TORTA VEGETARIANA SEM GLÚTEN E SEM LACTOSE

3 meses atrás escrito por

Eu amo receitas práticas dessas que você suja apenas uma bacia, afinal quanto menos louça melhor! Foi pensando na praticidade que desenvolvi esta receita de torta vegetariana, que além de ser simples de preparar atende aos pedidos de muitas pessoas que preferem opções salgadas para a hora do lanche.

Para transformar esta torta vegetariana em prato principal é só servir acompanhado de uma boa salada. Como é uma opção leve combina muito bem com a hora da janta. Quando testei a receita pela primeira vez era hora da janta e servi com uma salada de rúcula, brócolis e palmito, me senti saciada e cheia de energia.

Receita de torta vegetariana muito fácil que suja apenas 1 bacia

RECEITA FÁCIL DE TORTA VEGETARIANA

Como eu falei antes essa receita é tão simples que estou até tendo dificuldade para escrever mais a respeito dela. Basicamente você deve separar o recheio, untar a forma, preaquecer o forno, misturar os ingredientes molhados, adicionar os secos e depois terminar misturando o recheio escolhido à massa.

ESCOLHENDO O RECHEIO PARA TORTA VEGETARIANA

Nesta receita você pode ser criativo e usar o que tiver sobrando na geladeira, você deve usar aproximadamente 2 xícaras e meia de recheio. Eu usei cenoura ralada, couve picada, cebola roxa e sementes de abóbora e girassol. Eu adoro o contraste de texturas das sementes e se você gostar pode colocar algumas castanhas picadas que também fica ótimo.

Evite usar ingredientes muito aguados em excesso para que a umidade deles não interfira na textura final da receita. Use no máximo 1/4 xícara de abobrinha, tomate ou chuchu.

E se você não for vegetariano você pode fazer esta receita com frango desfiado, atum, carne desfiada (confira aqui como preparar músculo bovino desfiado) ou bacalhau.

Receita fácil de torta vegetariana de legumes muito fácil de preparar sem glúten e sem lactose

SUGESTÕES DE RECHEIOS PARA TORTA VEGETARIANA

Use o que você tiver na geladeira 😉

  • 1 xícara de brócolis picado + 1 xícara de abóbora ralada + 1/4 xícara castanha de caju picada
  • 1/2 xícara de cogumelos em conserva + 1/2 xícara tomate seco + 1/2 xícara tofu picado em cubos + 1/2 xícara de sementes de girassol
  • 1/2 xícara de vagem picada + 1/2 xícara de couve-flor picada + 1/2 xícara de cebola picada + 1/2 xícara de cenoura ralada
  • 1/2 xícara de berinjela refogada + 1/4 xícara de tomate + 1/2 xícara cebola picada + 1/4 xícara alcaparras + 1/2 xícara de tofu ralado

Receita muito fácil de torta vegetariana sem glúten e sem lactose

COMO ASSAR A TORTA VEGETARIANA

Eu gosto de assar receitas de tortas salgadas em forminhas individuais de silicone, gosto de ter a porção já pronto, pois acho mais fácil de congelar desta maneira. Mas sei que muitas pessoas quando percebem que estou usando essas forminhas individuais acham que não dá pra assar em outra e acabam não testando a receita.

Você sempre pode assar as receitas na forma que você tem em casa, claro se é uma receita que pede por uma forma média de 20 x 30 cm e você assar em uma forma grande de 30 x 40 cm o bolo ou torta vai ficar super baixinho e vai assar muito mais rápido.

Para assar esta torta vegetariana usei um refratário de cerâmica oval não tão grande, este refratário corresponde à uma forma quadrada de 20 x 20 centímetros. Assando em uma forma de 20 x 20 cm a torta salgada vai ficar mais alta e vai demorar em média 35 minutos para assar.

Você pode assar em uma forma média de 20 x 30 cm que também vai dar certo, só vai ficar mais ou menos a metade da altura destas imagens que você está vendo. Em uma forma de 20 x 30 cm a torta vegetariana vai assar em aproximadamente 25 minutos.

Esta receita de torta vegetariana deve ser assada em forno preaquecido a 180º C. Fique atento ao cheiro que estiver saindo do forno e também a coloração da torta. O tempo mencionado acima é relativo, você deve conhecer o seu forno e para ter certeza que está pronto faça o teste do palito, quando sair limpo você pode tirar a torta do forno.

Torta vegetariana fácil de preparar com recheio de cenoura, couve, cebola e sementes.

INGREDIENTES TORTA VEGETARIANA

Ingredientes molhados:

  • 4 ovos
  • 1/3 xícara de óleo de girassol ou use o óleo ou azeite da sua preferência
  • 1 xícara de leite de coco (usei o leite de coco caseiro que tem sabor mais suave, se usar o industrializado use 1/2 xícara de leite de coco com 1/2 xícara de água)

Ingredientes secos:

  • 1/2 xícara farinha de coco (usei a industrializada, mas você pode aprender a fazer a farinha de coco em casa clicando aqui! Se usar a farinha de coco caseira use 1/3 xícara, pois ela é mais seca e absorve mais umidade)
  • 1/2 xícara de polvilho azedo ( substitua por polvilho doce, araruta ou amido de milho)
  • 1/2 xícara de aveia sem glúten em flocos médios (substitua por farinha de arroz ou quinoa)
  • 1 colher de chá rasa de sal
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 1/2 colher de sopa de páprica defumada (opcional, substitua por cúrcuma, alho em pó, etc)
  • 2 colheres de sopa de chimichurri (opcional, substitua por orégano, salsa em pó, cebolinha em pó ou use tempero verde fresco)

Recheio:

  • 1 xícara de cenoura ralada
  • 1 xícara de couve picada
  • 1/4 xícara de cebola roxa picada
  • 1/4 xícara de sementes de girassol e abóbora (use algumas para decoração)

Confira acima outras sugestões de recheio 😉

MODO DE PREPARO TORTA VEGETARIANA

  • Em uma bacia grande misture os ovos com o óleo e o leite de coco.
  • Adicione todos os ingredientes secos com exceção do fermento em pó, que deve ser adicionado por último.
  • Adicione o recheio à massa e misture bem.
  • Finalize com o fermento em pó.
  • Transfira a massa para uma forma untada e leve para assar em forno preaquecido a 180º C por aproximadamente 30 minutos. Confira dicas de como assar em diferentes formas acima.
  • Faça o teste do palito, se sair limpo a torta vegetariana está pronta.
  • Deixe amornar para servir ou sirva em temperatura ambiente.

Receita de torta de legumes fácil sem glúten e sem lactose, nutritiva e saborosa!

DICAS:

  • Você pode congelar esta torta vegetariana, para isso corte em quadradinhos, coloque em saquinhos plásticos apropriados para o freezer ou em potes da sua preferência e congele por até 3 meses. Para descongelar coloque de um dia para outro na geladeira ou descongele no micro-ondas, colocando um pedaço sobre um papel toalha ou guardanapo por uns 30 segundos em potência máxima, eu sempre viro o pedaço na metade do tempo (15 segundos), pois assim descongela de maneira mais uniforme.
  • Se não consumir a receita no mesmo dia mantenha a torta vegetariana refrigerada por até 3 dias, ela não endurece na geladeira.

CONFIRA OUTRAS RECEITAS DE TORTAS SALGADAS

Torta salgada de atum

Bolo de batata-doce salgado

Espero que você tenha gostado desta receita de torta vegetariana e se tiver dúvidas ou sugestões é só deixar um comentário abaixo. Não esqueça de quando fizer esta receita em casa bater uma foto e postar nas redes sociais com a #amorpelacomida, eu vou adorar ver e curtir a sua criação.

Ah, e se você ainda não é inscrito no Amor Pela Comida no YouTube inscreva-se e fique sempre por dentro das novidades!

Gostou da receita? Comente usando o Facebook

comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Menu Principal