia e para todas estas dúvidas a resposta é não! 

Eu sei que na internet você encontra todos os tipos de receitas e todos os tipos de pessoas medindo os ingredientes de várias maneiras, mas eu sigo a medida padrão.

Quantos ml tem uma xícara de medida padrão? Confira se você está medido do jeito correto!

Se você quer um pão sem glúten sem erro e perfeito como na foto que eu compartilho na receita você precisa manter a correta proporção dos ingredientes.

A receita é como uma fórmula química, se não estiver bem equilibrada e balanceada a receita não dá certo.

Para conferir a maneira correta de medir os ingredientes com a xícara padrão de medida clique aqui!

Quantos ml tem uma xícara de medida padrão? Confira se você está medido do jeito correto!

ERROS COMUNS EM RECEITAS DE PÃES SEM GLÚTEN

Como falei anteriormente você precisa medir a receita da maneira correta mantendo as proporções dos ingredientes.

Mas mesmo medindo a receita da maneira correta algumas variáveis podem ocorrer, confira abaixo os principais erros:

  • As pessoas não seguem as orientações de preaquecer o forno, assam na temperatura incorreta, por tempo demais ou tempo insuficiente, e isso prejudica a textura final da receita.
  • As farinhas sem glúten absorvem água de maneira diferente dependendo do clima do dia, da marca da farinha e também da cidade que você mora, por isso algumas vezes você precisa fazer correções com um pouco mais de água ou um pouco mais de farinha.
  • Pães com excesso de farinha não conseguem crescer da maneira adequada, por isso ficam mais pesados.
  • Pães com excesso de umidade perde a estrutura, afundam no centro ou ficam completamente abatumados.
  • Pães com excesso de goma xantana não crescem nem um centímetro e ficam duros como pedra ou então parecendo uma cola no centro. Confira como medir a goma xantana clicando aqui!

Goma xantana como usar com precisão e sem erros!

PÃO SEM GLÚTEN SEM ERRO E COM AMOR

Eu sei que muitas pessoas são apegadas ao consumo diário de pães e por isso quando decidem consumir pães sem glúten acabam ficando frustradas por não conseguir acertar as receitas.

Eu também já fiquei muito frustrada tentando criar novas receitas de pães sem glúten e até hoje cometo alguns erros quando tento inovar com as receitas.

Mas na culinária sem glúten você precisa um pouquinho de prática e persistência. Você não precisa quebrar a cabeça tentando criar receitas do zero, minha sugestão é que você siga as minhas receitas já testadas à risca.

Quando você lê com atenção a receita, os ingredientes, o modo de preparo e segue todo o passo a passo indicado a chance da receita dar certo é enorme.

Eu inclusive já recebi comentários de pessoas que nunca tinham feito pão na vida e que acertaram a minha receita já na primeira tentativa.

Por isso um pouco de paciência e atenção são essenciais para você conseguir acertar minhas receitas. Clique aqui para conferir minhas 10 receitas de pães sem glúten e sem lactose preferidas!

 

No treinamento você vai conferir:

  • 7 dicas essenciais para evitar os erros mais comuns nas receitas de pães sem glúten;
  • O motivo pelo qual você deve combinar as farinhas sem glúten;
  • Muitas dicas sobre a goma xantana;
  • E uma receita inédita e exclusiva de pão de hambúrguer sem glúten e sem lactose.

Pão de Hambúrguer Sem Glúten e Sem Lactose Mini Curso Pães Sem Glúten Amor Pela Comida

Agora você como fazer pão sem glúten sem erro e com amor, se tiver outras dúvidas ou sugestões é só deixar um comentário abaixo. Você pode conversar comigo pelo Facebook ou pelo Instagram no @amorpelacomida

Para aprender a dominar as Farinhas Sem Glúten e aprender como substituir a farinha de trigo das receitas clique aqui!

Se você quiser aprofundar ainda mais seus conhecimentos sobre pães sem glúten, inscreva-se no meu Mini Treinamento Online e Gratuito clicando aqui!

Ah, e se você ainda não é inscrito no Amor Pela Comida no YouTube inscreva-se e fique sempre por dentro das novidades!

Gostou da receita? Comente usando o Facebook

comentários

Receitas por categorias:
Dicas da Chef

Comentário para PÃO SEM GLÚTEN SEM ERRO!

  • Parabéns pelo seu lindo trabalho. Acompanho o seu trabalho ja algum tempo mas como não encontro alguns ingredientes no país onde eu moro,por isso no consigo testar suas receitas, mas fico com agua na Boca😀. Muitos sucessos no seu trabalho. Beijos aqui de Cabo Verde

    Lara Andrade 29/08/2018 14:51
  • Oi Lara, que legal que está acompanhando meu trabalho aí de Cabo Verde! É realmente impressionante como pela internet não existem barreiras né?
    Os produtos sem glúten estão se popularizando e por isso está cada vez mais fácil encontrar os ingredientes. Vale a pena tentar comprar de lojas online, muitas vezes quando não encontro aqui onde moro procuro os produtos online. Espero que logo você consiga testar as receitas. Beijos e obrigada pelo seu comentário!

    Chef Susan Martha 30/08/2018 22:33

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Menu Principal